domingo, 21 de junho de 2015

Alegoria da esperança



Todas as razões existem para deixar de acreditar - no entanto, creio.

As regras passadas não valem, pois não interessa fixar posições, marcando o terreno do desencontro com a vida: importa fazer de novo, refazer. 

Na verdade, os objetos não podem depender dos meios, os meios é que devem depender dos objetos.

Tanto se desperdiça, em vez de seguir corajosamente a via da plenitude, sem nada de essencial ficar para trás - senão o orgulho.

Ignorar a estreita resposta única que se encaixa no único pensamento único, como se não fosse legítima a liberdade de escolher o que se sente e quer em vez do que censuram e mandam!...

A forma é uma imagem vã, pois, com o dizia o poeta, o que vale é a face de dentro.

Uma reorientação do destino, que nos torna mais autênticos.

Garantindo que se cria, a partir do ser puro, o retorno a nós mesmos.

Um furo na rede de vaidade em que nos deixámos degradar, e degredar...

Recuperando a morfologia erecta, endireitando a coluna encurvada pelo peso das normas sistémicas.

Impedindo o festim das hienas, pela preservação da sanidade do espírito e da vitalidade do corpo.

A opção refletida por uma rota menos cruzada em contraponto à alienação de vogar consoante a corrente.

Talvez, desta vez, o que vês seja o que crês; em vez de nada crer e tudo querer. 

Então, a esperança não fenece e a alma não perece, mesmo que o corpo se consuma na navegação para a ilha mítica, ferido do bom combate; mantendo, todavia, a fé - e a humanidade, divina.

10 comentários:

floribundus disse...

para uns
quando se abriu a caixa de Pandora
a esperança esquecida ficou no fundo

para outros
é a última a morrer

Anónimo disse...

E tudo o vento levou!

Anónimo disse...

A Esperança.

http://observador.pt/2015/06/19/partido-de-marinho-e-pinto-a-zaragata-fascista-tresloucado/

Eurico Figueiredo, ex-deputado do PS, era apoiante desde a primeira hora. Agora, acusa Marinho de "falso profeta" e de criar "partido fascista". Marinho já respondeu: é "acusação tresloucada".

“Conhecendo a sua falta de bom senso, espero, contudo que o Espírito Santo (do céu, e não da terra) o inspire.
Sem o menor respeito pela democracia dentro PDR, o sr. presidente está a transformar-se num “falso profeta”, a proporcionar a saída do PDR dos democratas que acreditaram em si, e a avançar inexoravelmente, de um partido que já é caudilhista, para um partido fascista”, escreveu por email a Marinho, tornando pública a mensagem no Facebook. “Não o farei com gosto: mas com convicção. Repita as eleições em condições de respeito pelas diferentes listas. Acredite que virei a ser completamente diferente de si, se não dá a mão à palmatória. E que em breve compreenderá a diferença: fascismo nunca mais!”.

Anónimo disse...

Outra esperança.

http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=4639083

Doze executivos das duas maiores construtoras do Brasil, a Odebrecht e a Andrade Gutierrez, entre eles os respetivos presidentes, Marcelo Odebrecht e Otávio de Azevedo, foram detidos neste fim-de-semana, no âmbito da Operação Lava-Jato, a ação policial que investiga o Escândalo do Petrolão. Dada a relação próxima entre o primeiro daqueles empresários e Lula da Silva, o presidente do Brasil de 2003 a 2010 terá confidenciado a aliados, segundo a imprensa local, que é o próximo alvo da polícia.
"Eu sou o próximo", disse Lula a interlocutores, garantem os jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. De facto, o nome do antecessor de Dilma Rousseff na presidência da República e seu provável sucessor nas eleições de 2018 é citado em documentos apreendidos na 14ª etapa da Operação Lava-Jato, denominada Erga Omnes ("vale para todos" em latim). Sem direito a imunidade, por não ocupar nenhum cargo público, Lula teme ser envolvido a qualquer momento no caso.

Anónimo disse...

outra esperança
Jorge Sampaio foi a personalidade distinguida com o Prémio Nelson Mandela

Anónimo disse...

Foi o reconhecimento pelo encorajar do endividamento público.
" Há mais vida para além do défice".
Sampaio, o homem que trouxe Sócrates para o poder. Portugal deve-lhe muito. Pelo menos, uma corda.

Notícias da Máfia Xuxa disse...

O director da prisão não tem vergonha na cara? Não há hierarquia que o ponha no lugar? Porque é que o partido socialista manda na cadeia de Évora?

"O inspetor da Polícia Judiciária João de Sousa, detido na cadeia de Évora por crimes económicos, vai ser alvo de um processo disciplinar instaurado pelo diretor da prisão. Em causa está a denúncia dos privilégios de José Sócrates na cadeia, feita através do blogue ‘Dos Dois Lados das Grades’, da autoria do inspetor.
Este sábado, João de Sousa escreveu que o diretor José Ribeiro Pereira lhe comunicou o processo disciplinar "por relatos e comentários" sobre o antigo primeiro-ministro. Caso seja sancionado disciplinarmente, poderá ficar fechado 22 horas por dia na cela durante oito dias.
"Não acredito em pressões por parte de Sócrates ou dos seus apoiantes", refere o inspetor. Numa visita do CM à cadeia, João de Sousa deixou claro que o ex- governante nunca o confrontou com os textos publicados no blogue, desde o caso das pulgas até ao acesso a filmes eróticos. "José Sócrates nunca me disse para não escrever sobre ele. Aliás, quer é que se fale dele", disse o inspetor, que irá publicar o tratamento diferenciado ao preso 44 como "crítica ao sistema" e por ser "um dever cívico denunciar irregularidades e defender verdades".
Sócrates está em prisão preventiva há 210 dias. Desde a primeira hora alterou rotinas e regulamentos na prisão. Ficaram conhecidos os telefonemas a partir do gabinete da direção da cadeia e até o uso das botas de cano alto e do cachecol do Benfica. A sua cela nunca foi revistada. E não é algemado nas saídas para interrogatório."

http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/portugal/detalhe/diretor_da_cadeia_castiga_inspetor.html

Anónimo disse...

«Existe a percepção generalizada de que o período da troika coincidiu com o período de maior destruição de emprego em Portugal. Não é verdade. O período mais danoso para o emprego ocorreu durante a governação de José Sócrates. Só entre junho de 2008 e junho de 2011, foram destruídos 304 mil empregos.»

Henrique Raposo , Expresso

Anónimo disse...

outra esperança

Afinal não havia apenas "Casa Pia". A Igreja estava muito pior no que à pedofilia diz respeito.

Anónimo disse...

Esperanças.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=778814

Ribeiro e Castro sai entre Julho e o final da legislatura, dizendo-se «bastante desapontado» com o funcionamento interno e «instabilidade» do CDS.
Em declarações ao jornal, criticou a falta de participação dos órgãos dos partidos – que diz apenas serem confrontados com decisões já tomadas -, e ainda a «falta de coesão no quadro da coligação».
«Estou a perder tempo onde estou», disse, garantindo que se vai dedicar apenas à vida cívica e à advocacia.