quarta-feira, 16 de setembro de 2015

A casa assombrada

(Abbé Faria) «souvent j'ai pensé avec un amer plaisir à ces richesses, qui feraient la fortune de dix familles, perdues pour ces hommes qui me persécutaient: cette idée me servait de vengeance, et je la savourais lentement dans la nuit de mon cachot et dans le désespoir de ma captivité».

Alexandre Dumas pai (1844). Le Comte de Monte Cristo. Cap. XVIII.

O processo de alteração de uso para habitação do antigo barracão, que licenciou as obras da atual vivenda de José Sócrates nas traseiras do n.º 33 da rua Abade Faria, em Lisboa, terá dado entrada na Câmara Municipal de Lisboa em 2009 (o processo tem numeração de 2009) e a autorização será de fevereiro de 2009. Sócrates era primeiro-ministro; António Costa era presidente da Câmara Municipal de Lisboa e havia sido seu número dois, como ministro.

O parecer favorável à alteração de uso da habitação, em fevereiro de 2009, foi elaborado pelo arq. Pedro Freire Lopes, técnico dos serviços urbanísticos da Câmara Municipal de Lisboa que deu parecer favorável. Pedro Freire Lopes havia sido exonerado em 2-1-2008, pelo presidente António Costa do cargo de Diretor do Departamento de Gestão Urbanística II da Câmara Municipal de Lisboa, na véspera de apresentação do relatório da sindicância mandada instaurar pelo presidente Carmona Rodrigues, em 22-12-2006, após denúncias do vereador José Sá Fernandes sobre os serviços de urbanismo da Câmara. O arq. Pedro Freire Lopes continua a trabalhar na câmara da capital, como assessor técnico da Divisão de Licenciamento Urbanístico.

O jornalista Carlos Diogo Santos menciona no Sol, de 7-9-2015, que o arq. Pedro Freire Lopes da CMLisboa, terá dado parecer favorável à alteração de uso desse imóvel, que, segundo o projetista ou o técnico da câmara, alegadamente teria sido construído para escola primária, e onde teria funcionado alegadamente uma fábrica de massas nas décadas de 80 e 90. Um argumento que vai apoiar-se no  n.º 2 do art.º 49.º do regulamento do Plano Diretor Municipal” de Lisboa (revisto pelo Aviso 11622/2012, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 168 de 30 de agosto), que o técnico utiliza para licenciar/autorizar a pretendida alteração de uso do armazém para habitação:
«Os projetos de intervenções em jardins existentes devem ter em atenção as respetivas características originais e contribuir para a preservação da identidade e memória desses espaços, em particular no que se refere à articulação com a envolvência edificada.»

Segundo o CM, de 4-1-2008, no relatório da sindicância (a que não tive acesso) realizada pela procuradora Elisabete Matos e entregue ao presidente António Costa pelo procurador-geral Fernando Pinto Monteiro, cerca de duas semanas antes (meados de dezembro de 2007), são determinados «indícios de duplo emprego, com funcionários a acumular o emprego na autarquia com o exercício de funções em empresas privadas da mesma área de actividade», numa «promiscuidade nos serviços urbanísticos», que Sol, de 3-1-2008, refere como «irregularidades graves».  Todavia, segundo o CM, de 4-1-2008, o presidente António Costa defendeu que
«"há pessoas que foram exoneradas às quais nenhuma responsabilidade disciplinar ou criminal foi imputada. Trata-se simplesmente de confiança” política.»
Contudo, acrescentou o mesmo jornal, «a oposição, excepto o BE, contestou a coincidência da entrega do relatório da sindicância com a exoneração destes seis responsáveis». Assim, sem acesso à sindicância, não é possível esclarecer se foi, ou não, indicada na sindicância qualquer responsabilidade disciplinar ou criminal ao arq. Pedro Freire Lopes, sequer qualquer irregularidade no desempenho das suas funções. A situação dos serviços urbanísticos manteve-se conturbada, como demonstra esta reportagem de José António Cerejo, no Público, em 18-11-2009.

As obras de transformação do armazém em vivenda foram feitas (em 2009?) pela Gigabeira, do eng. Carlos Santos Silva. O prédio da Abade Faria, 33, e o armazém das traseiras, tornado vivenda de luxo, onde cumpre prisão preventiva domiciliária o ex-primeiro-ministro, no âmbito da chamada Operação Marquês, teria sido comprado em 2008 formalmente por Sofia Fava. Mas, segundo o semanário Sol, de 11-9-2015, citado pelo Observador, estes imóveis, poderão «ter feito parte do alegado esquema montado pelo ex-primeiro-ministro e pelo amigo Carlos Santos Silva para que este último pudesse reencaminhar capitais que, segundo a investigação, pertenciam a Sócrates mas que estavam nas mãos do empresário». Ou seja, a investigação acha que casa será de Sócrates, que teria financiado a sua compra por Sofia Fava, mediante a intermediação de Carlos Santos Silva.

ABC (setembro de 2015). Gárgulas do prédio de Sócrates na Abade Faria, 33, Lisboa.

«A mim, Filhos da Viùva!». Simbolicamente, numa espécie de coito maçónico, o ex-primeiro-ministro vai clamando pela libertação e ajuda dos maçons. Sócrates, ex-genro do arq. José Manuel Fava, ex-vice-grão-mestre do Grande Oriente Lusitano, acolheu-se ao número 33 da rua do maçon Abade Faria, numa vivenda nas traseiras de um edifício de fachada azul-clara, com a proeminência de duas gárgulas com esquadros, ao jeito de colunas, cruzadas por três traves. O abade Faria, de seu nome José Custódio de Faria, nasceu em Candolim, no território português de Goa, em 1746, e faleceu em Paris, em 1819. Vem para Lisboa em 1771 e depois é enviado para Roma, onde se doutora em Teologia. Participou, em 1787, na Conjuração dos Pintos - a primeira... Mas foge para Paris. Aí, participa militarmente (!) na Revolução Francesa, e dedica-se ao estudo da hipnose, do magnetismo e de outros temas esotéricos. Terá sido o inspirador de Alexandre Dumas para a criação no Conde de Monte Cristo (1844) do personagem homónimo.

As manobras dos últimos dias, com relevo para o programa Prós e Contras, na RTP-1, de 14-9-2013, de ataque `s magistraturas e ao Correio da Manhã, parecem enquadrar-se nesse objetivo fundamental da libertação de Sócrates, antes que este cumpra a ameaça, que Almeida Santos veiculou à saída de sua casa, em 11-9-2015, de escrever... Ou seja: mais importante do que Costa ganhar é safar Sócrates, para a sobrevivência do sistema.


Pós-Texto (12:58 de 27-9-2015): Mistérios e assombro
A revista Sábado, de 17-9-2015, pp. 70-72, esclarece alguns «Mistérios da casa de Sofia Fava José Sócrates», por Nuno Tiago Pinto e atualiza e emenda algumas das informações e questões que acima coloquei. Desaparecimento de documentos no departamento urbanístico da CMLisboa, tutelado pelo arq. Manuel Salgado (primo-direito de Ricardo Salgado), do processo, em papel, de obras do edifício, num projeto assinado pelo arquiteto Fernando Fava (familiar da ex-mulher de Sócrates?), que a Sábado consultou ((mas que estavam no processo digital...), pareceres de técnicos que não foram observados, modificações súbitas de pareceres desfavoráveis tornados favoráveis dois dias depois, uma piscina alegadamente clandestina justificada como «tanque de castanhas»... Mistérios e assombro.


Limitação de responsabilidade (disclaimer): José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa, arguido indiciado, em 24-11-2014, pelos crimes de corrupção ativa por titular de cargo político, de corrupção ativa, de corrupção passiva para acto ilícito, de corrupção passiva para acto lícito, de branqueamento de capitais, de fraude fiscal qualificada e de fraude fiscal (SIC, 26-11-2014) no âmbito da Operação Marquês, recluso detido preventivamente no Estabelecimento Prisional de Évora sob o n.º 44, goza do direito constitucional à presunção de inocência até ao trânsito em julgado de eventual sentença condenatória.
As demais entidades referidas nas notícias dos média, que comento, não são arguidas ou suspeitas de qualquer ilegalidade ou irregularidade neste caso.

104 comentários:

Anónimo disse...

O sistema do capicua não sobreviverá

Anónimo disse...

Claro que sobreviverá. Esta é a luta de apenas um punhado de patriotas, a começar pelo Carlos Alexandre. O Polvo vencerá, como sempre.
Para começar, isto:

http://observador.pt/2015/09/15/rui-rangel-prepara-analisar-recurso-socrates/

Saíu a taluda ao Sócrates neste sorteio.

Anónimo disse...

A Carbonária combateu a Monarquia. Mesmo após a catástrofe que foi a I Republica, endeusada pelo Regime actual, a Maçonaria sobreviveu e controla tudo. Só mesmo o poder financeiro é que consegue autonomia face à Irmandade maçon. Vamos por esse país fora, e são imensas as "Rua Afonso Costa". Porque será? Não há como abate-los. A tugolandia que vivemos é o clímax da Maçonaria, a balda que é, do que foi uma nação livre, humilde mas soberana. A não ser que o Euro acabe, e Portugal renasça após um próximo abismo. Pois...

Floribundus disse...

um neto de Afonso Costa perguntava se conhecia penicos com o seu rosto no local do alívio

em 1943 fui aluno no liceu sá nojeira de Santarém
tive como prof de francès uma tal fava conhecida por la vache

na década de 50 conheci uma sua filha numa fac

para além destas conheci a fava para ração do meu macho (Latino de seu nome)
nunca comi fava rica, só fava pobre

Anónimo disse...

A Maçonaria controla porque a Igreja tuga é cobarde. Em Espanha e Itália a Maçonaria não controla tanto como aqui. E arrisco, nem em França.

Aqui a Direita e a Igreja são cobarde e vendem-se por misérias.

Anónimo disse...

Aqui 3 ou 4 pessoas vão conseguir aprovar a adopção gay contra 80% dos portugueses. 3 ou 4 pessoas na Assembleia valem mais que a larga maioria dos portugueses.

Porque o povo é cobarde. A Direita é cobarde. A Igreja é cobarde.

O Cardeal deveria vir a público sem medos apelar ao voto na Direita.

Este país não tem futuro tão cedo. Pessoas como o Prof. Balbino não conseguem remar contra a maré.

Anónimo disse...

A vontade da Isabel Moreira e do Quintanilha vai valer mais que 80% dos portugueses.

Dentro do PS vão votar enojados mas como é moderno fica bem.

Anónimo disse...

E os aventais já tão na Madeira.

Agora rumo ao fim da Monarquia em Espanha, à independência da Catalunha e à União Ibérica republicana.

Anónimo disse...

Vai uma aposta que nem assim o tipo vai pedir escusa?

http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:http://www.cmjornal.xl.pt/exclusivos/detalhe/20150917_0033_rangel_e_socrates_em_nova_iorque.html

Depois de tanto trabalho de bastidores do capo Soares e das suas infiltrações no reino dos aventais, seria um forte revés perder esta oportunidade.

Anónimo disse...

Li este post apenas na diagonal, estou a seguir o debate na radio.

Ouço Antonio Costa e penso: como poderá a coligação (PSD/CDS) ganhar as eleições contra o Pai Natal ? Vai ser difícil.

Anónimo disse...

O problema de Portugal centra-se na população que se reforma aos 50 e vive até aos 90 e tais à custa do erário publico* (impostos e empréstimos ao exterior).
E são os donos da verdade, dos Direitos adquiridos, e como são a maioria dos votantes ...


* Reformas, subsídios SAÚDE, excursões, actividades lúdicas, etc, etc, etc.

Anónimo disse...

Independentemente do tempo de serviço, a reforma deveria ser para todos os portugueses aos 65 anos de idade. Não é aceitável que uns se reformem aos 50 e outros aos 70. É uma injustiça e uma violência. Um cidadão aos 66 anos de idade não tem a robustez física e mental para cumprir certas e determinadas funções. Parte do tempo de trabalho é passado no médico. Ou é a diabetes ou é a hipertensão arterial. A grande reforma da segurança social jaz neste ponto. Além do mais seria a forma de rejuvenescer o mercado de trabalho e incentivar a natalidade. Os jovens sem emprego não procriam, obviamente. Copulam ou forni cam tão somente.

Anónimo disse...

O paradigma mudou!!

Com as inovações científicas e tecnológicas o trabalho especialmente o menos qualificado tem tendência a diminuir ou desaparecer. Não só os operários/agricultores/mineiros como também na área do "white collar".
Isso de incentivar a natalidade para além de 1 ou 2 filhos é condená-los a uma vida sem trablho/emprego.

No documentário Panorama "Could A Robot Do My Job?" é referido que no Reino Unido nos próximos 10/20 irão perder-se cerca de 10 milhões de empregos.

As pessoas querem uma Medicina mais eficaz que lhe permita mais anos de vida e com saúde, só possível com o avanço da ciência.
querem produtos mais baratos e com maior qualidade é só é possivel com a automatização.

Ou seja simplificando, não se poder pedir "Sol na eira e chiva no nabal"

Aconselho sempre os Jovens a estudar, estudar sempre.
Vejam o que acontece aos milhões de pessoas sem habilitações que se encontram desempregadas. Que formação podem ter, se não tem os requisitos minimos. Não foi só a Escolha o Estado que falhou foi esciamente a família o meio onde nasceram e crsceram, e que não lhes incutiu a importância da formação.

Há poucos anos fui ao norte P. Lanhoso e falei com emigrantes (40s) que diziam que o importante é ir lá para fora para ganhar o dinheiro para a vivenda que a Escola não interesa para nada. Recordei-me a percentagem de jovens que chegam à Universadade, diminuta.


Anónimo disse...

É pá estou bastante admirado por essas alterações na casa "assombrada" terem seguido esses trâmites. É que eu pensava que tais alterações tinham sido feitas à revelia, como acho que são na esmagadora maioria das alterações.
Mas que havemos de fazer à falta de melhores argumentos para atacar o António Costa foi o que se pôde arranjar. O que interessa é por a malta a falar do Costa para esquecer o Passos. Hoje foi este post amanhã será outro e depois outro ainda.
Se alguém pensa que o Dr ABC vai referir agora a Tecnoforma, ou o esquecimento do Passos em pagar as taxas da Segurança Social, ou trazer aqui o caso dos cursos para trabalhadores de aeroportos regionais, ou o enriquecimento ciclópico do Marco António (PSD), ou trazer à baila os roubos no BPN por "amigalhaços" do PSD, etc, tire o cavalo da chuva pois nesse partido, PSD, é tudo gente muito certinha.
Impressionante tamanha imparcialidade.

Anónimo disse...

Com quase 4 décadas em cima com baixos índices de fertilidade, o mal já está feito.

Mais tarde ou mais cedo as pensões máximas vão levar um valente corte. Mas isto ninguém quer.

1) Os colégios privados e as universidades privadas sabem que parte dos alunos são netos de funcionários públicos e quem paga as mensalidades são os avós.

2) Muitos dos jovens que estão nos festivais de música ou que andam agora a viajar em low cost têm mesada da reforma dos avós.

3) O dinheiro estoirado nas festas académicas vem... muitas vezes da reforma dos avós.

4) As prestações da casa e do carro são pagas... com a reforma dos pais.

Ninguém precisa de mais de 750 euros para viver em Portugal, é treta. Um reformado autónomo tem tempo suficiente para fazer as refeições em casa e ter uma alimentação saudável. 80% das famílias em Portugal têm casa própria portanto falta de casa não é problema para a larga maioria dos reformados.

Nós somos um país pobre que não pode continuar a tirar do IRC, IRS e IVA para pagar pensões.

Podemos continuar a empurrar para a frente. Mas um dia vamos bater contra a parede e ficaremos numa miséria venezuelana. Depois, comam casas, concertos e carros.

Anónimo disse...

Evidentemente, que Portugal era um país pobre em 1974, e sem endividamento. Em 1974, não havia endividamento do Estado, nem das famílias. As empresas em 1974, tinham um endividamento controlado.

Em 2015, no Regime do Dr. Soares, Portugal é um país pobre da Europa (comparativamente com África e Médio Oriente é rico), mas é um dos países mais endividados do mundo, quer o Estado, as empresas ou as famílias.

O socialismo tuga, com a conivencia do PSD/CDS, porque entraram na dança dos vendilhões socialistas, disseram aos portugueses, que podiam todos terem casa própria, carro para cada elemento da família, férias no Algarve ou no Recife, fins-de-semana alargados no Algarve, telemóveis de última geração, a cada ano, etc.

Às empresas disseram-lhes que poderiam distribuir os lucros em dividendos, e que a banca emprestava para pagar salários e dar carros à Força de Vendas e aos gestores.

Agora, como é que alguém vai dizer aos tugas, que a dança acabou? Ninguém se atreve. Hoje, Passos Coelho ainda disse que Portugal é um país pobre.

Se necessário for, o Dr. Soares e o Dr. Sampaio, virão falar da grandeza de Portugal no mundo, da língua e da conversa da treta para meter na cabeça do tuga, e este acredita que Portugal é mesmo um grande país, ......que por acaso não passa do 30º da Europa.

Anónimo disse...

«Evidentemente, que Portugal era um país pobre em 1974, e sem endividamento. Em 1974, não havia endividamento do Estado, nem das famílias. As empresas em 1974, tinham um endividamento controlado.»


Portugal era pobre. A Grécia tinha quase o dobro do PIB. Mas éramos pobres por causa dos erros da Monarquia Constitucional e da Primeira República. Portugal só começou a crescer sem dívida com Salazar. Isto não se aprende nos bancos das escolas e até das Universidades. Mas números são números, factos são factos. Portugal era pobre porque o atraso vinha de trás. Portugal estava a crescer bem, quase 10% ao ano com o Marcelismo. Estava a ajustar com a Europa rica. Em 10 anos ia apanhar a Espanha e a Grécia. Hoje seríamos uma espécie de Catalunha ou Norte de Itália. Teríamos uma moeda forte e estável e não estaríamos no euro. Provavelmente estaríamos na UE com um estatuto especial como o Reino Unido e a Dinamarca têm.

Portugal desperdiçou 40 anos.

Mas ainda falta muito para voltarmos a redescobrir o que Salazar e Marcelo Caetano escreveram sobre o país.

Anónimo disse...

Salazar e Caetano nao acumularam fortunas como os milionarios xuxas de agora. Essa verdade é que lhes dói. E depois vêm para aqui estes merdas destes comentadores avençados ou que xuxam na teta dos estados socialistas defender essa canalha.

Anónimo disse...

«Salazar e Caetano nao acumularam fortunas como os milionarios xuxas de agora. Essa verdade é que lhes dói. E depois vêm para aqui estes merdas destes comentadores avençados ou que xuxam na teta dos estados socialistas defender essa canalha.»

O Passos também não. E isso também lhes custa a engolir.

Anónimo disse...

O Costa foi desmontado neste debate com Passos. Perante perguntas concretas, não teve as muletas do anterior debate na TV, as Judites, Claras de Sousa e Adelinos Farias. Espalhou-se ao comprido e mostrou que não sabe nada de economia e o que diz é vazio, sound bites.
O Costa é um aldrabão descarado. Um incompetente. Deus nos livre de mais um verme socialista a sugar a nação e mais uma bancarrota.
Foi ridículo. Meteu os pés pelas mãos, embrulhou-se todo.
A cara de desorientação perante as perguntas do Passos sobre a Segurança Social. deu para ver que o tal "programa" do PS é um embuste.

Anónimo disse...

E os AVÓS continuam com o pensamento cristalizado no PASSADO.
Donde vem o dinheiro para pagar as reformas e pensões??
Mas querem mais fertilidade para quê, ter trabalhadores que descontem para pagar aos reformados?
São necessários cada vez menos trabalhadores!!!

Sobres as familias ajudadas pelos avós, é verdade.
Mas donde de vem o dinheiro para as reformas desde há muitas décadas; dos impostos e de empréstimos do exterior. O País não tem nem nunca teve Economia para sustentar o Estado Social que temos!!

kkk disse...

«E os AVÓS continuam com o pensamento cristalizado no PASSADO.
Donde vem o dinheiro para pagar as reformas e pensões??
Mas querem mais fertilidade para quê, ter trabalhadores que descontem para pagar aos reformados?
São necessários cada vez menos trabalhadores!!!

Sobres as familias ajudadas pelos avós, é verdade.
Mas donde de vem o dinheiro para as reformas desde há muitas décadas; dos impostos e de empréstimos do exterior. O País não tem nem nunca teve Economia para sustentar o Estado Social que temos!!»

Por causa das REFORMAS o Estado tira 7,5 mil milhões de euros dos impostos.

Um TRABALHADOR INDEPENDENTE oferece mais de 50% em impostos ao Estado. É normal que assim os jovens emigrem. Se ganham 1000 euros, 500 são para o Estado. E 500 euros para um jovem que queira ter família e vida é miséria.

Quem tem fábricas e agricultura não consegue acumular capital em Portugal. Além dos impostos os preços estão inflacionadíssimos: terras, armazéns, rendas, electricidade. O IVA a 23% influencia muito pois a maquinaria paga a 23%. E há os preços dos combustíveis mais as constantes multas a penalizar os distribuidores. A polícia anda sempre à caça das carrinhas de distribuição e multam por coisas ridículas, como as horas da descarga na factura, e outras tretas que até são ilegais e as multas acabam por ser perdoadas.

Como não há acumulação de capital é normal que ande tudo endividado e a falir, é normal que não aumente o emprego de modo sustentável, pois sem capital não há investimento nem criação de emprego, é normal que os salários não subam e os jovens emigrem para onde lhes pagam mais.

É este o abraço da morte destes pensionistas e de todo o Estado Social, sustentam filhos e netos até tarde, mas estão a tirar-lhes a oportunidade de constituir vida independente e família na hora certa, ou seja, entre os 20 e os 30.

Portugal não tem dinheiro para este Estado Social, isto é tudo uma fantochada.

Com o nosso PIB e dívida, já deveríamos ter um salário mínimo igual ao checo, pensões máximas de 1000 euros e casos excepcionais para altos cargos ou militares, as fundações e IPSS deveriam viver com recursos próprios, o fundo de desemprego deveria ser feito pelos privados, etc, etc, etc. Neste momento cresceríamos mais de 2% ao ano e em 15 a 20 anos apanharíamos os espanhóis.

Anónimo disse...

18 de setembro de 2015 às 10:19

Clap, Clap, Clap,

Finalmente alguém com visão periférica global e não centrado no seu umbigo!!!

Anónimo disse...

Vou votar no Passos por odiar reformados e funcionários públicos. Aliás por odiar todos os portugueses, pois ele nem dele próprio gosta. É um grande homem quando corta os subsídios a gente pobre. Prá frente Passos que votarei no PS.

Anónimo disse...


Concordo. Eu também gosto muito do Sr. Dr. Passos Coelho. É um santo homem. É por isso que vou votar no seu amigo António Costa.

Anónimo disse...

«Vou votar no Passos por odiar reformados e funcionários públicos. Aliás por odiar todos os portugueses, pois ele nem dele próprio gosta. É um grande homem quando corta os subsídios a gente pobre. Prá frente Passos que votarei no PS.»

Odeia quem? Aqui ninguém odeia ninguém. O Estado faliu. Se o Estado faliu, tem de gastar menos. Se tem de gastar menos, tem de cortar onde se gasta mais. Qual é a parte que não percebeu? Você é burro mas eu explico-lhe, pode ser que alguma coisa entre. Portugal é pobre. Nem daqui a 20 anos apanharemos a Espanha ou a Itália. O nosso nível em termos de PIB e de vários indicadores, e nível de escalas de valores, é a Europa de Leste, a Ásia ou a América Latina. E nesses países não há reformados da Função pública com reformas iguais ao último ordenado. Nem funcionários públicos com as regalias que têm os portugueses. E como o mundo está globalizado, se os impostos se tornam elevados, os jovens emigram, as empresas mudam as sedes e as famílias depositam o dinheiro noutro país.

Mas vocês socialistas vivem ainda em 1950 ou 1960. São casmurros à boa maneira portuguesa do «antigamente». O vosso modelo social vigorou em países que tinham naquela altura o dobro ou o triplo do nosso PIB e muitas décadas de avanço social e tecnológico. As economias cresciam em parte devido à reconstrução que se seguiu à guerra e a natalidade era elevada. Este modelo faliu nos países nórdicos no final dos anos 80 e por essa altura quebrou no Canadá. Já tinha falido na década de 70 no Reino Unido. Toda a Europa tem reformado o Estado Social num sentido que aqui seria apelidado de fascista ou salazarento.

Vocês são burros e perigosos. Querem Estado Social num país pobre ao nível da América Latina, querem pôr a carroça à frente dos bois. E vivem num sonho com ideias que os outros já abandonaram há duas décadas. E se ainda têm algumas em prática, é porque têm PIBs per capita que são o triplo ou o quádruplo do nosso, ou porque têm recursos como petróleo, coisa que não temos.


Deixem-se de fitas e telenovelas. Ninguém odeia ninguém. Simplesmente a realidade é esta, não há dinheiro, somos pobres e temos de trabalhar e viver pior que os outros se quisermos deixar um país mais rico para os nossos filhos e netos.

Anónimo disse...

Aliás, antes de ser Costa, era Tsypras, que era o tal que colocaria o Schauble, ministro das finanças alemão, num bolso. Viu-se. O Tsypras agora, é um cordeirinho, que vem falar no demónio e outras coisas extraterrenas. Deixa-me rir. Se o Costa for para São Bento, lá virá o PEC-V, até ao PEC-XX Nós já o sabemos. Enquanto predominarem os tugas sobre os portugueses, não sairemos disto. Mas, os tugas serão varridos, mais tarde ou mais cedo.

Anónimo disse...

«Aliás, antes de ser Costa, era Tsypras, que era o tal que colocaria o Schauble, ministro das finanças alemão, num bolso. Viu-se. O Tsypras agora, é um cordeirinho, que vem falar no demónio e outras coisas extraterrenas. Deixa-me rir. Se o Costa for para São Bento, lá virá o PEC-V, até ao PEC-XX Nós já o sabemos. Enquanto predominarem os tugas sobre os portugueses, não sairemos disto. Mas, os tugas serão varridos, mais tarde ou mais cedo.»

Na próxima crise financeira cíclica, com a dívida que temos, os merdas dos juristas que temos, principalmente os da Escola de Coimbra, os constitucionalistas, as ordens profissionais, e mais toda a tralha que esta regime pariu, vão engolir a verdadeira dose que já deveriam ter levado há 4 anos. Isto ou sair do euro, e ver os rendimentos no longo prazo a cair 50% em relação à Europa rica. A dose será para Portugal e Grécia, porque em Espanha a música é outra. Os espanhóis não têm muitos dos nossos problemas estruturais e são bem mais ricos.

Anónimo disse...

18 de setembro de 2015 às 15:10

a próxima crise financeira ciclica, está aí!

Basta olhar para as bolsas, para a queda do petróleo, para as taxas de juro zero em quase todo o mundo, com um crescimento económico anémico. Agarrem-se, que isto vai ser muito duro, sobretudo para quem está ultra-endividado.

Anónimo disse...

Dirigentes actuais e anteriores da UGT visitaram Sócrates e à saída disseram aos jornaleiros que ele estava animado.
Extraordinário!
Uma central sindical vai visitar um corrupto e comentam como se fossem visitar alguém que estivesse a convalescer de uma doença.
Os jornaleiros também não fizeram as perguntas que se impunha.
A podridão que cruza o PS com o mundo sindical e com a imprensa.
É isto que mantém vivo o PS, bancarrota atrás de bancarrota; crime após crime.

Anónimo disse...

http://www.cmjornal.xl.pt/exclusivos/detalhe/jose_socrates_almoca_com_comitiva_da_ugt.html

O Oliveira e Costa estava na comitiva. O tal cuja empresa de sondagens dá sempre o PS na frente, mesmo quando perde por mais de 10 pontos.
Dá que pensar, a forma como esta gente entrelaça a política com o crime.
Chama-se crime organizado e é o dono de Portugal há 41 anos.

Anónimo disse...

A sondagem da Católica deixou o locutor socialista Adelino faria em pânico e incapaz de ordenar o discurso. O avençado pela Máfia do Rato tentou por todos os meios pôr em causa a credibilidade da sondagem e os resultados.
Está na hora de fechar a RTP. A SIC e a TVI fazem o mesmo serviço e não precisamos de pagar milhões para subsidiar a mentira e a manipulação.

Pelas visitas ao 44, a sucessão do aldrabão do Costa está em marcha.

«Momento Lídia» disse...


lolololololololol

Miguel Noronha , no insurgente :

Humor em tempos de campanha eleitoral

PS vê na subida do rating uma “desautorização de Passos Coelho”

BE acusa agência de rating de estar a interferir com as eleições

«Momento Canesten» disse...


« Gosto da estratégia de António Costa. Conversar com a direita sobre a reforma da Segurança Social? Não, obrigado. Nem sobre a Segurança Social, nem sobre nada de relevante para o país – um radicalismo heróico que já vem embalado em chumbo ao Orçamento para 2016, antes mesmo da sua apresentação. Esta atitude musculada está em perfeita sintonia com as reacções do homem ante as críticas que lhe fazem. Quem não se lembra das ameaças sobre o cordato João Vieira Pereira, do ‘Expresso’? E como esquecer os insultos a Vítor Gonçalves, o jornalista mais civilizado da RTP? Costa não tem papas na língua – nem precisa. Se o PS estivesse empatado com a coligação, então sim, seria um suicídio ter ao leme do partido alguém que parece vir do PC ou do Bloco. Mas com uma vitória certa no horizonte, a minha sugestão é que Costa passe da violência verbal para a física. É tudo o que falta para que a vitória seja absoluta.»

Correio da Manhã

Anónimo disse...

http://www.ionline.pt/412482#close

“Nas alturas de dificuldades visitamos os amigos, esteja em causa o que estiver”, diz o ainda deputado.

É um adeus à política?
Em certa medida. Não se pode dizer nunca, mas é um adeus definitivo à Assembleia da República, como já foi ao governo. Mas vou-me dedicar a outro tipo de política: a campanha para as presidenciais.

Mas saem quatro nomes muito próximos de Sócrates...
Eu tive uma conversa com o dr. António Costa e disse-lhe que estava disponível para sair. Só aceitaria voltar num caso muito relevante. Fora isso, estava livre para se organizar como entendesse.
É uma coincidência, então, a sua saída, a de Paulo Campos, Fernando Serrasqueiro, André Figueiredo.
Não, que é estranho, é. Há alguns nomes que são estranhos. E não são só esses. Há outros que não são propriamente socráticos, como é o caso do Mota Andrade, que era líder de Bragança e foi escorraçado.
Porquê?
Não sei.
Mota Andrade foi apoiante de Seguro…
Pois foi. E há o André Figueiredo e o Fernando Serrasqueiro. O Paulo Campos saiu pelo seu pé, mas fê-lo antes que alguém o empurrasse, sem dúvida nenhuma. Houve gente que saiu sem necessidade nenhuma. Não vejo que os substitutos sejam melhores que eles, nem que houvesse remodelação ao ponto de se dizer “isto é uma lufada de ar fresco”.

António Costa tem lidado bem com o caso Sócrates?
O António Costa fez a opção de passar ao lado da questão Sócrates. Ele sabia que essa questão ia ser objecto da campanha. Aliás, Passos Coelho e o PSD têm estado consecutivamente a levantar a questão Sócrates, convertendo as eleições em referendos a José Sócrates. Foram as europeias, são agora as legislativas. E tem-lhes corrido mal, arriscam-se a perder os dois referendos a Sócrates. Costa optou por passar ao lado porque sabia que iam fazer esse combate. Do meu ponto de vista, não tinha necessidade. Veja o António Guterres, que está a concorrer para uma campanha porventura bem mais complexa e relevante, e nem por isso deixou de ir, mais do que uma vez, visitar o seu amigo José Sócrates. Sem nenhum problema. Eu sei que é diferente, com o Costa fazem sintonias políticas. Mas, porventura, esta opção não seria necessária, não o afectaria politicamente.

Anónimo disse...

Porquê Maria de Belém?
Conheço-a bem, fomos ambos ministros do eng.o Guterres, conheço a sua capacidade política, a sua capacidade agregadora. Tem a capacidade de agregar o centro--esquerda, que é onde se ganham as eleições. Por muito que custe a alguns dos meus camaradas, as eleições não se ganham na esquerda nem na esquerda festiva...
Esquerda festiva?
É a que vai da esquerda-caviar à esquerda das grandes discursatas sem substância nenhuma. E alguma esquerda que tem vocação para se expor em capas de revista. Esse tipo de esquerda. A Maria de Belém tem a capacidade de moderar e isso pode ser muito importante numa legislatura em que pode não haver maioria absoluta. E tem experiência, não é um indivíduo que vem de repente e que só despertou para a vida política aos 60 anos e não tem experiência de outra coisa que não sejam as ciências – que são muito relevantes. Sendo boa pessoa, não é isso que está em causa, o modelo que eu descortinei é um modelo muito interventivo, não é o modelo para que aponta a nossa Constituição.

http://www.ionline.pt/412482#close

Anónimo disse...

Ò Abrantes, eles visitam o Sócrates porque não deixam cair um amigo. Mesmo acusado de corrupção, a amizade não sai beliscada. É o resumo da arenga do Lello.
Depois disso, os xuxas acusam Cavaco de ser amigo do Dias Loureiro e acham que isso basta para o tornar conivente com os seus crime e portanto, também corrupto.
A sorte deles é que há muitos saloios que se deixam enganar de forma tão grosseira.
A Famiglia xuxa está bem respaldada numa imprensa corrupta.

Anónimo disse...

http://www.otempo.com.br/capa/pol%C3%ADtica/lula-%C3%A9-citado-em-jornal-portugu%C3%AAs-sobre-compra-da-oi-1.1115919

O jornal português aponta que José Sócrates, que comandou o país de 2005 a 2011, era contra a venda de 50% da Vivo – que pertencia à Portugal Telecom – à espanhola Telefônica. No entanto, ao visitar o Brasil em maio 2010, Sócrates teria mudado de ideia após encontro com o então presidente Lula.

Em julho do mesmo ano, a Portugal Telecom vendeu 50% da Vivo por € 7,5 bilhões e adquiriu 23% da Oi por € 3,7 bilhões (cerca de R$ 8,5 bilhões pelo câmbio da época). A transação despertou a atenção da Procuradoria Geral da República portuguesa por suspeitas de pagamento de propina a políticos brasileiros e portugueses para viabilizar o negócio.

Anónimo disse...

http://www.publico.pt/politica/noticia/chovem-teatros-barragens-e-autoestradas-sobre-antonio-costa-1708455

António Costa preparou tudo com antecedência. Apresentou um cenário macro-económico, a meses de distância do programa eleitoral. E depois ainda pôs os seus economistas a mostar os números do impacto financeiro das medidas defendidas pelo PS. Nos planos definidos no Largo do Rato, a estratégia para um PS responsável nas finanças públicas parecia clara como o Reservatório da Mãe d’Água, ali nas traseiras da sede do partido.

Tanto em Portalegre como em Castelo Branco, o que Costa ouviu foi o apelo a todo tipo de obra pública, por quem os locais suspiravam há quatro anos.

O bombardeamento começou no comício de sábado, ironicamente organizado num parque de estacionamento. Habituado aos velhos tempos, o ex-dirigente Ceia da Silva conseguir disparar a Costa, numa única curta frase, um caderno de encargos de alguns milhões de euros. “Temos de recuperar, temos de dizer isto ao futuro primeiro-ministro, precisamos ainda de investimento público, precisamos ainda de obras de solidariedade para com o distrito, a barragem do Pisão, a continuação do IC13, o cluster aéreo em Ponte de Sor, a plataforma logística em Elvas.”

Anónimo disse...

As aberracções feitas na CML quer pelo Costa, quer pelo Santana ou Carmona, são simplesmente criminosas, mas 'legalizadas' por uma oposição que só serve para fingir ou sacar dinheiro para os amigos dos partidos.
Tanto e tanto que há para investigar mas os jornalistas não estão interessados. Ou não sabem ver o que está errado.
Por exemplo no caso vergonhoso e criminoso do condomínio construído na Infante Santo (ex- gasómetro' cujo site SOS Infante Santo desapareceu com a sua histôria...em que actual ministra da Justiça enquanto presidente da Assembleia Municipal e á frente da Comissão de Urbanismo, teve a lata e desonestidade ou incomoetência de escrever na acta respectiva que Não havia nada de ilegal...qd ainda hoje está por regularizar uma série de coisas, nomeadamente o terreno junto ao Aqueduto, que para além de domínio privado da CML, tem parte do edifício em cima e fachada principal para terreno privado. Hilariante! Vejam que o Costa para além de se apressar a desmembrar e privatizar tudo, apressou-se com o sector dos esgotos da CML que passaram para a EPAL, pois esse serviço tinga uma excelente base de dados, onde se pode comprovar que o Juíz Rangel, a filha do Armando Vara, alguns familiares do Salgado Vereador, a mulher do Cunha Rodrigues e o filho, entre tantos outro têm lá casa. Aliás esta maravilha de uma data de fogos novos, foi construída numa via estruturante e importante em termos de tráfego para Lisboa, sem terem sido pagas as de idas compensaçóes, nem as mais valias na passagem fraudulenta da ex-CrGE para a suposta AeDP, que fez uma cisão com uma empresa do BIBI a visatejo, etc, etc. Entretanto com pareceres vergonhosos do escritório da Isabel Abalada de Matos e Lorena de Séves a branquearem a dituação e destruirem a inestigação feita pela PJ. É tb coincidência mas o Lorena de Séves acaba por ter um cargo na AeDP. São as coincidências.

Mas como este caso, há tantos para escolherem, como o Quartel de Carnide, os terrenos dados aos Mellis falidos (triângulo da CML em Alcântara) ou a vergonha do tentativa de consentirem uma hipoteca á Comporest (Bragaparques) no parque de estacionamento da Praça da Figueira, onde os meninos com a sua má gestão só obtém 300 mil euros por ano, têm uma dívida de 4,5 milhões de euros e querem que a CML consinta sobre o parque que dentro de 20 anos, ou se eles forem á falência reverte imediatamente para a CML, mas o sr. furtado (que já devia estar preso pelo caso Inatel) como recém director municipal do Património da CML acha muito bem que se conceda essa hipoteca, pois primeiro estão os amigos, o que é público é para destruir, pois esse é o lado que lhe paga mais, assim pode viver nas Azenhas do Mar e com a sua companheira a fazer malabarismos na central de compras da CML é uma maravilha.
Estão a perder tempo com o Sócrates, vejam o que se passa na CML e vêem o que se passa no país, na U.e e no mundo os mandóes deste mundo usam os bonecos anafados como o Costa, o passos, o rio, etc para nos entreter, entretanto tudo desmantelado, privatizado, destruído, construçóes mos sítios errados que um dia matarão muitas pessoas, mas que hoje dão a possibilidade de sacarem-nos dinheiro com o novo plano de drenagem feito por uma empresa privada. Primeiro deixa-se as infante santos (num n de polícia puseram cento e tal fogos) construções e aterros de leitos de cheia, etc, etc depois de se ganhar dinheiro com isso, vende-se a solução para os estragos que essa merda provocou e aparece-se com a salvação... uns milhões para melhorar o sistema de drenagem. Bem haveria tanto e tanto para dizer, mas era preciso que percebessem e do que leio aqui, perdem tempo com pormenores. A casa do Sócrates está num logradouro, que houvesse antes uma escola ou fábrica, também faz pensar como foi possível os bombeiros deixarem, mas esses também deixaram a infante Santo junto ao Aqueduto e se houver incêndio nesse lado, eles não conseguem lá chegar a tempo...

Anónimo disse...

As teorias da conspiração são giras para entreter, mas temos que nos preocupar com as realidades. É com elas que governamos a vida.
Os reptilianos e os greys haverão de se desenrascar mesmo sem a nossa atenção.

O CM afirma que o Fisco está a contas com a vivenda que o corrupto colocou no nome da Fava.
Será possível que não haja um único acto daquele bandalho que esteja em conformidade com a lei?

Anónimo disse...

Passos odeia funcionários públicos e reformados. Aliás, odeia todos os portugueses. É ver aquele seu sorriso de pessoa mal formada e odienta. Portanto, é votar PS para o por no olho da rua.

Anónimo disse...

21 de setembro de 2015 às 00:21

Obrigado. Ainda há portugueses vivos, embora sejam cada vez menos.

Anónimo disse...

Quem for funcionário público ou reformado não deve votar PSD/CDS. Se votar ou é masoquista ou é burro. Não pode oferecer champanhe a quem o apunha-la pelas costas. Todos contra a Coligação. Lembrem-se dos cortes, da eliminação de feriados, da redução de férias, do aumento do horário de trabalho e da prestação para a ADSE, para além da ameaça de despedimento não verificada por intervenção do Tribunal Constitucional. Este Governo é um Governo de fascistas e de gente mal formada e incompetente.

Anónimo disse...

21 de setembro de 2015 às 14:24

Não me digas, que queres votar no cara de indiano, de tez cor-de-rosa? Será porque ele é anafado? Olha que ele é arrogante e prepotente. Tem cuidado, não votes nele.

Anónimo disse...

21 de setembro de 2015 às 14:30

Queres o regresso do Vara? E do Paulo Campos? E do gang do Lello? Nós não.

Anónimo disse...


Vamos correr com os "boys" do aparelho de Estado. Jovens formados pela "universidade de verão" que ganham 3.000 euros/mês e que passam o tempo nas redes sociais a defender este governo miserável. Jotinhas duma figa, que chumbaram no acesso à magistratura, ao notariado, à Ordem dos Advogados. Incompetentes e ignorantes que ganham a bajular o governo 3.000 euros/mensais. Fora com Passos e Portas, grandes trastes e intrujões que passaram 4 anos a esmifrar o povo. Fora e fora e fora de vez.

Anónimo disse...

Não. Prefiro o Dias Loureiro, o Oliveira e Costa, o Duarte Lima e agora, o Miguel Macedo. Ó colega, então também pensas que o PSD é habitado só por virgens púdicas? E isto, para não falar no gajo da Tecnoforma que foge aos impostos e se evade das contribuições da Segurança Social. Se não gostas do Vara e do Sócrates eu também não. Porém, no PSD é grande a cambada de corruptos. Ou não será, assim?

Anónimo disse...

Ah. Já me esquecia do Isaltino de Morais e do Arlindo de Carvalho, o tal do BPN e que foi Ministro da Saúde, do PSD. E isto para não falar dum tal Costa Freire que chegou a estar engavetado. E no tempo de Cavaco. Vai-te lavar é do que precisas...

Anónimo disse...

21 de setembro de 2015 às 14:48

Kamarada, gostas muito de bolsar para o quintal alheio. A gente cospe-te na cara. Lixo. Não queremos discutir com Bosta ou com Costa. Nós sabemos em quem votar, não precisamos dos palpites do Gangue da Bancarrota. Vai lá ter com o Pina Moura, e com o Salgado da Câmara. Aqui és e serás sempre cuspido.

Anónimo disse...

21 de setembro de 2015 às 14:37

Abrantes, e o que fazes tu no Ministério da Justiça? Estás a dizer mal dos jotinhas, mas andas aqui a bolsar e a mamar aquilo que o contribuinte te paga. Vai trabalhar, ou então, junta-te à Barbara Vara e aos robalinhos do papá Aramando.

VENTO LUSITANO disse...

Ou és traumatizado de guerra ou sempre comeste à mesa do orçamento. Tudo isto regado pela demagogia barata do PS.

Anónimo disse...

http://observador.pt/opiniao/vem-ai-a-frente-popular/

O importante é que o PS não recusará o apoio do PCP, possivelmente sem este entrar para o governo, mas dando-lhe os votos para o PS tomar o poder, conforme de resto António Costa sempre se declarou disposto a fazer na Câmara de Lisboa e já sucedeu anteriormente.

Teríamos então uma inesperada «frente popular» directa ou indirectamente no poder na União Europeia. Não deixa de ser uma perspectiva inquietante para um país que pretende ficar no «euro» sem problemas constantes, como o PS promete. Só que tanto o PCP como o BE e os seus ideólogos não pensam noutra coisa que não seja sair do «euro» e iniciar o desmantelamento de uma UE detestada por todos os soberanistas, digam-se eles de esquerda ou de direita.

Anónimo disse...

Vasco Pulido Valente no seu “Pobres de nós”, hoje no Público, ajuda-os a perceberem muito bem o que está em causa: “Desde a I República que não aparecia um cacique da envergadura do dr. Costa na cena política portuguesa, pronto a meter o país no fundo por vaidade pessoal ou conveniências partidárias. Apareceu anteontem. Pobres de nós.”

Anónimo disse...

Apre Dr ABC, já está a demorar demais um novo post relativo a qualquer coisinha do António Costa. A campanha já começou e aqui nada... faça lá mais um esforço para ajudar a direita.

Anónimo disse...

O que está a demorar é o puxar do autoclismo para purgar o blogue dos Abrantes, parasitas pagos pelo erário público que trabalham para a Canorra do Rato.
Comparar um partido que nos deixou há 4 anos na bancarrota e que tem os seus dirigentes acusados de corrupção, com quem de lá nos tirou, é ridículo.
Não pega, camarada.
Sem Pintos Monteiros, Noronhas e Cândidas, o PS é apenas um caso de justiça e não um partido político.

Anónimo disse...

“Desde a I República que não aparecia um cacique da envergadura do dr. Costa na cena política portuguesa, pronto a meter o país no fundo por vaidade pessoal ou conveniências partidárias. Apareceu anteontem. Pobres de nós.”

Anónimo disse...

O ex-tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT, da atual Presidente brasileira, Dilma Rousseff) João Vaccari Neto foi condenado esta segunda-feira a 15 anos e quatro meses de prisão por branqueamento de capitais, associação criminosa e corrupção na Petrobras.

Vaccari Neto foi considerado culpado pela Justiça Federal brasileira por desvios em obras da petrolífera feitas pelo consórcio Interpar, em duas refinarias, no interior de São Paulo e no Paraná.

http://www.tvi24.iol.pt/internacional/joao-vaccari-neto/ex-tesoureiro-do-partido-de-dilma-condenado-por-corrupcao

Anónimo disse...

Quem pode, pode!

http://www.jornaldenegocios.pt/economia/justica/detalhe/ricardo_salgado_vai_votar_com_escolta_policial.html

No dia 4 de Outubro, Ricardo Salgado poderá sair de casa para ir votar. Será escoltado por polícias da PSP, que o acompanharão desarmados até à mesa de voto, avançam esta terça-feira, 22 de Setembro, o Diário de Notícias e o Correio da Manhã.

zazie disse...

Via, António Balbino.

o Bic Laranja deu com estas fotografias que, tudo indica, mostram como a casa (chamada barracão) já existia antes do bairro ter sido feito.

Ver aqui:

http://biclaranja.blogs.sapo.pt/dumas-terraplenagens-na-alameda-978412

Anónimo disse...

Caso Sócrates: Rangel entrega acórdão quinta-feira
Juiz vai falar sobre o levantamento do segredo de Justiça.
O Tribunal da Relação agenda para quinta-feira, às 14h30, a entrega do projeto do acórdão do juiz Rui Rangel.
O juiz vai pronunciar-se sobre o levantamento do segredo de Justiça no processo.
A decisão pode ter implicações na alteração da medida de coação do antigo primeiro-ministro.
http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/politica/detalhe/caso_socrates_rangel_entrega_acordao_esta_quinta_feira.html

Como eu havia previsto, o Rangel não pediu escusa e ninguém exigiu o afastamento.
O Socialismo goza com este país de parolos.

Anónimo disse...

Cada cavadela uma minhoca. Não há nada em que o Sousa se meta que não seja um "caso" mal explicado, pouco transparente, suspeito de corrupção, suspeito de fuga ao fisco, com eventuais documentos desaparecidos, eventuais construções clandestinas, origens de dinheiro mal explicadas, projectos de "casas" para emigrantes, vidas de milionários com origens de dinheiro mal explicadas?
E os visitantes? Diz-me com quem andar e dir-te-ei quem és !

Anónimo disse...


O governo não nos tirou da bancarrota, porque a bancarrota não existe na UE.Há sim situações económico-financeiras delicadas que se resolvem com os tais empréstimos ou ajudas. Se houvesse bancarrota há que tempos a Grécia e este retângulo teriam estoirado. Portanto, o Governo dedicou-se ao longo destes 4 anos a esmifrar os portugueses: Cortes em cima de cortes, impostos em cima de impostos. Puro e cristalino como água. Uma cambada de torciários.

Anónimo disse...

Concordo. Não há bancarrota. A bancarrota é o empecilho do governo para amedrontar. Nunca houve bancarrotas em países da União Europeia. Veja-se o caso de Chipre, também. Se houvesse bancarrota num país da União, esta desapareceria como efeito das suas réplicas financeiras ou efeitos de contágio. Este governo e os colunistas da coligação julgam falar para parolos, ignorantes ou imbecis. Portanto, o melhor é mudar de disco, porque este está gasto e não cola.

Anónimo disse...

23 de setembro de 2015 às 14:03
23 de setembro de 2015 às 14:09

És surdo e cego? Não. Apenas emites qualquer coisa que te mandam emitir. Portugal não caiu na Bancarrota, porque se entregou nas mãos do capital internacional, a chamada Tróika. Durante 3 anos, Portugal teve uns senhores de mala preta a chegarem ao Terreiro do Paço, que mandavam nos tugas. Mal ou bem, o Dr. Passos conseguiu que os senhores deixassem de cá vir tão frequentemente. Na Grécia, do admirado pelo Costa, Tsypras, os senhores de negro da Tróika continuam a ir por lá. Os gregos ficaram meses sem acesso ao seu dinheiro no banco, podendo levantar 60 euros por dia. Isto não é bancarrota? Claro que é. Tu nem sabes o que é que escreves. Escreves porque te mandam escrevinhar qualquer coisa. No Ministério da Justiça, onde "trabalhas" Abrantes, o teu chefe não te impõe ordens. Por isso, andas por aqui a cumprir as ordens da Maçonaria. A 4 de Outubro, terás a resposta.

Anónimo disse...

A Tróika veio para cá, depois do Sócrates, o apaniguado da Maçonaria tuga, ter entregue Portugal à Merkel e ao BCE. Os cofres do Estado tinham 300 milhões de euros, quando o salafrário de Vilar de Massada, entregou a soberania de Portugal aos estrangeiros. 300 milhões de euros não chegavam para pagar sequer aos desempregados. E os pensionistas? E os funcionários públicos?

O Seguro, que apesar de socialista, é um português, percebeu quem era o Sócrates e a quem se tinha vendido o falso engenheiro. Depois, o moleque Soares decidiu apear o Seguro, e colocar lá o goês, porque é mais pau-mandado para a Maçonaria. O goês fará parte do próximo governo, como ministro da justiça, quem sabe. A grande coligação tuga.

Anónimo disse...


Permitir o levantamento de tão só 60 euros/dia, como aconteceu na Grécia, não é bancarrota. É contenção, é coação e chantagem imposta pela União Europeia, via Eurogrupo. Logo que Tsipras aceitou as condições de resgate, o dinheiro jorrou e os bancos ficaram apetrechados. Logo, a bancarrota não existe na UE. Existe sim, chantagem, negócio e submissão. Foi o que fez a Coligação, martirizando os portugueses com impostos e cortes. Percebeu ou quer que lhe faça um desenho?

Anónimo disse...

Eu sou o Abrantes, o capitalista, de alcunha. Sou um gajo muito rico. Tenho milhares depositados nos bancos, títulos e vários imóveis, alguns dos quais arrendados por preço elevado. Tenho um iate e um ultra-leve. Três automóveis, sendo um porche, um audi Q5 e um todo terreno, marca mercedes. É por isso que vou votar na Coligação PSD/CDS. Voto neles para defender o meu património. No Costa que v otem os pobres e os remediados.

Anónimo disse...

23 de setembro de 2015 às 15:09
23 de setembro de 2015 às 15:19

Não tens nada. Dás o rabinho ao teu padrinho no partido. Mais nada. Se calhar, nem tens uns tostões para beber umas minis. Vives da bajulice ao chefe, e o chefe dá uns pontapés, se tu não vens para cá escreveres. O dinheiro jorra na Grécoia, dizes tu, funcionário público do Ministério da Justiça? Vai lá dizer isso aos gregos, que parece que se queixam, pelo menos a cada dia fecham dezenas de pequenas empresas, por falta de poder de compra da população. Na tugolandia, há cada vez mais consumo, a venda de automóveis é a maior de há cerca de 5 anos, os restaurantes estão cheios. O amigo do teu amo, o Tzypras ganhou as eleições e disse que vai pedir uma redução da dívida. Porque será que pede? Porque não consegue pagar a dívida, como os socialistas portugueses, que deixaram de ter dinheiro emprestado, e tiveram que ajoelhar perante a Tróika. Aqui não consegues vender o teu peixe. O teu padrinho da irmandade vai-te dar uma coça, e já não bebes a mini logo. O Ministério da Justiça não funciona por causa de gente como tu. Aqui, não és benvindo. Vai lá para as corporações.

Anónimo disse...

Isto significa que o Syriza ajoelhou. A falência é lixada. Quem não tem dinheiro, ajoelha-se.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=791276

O presidente do PSD sustentou hoje que o Syriza que venceu as últimas eleições gregas já não é o mesmo, deixou de ser anti austeridade e passou a defender o cumprimento do programa de resgate que negociou.

Anónimo disse...

O Dr ABC em outros tempos vinha logo para aqui criticar os défices excessivos. E não importava nada que esses excessos fossem causados por alterações à posteriori para o seu cálculo. O Dr ABC criticava fortemente esses aspetos.
Será que agora vai fazer o mesmo no que respeita ao défice de 2014? Foi de 7,2%...
Eu espero que o Dr ABC fique caladinho. Eleições à porta a isso obrigam...
Sempre imparcial...

Anónimo disse...

23 de setembro de 2015 às 17:22

Até parece o Costa, que logo a seguir à vitória do Syriza em Janeiro, veio saudar a vitória da Esquerda europeia. Logo depois, quando se viu que o Syriza era a chamada Esquerda radical, do "NÃO PAGAMOS AS NOSSAS DÍVIDAS", apenas porque são vigaristas, mudou a agulha, com medo que o capital internacional se fosse embora da Tugolandia. E assim, começou a dizer que o Syriza era radical. Quanto ao PASOK (partido socialista grego) que tirou 6,5%, o Dr. Costa nada diz, pois é conhecido como o partido da corrupção na Grécia, tal como o corrupto de Vilar de Massada.

Prova indirecta disse...

Parece que o Costa ja anda a anotar no telemovel o nr dos eleitores para lhes dar uma palavrinha depois de ser eleito pm . Um eleitor , uma promessa " é o novo lema do burgesso .

Anónimo disse...

Eu sou o Abrantes. O BCE inundou os bancos gregos de dinheiro, logo que Tsipras assinou o acordo. Não significa que os gregos tenham dinheiro, pois não o têm como os portugueses. Na verdade, com este Governo a penúria é para ficar. Pobres e mais pobres e a dívida a crescer 10.000 milhões por ano. Ah grande Governo. É por isso que vou votar Passos Coelho, por passar a vida a fazer bem aos portugueses, ou seja, a cortar salários e reformas e aumentar impostos. Que grande inteligência tem este 1º Ministro.

Anónimo disse...

"O BCE inundou os bancos gregos de dinheiro, logo que Tsipras assinou o acordo."

Idiota. O Tsipras ajoelhou. O Costa ajoelharia se fosse para PM. O Costa não vai para PM. O Costa vai para Ministro das Polícias, ou seja da Administração Interna, do Govero do Passos + Portas. É a chamada Grande Coligação. A Merkel faz isso na Alemanha e exige isso a Portugal. Quem ajoelha, tem que rezar!

Quem não tem dinheiro, fica nas mãos de quem tem a finança. Vocês socialistas que entregaram Portugal à Tróika ainda não perceberam isso? Só há um país no mundo que poder vivar à grande, e ter grandes dívidas. São os EUA. Ninguém mais pode fazer isso.

Anónimo disse...

Lê-se na imprensa e fica-se indignado: o Costa e o PS ficam satisfeitíssimos, é uma festa, quando pensam que há algo que não é bom para Portugal e para os portugueses. Que tipo de gente é esta? O António Seguro tinha muito mais nível e era menos anti Portugal.

Anónimo disse...

Os impostos escondidos de António Costa. Em 2014 a receita com impostos em Lisboa subiu quase 30%.

Anónimo disse...

Agora já percebem porque é que o Rangel Rangel não pediu escusa.
Assobiaram para o lado e a Máfia xuxa marca pontos.
O Sócrates ri. Sabe que o espera a impunidade perante um poder judicial corrupto e mafioso.
Há muitos Pintos Monteiros.
O trabalho de bastidores de Don Marionni resulta.

Anónimo disse...

Parece que o viúvo da Dra. Maria de Jesus, esteve na sede da confraria, no Rato, e foi recebido pela Dra. Edite Estrela. Deixou escrito que deseja a vitória do Costa.

Que notícia é esta? Será que amanhã vai aparecer num jornal, que o Capo de Nafarros e Campo Grande vai mudar a fralda às 13h30m, antes da siesta?

Anónimo disse...

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=791480

Rui Rio considera programa do PS «extraordinariamente perigoso»

Para Rui Rio, o programa do PS é "extraordinariamente perigoso" e "muito arriscado sob diversos pontos de vista", já que "acelerar o consumo com base na baixa da Taxa Social Única é muito perigoso porque a procura que se gera pode ser feita lá fora e ainda aumenta as importações".
"Eu acho que é melhor ser prudente agora com o presente, salvaguardando melhor o nosso futuro. Porque se nós arriscarmos muito podemos chocar contra a parede e até acho, sinceramente, na componente técnica, eu era incapaz de acreditar naquilo que eles propõem", afirmou.

Anónimo disse...

O sousa da Independente está novamente nas capas dos jornais. Afinal qual a origem dos milhões que têm permitido vida de milionário? Quem explica?

Anónimo disse...

Sr Prof. Porque não se constitui assistente do processo socrates...era em grande Sr.Prof....que pancada aqui nos seus delatores.Eheheh

Anónimo disse...

Relação diz que Juiz Carlos Alexandre desprotegeu garantias de defesa do ex-PM

Anónimo disse...

Que chatice, o gajo de Vilar de Massada quer ir ao Papa Açorda, sem a argola. Ao que chegou um dos maiores bandalhos da história recente da tugolandia.

Anónimo disse...

E agora vão dar tau-tau nos juízes da Relação?
Do défice já sabíamos que iríamos pagar, porque o resgate foi feito aos bancos e para os bancos.
Mas algum partido do PS, PSD, CDS,PCP ou BE tem um projecto para este país?
Depois de tudo vendido para que serve um governo? Só para aumentar impostos e falar na Segurança Social, não separando a Previdência e o Regime Contributivo das pensões sociais ou ou RSI que devem ser retirados do OE, porque o dinheiro dos descontos é dos que descontam. Porque é que Passos e o Costa falam apenas neste tipo de coisas como se todos fossem ignorantes neste pobre país dirigidos por arrogantes e loucos e vigaristas, corruptos da partidocracia instalada?

Anónimo disse...

á atenção do Prof. Balbino e dos comentadores residentes:

Hoje passei pelo Blog PALAVROSSAVRVS REX do prof. Joaquim que aqui costumava comentar..
Num dos post fiquei a saber da sua intenção de emigrar, não sabia que estava sem emprego há tanto tempo.

Falo na qualidade de pessoa que quando teve dificuldades, ficou a saber que não tinha amigos.

Anónimo disse...

25 de setembro de 2015 às 13:26

Não surpreende, infelizmente.

Portugal e os portugueses nunca foram solidários, daí a histórica onda de emigração. Num país em regressão há muito tempo, impera o cinismo e a hipocrisia. Naturalmente, a nação continuará a mirrar! É o fado!

Anónimo disse...

Dá gozo, receber a factura da água da Epal e perceber a grande obra do Costa na Camara de Lisboa. Numa factura de 40 euros, a malta paga metade para o Saneamento, os Esgotos e a maralha do PS da Camara de Lisboa.

Assim se vê o grande trabalho do Costa na Camara. Saqueia os lisboetas todos os meses, com as taxas e taxinhas. Viva o Costa. Votem no Costa, e vão todos pagar ainda mais, em impostos vários, para suportar o estado socialista.

Anónimo disse...

O líder da Coligação Democrática Unitária (CDU) reconheceu hoje manter contactos com o PS, sem se tratar de negociações, e considerou que nem socialistas nem a coligação PSD/CDS-PP terão maioria, com a abstenção a «tocar a todos».

Anónimo disse...

Se o Passos vencer,

muitos xuxas vão falir. E as TVs e jornais vão perder patrocínios.

Força Passos!

Isto pode ser só o começo de uma limpeza que se quer muito mais profunda!

Anónimo disse...

É impressionante!!

Sempre que se aborda uma questão pertinente (25 de setembro de 2015 às 13:26) lá vem os avençados do costume falar de Costa, Costa, Costa.
Calma, até parece que estão com receios.

Já não existe humanismo?
Sempre o mesmo ... escrevam algo com mais inteligência, será que conseguem? Fica a dúvida.

Anónimo disse...

Grande desgraça.
Não é que o Correio da Manhã perdeu o "estatuto" de ser o único a ter "acesso" aos "segredos" da Operação Marquês.
Isto não se faz...

Anónimo disse...

Estou à espera do post do Dr ABC a arrasar o levantamento do segredo de justiça e as, duríssimas, criticas que são feitas ao Rosário e ao Carlos. Isto não se faz...
Ou será que o Dr ABC vai, por agora, ficar caladinho, pois, no momento, é mais importante defender a sua direita da nossa desgraça fazendo um post retirando do baú alguma coisinha referente ao António Costa.
Estará dividido o Dr ABC? Falta pouco para sabermos.

Anjo1 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Tome lá, ó anónimo das 11:15, entretenha-se, se for capaz de perceber.

Aldrabice da grossa, ou esperava o quê do Rangel lambe-botas?


http://portadaloja.blogspot.pt/2015/09/o-acordao-de-que-se-fala-do.html

Anónimo disse...

Mentor de Passos não sabe em quem votar

Anónimo disse...

O PS faz mal às pessoas. Ameaça-os de irem desta para a melhor....

http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=573423

Cravinho sente-se mal durante comício do PS em Braga

Anónimo disse...

Atenção, funcionários públicos. Não votem na Coligação. Falta publicar a tal Tabela Única, que lhes vai reduzir definitivamente o vencimento. Atenção, pois, à Coligação de Terror.

Anónimo disse...

Sou reformado da Segurança Social. Trabalhei 45 anos no privado. Sou do PPD, já do tempo de Sá Carneiro. Os meus três netos são funcionários públicos, porque entraram por concurso público e foram excelentes alunos na universidade. Economia, Direito e Medicina são as área de formatura. Contra o ataque da Coligação aos funcionários, injustificado e desigual, desta vez votarei PS. E sem rebate de consciência. Este Governo a continuar, liquidará a função pública.

Anónimo disse...

28 de setembro de 2015 às 15:43
28 de setembro de 2015 às 15:52

Você é mesmo burgesso. Aflito, o seu chefe, manda-o para todos os sites e blogues, para ganir. Não vale a pena ganir aqui.

O Dr. Passos salvou os funcionários públicos de um mega-despedimento. Sabe porquê? Se Portugal continuasse em bancarrota, depois do colapso dos socialistas, a Função Pública teria que despedir mais de 100.000 funcionários públicos. Assim, ganham um pouco menos, mas continuam a poder pagar as contas de supermercado.

Já há muitos anos, não entravam tantos alunos no Ensino Superior. Voltou a confiança. Os portugueses sentem a segurança do PSD/CDS.

Anónimo disse...

A venda da TAP ao desbarato quanto rendeu ao Coelho e Portas? Será uma questão de tempo até serem investigadas as privatizações.

Anónimo disse...

Foi, a compra da Oi pela Portugal Telecom, parece que rendeu uns milhões valentes ao Sócrates, ao Lula, ao Dirceu, ao Salgado, ao Bava, ao Granadeiro e a muitos mais. Onde estão esses milhões?

Anónimo disse...

Estou desempregado á mais de 4 anos, não vou votar porque não tenho paciência para tudo isto que se esta a passar mas para aqueles que defendem a volta do PS ao governo e aqueles que por alguns trocos que lhes tiraram aqui esperneiam, esperem que Costa lhes devolva o que lhes foi tirado.
Mas também podem aguardar pelo triste fim desse mesmo Costa que se por milagre ganhar, não governará mais do que dois ou três anos, que é o tempo que vai levar para resolver o problema do SOCRATES e afundar definitivamente o País.
Depois de não serem capaz de resolver o problema lá irão esmolar mais um pedido de apoio á TROIKA.
Lá irá ser chamado a governar aquele que só foi chamado ao poder para resolver os estragos que o PS mais uma vez cumpriu.
Não vale a pena estarem aqui alguns a comentar que eu sou louco, que até posso ser mas vejo com os meus próprios olhos não com os dos outros.
Assim foi Cavaco Silva quando Marocas teve que pedir ajuda ao FMI, Durão quando Guterres já não aguentava o barco ao de cima de água, e agora Passos com Socrates.
Dá que pensar mas muitos não pensam com a sua cabeça acham que é melhor pensar com a cabeça dos outros:

Anónimo disse...

O Dr. Passos é um santo. Salvou os funcionários públicos dum mega-despedimento. Ora, ora, vai-te lamber, ó boy duma figa. Ganha juízo, o Passos não salva ninguém, como nunca salvou, percebeu ó lambe botas?