segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Vida



Celebramos na vida, que é eterna, a vitória sobre a morte. A morte é um episódio na existência que perdura. Os mortos não morrem, transitam para um estado de graça e redenção, de onde velam por nós. Ficam em espírito connosco e acompanham a nossa penitência em busca do perdão que liberta e pacifica.

No prazer e no conforto pouco espaço parece restar para Deus. Contudo, Deus acolhe a nossa angústia e mantém-se disponível para ouvir a nossa oração.

Não há maior pobreza, diz o povo, do que a pobreza de espírito. A pobreza não é apenas material - nobre e redentora. A sociedade cada vez menos pobre materialmente: de 1990 a 2015, a pobreza extrema no mundo reduziu-se de 2 mil milhões para 705 milhões. Mas a pobreza espiritual parece crescer. E não há quem dê conta dessa pobreza espiritual, desorientada a própria Igreja no labirinto ideológico do marxismo, do relativismo e do ateísmo, que ensarilhou o Ocidente. 

Criados para a eternidade, à imagem e semelhança de Deus, caímos no prazer efémero e sucumbimos à comodidade. Perdemos a noção de absoluto, que julgamos atingir nos ápices de euforia. Tudo é relativo, menos o relativismo. Esforçamo-nos e torcemo-nos para a alegria do instante, como se o fugaz fosse duradouro. E sujeitamo-nos à conveniente aparência, como se a forma importasse mais do que a substância do coração.

Nesta transição, voltamos-nos para Deus e Sua Mãe. Na mãe, a nossa e de todos, sofrida e caridosa, encontramos esse milagre da vida que opera o Amor e concede o perdão. Deus nos abençoe para o ano decisivo que nos convoca!

4 comentários:

Anónimo disse...

No entanto os países também empobrecem materialmente quando as sociedades perdem determinadas matrizes de valores. Veja-se o caso da Venezuela, de Cuba ou da Argentina. Todos estes três países chegaram a ser dos mais prósperos do mundo mas foram destruídos quando as sementes marxistas e socialistas germinaram. E há mais exemplos...

Com Marcelo Caetano Portugal estava na lista dos 25 países mais desenvolvidos segundo a ONU (e tinha as colónias!), hoje em dia em termos de IDH já temos mais de 40 países à nossa frente. Com Marcelo Caetano o PIB crescia acima de 5%, sistematicamente, ano após ano, depois disso só cresce a dívida. Nada disto teria acontecido se a transição para a democracia tivesse sido feito APENAS por pessoas ideologicamente de Direita e de Centro-Esquerda totalmente AVESSAS a qualquer ideia marxista e sem qualquer histórico de ligação a partidos e grupos comunistas, ah, e sem ingerência dos cozinheiros de avental garrido. A democracia foi fundada por comunistas, socialistas que simpatizavam com o radicalismo, tipos com avental de cozinha garrido, cripto-comunistas, que minaram tudo com gente da sua laia, formatando a linguagem da comunicação social, o que se ensina nas Universidades, os símbolos e a Constituição, quem manda na Economia, etc. Até meteram dos seus dentro da Igreja Católica portuguesa!

Anónimo disse...

«o bispo do Porto refere ao Observador que “nunca devemos referir a virgindade física de Virgem Maria”: “O Antigo Testamento diz muitas vezes que Jesus iria nascer de uma donzela, filha de Israel, que fosse simples, pobre e humilde. Mas na verdade isso é apenas uma referência à devoção plena dessa mulher a Deus. O dom de ser mãe de Deus foi dado a Maria por ela ter um coração indiviso. O que importa é a plena doação“, explica D. Manuel Linda. E acrescenta: “Há com certeza mulheres com o hímen rompido [que é associado ao sinal físico da perda da virgindade por uma mulher] que são mais virgens no sentido da plena devoção a Deus do que algumas com o hímen intacto”.» (negritos do original).

Anónimo disse...

Conta-se que foi D. Afonso IV que designou quem seria a padroeira de Portugal. E que desde então os nossos reis e raínhas não mais usaram a coroa, então oferecida a Nossa Senhora da Conceição — Raínha de Portugal.
Facto é facto. Mas não acredito que um homem frouxo conseguisse concretizar tal ideia.
Alguém a concebeu e conseguiu convencer a nobreza, o poder, da nobre entronização.
Fé também é isto. um Dom inexplicável que alguns recebem de Deus.

Anónimo disse...

O bispo do Porto é incompetente, provavelmente maçónico, e se ele não se arrepender, irá directamente para o inferno.

Certo é que, ele é mentiroso e incompetente e um grande traidor. É completamente desnecessário entrar em pormenores indignos, como ele o fez. Só quem deseja destruir a igreja mais augusta e invencível, é que fala como um parvo.

Por outro lado, eu agradeço-lhe, por essas palavras do próprio bispo. Nunca mais vou ligar um tostão às palavras dele. Ele é um idiota. Foi o falso papa de Roma que o lançou para esse lugar. Também este papa, quer destruir a fé cristã.

Tudo o que ambos disserem, vou e irei ignorar.

Eu sei mais que os dois junto.