sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Casa-Museu António Costa?

 A penthouse duplex no n.º105 da Av. da Liberdade, em Lisboa, onde viveu, entre 2013 e 2014, o então presidente da CMLisboa e atual primeiro-ministro, António Costa. Foto: ABC, 5-3-2015.


penthouse duplex (T2) do n.º 105 da Avenida da Liberdade, em Lisboa, onde o António Costa (presidente da CM Lisboa entre 2007 e 2015 e atual primeiro-ministro), viveu, com a sua filha e o seu filho, entre julho de 2012 e novembro de 2014 (quando foi eleito secretário-geral do PS) continua vazia?

O belo e luxuoso prédio, com porteiro, do n.º 105 da Av. da Liberdade, com reabilitação polémica, entre 2009 e 2012, mediante projeto do arquiteto João Luís Carrilho da Graça, que pertencia à I.I.I. - Investimentos Industriais e Imobiliários, S.A., da HVF (Holding Violas Ferreira, também detentora de 2,68% do BPI) estará alegadamente ocupado em exclusivo por escritórios, salvo as lojas do rés-do-chão.

O caso foi exposto neste blogue Do Portugal Profundo, no poste «António Costa e a cobertura descoberta», de 6-3-2015, e «Investigação à penthouse duplex de António Costa», de 18-3-2015 - e ainda o meu poste «Ameaça sistémica», de 9-3-2015. E, no desenvolvimento da análise da parte fiscal, ler os meus postes «António Costa: remunerações e impostos», de 9-9-2015, e «Costa 2007-2013: exclusividade na CMLisboa (?), IRS e IVA», de 28-9-2015.

António Costa declarou, por ocasião da amplificação deste poste nas notícias do Público (11-3-2015), no CM e no Observador (9-3-2015), no Sol (11-3-2015), e na Sábado (11-3-2015), que tinha celebrado um contrato de arrendamento, em 11-7-2012, pelo valor de 1.100 euros mensais com a dita imobiliária de Otília Violas (herdeira do grupo Violas, tradicionalmente próximo do Partido Socialista) . Não apresentou aos média, que se saiba, nem estes publicaram, cópia do contrato com registo e data de entrada nessa altura (como a lei determina) no Serviço de Finanças Lisboa 3 (que abrange a freguesia de S. José, em Lisboa, à qual pertence a matriz do prédio) ou noutra repartição de finanças.

Devo realçar que muitas das duas dezenas de questões publicamente colocadas neste blogue sobre o apartamento duplex de cobertura no n.º 105 da Avenida da Liberdade, em Lisboa, nos meus postes de 6 de março e de 18 de março de 2015, e sobre as matérias de remuneração e fiscais de António Costa nesses postes e também em 9-9-2015 e em 28-9-2015, continuam por responder - e não consta que tenha sido aberto qualquer inquérito pelas autoridades para as dirimir, como creio que deviam porque o assunto tem gravidade e é  público e notório. O primeiro-ministro não é um cidadão anónimo e, por mais que não lhe agrade, está sujeito ao legítimo escrutínio público, tal como já estava enquanto presidente da CMLisboa quando estes factos aconteceram. Deve, portanto, esclarecer ao País as muitas e várias questões que aqui coloquei.

Não consta que a referida penthouse duplex, que Costa inaugurou em 2012 e onde viveu até ser eleito secretário-geral do PS, em novembro de 2014  (quando voltou à sua casa de Fontanelas, em Sintra), tenha sido ocupado depois dele, apesar da Avenida da Liberdade ser a 35.ª mais cara do mundo e a procura ser bastante elevada. Se assim é, e a dita penthouse duplex está ainda vazia, será que a Holding Violas Ferreira estará a guardar a famosa penthouse duplex para criar uma Casa-Museu António Costa?


Limitação de responsabilidade (disclaimer): Como é conduta habitual neste blogue, será publicada qualquer informação que esclareça as dúvidas levantadas ou que corrija alguma indicação inexata.
António Luís Santos Costa, primeiro-ministro de Portugal e presidente da Câmara Municipal de Lisboa entre 2007 e 2015), objeto das notícias dos média que comento, não é arguido ou suspeito de qualquer ilegalidade ou irregularidade nestes casos.

A empresa I.I.I. - Investimentos Industriais e Imobiliários, S.A., a HVF- Holding Violas Ferreira, Otília Violas Ferreira e outros acionistas e administradores destas empresas e grupo, tal como outras entidades mencionadas neste poste, não são suspeitos da prática de qualquer ilegalidade ou irregularidade neste caso.

10 comentários:

Anónimo disse...

Parece que já foi merceeiro, cauteleiro e gasolineiro, embora como patrão caucionado em herança familiar e terá mesmo em arquivo um diploma em direito

Anónimo disse...

Se em vez do Costa fosse o Passos o barulho que não haveria na comunicação social e na net...

Outra situação; Quando é que reduzem substancialmente o número de deputados? O país não tem dinheiro,está à beira de novo resgate, os contribuintes são assaltados por uma injusta e pesada carga fiscal e os pulhíticos não prescindem das suas benesses? A função pública reduz pessoal, os bancos reduzem pessoal. E os Senhores deputados?

Anónimo disse...

Daqui a dois anos já deverá ter chegado a notícia aos obedientes jornalistas da comunicação social que temos. Depois haverá um meio de CS que noticiará em primeiro lugar, seguido imediatamente pelos outros OCS que já não terão medo de dar a cara porque já houve um que cometeu o pecado antes deles. O respeitinho é muito bonito.

Anónimo disse...

http://www.cmjornal.pt/exclusivos/detalhe/basilio_arranja_rua_para_costa

O monhé não limpa o cu a qualquer guardanapo.
Amigo dos pobrezinhos sim, mas de longe. Isto de ser de esquerda é chic.

Anónimo disse...

Luís Borges e Eduardo Beauté anunciaram, através de um comunicado, que estão em processo de divórcio.

Anónimo disse...

Estão novamente no ar as declarações do Sr.José Sousa, de quem o Dr.costa foi nº2.

Dos comentários lidos cito os 2 seguintes:
1) "Coitado do sócrates que está a ser vitima de um ataque torpe perpetado pelo Carlos Alexandre. Eu, se fosse ele, sócrates, fazia a inversão do ónus da prova e mostrava a todo o mundo a origem legal e honesta de todo o meu património, passado e actual. Com isto acabava-se o romance".

2)" Nem um é campónio nem o outro é engenheiro."

Anónimo disse...

A nova presidente da Câmara de Roma, Virginia Raggi, celebrou hoje a primeira união civil entre homossexuais na capital italiana

Anónimo disse...

Portugal não é um Estado de Direito...é um estado putrificado...o Xonhé que o diga porque a sabe toda...

Anónimo disse...

Parece que a filha do bombista quer saquear a poupança de quem poupou durante uma vida. Ocupem-lhes as casas e as propriedades no Alvito e entreguem-nas aos ciganos, mais necessitados que eles. É uma pena o Costa pactuar com essa gente.

Anónimo disse...

A imagem de Cristiano Ronaldo está em destaque na página da rede social Instagram Gays in Paradise. A foto do craque surge ao lado de outros homens com corpos atléticos, mas sem referência ao seu nome.