domingo, 6 de setembro de 2015

O 44 no 33 e o novo xadrez eleitoral


Sócrates chega na carrinha celular à sua prisão domiciliária,
na rua Abade Faria, 33, em Lisboa, CM, 4-9-2015.


O 44 passou para o 33. Aconteceu a situação mais conveniente para a Pátria, tal como havia aqui justificado em 25-8-2015: Sócrates foi libertado para prisão domiciliária sem perneira e com polícia à porta, e o espaço mediático fica preenchido pelos diretos da sua casa, pelo cromo ocasional, pelas suas entrevistas, declarações e notícias colocadas.

Consequências possíveis da saída de Sócrates da cadeia de Évora para prisão domiciliária na rua Abade de Faria, n.º 33, em Lisboa, em 4-9-2015.
  1. Sócrates rouba o palco a Costa durante a campanha eleitoral: amor com amor se paga. A pedido do Ministério Público, o juiz Carlos Alexandre mandou libertá-lo na tarde de 4-9-2015, mas Sócrates, que há muito tinha a tralha arrumada, atrasou a saída para conseguir chegar a Lisboa no final do Portugal-França...
  2. Sócrates candidata-se a Presidente da República, anunciando a sua intenção antes das eleições. Sócrates sabe que Costa não ganha e, por isso, não beneficia do silêncio e das promessas do desastroso sacerdote do sumo socialista. O motivo da candidatura não é a vitória, mas resolver a sua situação judicia, através do peso eleitoral que obtenha e da pressão política consequente, e consolidar o seu domínio do PS. O PS pode ser esfrangalhado pela aventura costista.
  3. Costa sentiu nesta sexta-feira, dia 6-9-2015, o princípio do fim da sua carreira política. Era vê-lo nas televisões gaguejando com o facto de o juiz libertar o ex-chefe, para o palco lisboeta, e a engolir em seco com a pergunta do jornalista de se a libertação de Sócrates poderia perturbar a sua campanha eleitoral... No dia seguinte, o mano Ricardo tocou a sineta do alarme no Expresso. O problema não é ultrapassagem pelo PSD-CDS que as sondagens revelam (e o silêncio sinaliza), com um ponto percentual a mais do que o PS (mais a subida do Bloco de Esquerda para 8%), mas o facto de faltarem à coligação poucos pontos percentuais para a prevista maioria de Almeida Santos, em 1985 (o famoso cartaz dos 42%).
  4. Expresso, 1.ª página, 5-6-2015 (excerto)
  5. Coincidentemente, em 4-9-2015, António Guterres anuncia que não continuará no cargo da ONU. Se não for candidato a secretário-geral da ONU, Guterres entrará na corrida eleitoral a presidente. Durão só irá pela certa: se PSD-CDS tiverem maioria absoluta em 4 de outubro de 2015.


Limitação de responsabilidade (disclaimer): José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa, arguido indiciado, em 24-11-2014, pelos crimes de corrupção ativa por titular de cargo político, de corrupção ativa, de corrupção passiva para acto ilícito, de corrupção passiva para acto lícito, de branqueamento de capitais, de fraude fiscal qualificada e de fraude fiscal (SIC, 26-11-2014) no âmbito da Operação Marquês, recluso detido preventivamente no Estabelecimento Prisional de Évora sob o n.º 44, goza do direito constitucional à presunção de inocência até ao trânsito em julgado de eventual sentença condenatória.

6 comentários:

Anónimo disse...

Os processos crimes na area económica deveriam ter relatórios apurados na área da auditoria financeira, mas como sabemos é uma área onde a Justiça é pouco expressiva, será INÈRCIA??; por não existiram especialistas suficientes? ou porque os titulares do MP não querem gente que saiba mais do que eles.

Anónimo disse...

Sócrates a PR? Nunca. Não acredito.

A Mim Me Parece disse...

4-6-2015? Ou será que quereria escrever 4-9-2015?

Anónimo disse...

Prof. Balbino Caldeira,

Algum wishful thinking à parte, vamos rir-nos muito nos próximos tempos.

O viúvo da Dra. Maria de Jesus vai passar os últimos dias da vida a penar, com a chamada "Esquerda" tuguesa a esfrangalhar-se toda, com Marinhos e Pintos, Catarinas e Jerónimos a assumirem maior protagonismo e com o chamado socialismos dos negócios ou dos interesses a passarem pelas agruras do PASOK, ou pelo menos do PSOE.

Quanto a Portugal, continuará alegremente na misériazita, a tentar satisfazer chineses, angolanos e alemães. Uma nação prostituída. É vida!

«Prova Indirecta» disse...


...a penar com isso...e com o filho pródigo a pedir-lhe fotocópias , ainda vai à ruína.

Ai costa , costa , a vida Costa !!! disse...


O viúvo da Dona Maria de Jesus já lá esteve a visitar o afilhado , quis ser o segundo depois da mãe do Socras . Que prenda de anos terá oferecido ? Umas fotocópias ? A vida não está fácil ...