quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Os esgotos das praias do Algarve: incompetência e irresponsabilidade

O turismo do Algarve está a ser punido pela incompetência e irresponsabilidade das autoridades locais e nacionais no caso dos esgotos. Note-se que 96% dos clientes (os turistas) nos serviços que sofrem uma má experiência nem sequer se queixam, apenas não voltam, mas o passa-palavra de quem sofreu uma má experiência é muito mais forte do que quem viveu uma boa experiência; e que 12 boas experiências nos serviços têm o mesmo valor de uma má.

A situação mais gravosa vive-se em Armação de Pera. Para conseguir a bandeira azul, as autoridades decidiram manter fechada a barra da ribeira de Alcantarilha, para onde são drenadas as águas da estação de tratamento de esgotos e que desagua na praia. A população veraneante nesta zona do Algarve é muito elevada e a estação de tratamento de esgotos intermunicipal tem de descargar as águas que, sem acesso ao mar, vão poluir os campos circundantes da ribeira. Tal, como em 2010, pretende-se manter fechada a barra da ribeira de Alcantarilha até ao final de setembro, para que os turistas não vejam «os efluentes poluídos a escorrer para o mar» e que o galardão da bandeira azul seja mantido... Para as autoridades, o galardão da bandeira azul parece ser mais importante do que a saúde e o bem estar dos turistas. Entretanto, neste azarado verão de 2013, os turistas sofrem uma insuportável praga de mosquitos e melgas, que terá começado em junho!... Os veraneantes estão cansados de usar os repelentes com citronela ou a receita caseira dos pescadores ou as raquetes elétricas chinesas. E, a quem sente as mordeduras, a comichão e alergia, não adianta dizer que as ditas melgas de Armação de Pera são diferentes e não mordem, como me disseram que afirmou um técnico do Ministério do Ambiente. Câmara Municipal de Silves decidiu combater, ontem, 14-8-2013, esta praga de mosquitos e melgas com... um helicóptero Kamov!... Refere o comunicado da Câmara local:
«Trata-se de um método que, através da combinação dos fortes ventos provocados pela força das pás do aparelho e do consequente turbilhão de águas, irá contribuir para a destruição da população de mosquitos adultos e de ovos existentes nesta área»!?...
Como era de esperar o espalhafatoso método de matar melgas com pás de helicóptero... não resultou: as melgas continuam ao ataque. Por outro lado, a utilização de inseticida não será melhor para a saúde dos turistas e da população local. Assim sendo, e na mesma linha criativa, a próxima WMD (weapon of mosquito destruction) das autoridades locais e nacionais será a vedação laser (photonic fence)?...

Ao contrário, na Quarteira (Loulé), em 10-8-2013, resolveu-se o problema da acumulação de esgotos e águas poluídas através de uma descarga... acidental para o mar... A praia foi interditada durante dois dias, mas o problema foi resolvido. Temporariamente.

Enquanto as câmaras municipais envolvidas se desdobram em desculpas e ações mirabolantes, o novo ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, permanece silencioso e apático. Mas talvez este esgoto não feda amanhã, 16-8-2013, na Festa do Pontal, do PSD, na Quarteira.

O problema dos esgotos no Algarve, especialmente nas zonas com maior concentração populacional no Verão, precisa de ser enfrentado e resolvido, sob pena de o turismo da região ser afetado seriamente. Antes dos destinos concorrentes e da imprensa de alcance mundial se interessar pelos esgotos e pela praga de melgas. É que as notícias sobre os «sewerage problems»  do Algarve e «mosquito plague» são dramáticas para as futuras escolhas googleanas dos turistas, como se pode percebe a partir destas impressões:
«Visited the Sand city in pera on the evening as it was starting to get dark. Within 10 minutes had over 30 bites on head, arms and legs, and had to leave. Would strongly recommend people think twice about going at this time. Completely spoilt our holiday and both myself and my wife had to go on a course of antibiotics to counter the very adverse reaction from the bites. If you are affected and the area around the bites starts to swell adversely please go and seek medical advise to prevent cellulitis. 
by David from UK on 10-08-2013 09:15:00
In Pera from 2nd August to 19th August as have a property here so come regularly. Never seen anything like this, been bitten severely despite spending on all sorts of stuff from the chemist. Really needs to be sorted as it is affecting holiday badly and I am sure will put 1st time visitors off.
by Dennis Oliver from UK on 06-08-2013 11:01:00 
We are in this resort currently and the river mouth runs st the side of our hotel, and believe me it's disgusting. There are people in our hotel who have had severe reactions. We have never been to Portugal before and will never return, it as ruined our holiday, it is do bad you cannot even sit out at night or go for a walk. I never comment on forums but feel do strongly about this I felt I had to.
by Debbie from UK on 06-08-2013 08:20:00»

17 comentários:

Anónimo disse...

Incompetência, apenas?
Estes autarcas e os responsáveis pela gestão do âmbiente deveriam ser rapidamente demitidos. São oportunistas que só cuidam das suas vaidades e do dinheiro dos cargos.
São uns sacanas e pronto.

Unknown disse...

excelente post. claro que os elitores tambem se têm que penitenciar. e os jornais por serem mais de escandalos do que boa informação.vamos pagar caro a incompetencia crónica de eleitores e eleitos.

A Mim Me Parece disse...

"...talvez este esgoto não feda amanhã, na Festa do Pontal". Talvez? Admite portanto que amanhã a Festa do Pontal feda. Parece-me que, se me desleixo mais, ainda tenho de ir entregar o prometido sei lá onde... O outro foi para a "Berzibela", como dizia a mãe de um amigo meu que emigrou para a Venezuela.

Anónimo disse...

.talvez este esgoto não feda amanhã, na Festa do Pontal"

Uma coisa é garantida:

Vai estar cheio de PARASITAS.

Anónimo disse...

Curiosamente, ou não, pela praia de Armação de Pera, voava, ontem mesmo, 15 de Agosto, uma avioneta que transportava a tarjeta publicitária a dizer qualquer coisa do género, "amanhã, jantar na Festa do Pontal, do PSD".

Ao que chegou o chamado "PSD". Os Jotas andam a promover nas praias, quais bolas de Berlim, as jantaradas da corja laranja. quer este lixo laranja ser diferente dos Socretinos. Tudo ESTERCO. Tudo ESGOTO.

Armação de Pera não é mais nem menos do que Portugal, um país de "espertos", de vigaristas, de criminosos de colarinho branco, a que se junta uma população medrosa da mudança e merdosa, porque está a abastecer de votos o gangue laranja e rosa.

MORTE à III República.

Anónimo disse...

É tudo uma questão de ESGOTO.
O verdadeiro e o simbólico. Incomoda-me o cheiro do simbólico e muito menos o verdadeiro.

Anónimo disse...

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=3376831

Deve ser bom trabalhar nas universidades

Anónimo disse...

Portugal é o país da OCDE com maior período de férias no Secundário, TRÊS MESES DE FÉRIAS.

Vivam os Sindicatos de Professores.

Anónimo disse...

http://economico.sapo.pt/noticias/nao-sou-padrinho-politico-de-passos-sou-amigo-dele-ha-muitos-anos_175559.html

Ângelo Correia assume o seu desencanto com os partidos. Porém, reconhece que é amigo de Pedro Passos Coelho e que falou várias vezes com o primeiro-ministro durante a crise recente.

Ângelo Correia nega que tenha vocação para influênciar políticos mas reconhece que foi amigo de dois líderes do PSD: Luís Filipe Menezes e Pedro Passos Coelho. O empresário está desiludido com o Governo, sublinhando que acumula erros desde a sua formação, mas também com todos os partidos políticos. Pensam pouco o País, diz Ângelo Correia.

Já está a formar o próximo primeiro-ministro de Portugal?

Anónimo disse...

http://economico.sapo.pt/noticias/dez-deputados-nao-falaram-no-parlamento-este-ano_175575.html

Ex-ministros do Partido Socialista estão entre os deputados que não fizeram qualquer intervenção no Plenário da Assembleia da República durante a última sessão legislativa.

Houve dez deputados - seis do PS e quatro do PSD - que não fizeram qualquer intervenção durante as 117 sessões plenárias da última sessão legislativa. É o caso do ex-ministros socialistas Vieira da Silva e Alberto Costa.

Anónimo disse...

Será que o Espirito Santo não deixa falar o Vesgo da Silva? Se assim for, teremos que fazer um novo 25-A.

NÃO FEDE MAS FODE disse...

NO PONTAL PARA NÃO FEDER PASSOS VAMOS LÁ FODER OS PORTUGUESES AMEAÇANDO O CONSTITUCIONAL.ABAIXO A CORRUPÇÃO!MORTE À III REPÚBLICA!LIBERDADE PARA PORTUGAL!

Vesgo Avençado disse...

O Vesgo está avençado.Está por conta do RES como todas as putas que se prezam.Não fala mas conspira muito com a boca.

Anónimo disse...

Nem todos os mosquitos são maus. O Mosquito que era para ter comprado os pasquins do Oliveirinha, mais a Trotzkistas Sem Fios, compra agora uma construtora falida.

http://economico.sapo.pt/noticias/soares-da-costa-aprova-entrada-de-mosquito-a-23-de-setembro_175601.html

A Soares da Costa realiza a 23 de Setembro a assembleia geral que vai aprovar a entrada do empresário angolano na construtora.

A reunião dos accionistas da Soares da Costa tem mesmo como único ponto a aprovação do aumento de capital da construtora, no valor de 70 milhões de euros, e que será integralmente subscrito pelo empresário angolano António Mosquito, passando-lhe a pertencer 66,7% do capital da Soares da Costa Construção.

A assembleia geral terá lugar pelas 15h00 do dia 23 de Setembro, na sede do grupo no Porto. Se não houver representação do capital exigido pela lei ou pelo contrato, o encontro está agendado para 9 de Outubro, à mesma hora.

Segundo o acordo entre as partes, a Soares da Costa, que é controlada em 70,8% por Manuel Fino, vai manter uma posição de 33,3% na Soares da Costa Construção, mas Mosquito ficará com uma opção de compra sobre essa participação. Subjacente a esta alteração está a celebração de um acordo parassocial entre a ‘holding' e o novo investidor.

Anónimo disse...

não é um problema fácil de resolver. a população e consequentemente os afluentes aumentam brutalmente durante um curto período de tempo.

Requer investimentos avultados. Obviamente que seria bom ter um melhor sistema de drenagem melhor mas não sei se isso será prioritário tendo em conta o estado das contas do país.

Anónimo disse...

Não é só no Algarve, pela costa Litoral também está quase tudo proibido de apanhar marisco porque a agua do mar está poluída. Nem imagino o prejuízo que deu aos mariscadores.

O maior problema é que ninguém vai investigar que tipo de resíduos tóxicos são, a sua proveniência e por fim apurar quem os lançou ao mar.

Anónimo disse...

A propósito de Feudos e Parasitas, o Miguel Relvas foi lá também á festa do Pontal.