segunda-feira, 26 de maio de 2014

Uma análise sintética dos resultados das eleições europeias de maio de 2014

Tento ma análise sintética dos resultados das eleições europeias de maio de 2014: Divido a análise entre o caso português e o caso europeu´; junto-lhe conclusões de política realista e confesso a previsão.

Os resultados portugueses:
  1. A abstenção de 66,1% expressa a desilusão do povo com a corrupção política, com a iniquidade administrativa.
  2. António José Seguro ganhou, mas por poucos, sem que o resultado lhe permita cantar já vitória futura fácil e ampla. Seguro é agora, para os socialistas, um mal necessário.
  3. Passos Coelho perdeu - e largo. Tentará que a eficiência governativa produza ainda uma alteração do humor dos cidadãos para consigo, mas sabe que isso é quase impossível de reverter. E, portanto, terá de renunciar a novo mandato em Março de 2015 - ou arriscar o destino socratino de exílio, mesmo que farto, e clandestinidade interna.
  4. Paulo Portas também perde, mas relativizará a perda. Se não puder ser comissário europeu, como deseja, e tiver de manter-se à frente do seu CDS de costumes liberais, derivará para um populismo pró-reformados e pê-éne-érrico, para arrancar de novo um score próximo de 10%.
  5. O PC (disfarçado em CDU), com 12,7%, teve o melhor resultado nas eleições europeias desde 1989 (14,4%) - e se entrarmos com os resultados das legislativas teríamos de recuar a 1985, antes da queda do comunismo real na Europa do Leste, para encontramos valor maior (15,5%). O nacionalismo (!...) comunista tem funcionado, o grupo parlamentar foi rejuvenescido e aproveitou-se a inconsistência do bloco depois do abandono cínico de Francisco Louçã.
  6. Marinho e Pinto chegou a um resultado que não se esperava. Mas o cocktail de aborrecimento político - com os abusos da bancocracia e com o delírio de experimentalismo social do PS -, que levou os eleitores a embriagarem-se no seu discurso, tenderá a ressacar numa candidatura presidencial em janeiro de 2016.
  7. O Bloco não morreu, arrasta-se como um condenado. Partido entre dos projetos falidos de poder. Nem Bloco, nem Livre.
Os resultados no resto da Europa:
  1. Vitória de Merkel.
  2. Derrota, nos países do sul da Europa, da direita alinhada com a política germânica, ainda que com fracos resultados da comprometida esquerda institucional - salvo o caso italiano de Renzi.
  3. Subida da extrema direita na parte norte da Europa, mais rica - com relevo para a vitória do Front National na posição pivot da França e a vitória do Ukip da direita anti-União Europeia na Grã-Bretanha - e da extrema esquerda no sul, com relevo para o Syriza, na Grécia, e o anarquista Podemos, em Espanha.

E que conclusões se podem tirar destes resultados? Necessidade de mudança em várias políticas:
  • Mudança na Europa do federalismo político intrusivo, até nos costumes, para a Europa das Pátrias (do general de Gaulle).
  • Mudança da bancocracia para a prioridade à economia.
  • Mudança da fiscalidade do trabalho para o consumo.
  • Mudança da desprezadora remuneração do ócio para o prémio do trabalho.
  • Mudança na política criminal.
  • Mudança na política de imigração com eventual introdução de quotas. e na atual segregação consentida de comunidades imigradas.

Quanto deste programa realista será feito? Quase nada. A previsão é de que a União Europeia caminhará para o desastre, com os países envolvidos na alucinação relativista da esquerda utópica (como os EUA, se não mudarem) e no cinismo financeiro alemão. A ressaca pode até ter uma guerra pelo meio, perante o expansionismo russo - e a projeção chinesa.


Atualização: este poste foi atualizado às 19:25 de 28-5-2014.

31 comentários:

Anónimo disse...

Prof. Caldeira,

Voltaremos, mas isto não: "Passos Coelho perdeu - e largo. Tentará que a eficiência governativa produza ainda uma alteração do humor dos cidadãos para consigo".

Não foi o Dr. Passos que prometeu cortar as gorduras do Estado, e só com isso dar a volta a Portugal?

Não foi o Dr. Passos que disse que era Liberal, e que por isso não aumentava impostos?

Não foi o Dr. Passos que disse que faria a Reforma do Estado?

Estamos fartos de VENDEDORES DE EMBUSTES. Bastou-nos o Zé Sócrates. Ainda levamos com o Dr. Passos em cima?

Não estamos de mau humor. Estamos fartos de Vigaristas, Corruptos e verdadeiros Bandalhos. O Dr. Passos foi o amigo ideal dos Vigaristas, Corruptos e Bandalhos.

Veja-se o que se passa na Espirito Santo International. Há alguma comentário do Dr. Passos?

Nenhum. Isto não é mau humor. Isto é traição aos portugueses honestos. O Dr. Passos terá o seu exílio nos Bijagós, terra de sua família.

Anónimo disse...

Bom postal,caro dr. António Balbino Caldeira.

Parabéns.


Bem, tenho que ir dar água à burra.

Anónimo disse...

A morte política prematura de Passos está por ser confirmada. O Prof. Caldeira não está a levar em linha de conta quem realmente manda.
Tivesse estado em Sintra.
Se estiverem com ele e pelos vistos vão estar, só saberemos no fim das legislativas. Isto da política é o diabo, o Prof. sabe.
Ele fez muita asneira, é verdade, só não vejo quem fizesse melhor. É pena, mas é assim.

Os trios disse...

O trio Merkel/Hollande/Barroso conduziu o projecto Europeu ao impasse e a um futuro desastre na ausência de uma radical mudança de rumo.A Europa Unida significava para os Europeus Paz,Liberdade e Prosperidade.A Paz está ameaçada como consequência das tensões internas na União Europeia decorrentes da arrogância alemã de querer mandar na Europa e na resposta pusilânime da Europa ao novo imperialismo Russo,sobretudo de uma Alemanha , França e Reino Unido comprometidos com todas as formas de corrupção de Estado de Putin e respectivo gang.A explosão eleitoral dos extremos de esquerda e direita é uma ameaça às Liberdades mas a Liberdade está também ameaçada pela bancocracia e tecnocracia Bruxelense e pelo financismo devorista desaforado de elites políticas europeias corruptas, cada vez mais intrusivas da Liberdade dos cidadãos e mais limitadoras de todas as liberdades de expressão.Finalmente,aberta à globalização selvagem e submetida ao diktat financeiro e monetário alemão,a Europa transformou-se numa máquina de destruição do aparelho produtivo,de explosão do desemprego e de aprofundamento das desigualdades e injustiças sociais. Os Europeus querem uma Europa próspera e generosa,não querem a Europa da austeridade e do empobrecimento geral mas desigual.Quanto ao nosso trio nacional Sócrates/Passos/Portas todos por todas as razões são responsáveis pelo empobrecimento,humilhação e desespero de Portugal e dos Portugueses.Todos eles e respectivos acólitos deverão sair de cena no horizonte de 2015/16 libertando o País da sua presença nociva e permitindo uma profunda renovação de uma classe política corrupta,ignorante,comprometida com todos os interesses anti-nacionais,encontrando-se hoje num estado comatoso de total descrédito.Se forem inteligentes sairão a tempo pelo seu pé salvando o tesouro acumulado.Senão acabarão por ser removidos à força pelos acontecimentos e a vontade popular.

Anónimo disse...

Os ingénuos ou os idiotas úteis em versão tuga.

http://www.noticiasaominuto.com/pais/224292/estar-na-europa-nestas-condicoes-e-uma-prisao

“Portugal continuará a fornecer a mão-de-obra e nada mais”, visto que, destaca, “tínhamos passado a ser um país de imigrantes, voltamos a ser um país de emigrantes. Tínhamos direitos sociais no domínio do trabalho, velhice, educação e saúde, que têm sido precarizados de modo a que Portugal se pareça, cada vez mais, com um país subdesenvolvido ou do terceiro mundo”.

Neste sentido, conclui, “a tentativa [de Portugal deixar de ser um país semiperiférico com a integração na União Europeia] foi tão mal gerida que ficámos pior. Não ganhámos nada em termos da nossa posição no sistema mundial, não ganhámos nada com a integração na UE e ficámos pior, porque perdemos os instrumentos que poderiam, de alguma maneira, provocar uma retoma significativa da nossa economia e da nossa sociedade”.

“O que não estão a ver é que a troika vai ficar, deixou tudo planeado” e a alternativa a esta situação, sublinha, “teria de ser protagonizada pelo PS, eventualmente em aliança com partidos à sua esquerda”. Acontece que, defende, “a coragem do PS foi sempre contra a esquerda e continua a ser” e “como os ventos agora vêm da direita, não estou a ver a coragem. Pelo contrário”.

Boaventura de Sousa Santos afirma ainda que a presença da troika em Portugal “trouxe uma defenestração, um insulto, um atraque total à nossa autoestima. Abriu a caixa de Pandora que é o racismo da Europa do Norte em relação à Europa do Sul”

bem aventurado disse...

bem aventurados sejam os ricos em observatórios (Sócrates 66.6).

Anónimo disse...

Seguro, não ganhou, perdeu cententenas de milhares de votos. Porém, Passos Coelho finou-se, pois que o PSD foi destruído e possui hoje um património eleitoral de 22% com tendências, no futuro, para baixar. O CDS/PP está seguramente abaixo de Marinho Pinto. Com o chorrilho de asneiras a continuar, Passos reduzirá o PSD à insignificância. Em vez dele surgirão os tais outsiders,ditos eurocéticos e populistas que acabarão com as "castas".

Anónimo disse...

"Em vez dele surgirão os tais outsiders,ditos eurocéticos e populistas que acabarão com as "castas""

Mas, é isto que nós queremos. Estamos fartos dos Freitas do Amaral, dos Júdices, dos Proenças, dos Jardins Gonçalves, dos Soares, dos Sampaios das Nóvoas.

RUA!

Tiro aos Ratos disse...

Pior do que o tiroteio no Dombabwe e no Luganda,no Leste da Ucrânia,só mesmo o tiroteio que vai pelo Ratanga,vulgo Largo das Ratazanas,com os Cuzenos transportados em Shócranovs vindos da Costilhitria.

Anónimo disse...

O Lello diz que o telemóvel está muito quente. Socráticos BIMBOS.

O gang das bancarrotas disse...

Agora que se certificou que a lavagem ao cérebro perpetrada pela imprensa socialista já dá para chegar ao poleiro,pois foi o Passos Coelho que fez a bancarrota e trouxe os mauzões do FMI,o incompetente Costa quer ter relações com as partes traseiras do imbecil Seguro.
Mais dois ou três anos para termos cá novamente a Troika,se os europeus entenderem abrir de novo a caixa das esmolas.

Anónimo disse...

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/ricardo_costa_apresenta_demissao_da_direccao_do_expresso_mas_impresa_recusa.html

O director do semanário "Expresso" colocou o lugar à disposição "na sequência das notícias vindas a público sobre a disponibilidade de António Costa para ser líder do PS". A administração não aceitou e mantém confiança.

Anónimo disse...

Só mesmo uma arenga que desagradasse aos xuxas podia levar a criatura a colocar o traseiro à disposição.
Quando entrou naquele fiasco do Artur Batista da Silva não se lembrou de tal.
Anedóticos estes pseudo-jornalistas a soldo das bancarrotas.

Anónimo disse...

http://2.bp.blogspot.com/-6OUWS8Vil04/TitCADVa3PI/AAAAAAAADtg/j7hSISGAS6Y/s400/jose_socrates_e_antonio_jose_seguro_zorate%255B1%255D.jpg

Anónimo disse...

La famiglia Corleone:

- O Velho Soares aparece a dar com espada no InSeguro, com a história da "vitória de Pirro".

- O sobrinho engraxador Alfredo Barroso aparece antes da votação a dar o apoio ao Bloco, dizendo que é o militante nº15.

- O filhote Joãozinho vem dar todo o apoio ao InSeguro, dizendo que o Costa deve é ser Mayor.

Família Filha da Puta!

Anónimo disse...

http://www.publico.pt/sociedade/noticia/psp-reboca-automovel-a-judiciaria-durante-operacao-policial-1637687

O automóvel em que se deslocavam os agentes da Polícia Judiciária na operação que culminou com a detenção do antigo dirigente do Ministério da Administração Interna João Correia, a 29 de Abril passado, foi rebocado pela PSP em pleno serviço. Quando chegaram ao carro na companhia do detido, após várias horas de buscas, os inspectores encontraram-lhe o lugar.

Anónimo disse...

Seguro ganhou as eleições, Costa e companhia querem que ele saia. Passos e Portas perderam as eleições não ouvi ninguém destes partidos a dizer que saiam. Estranho estes comportamentos, deve ser como diz o outro devido aos poderes ocultos.

Anónimo disse...

Em que parte do mundo é estranho não se falar em queda de um governo a propósito de umas eleições europeias?
Esta gente bebe propaganda.
Vocês acham que se o governo for substituído, o sucessor vai acabar com a austeridade num país sem cheta? E seria talvez o partido que nos levou à miséria e assinou o memorando da austeridade, que nos levaria ao Eldorado.
Ahahaha!
Não admira que este país não tenha solução.

Anónimo disse...

A Esquerda tem a poção mágica que se chama: Europa.

Os Boaventuras, os Soares, os Costas e tutti quanti, quando lhe tocam na ferida da insustentabilidade da nação, refugiam-se logo na frase, "a Europa tem que nos arranjar uma solução". Este é o Eldorado da Esquerda. O Hollande está na mesma.

Deve pensar esta Esquerda burguesa que os alemães, os holandeses, os finlandeses e afins, vão pagar a incompetência da Esquerda e da Direita de muitos países!

Ahhhh, ah, ah. Organizem-se. Ponham os corruptos na cadeia e logo vêem que vão melhorar.

Anónimo disse...

Entretanto, os chamados procuradores gostam muito de fazer cócegas ao Rei Leão.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/procuradoria_geral_da_republica_esta_a_acompanhar_irregularidades_na_espirito_santo_internacional.html

O Ministério Público (MP), através da Procuradoria-Geral da República (PGR), está a "acompanhar" a situação da Espírito Santo Internacional (ESI), após ter sido tornada pública a existência de irregularidades financeiras nesta holding. A notícia faz manchete nas edições desta quarta-feira, 28 de Maio, do "Diário Económico" e "i".

Anónimo disse...

Então e da CDU o Exmo. Sr. Prof. não diz nada?! Já sei! Não convém dizer...
Enfim, apregoa aos sete ventos por honestidade intelectual, mas, depois pratica-a....Mais do mesmo...

Anónimo disse...

Como é que os partidos do regime vão pôr os corruptos na cadeia, se eles são essencialmente corruptos?
Os partidos são veículos de acesso aos negócios para as clientelas, ao dinheiro público para os carreiristas e aos empregos no Estado para apaniguados e familiares.
Transformaram a AR numa gigantesca central de negócios.
O poder judicial está altamente corrompido pelos partidos políticos e pela Maçonaria.
Nada funciona com seriedade neste país.
Todas as teorias que não tenham isto em conta são romance.
O poder em Portugal foi capturado por organizações mafiosas que têm partidos políticos como avatares.
Veja-se as denúncias do Rui Mateus, pois ninguém foi mais claro e corajoso nestes 40 anos.
Consequências? Zero!
Os offshores do Sócrates com documentos a circular na internet. Consequências? Zero!
PPP's. Prejuízos monstruosos da banca privada absorvidos pelo Estado, etc.
E as pessoas continuam a fingir que isto é um problema político.
É claramente um problema criminal.
E o tal "segredo de justiça" é tão ciosamente guardado para evitar que a população tenha uma idéia mínima do que se passa nos bastidores.
No Brasil até as escutas telefónicas são divulgadas na mídia.Mesmo as que envolvem políticos ou membros da polícia corrompidos.
Não acabam com o crime,mas permitem que haja uma ideia clara e funcionam como dissuasoras.
Neste país é tudo silenciado.
A imprensa joga um papel chave neste domínio insidioso da Cosa Nostra.

Anónimo disse...

A CDU é aquela coligação de faz-de-conta em que o PCP esconde o nome para fingir que é democrata?
O PCP que apoia as matanças de Estaline, Mao, Pol Pot, Kim Il Sung ,Castro, etc?
O PCP que executava militantes e montou a guerra colonial a soldo do PCUS?
Pois, sobre esse PCP,disfarçado de CDU, Nem vale a pena falar. Já devia ter sido ilegalizado. É uma aberração.

Anónimo disse...

Curiosamente o Prof. Balbino não faz referencia aos bons resultados obtidos pelo PC. Será que o Prof. ainda acredita que os comunistas comem criancinhas ao pequeno-almoço?

Anónimo disse...

O PC foi um sucesso, nós sabemos. Mas, mesmo tirando os 12,5% dos 35% de portugueses que votaram, foram um sucesso. Claro está que nós recordamos que o PC chegou a ter quase 20% dos votos, nos gloriosos anos das Amplas Liberdades do Barreirinhas, encostadas na saudosa URSS!

Quais os países que têm o modelo do PC? Será a China do Partido Comunista Chinês? Ou a Coreia do Norte do Kim Jun UN? Ou será Cuba da Monarquia dos Castros? É que nós não sabemos bem a que Comunismo se refere o Avôzinho Jerónimo!

Anónimo disse...

Evidentemente que o Regime nascido na noite de Abril de 1974, está moribundo. Não morreu apenas porque está ligado à máquina de impressão de notas do BCE. No dia em que o BCE acabe a aquisição de dívida pública da Tugolandia, acaba a gasolina nas bombas, acabam os medicamentos nas farmácias, até as mercearias dos Azevedos deixam de vender muitos produtos.

Mas, como NÃO HÁ ALMOÇOS GRÁTIS, a Europa coloca a mão de obra tuga a trabalhar nas fábricas alemãs e nos hospitais britanicos.

Um povo que não escolhe os dirigentes adequados, terá que arcar com o fardo da incompetencia e do roubo constante das suas élites dirigentes.

Anónimo disse...

"Será que o Prof. ainda acredita que os comunistas comem criancinhas ao pequeno-almoço?"

Criancinhas e não só. Já foram mais de 100 milhões de pessoas assassinadas pelo comunismo.
É ver o livro negro do comunismo.

Ficam aqui algumas palavras da Zita:

"- O assassinato da sua grande amiga Sita Valles a mando de Agostinho Neto, em 1977, não foi razão suficiente para ter batido com a porta?
- Quem leu o livro percebe que esse caso abalou-me imenso. Mas não me abalou tanto a ponto de sair do PCP: E eu tenho pena. Muita, bastante, pena. Por isso é que eu digo: que ninguém diga que não sabia das vítimas....
...- O que quer dizer ao afirmar que o que está errado no comunismo são as ideias, não é a prática?
- Quando se esteve num partido comunista e se defendeu a ditadura do proletariado, a superioridade moral dos comunistas, a propriedade colectiva dos meios de produção, e se defendeu o que ainda hoje se passa em Cuba... As vítimas do comunismo foram tantas ou mais do que as do nazismo. O que acontece é que essas vítimas não têm nome, monumentos... Parece que passaram pela História sem lá estar. O que está errado são as ideias, porque levam àquela prática.,,
,,,(sobre Cunhal) A seguir ao golpe de Moscovo, quando a linha do seu amigo Suslov foi derrotada, ele percebeu que o comunismo tinha acabado. Afastou-se do PCP e procurou normalizar a sua vida. Mostrou a sua casa, a mulher, as fotos dos netos, as suas pinturas, assinou os seus romances."

Até Cunhal percebeu que a ideologia assassina estava acabada.
Estranho é ver no séc.XXI esta gente anquilosada a defender a aberração que ceifou milhões de vidas para dar corpo a uma oligarquia corrupta e que ainda hoje mata e rouba a liberdade a milhões nos seus últimos bastiões,onde ditadores sanguinários tentam desesperadamente manter o seu jugo sobre os seus povos.

Anónimo disse...

O PC vive ainda hoje de 2 tipos de tugas:

- As vítimas do Salazar, que passaram fome, e jamais terão capacidade para ver para além da dicotomia Salazar-Cunhal.

- Os tolos dos que acreditaram nas patranhas pós-Abrilada: saúde gratuita, educação gratuita, auto-estradas gratuitas, canções do Tordo e do Ary gratuitas, etc.

Dificilmente, o PC deixará de ter sempre 8% a 10%. Numas eleições com 65% a 70% de votantes, o PC voltará ao seu limite histórico, que é 8% - 10%.

Anónimo disse...

O comunismo revela-se quando aumenta o fomismo.

Anónimo disse...

http://www.publico.pt/politica/noticia/o-spin-doctor-de-antonio-costa-que-antes-de-o-ser-ja-o-era-1637854

Menos de 24 horas antes de o autarca se disponibilizar para liderar o PS, o consultor Alexandre Krausz criou o perfil Capacitar Portugal António Costa 2015 nas redes sociais. Pura coincidência, garante. Petições online pedem eleições no PS.

Não tem sido fácil para Alexandre Krausz, ainda por cima “consultor de estratégia” de profissão, convencer as muitas pessoas que o contactam que criou a conta no Twitter e o perfil no Facebook Capacitar Portugal António Costa 2015 sem saber que, menos de 24 horas depois, o autarca de Lisboa estaria a anunciar a sua disponibilidade para liderar o PS.

Mas Alexandre Krausz garante que foi mesmo coincidência e que criou aquelas contas no Twitter e no Facebook, que nesta quarta-feira à tarde já contavam respectivamente com cerca de 600 e 4400 seguidores, sem qualquer combinação com António Costa.

A circunstância de Alexandre Krausz também ter sido assessor de Jorge Lacão, Pedro Silva Pereira e do próprio primeiro-ministro no primeiro Governo de José Sócrates – com o qual afirma ter deixado de colaborar por iniciativa própria e “desilusão” - também não o ajudará a convencer ninguém de que não tem estado em trabalho político com uma das facções em que o PS entretanto se dividiu.

Anónimo disse...

o lixo socretino fervilha, outra vez.....ainda bem!