domingo, 17 de novembro de 2019

A segunda versão da terceira parte do segredo de Fátima

O livro de Manuel Arouca “Lúcia: a última mensagem” vem difundir o excerto desprezado da segunda versão, datada de 3 de janeiro de 1944, da terceira parte do segredo de Fátima, publicado na biografia da Irmã Maria Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado O.C.D, “Um caminho sob o olhar de Maria”, de 2013, da autoria das irmãs do Carmelo de Coimbra, inédito que tem passado despercebido à cristandade e à historiografia, um texto que já havia sido publicado, sem esse enquadramento, no diário da irmã Lúcia, “O meu caminho” (pp. 180-182) A primeira versão da terceira parte do segredo de Fátima foi divulgada na Cova da Iria em 13 de maio de 2000, pelo cardeal Angelo Sodano por instrução do Papa João Paulo II. Não é claro que a Irmã Lúcia só tenha enviado a carta com a primeira versão da terceira parte do segredo para o Vaticano.

Escreveu Lúcia, em 3 de janeiro de 1944, nesta segunda versão da terceira parte do segredo de Fátima:
“Senti o espírito alagado por um mistério de luz que é Deus e nele vi e ouvi: a ponta da lança como uma chama que se desprende, que toca o eixo da Terra e ela treme: montanhas, cidades, países e povos com seus habitantes ficam sepultados. O mar, os rios e as nuvens saem de seus limites, transbordam, alagam e arrastam consigo em um torvelinho casas e pessoas em um número que não se pode contar, é a purificação do mundo do pecado no qual se encontra imerso. O ódio, a ambição, provocando a guerra destrutiva. Depois escutei no palpitar acelerado do coração e em meu espírito uma voz rápida que dizia: ‘no tempo, uma só fé, um só batismo, uma só Igreja, Santa, Católica, Apostólica. Na eternidade o “Céu”!”

Nessa visão de Lúcia, escrita em 3 de janeiro de 1944, numa segunda versão do terceiro segredo de Fátima que Lúcia encerrada numa carta, tal como a primeira versão, Nossa Senhora refere-se à guerra nuclear, catástrofes geofísicas e unidade da Igreja:

1. Guerra nuclear: 
”a ponta da lança como uma chama que se desprende, que toca o eixo da Terra e ela treme: montanhas, cidades, países e povos com seus habitantes ficam sepultados.”
A descrição adequa-se à explosão nuclear, ao seu cogumelo atómico, ao cataclismo provocado pela bomba. Note-se que as bombas dos EUA sobre Hiroshima e Nagasaki foram lançadas em 6 e 9 de agosto de 1945, dezanove meses depois de Lúcia ter escrito a carta. Todavia, a dimensão horrível das consequências que Lúcia apresenta pode indicar uma incidência ainda maior e por acontecer.

2. Catástrofes geofísicas:
“O mar, os rios e as nuvens saem de seus limites, transbordam, alagam e arrastam consigo em um torvelinho casas e pessoas em um número que não se pode contar, é a purificação do mundo do pecado no qual se encontra imerso. O ódio, a ambição, provocando a guerra destrutiva.”

As catástrofes geofísicas descritas pela Irmã Lúcia parecem resultar da “ponta da lança como uma chama que se desprende” e  da “guerra destrutiva provocada pelo ódio e ambição”. No texto essas catástrofes não são independentes, nem naturais. ‘Man made’? Sim, mas com a guerra. Que a oração evita e a falta de fé atiça.

3. Unidade da Igreja: 
“escutei no palpitar acelerado do coração e em meu espírito uma voz rápida que dizia: ‘no tempo, uma só fé, um só batismo, uma só Igreja, Santa, Católica, Apostólica. Na eternidade o “Céu”!”
A Igreja una, santa, católica e apostólica, afetada pelo relativismo socialista, a nova face do marxismo.

4 comentários:

Anónimo disse...

Acredito que é impossível aos criados compreender o Criador.
E este 'post' é a melhor propagando ao livro de Manuel Arouca.
Por estes trechos, é-me impossível acreditar naquilo que foi escrito; mas não nego que possa ser verdade.

Lembrei-me de uma excelente cena de Rowan Atkinson que se pode ver, para apreciar, em
God's Mysterious Ways, em:
https://www.youtube.com/watch?v=GwkgGPvClF4

Não é para rir. Será para pensar e perceber o que é ser-se um excelente Actor.

ao

Anónimo disse...

Correio da Manhã-Vidas, 13.03.2010
Impressionante… o testemunho deste bracarense. Em vez de “tomates” ou “colhões”, tem… testículos. Só pode mesmo ter andado na universidade católica ou no seminário…

Anónimo disse...

Senhor Professor Caldeira, o que nos diz da demissão de Mamadou Ba? Será que o Bloco vai perder votos nos bairros africanos de Lisboa?

O SÁTIRO disse...

Continuo a acreditar que o 3º segredo é exatamente aquele que foi revelado em 2000 em Fátima.
Tudo se conjuga:
1- atentado a JOÃO PAULO MAGNO, em 13 de maio de 1981, corresponde à visão de jacinta junto ao poço da familia, do bispo de branco (bispo de roma) ensanguentado, no chão, rodeado de mártires:podem ser as vítimas do marxismo urss,como do islamismo.
2- A Virgem de Fátima salvou o seu dileto filho JOÃO PAULO MAGNO, ao desviar a bala: o atirador mostrou se incrédulo quando J.P. MAGNO o visitou na prisão:MAS O SR DEVIA ESTAR MORTO, NUNCA FALHEI UM TIRO TÃO FÁCIL
3- Em seguida e tal como a Virgem de Fátima pediu, a consagração da rússia (URSS) ao seu imaculado coração: só aceite como correspondendo aos pedidos de N-Srª em março de 1984:todos os bispos em comunhão com o papa.
pouco depois começa a perestroika e glasnost e o fim da urss sem guerra civil;facto desprezado por historiadores num país de milhões de policias politicos: KGB;GRU.etc
4- A Srª de Fátima alertara para os perigos dos ERROS DA RÚSSIA:ou seja ATEÍSMO;MARXISMO CULTURAL.ainda hoje dominam a europa ocidental--e foram espalhado pelo mundo:angola moçambique etiópia..vietname..laos camboja coreia dos kim cuba nicarrágua venezuela.yémen do sul.
5- creio que o 3º segredo está totalmente cumprido com o falhanço do assassinio de JOÃO PAULO MAGNO, FIM DA URSS.embora os erros espalhados pelo ateísmo nas universidades pelas quintas colunas da urss ainda se mantenham
6- Bergoglio não parece entrar em nenhum aspeto de segredo.traidor dos cristãos perseguidos na china, cuba, coreia nicarágua e todos os países islâmicos, mantendo um silêncio covarde para não ferir as duas grandes máquinas de genocídios:marxismo e islamismo; QUANTAS VEZES LEVANTOU A VOZ CONTRA AS ATROCIDADES DO ESTADO ISLÂMICO CONTRA OS CRISTÃOS ASSIRIOS E CALDEUS? NUNCA.
7- Bergoglio foi eleito contra as regras do direito canónico, como escrevem católicos estudiosos dos EUA:e acrescento eu.o cardeal McCormick estava condenado a vida de recluso devido à sua assumida homossexualidade e chantagem sobre padres e seminaristas "bonitos" ; essa reclusão foi decretada por BENTO XVI;incrivelmente apareceu no conclave como um dos grandes defensores da eleição de bergoglio!!! só isso, inquina o conclave de nulo e sem efeito canónico. depois disso, bergoglio defendeu McCormick com unhas e dentes quando foi denunciado pelo arcebispo Vegano;só quando a defesa se tornou impossivel (após a visita do cardeal Wuerl a roma, conhecedor e encobridor "cover up" dos crimes de McCormick é que bergoglio foi obrigado a condenar o seu grande defensor a vida de reclusão e penitência;novamente retirando lhe o sacerdócio.mas antes disso, mandou investigar os arquivos sobre McCormick!!!
7-SIMÃO, FILHO DE JOÃO, TU ÉS PEDRO E SOBRE ESTA PEDRA EDIFICAREI A MINHA IGREJA.E AS PORTAS DO INFERNO NADA PODERÃO CONTRA ELA;a Igreja de Cristo é a igreja de roma com todos os seus problemas ( ou conspirações: veja se a asquerosa capa da revista sábado:nem os sauditas ou iranianos.ou chineses roncavam uma teoria da conspiração destas;a igreja já passou por problemas MUITO MAIS GRAVES: cisma de avinhão..invasão de átila e mongóis.muçulmanos ás portas de viena.ateísmo russo e no leste da europa-revolução francesa etc.não é bergoglio com as suas confusões , caos , força do lobby LGBT..submissão ao islamismo.traição aos católicos perseguidos.que vão acabar ou sequer menorizar o catolicismo.
8- devido aos amores de bergoglio com o islamismo, uma onda de conversão ao ramo evangélico percorre o iran: o ódio ao regime alia se ao ódio ao islamismo: mas como podem os jovens aderir ao catolicismo se bergoglio anda aos abraços aos chefões do islão???
9- as TVs obviamente não mostram.andam obcecadas em dar imagem pacifica do islamismo: mas as manifs contra os aiatollahs , erdogan, assad, são quase diárias na europa,com fotos e vídeos de enforcamentos de curdos e supostos gays.o lobby LGBT caladinho