terça-feira, 11 de novembro de 2014

O caso da alegada sabotagem do Citius: responsabilidades e sombras

O despacho de arquivamento, em 10-11-2014, do inquérito sobre a alegada sabotagem do Citius (plataforma informática de funcionamento dos tribunais) implica uma consequência no Ministério da Justiça, como indica o José.

Mesmo que seja inexplicável, dada o absurdamente elevado número de funcionários nos serviços centrais dos ministérios (de lembrar o célebre poste do JCD, no Jaquinzinhos, de 13-7-2004, sobre «O Monstro das Bolachas»), em relação aos funcionários, desconcentrados da babilónia lisboeta, afetos à produção (professores, médicos, juízes, engenheiros), a recorrência de problemas de prontidão e de eficiência informática na administração pública central, seja no Ministério da Educação, ou noutros, e agora no Ministério da Justiça - que levantam suspeitas políticas que a filtragem dirigida para os jornais acentua. Não carece de prova: é. Não adianta brigar com os factos: o que adianta é limpar, de alto a baixo, nesses serviços críticos, os dirigentes e as chefias intermédias, politicamente comprometidas em atos hostis, de toda a parafernália de divisões, departamentos, gabinetes, secções e núcleos, e responsabilizar administrativamente os funcionários pelos seus deveres e atos.

A alegação de sabotagem informática carece de prosa sólida. Porque outra coisa são os graus de empenhamento, de diligência e de prevenção - que não têm relevância penal e que também não consta que tenham ficado postos em causa -, e outra a sabotagem. Os responsáveis máximos do Ministério da Justiça decerto conheceriam a dificuldade da prova do alegado crime de sabotagem informática - ou de alegada coação (sobre funcionários dependentes? E em quê?). A conclusão não pode ser outra de que, mesmo assim, os responsáveis políticos preferiram a manobra de diversão de reclamarem o inquérito judicial à responsabilidade pelo que correu mal, expondo os técnicos em vez de assumiram a sua responsabilidade. Porque é durante que se dirige e age, e depois se avalia e se decide. O político atento vê e resolve. E, se os meios não chegam, contrata os que forem adequados. A desculpa política não resolve o desastre dos resultados. Agora, com esta decisão, torna-se indispensável que seja publicado o inquérito interno sobre o desastre informático na migração de um mapa judiciário para outro

Reclamaram os técnicos adicionais, em devido tempo, meios específicos, e detalhados, sejam em equipamento seja em pessoal (próprio ou a contratar), para procedimentos necessários, para cumprimento da tarefa de transição informática das comarcas para o novo mapa judiciário? Cumpriram os prazos acertados e planeados para esses procedimentos? Creio que seria útil que essa informação fosse prestada, para que possam também ficar isentos da responsabilidade que o despacho judicial não resolve, nem pode apurar.

Outra coisa ainda é o alegada filtragem de informação pelos dois técnicos (CM, 30-10-2014), que não chegou a ser investigada, nem sei se, a existir, teria relevo criminal. Uma informação que acredito fosse confidencial, sujeita ao dever de sigilo e até, quiçá, de autorização prévia. É que também não pode ser ignorada a delicadeza política de qualquer informação sobre a migração informática para o novo mapa judicial, que, suponho, os responsáveis máximos do ministério jamais queriam que fosse fornecida - se é que foi -, especialmente a uma putativa ministra-sombra de António Costa para a justiça.


Limitação de responsabilidade (disclaimer): As entidades mencionadas nas notícias do média, que comento, não são suspeitas ou arguidas do cometimento de qualquer ilegalidade ou irregularidade.

33 comentários:

Anónimo disse...

Tudo fait-divers.

O Citius, assim como a colocação de professores pelo ministério da educação, demonstram apenas que o Estado é dominado na sua grande maioria de funcionários com responsabilidade, incompetentes. Nada mais.

O Citius, assim como a como a colocação de professores, jamais aconteceria em grupos empresariais privados (ainda há em Portugal....).

Teixeira da Cruz e Crato, apenas estão no topo da incompetência, nada mais.

A propósito dos "bons" da PGR: como é que estão a correr os múltiplos processos relativos à maior golpada financeira de sempre, também chamado "Banco Espírito Santo"? Não se conhece nenhum acusado, e estamos a falar de uma fraude de muitos milhares de milhões de euros. Vão dizer que a culpa é do BdP? O Crato e a Teixeira da Cruz também arranjam bodes expiatórios. A PGR também lava as suas mãos no BES, com a ineficácia do BdP.

Isto é Portugal.

A propósito, o individuo que ainda habita em Belém, veio dizer que os accionistas e gestores da PT foram incompetentes. Mas, foi o nascido de Boliqueime, quem condecorou Bava!

KGB Xuxa da Sombra disse...

Existem duas hierarquias no Estado...a dos Tótós que se julgam Ministros e estão sentados no gabinete no Ministério...e a real do KGB/XUXA da Sombra com agentes infiltrados por tudo o que é organismo público e que cumpre as ordens do Centro instalado algures entre o Rato,a Praça do Município e a Cidade Universitária...as eleições antecipadas estavam previstas para se realizarem antes do fim do ano se o Seguro não tivesse resistido tanto...a ordem de sabotagem foi dada como sucedeu no Verão de 2004...o Estado devia entrar em colapso,a culpa era do Governo da "direita" e só a maioria absoluta XUXA podia salvar os pobres Portugueses...a ordem foi dada e não podia ser parada,mesmo depois de se contatar que eleições só haverá em Outobro de 2015....nessa altura já tudo será mais complicado para golpistas e sabotadores...ainda por cima com o casamento clandestino Salgados/Costa a vir a público em breve....

Anónimo disse...

http://www.jornaldenegocios.pt/economia/justica/detalhe/alto_responsavel_avisa_que_colapso_do_citius_pode_voltar_a_acontecer.html

Alto responsável avisa que colapso do Citius “pode voltar a acontecer”

Responsáveis do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça afastam qualquer hipótese de sabotagem no Citius e dizem saber agora que a migração em massa dos processos era impossível e que o sistema é “muito deficiente”.
"A arquitectura do Citius é muito deficiente e aquilo que ocorreu pode muito bem voltar a acontecer e com circunstâncias muito mais graves", declarou Carlos Brito, vogal do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça

Costa Taxista disse...

Costa que o Costa para financiar os taxos e financiar a campanha para as Legislativas decidiu aumentar tudo o que é taxa em Lisboa...por alguma razão não sai o gajo do Pote de Lisboa...só falta taxar gays e lésbicas...entre doutorados em tortura e o grupo paralamentar angariava milhões....

Anónimo disse...

Não há qualquer saboTagem. Tudo coincidências.
No governo do Santana, a colocação de professores também recebeu uma destas "coincidências".
E a imprensa está sempre prevenida, pronta a começar o fogo de barragem contra os governos em exercício, também por "coincidência" sempre do PSD.

Quem não aprendeu nestes 40 anos, tem mais 40 anos vão perceber que o partido de Soares não é democrático, é golpista. Nunca aceita resultados eleitorais adversos. Nunca aceita compromissos como os que pede quando está no poder e que os idiotas do PSD aceitam, mesmo quando sabem que o país está a ser destruído pela má governação. Parte logo para o derrube dos eleitos. Usa tudo o que tem à mão. Uma imprensa corrupta, a ajuda dos primos comunistas com a agitação sindical, etc. E em último caso, o PR como sucedeu com Sampaio e como esteve à beira de acontecer com Soares a receber em Belém uma série de figuras para consultas, com vista a derrubar o governo de Cavaco Silva.
É precisamente esta a razão pela qual a eleição de um PR é tão importante para o PS.
Soares era marxista. rem a escola do comunismo. E no PS não falta gente da mesma estirpe.

O Grande Mentiroso disse...

É tudo mentira....é tudo mentira...não somos golpistas...só taxistas...pedofilistas...comunistastoupeiristas....mentiristas compulsivos...ferrugentistas....e presidencialistas...porque quero ser Presidente a todo o custo mesmo que para tal tenha de mentir sobre todo o meu Passado !!!

Anónimo disse...

Ainda não perceberam que está tudo minado ? Os canhotos( comunas e xuxas estão infiltrados em todo o lado) Enquanto não fizerem uma limpeza com a devida desinfecção tudo será sabotado.

O A. Costa já deixou cair a redução do nº de deputados,já começou a dar mais dinheiro da CML para a Fundação do amigo dos pobres que tem um colégio para os ricos, já começou a aumentar os impostos camarários. Quando puder, vamos ver o que fará aos Certificados de Aforro e à restante dívida pública. Vamos voltar aos desgraçados tempos do seu ex chefe Sousa da Independente.

Anónimo disse...

Estive a ler o post e, pasme-se, este não fala do Sócrates.
É uma evolução sensacional do Dr. ABC.

Anónimo disse...

Comentários impressionantes que não permitem uma discussão de ideias racional.
Será que o objectivo é esse mesmo, ou é apenas ignorância.

Kosta Ghandulo disse...

Pois.
Já perdeste uma oportunidade para discutir "ideias racionais".
Tens mais duas oportunidades. À terceira bloqueia.

Anónimo disse...

Aqui vai, para os lisboetas treinarem. Vai ajudá-los no dia a dia.

https://espectivas.files.wordpress.com/2014/11/17596214_uzcqs.gif

Corno Alegre disse...

Costa que quem pôs os Cornos ao Carralho foi o Passado...o pobre Carralho está internado em Rilhafoles vestido com uma camisola de forças e proibição absoluta de qualquer tipo de erecção...tudo culpa do Governo da direita....

Xanana à Gomes disse...

Costa que a Gomes formou tão bem o Xanana que este já sabe mais que o Don Marioni e o Don Santoni reunidos...Costa também que os magistrados portugueses se investigarem os negócios do Don Costa com o Don Rickie Salgados acabam todos a partir pedra em Timor....tudo culpa do Governo da direita....

Anónimo disse...

Para o anónimo das "2 de Novembro de 2014 às 17:01"

Deixe lá, não vê que todos os comentários do género pertencem ao mesmo Frustrado??

Na vida real deve ser digno de pena. Mas aqui não desiste continua sempre, pudera é o que lhe resta, não consegue alcançar mais, se calhar nem se apercebe disso.

Ghândulo do Rabo disse...

Sou eu que faço esses comentários para melhor torturar o Balbino esperando assim que ele deixe de se preocupar comigo...o gajo não fala noutra coisa e impede-me de acabar o doutoramento em paz longe da Carregueira...

Anónimo disse...

Epá, a Isabel Moreia desancou o Carralho. Chamou-lhe homenzinho.
Só faltou aparelhar um strap on e chegar a vias de facto.
Se no lugar de Carralho estivesse Santana, era uma carnificina na imprensa.

Anónimo disse...

O Conde troca um socretino por outro socretino. A bem diser, as prostitutas de luxo de Queluz.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/media/detalhe/sergio_figueiredo_vai_assumir_direccao_de_informacao_da_tvi.html

Sérgio Figueiredo vai ser o próximo director de informação da TVI, substituindo José Alberto de Carvalho. A notícia foi confirmada pelo próprio ao Negócios, depois do Expresso ter esta manhã avançado com a notícia.

O actual director de informação, de acordo com o site do semanário, vai assumir funções na estrutura de gestão da TVI.

Anónimo disse...

http://zap.aeiou.pt/mp-investiga-marido-da-ministra-das-financas-por-insultos-e-ameacas-jornalista-48461

António Albuquerque, marido da ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, foi alvo de uma queixa de um jornalista no Ministério Público por alegadamente ter insultado e ameaçado um jornalista do Diário Económico.

António Albuquerque, ex-editor executivo do Diário Económico terá reagido a um artigo de opinião escrito por Filipe Alves onde o acusa de ser “um ser sem coluna” e “um calhau”.

Na troca de mensagens em causa, António Albuquerque chegou a ameaçar o jornalista dizendo: “Tira a minha mulher da equação senão vou-te aos cornos”. O marido da ministra terá ainda referido “Não sabes quem é que eu sou. Metes a minha mulher ao barulho e podes ter a certeza que vais parar ao hospital”.

Nas SMS enviadas, algumas ofensas terão igualmente sido proferidas visando também o director do Diário Económico, António Costa: “Tu e o teu director são uns cabrões fdp”.

Anónimo disse...

Nada demais, portanto.
Só ameaças não concretizadas.
Enquanto os jornalistas não começarem a levar nos ditos "cornos", nada vai mudar nesta produção de aldrabices que vive da publicidade institucional e não das receitas geradas pelas vendas. Ou seja, um jornal vive perfeitamente sem leitores em Portugal.

Anónimo disse...

a verdade é como o azeite, tarda, mas acaba por vir ao de cima.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/telecomunicacoes/detalhe/novo_banco_ficou_com_25_da_pt_que_eram_da_ongoing.html

O Novo Banco ficou com 2,5% do capital da PT SGPS que era detido pela Ongoing, apurou o Negócios. Isto apesar de essa posição não aumentar os seus direitos de voto na empresa portuguesa.

lidiasantos almeida sousa disse...

Para o Venerando Professor Doutor Catedrático, os funcionários públicos são uns calhaus,mentirosos e incompetentes . Os ministros são um encanto de pessoas, muito sérios e competentes uns autênticos santos, A Ministra insuflada de botox de vez em quando Com uns COPITOS, é digna de rodo o apreço, os portugueses é que são uns mal agradecidos. Está na hora do Professor se reinscrever no Partido porque bem a+i um congressos e umas afeiçoes e todas as espingardas contam- Agora está a trovejar e a minha mãe está a mandar,me rezar Santa Barbarinha bendita que nos céus estás escrita etc.



1NO PASA

Anónimo disse...

http://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/ps_perde_folego_em_novembro_psd_recupera.html

Os partidos reflectem esta tendência. Dos 40,2% de intenções de voto que reunia em Outubro, o PS passou para 38,5%. No PSD, o comportamento foi inverso: o partido de Passos Coelho subiu de 27,4% para 31,1%.

Anónimo disse...

Isto é Portugal.

http://www.publico.pt/sociedade/noticia/estrelas-da-advocacia-defendem-altos-quadros-do-estado-suspeitos-de-corrupcao-nos-vistos-gold-1676330

O director nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Manuel Jarmela Palos, é defendido por João Medeiros, da sociedade de advogados PLMJ, de que é sócio José Miguel Júdice. Medeiros é advogado de Jorge Silva Carvalho no chamado caso das secretas. O ex-director do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa é acusado de violação do segredo de Estado, corrupção e abuso de poder. O advogado defende ainda, em múltiplos processos, João Rendeiro, fundador do Banco Privado Português.

Já Rui Patrício é advogado do presidente do Instituto dos Registos e do Notariado, António Figueiredo, também detido, e voltou a aparecer nas luzes da ribalta judiciária no processo Face Oculta. Nele era advogado de José Penedos, o ex-presidente da Rede Eléctrica Nacional condenado a cinco anos de prisão efectiva. Patrício está em quase todos os julgamentos mediáticos. Esteve também no da Operação Furacão, onde foi advogado de duas dezenas de arguidos, e no caso Bragaparques, onde defendeu a ex-vereadora da Câmara de Lisboa Eduarda Napoleão. Entre Maio de 2009 e Novembro de 2011 foi também membro do Conselho Superior da Magistratura, órgão de gestão e disciplina dos juízes.

Anónimo disse...

Não se admite!
Depois de tantas conquistas do proletariado, das vanguardas de trabalhadores, operários e camponeses, os fascistas querem dar cabo do paraíso.
Para o ano a Festa do Avante terá menos uma delegação convidada, de um partido irmão.

http://www.dailymail.co.uk/news/article-2832879/UN-investigator-says-Kim-Jong-face-international-justice-systematic-torture-starvation-killings-comparable-Nazi-era-atrocities.html

Anónimo disse...

""Lisboa é a cidade menos honesta do mundo.

...Para este estudo os investigadores deixavam cair no chão 12 carteiras no total, espalhadas por locais movimentados das cidades e ficavam depois a observar se os transeuntes ficavam com as carteiras ou as entregavam a alguma autoridade para que pudessem ser devolvidas aos seus donos. Cada carteira continha ainda cerca de 50 euros, fotografias de família e contactos.

Em Helsínquia 11 das 12 carteiras foram entregues, enquanto em Lisboa apenas uma foi devolvida - não por um lisboeta mas por um casal de holandeses que se encontrava de férias.

http://jornalismoassim.blogspot.pt/2014/11/a-raiz-de-todo-o-malos-vistos-gold.html

Anónimo disse...

A missão da Coreia do Norte será naturalmente bem recebida pelo Camarada Bernardino, agora edil de Loures, na Grande Festa do Avante.

lidiasantos almeida sousa disse...

Mas não se esqueça que o Comuna Bernardinho escolheu como vice aquele Senhor de bigode, que estava para aí há 50 anos nas das da RAINHA, PARECE-ME,E QUE SE CHAMA Carlos Costa e deve TER trazido das CALDAS aqueles bonecos com que os 2 devem brincar. FARINHA DO MESMO SACO = PSD= COMUNAS

Anónimo disse...

Ò sr Miguel Abrantes, olhe que já não o percebo.
Acusa o PSD de direitista e agora de extrema esquerda?
Não brinque tanto com esses bonecos das Caldas, que lhe enfraquecem a moleirinha.

Anónimo disse...

"O Papa Francisco considerou, este sábado, no discurso proferido durante a audiência que concedeu à Associação de Médicos Católicos Italianos, que o aborto, a eutanásia e a «produção» de filhos revelam uma «falsa compaixão», colocando em causa a dignidade da pessoa.

O Papa pediu para que nenhum ser humano seja «cobaia de laboratório para, supostamente, salvar outras vidas», uma vez que «a vida humana é sempre sagrada» e tem sempre «qualidade» para contrariar os defensores do aborto ou da eutanásia."

Depois disto, o Papa Xico acaba de perder o apoio do Mário Soares e da Lídia.

lidiasantos almeida sousa disse...

Ho Senhor anónimo, tanto pode o das Caldas ser comuna como o Gabardine ser direito.Las, Uma moeda ten sempre 2 Caras, Quanto a confundir.me com o tal Abrantes que não tenho o prazer de conhecer, não me pode dar mais umas pistas?. Que ele não frequenta a TORRE 2 DAS AMOREIRAS, não frequenta porque só se pode lá entrar com cartão eletronic e todos os nomes fixam lá registrados,

lidiasantos almeida sousa disse...

Caro anônimo, o papa Francisco a mim não me diz nada, pois não aprecio troca tintas. Francisco Foi toda a vida Jesuíta, mas para se tornar mais popular perante os papal vos, resolveu tornar-se Franciscano. E eu não gosto disso, Jesuíta uma vez, jesuíta toda a vida Não se zangue comigo por não estar de acordo mas a vida é mesmo assim, a beleza está na diversidade.

Anónimo disse...

Miguel Abrantes, não é um metrosexual, ali da Praça de Londres?

lidiasantos almeida sousa disse...

NÃO FREQUENTO A PRAÇA DE LONDRES QUE É MUITO LONGE DO MEU ESCRITÓRIO. Frequento os restaurantes e cafés das Amoreiras onde está sempre o Pulido VALENTE, COM UNS LARGOS COPOS, e ás vezes o metrossexual HORTA OSORIO, quando está em Portugal em negócios, como agora. O metrossexual Pedro Santana Lopes agora anda vestido de "pobezinho" Os METROSSEXUAIS Passaram DE moda E Só RESTA O RONALDO, MAS COMO FEZ UM FILHO DE BARRIGA DE aluguer IMITANDO O ELTON JONES E O RICKY MARTIN, já ninguém quer essa moda, Diga nais qualquer coisa sobre o Abrantes, é político, jornalista ou o quê? Se calhar é o Jornalista do Econômico que o marido da SINISTRA MINISTRA GARGANTA FUNDA, quer partir os cornos. A nossa Republica é o BURUNDI é só ver os Conselheiros de Estado na TV. não HÁ VERGONHA.