domingo, 22 de junho de 2014

A mercearia do Expresso e a «saúde invejável» do Presidente Cavaco Silva

Na linha da teoria Isabel Braga do jornalismo português de que o-que-se-lê-nos-blogues-também-se-pode-ouvir-na-mercearia (em referência ao plágio do Público, de 26-8-2004, a este blogue, e ao saudoso Grande Loja do Queijo Limiano, assinalado por João Miranda no Blasfémias, «Anatomia de uma cópia») que, ao que parece, continua a vigorar no jornalismo português, o Expresso, de Ricardo Eu-Sou Controlado Costa, deu à estampa, na sua edição de sábado, 21-6-2014, com grande chamada na primeira página, um dossiê sobre a saúde do Presidente Cavaco Silva. Republico o fac-simile das notícias «E a saúde, como vai, senhor Presidente?», de Luísa Meireles (p. 10) e o artigo de opinião «As maleitas do Presidente» (p. 11). O jornal (p. 11) traz ainda reportagens sobre o tema, nos casos francês e norte-americano (que aqui foram tratados) e espanhol. Analise o leitor o que aqui publiquei nos postes «A renúncia do Prof. Cavaco Silva», de 12-6-2014, e «A doença do Presidente: especulação, verdade e mentira», de 14-6-2014.

O que avulta nesses textos do Expresso, além do plágio (por não referência da fonte original - este blogue)?
  1. O Expresso (E a saúde como vai, senhor Presidente») pediu os relatórios médicos sobre a doença do Presidente da República, mas a presidência recusou fornecê-los. Se nada tem de signicativo por que não os divulgam?...
  2. O médico do Presidente, Dr. Daniel de Matos, arriscou uma afirmação que o marcará, mantendo, alegadamente, o que segundo o jornal («As maleitas do Presidente») há um ano: «Cavaco Silva tem uma saúde invejável, no quadro dos seus 73 anos». Há piores, como diria o outro... Mas quem é que inveja, mesmo com 73 anos a patologia que provocará os sintomas que exibe o Presidente?!... Pensará o médico, certamente, que esta afirmação, a ter sido feita, não o compromete. Mas isso depende da evolução da doença que o Presidente esconde - e que daqui desejamos que não se agrave e o alivie - e que parece diminuir-lhe objetivamente a capacidade de exercício das competências que a Constituição lhe determina - como se tornou público e notório. Conseguirá justificar, então, o médico a afirmação que terá reproduzido agora sugerindo que o Presidente não padece de nenhuma doença grave, como se teme?...
  3. O mano Costa, que é diretor do jornal que já foi Expresso e é agora um conjunto de folhas de serviço, uma semana depois republica de novo coisas já velhas, mal cosidas de fontes proibidas como a deste campo patriótico onde nos fincamos, num artigo de opinião não assinado e que, por isso, lhe tem de ser referido, «As maleitas do Presidente». Num ataque q.b. para condicionar a opinião do Presidente (há-de estranhar-se a falta de reação da casa civil de Belém...), mas para não o tombar da cadeira, refere as tremuras na mão direita que aqui provei, mais a «rigidez» do Presidente, que também aqui mencionei. Junta a diabetes (!?...) ao conjunto de doenças possíveis que fazem tremer, em repouso, a mão direita do Presidente e lhe provocam a rigidez, dos movimentos e a inexpressão da face, diluindo o efeito das doenças incapacitantes. Ricardo quer o Presidente ainda mais temeroso, mas não pretende antecipar o debate das presidenciais que António deseja apenas para depois da sua eleição como primeiro ministro em junho de 2015, porque a sua aliança com o candidato presidencial Sócrates é a sua principal vulnerabilidade. Isto se António José Seguro preferir não combater com as armas disponíveis, enquanto ainda é tempo...
  4. Em qualquer caso, goste-se ou não, a ventoinha do Expresso, espalhou o assunto e o tema tabu passou a público. Podem os zelotas assobiar para o ar, como fazem perante a degradação do poder presidencial e da sua imagem, mas o assunto tem de ser resolvido. E a publicação do relatório médico circunstanciado mais exigido, com apelo a uma junta médica para avaliar da coindição para desempenhar o cargo. Porque em cada ato ou intervenção pública do Presidente, o tema não poderá ser disfarçado e em cada decisão que tome será mais escrutinada a eventual fuga a enfrentar os problemas pelo transtorno que a ansiedade lhe provoca na condição atual.




E a saúde como vai, senhor Presidente?, Expresso, 21-6-2014, p. 10 - 1


E a saúde como vai, senhor Presidente?, Expresso, 21-6-2014, p. 10 - 2



E a saúde como vai, senhor Presidente?, Expresso, 21-6-2014, p. 10 - 3



As maleitas do Presidente, Expresso, 21-6-2014, p. 11

20 comentários:

Anónimo disse...

Prof. Caldeira,

O torrão que já foi Portugal é agora dominado por putativos espertos. Sócrates. Ricardos Salgados. Passos. Varas. Paulo Mota Pintos. Montez. Paulo Teixeira Pinto. Berardo.

Tudo gente com QI elevadíssimo, sobretudo tendo em vista embolsar à custa do contribuinte.

Bem faz esse novo Rei africano, herdeiro da Rainha Ginga, Eduardo dos Santos I, que graças aos multi-biliões de ouro negro, vê o lixo esperto tuga a caírem nas mãos deles.

O lodo nacional vai aumentar e claro, a dependÊncia em relação ao Kwanza, também.

A luta continua.
A vitória é certa.

Anónimo disse...

Tudo inveja. O Expresso tem das melhores redacções do mundo, ao nível do Washington Post, New York Times e Le Monde. O Dr. Balsemão paga os olhos da cara às Claras Alves e Ricardos Costas. Eles são reputadíssimos. Alguma vez vão buscar coisas à blogosfera. Blogosfera que é uma imundice, como disse esse grande egitanense que foi PGR. O Expresso não precisa de citar fontes, porque os seus jornaleiros são os melhores investigadores do mundo, ao nível do Dupond et Dupont. António Costa é socialista desde os 14 anos. Ricardo Costa é jornalista do Dr. Balsemão desde os 11 anos. Gente com uma reputação à prova de bala de prata. Insuspeita. Mania de ter inveja.

Anónimo disse...

Aliás, o Prof. Marcelo veio esclarecer o povo português (sobretudo os tugas estúpidos), que Paulo Mota Pinto é um grande especialista em direito bancário, pois foi assessor jurídico do BPI. Andavam por aí umas almas a porem em dúvida o enormíssimo conhecimento bancário do magnífico Prof. Paulo Mota Pinto. Afinal, ele foi assessor do Dr. que está agora na F. Gulbenkian e do Sr. Ulrich. Aguardemos pois, que o Dr. Moedas que trabalhou para aí uns 19 meses para a Goldman Sachs, ainda vá substituir o Dr. Constâncio para o BCE, por via de uma enormíssima experiência na mais reputada instituição financeira do mundo.

Vamos dormir mais descansados, depois de sabermos que o Prof. paulo Mota Pinto não vai para Chairman do BES, para que o PSD fique com o controlo do BES, à semelhança do Licenciado Vara, a tomar conta do Millennium BCP. Afinal, nada de comparar o Licenciado Vara com o reputadíssimo Prof. Paulo Mota Pinto. Apre!

Anónimo disse...

A saúde do PR só vem à baila por motivos eleitoralistas. É um não-assunto.

Anónimo disse...

Ó Dr ABC, o Paulo Mota Pinto, dirigente do PSD, foi para a equipa do BES. O que tem a dizer a isto?
Se isto tivesse acontecido em outros tempos atrás o senhor seria arrasador. E agora como somos?

JPA disse...

Dr. ABC;

Mande a conta ao Dr. Balsemão.
Continue assim, e pouco tardará para o homem o levar ás reuniões do grupo bilderberg, e aí também lhe dão a ficha clínica do Dr. Cavaco.
Continue.

Aquele abraço
JPA

lidiasantos almeida sousa disse...

"Nesse período, quando ele fazia praticamente tudo o que lhe apetecia, à sombra dos Papas que iam passando, as orgias do Rodrigo
Bórgia eram célebres. A imoralidade era um modo de vida do Cardeal e dos que o rodeavam, de tal forma que o Papa Pio II,, o primeiro dos que mediaram entre o pontificado de CALISTO III e Alexandre VI, teve de escrever ao seu numero dois, exortando e refreando um pouco os ânimos, depois de ter conhecimento de um bacanal em que os excessos foram ainda mais notórios do que aquilo era costume. Era um adepto da vida promíscua, completamente destravado, obcecado pelo sexo, sedento de belas mulheres Ao longo da vida, e com particular intensidade enquanto era um jovem cardeal, teve inúmeras amantes, algumas mais perenes, a imensa maioria perfeitamente ocasional. Que se saiba teve apenas 7 filhos, coisa pouca quando comparada com o frenesim com que em ventre feminino depositava a cardinalícia semente. Resumindo era um perfeito tarado sexual, se bem que não fosse esse o mais significativo traço do seu caráter."
O que tem o ver a saga dos Papas B
ORGIA, com a doença republicana do homem que ostenta esse título. Só o futuro e o Exmo Senhor Professor Catedrático António Balbino CALDEIRA, detentor dos direitos usurpados pelo escriba dp Expresso. Por mim, EU SÓ SEI QUE NADA SEI. ET LA NAVE VA!!!!!

Velho mas podre disse...

Atendendo à sua idade vamos lá ver se ao Daniel não lhe vão cair os dentes !

Anónimo disse...

Diz-nos o Almeida Santos de serviço ao DoPortugalProfundo, que César Borgia era "sedento de belas mulheres". Ora aí está uma característica rara na nomenklatura tuga actual. Coisa que o Sócrates ou o Portas não são, é "sedentos de belas mulheres". Antes preferem, "viris e belos machos".

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades.

Avé, Rei Eduardo dos Santos I.

Anónimo disse...

O Dr. ABC anda distraído, ainda não reparou no "caso" Tecnoforma. Já sei, e as minhas desculpas, é um caso que mete muita gente, e graúda, do PSD.
Caso apareça uma noticiazinha de primeira página no Correio da Manhã relacionada com o Sócrates, logo o Dr. deixa a distração. Pudera!...

Rickie II do Exfreto disse...

Costa que em vez da transparência e da verdade devida aos Portugueses os avençados da pocilga Civil de Belém e o Eu Quero Tudo Menos Confessar Qual É O Meu Candidato A Presidente pediram ao mano o frete de publicar no Exfreto que Sexa. tem uma saúde de ferro invejável e tudo vai bem no melhor dos Mundos.Costa também por aí que para estreitarem as relações da China com Portugal Sexa. e o Presidente Mao vão realizar em breve a travessia conjunta a nado do Tejo entre Lisboa e Montijo.

Anónimo disse...

As Tecnoformas, BPN's e afins são brincadeiras de garotos, à beira do BES/GES. Cuidado com as contas no BES.....e se o BdP muda as regras quanto aos depósitos até 100.000 euros?

Anónimo disse...

Mas mesmo importante para o Dr ABC foi, e é, a licenciatura do Sócrates. Já a do Relvas passou ao de leve.
O caso BPN apenas um cheirinho.
O Freeport foi em grande.
Por acaso alguém consegue saber os motivos de tamanhas diferenças de tratamento?
Eu sei!...

lidiasantos almeida sousa disse...

QUERIDO ANÔNIMO, estou com muita falta de tempo pois o trabalho urge e le mon grand patron Juife ( e com os judeus não se brinca porque são donos do vil metal que faz mover o mundo), vou fazer mais um pequeno relato da vida da dinastia dos Papas Bórgia,
"Acima de tudo, moviam-no a ambição desmedida e a permanente busca de riqueza pessoal. que desde cedo lhe roubaram toda e qualquer espécie de escrúpulos. Mas voltemos à filharada: Vannoza de Catanel foi, sem qualquer dúvida a mais importante amante do Cardeal Bórgia, não só pelos anos em que ele a recebeu constantemente nos seus aposentos (não significa isso fidelidade) e mas também pelos 4 filhos que lhe deu entre os quais César, nascido em 1475 e Lucrecia nascida em 1480, justamente os rebentos que com maior intensidade se associaram às muitas atrocidades cometidas pelo Pai, dando-lhe continuidade e refinando-as"
O que tem a história dos Borgias a ver com o cavaquismo e os crimes dos cavaquistas, os privilégios do Genro et tutti quanti
ET LA NAVE VA

Anónimo disse...

Para além do Almeida Santos de serviços ao DoPortugalProfundo, temos também por aí um gay admirador do Grande Vigarista Maricote de Vilar de Massada, que vem para aqui gemer por causa do grande promotor de ranchos folclóricos de Tomar, de seu nome, Miguel Relvas. Aqui desmontou-se o exame no Papa Açorda do Engenheiro técnico Sócrates e também a licenciatura maçon-damásica do nascido em Angola, Relvas, plataforma intercontinental de negócios lusófonos, Limitada. Aliás, o partido laranja manda para aqui vários amanuenses incomodados que estão por aqui não se segue a nomenklatura da São caetano. E até o Rei do Cavaquistão já envia assessores para limpar a memória da doença. Não é necessário nenhum atestado das Corporações.

Anónimo disse...

Só faltava mesmo esta.

http://economico.sapo.pt/noticias/psd-quer-viabilizar-canal-na-tv-com-quotas-dos-militantes_196131.html

PSD já pediu um estudo técnico para o futuro canal televisivo para ser transmitido em operadoras de cabo.
E se a quota que paga para ser militante de um partido desse acesso a um canal de televisão? É esse o modelo que o PSD quer seguir no canal de televisão que pretende lançar no cabo. Para já, a ideia está a ter acolhimento junto dos especialistas contactados pelo Diário Económico: tem base legal e deve ser seguida por outros partidos políticos.
A intenção de o PSD avançar com um canal no cabo foi noticiada ontem pelo Correio da Manhã e confirmada pelo Diário Económico. Trata-se de um canal fechado de acesso apenas para os militantes do partido com quotas pagas, confirmou o Diário Económico.

Anónimo disse...

Nada como levar com a Teresa Leal Coelho, lá pelas 4h00m da madrugada. Amazona!

Anónimo disse...

Posts enormes, mas que nunca desiludem.Aparece sempre o nome de Sócrates, deve ser por acaso.

Anónimo disse...

O Dr. ABC sonha com o Sócrates. Talvez tenha inveja do Sócrates.

lidiasantos almeida sousa disse...

UMA ADIVINHA PARA O SENHOR PROFESSOR CATEDRÁTICO ESPECIALIZADO NO GRANDE FILÓSOFO GREGO SÓCRATES:
No dia do encontro entre o Presidente da Alemanha e o de Portugal, o VAGAL CAVACO SILVA, estavam os dos calmamente a beber uns copos, foi chamada à pressa uma empregada de limpeza com uma pá e uma vassoura, para recolher os cacos dum copo estilhaçado porque o Vago deixou-o cair da mão direita, perante o espanto do Alemão. Vós que tudo sabeis, podereis decifrar esta secreta adivinha? Obrigada e um Bom e celestial Domingo, que não seja sob a bênção de nenhum Bórgia Lá pela Cúria Romana é agora muito apreciada a opera Bufa, coisa que Bento XVI não apreciava. Era mais pela Ciência.