sábado, 15 de agosto de 2020

A explosão geopolítica de Beirute

A explosào no porto de Beirute, de 4-8-2020, deveu-se à detonação de 2.750 toneladas de nitrato de amónio (equivalente a 1,2 quilotoneladas de TNT) que o Hizbala (Hezbollah), partido armado xiita ligado ao Irão que domina o Líbano, guardava num navio, há seis anos, como reserva e para as suas operações internacionais de terrorismo (cf. Times of Israel, 12-6-2019). O nitrato de amónio é um adubo que também tem propriedades explosivas e é usado em atentados.

Uma explosão desta dimensão, equivalente a um sismo de 3,5 graus Richter, não é produto do acaso. Insere-se no conflito geopolítico regional e global.  A influência regional iraniana, apoiada pela Rússia, está a ser contida, ainda que a Síria se mantenha do lado iraniano-russo.


Atualização: este poste foi emendado às 18:19 de 16-8-2020.

2 comentários:

Anónimo disse...

Satellite images show scale of Beirut blast
https://www.youtube.com/watch?v=jgOoeOPhDWY


"explosào no porto de Beirute, de 4-8-2020," Wikipedia... e, "(cf. Times of Israel, 12-6-2019)." para mim, locais errados para tentar procurar informação fidedigna, em casos destes (se alguma vez neste caso vamos conseguir alguma).

Primeira explosão baixa velocidade de detonação que lança alguns detritos ao ar e "fumo branco". Depois o fogo subsequente que continua a lançar fumo branco.
Segunda explosão baixa velocidade de detonação, lança todo aquele detrito vermelho ou avermelhado ao ar.
Terceira explosão alta velocidade de detonação, cria poderosa onda de choque e condensação.

Veja o inicio do vídeo, "0.001 - 0.002" Primeira explosão
Depois em 0.004 dão-se a 2ª e 3ª explosões. Veja como a onda de choque, com a condensação, rapidamente ultrapassa a segunda.
veja o vídeo a uma velocidade de 0.25
Explained: What happened in deadly Beirut explosion - não ligue muito à explicação... lol
https://www.youtube.com/watch?v=FnSr820S2Mk

Outro vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=oz5urbZixC8

https://www.noticiasaominuto.com/mundo/1538128/franca-defende-reformas-urgentes-num-libano-em-crise-e-pressiona-beirute
"A França insistiu hoje na necessidade de o Governo libanês efectuar reformas urgentes na economia do país, defendendo que Beirute deve retomar rapidamente as negociações com o Fundo Monetário Internacional (FMI) para combater a crise económica."
Ministro das finanças libanês à uns anos proibiu a compra de acções tóxicas e quando a crise se instalou a banca libanesa não teve grandes problemas ao contrario do resto dos outros países que tiveram de andar a dar dinheiro à banca.

De repente... isto é, depois das explosões, o povo libanês lembrou-se que o país é corrupto e querem mudanças?... pois pois.
Nada como uma catástrofe para estimular as pessoas...
Carlos

PS
AMMONIUM NITRATE
https://www.youtube.com/watch?v=27qh44Ljmsg

muja disse...

Ah sim, o Times of Israel. Informação mais isenta só da boca do próprio Bibi.

Mas a direitinha em Portugal faz o seu papel amestrado: basta mandar os escardalhos ser a favor de qualquer coisa, para levar os direitinhas a serem contra.