quarta-feira, 31 de julho de 2013

Swaps, Maria Luís e Alberto Soares

As imputações ao ex-presidente do IGCP Alberto Soares da atual ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, ontem, 30-7-2013, na comissão parlamentar de inquérito sobre os swaps nas empresas públicas são gravíssimas e não podem passar sem o competente procedimento judicial. Segundo o Público/Lusa, de 30-7-2013, na reportagem «Maria Luís Albuquerque diz que teve de pressionar para obter informação»:
«Maria Luís Albuquerque acusou ainda o ex-presidente do IGCP (Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública), Alberto Soares, de bloquear a mudança de estatutos do instituto, garantindo que este não falou verdade sobre a inexistência de contactos com a tutela sobre os swaps.
"Sobre o depoimento do ex-presidente do IGCP , apenas posso expressar o meu espanto pelas suas declarações de que nada foi solicitado ao IGCP em matéria de swaps enquanto exerceu essas funções, isto é, até Março de 2012. O primeiro email enviado ao Doutor Alberto Soares por mim própria data de 31 de agosto de 2011 e segue-se a conversas havidas sobre o tema, em Novembro e Dezembro desse ano, o IGCP produziu duas informações sobre possíveis soluções, que me foram remetidas pelo Doutor Alberto Soares. Nessas, fica de imediato definida a estratégia a seguir, nos termos da recomendação do IGCP", descreveu.
Maria Luís Albuquerque, que responde pela segunda vez perante a comissão parlamentar que investiga a contratação de swaps pelas empresas públicas, explicou que nessa estratégia estava já a alteração dos estatutos do IGCP para lhe conferir mandato e competência para assumir a gestão da carteira de derivados e a contratação do assessor financeiro especializado.
A ministra diz que a 26 de Dezembro de 2011 enviou novo email a Alberto Soares a indicar que este teria de apresentar uma proposta de alteração dos estatutos do IGCP, "deixando claro que já há semanas tinha discutido o tema directamente com a responsável pela área jurídica do IGCP".
Maria Luís Albuquerque diz também que tem na sua posse emails que demonstram "sem margem para dúvida, que o Doutor Alberto Soares não dava andamento ao processo, apesar das insistências". "Dizer que o IGCP não estava envolvido é pura e simplesmente mentira", garantiu a ministra das Finanças.»


Alberto Soares é assim desmentido por Maria Luís relativamente às declarações que prestou à comissão parlamentar de inquérito dos swaps, em 25-7-2013, onde, segundo o Económico desse dia, afirmou sobre o seu trabalho no IGCP após a tomada de posse do novo Governo PSD-CDS: «Não houve quaisquer orientações sobre a matéria dos swaps, enquanto lá estive».

O papel nuclear do ex-presidente do IGCP Alberto Soares, gestor ligado aos socialistas, já tinha sido posto em evidência neste blogue, no poste «A onda rosa e os cartões submersos», de 23-2-2013. Escrevi, então:
«O IGCP tem como presidente do seu Conselho Diretivo, desde 2006, o Dr. Alberto Manuel Sarmento Azevedo Soares, um gestor com grande experiência bancária internacional, nomeadamente em Macau (onde esteve de 1984 a 1999) e Administrador da CGD Finance (Cayman Islands) de 2001 a 2006, como se pode ler no seu currículo.
O cartão de pagamentos «Visa Carge Card» foi uma iniciativa do IGCP com o apoio da Unicre. O evento de lançamento do cartão contou com a presença do secretário de Estado Costa Pina e também do ministro Teixeira dos Santos que terá declarado: «o Tesouro não podia fazer outra coisa senão fazer parte desta onda». E o presidente do IGCP, Dr. Alberto Soares, presidente do IGCP, disse à agência Lusa, nesse 3-6-2009, que o objectivo passava «pela emissão de "milhares de cartões" até ao final do ano (...), revelando que serão atribuídos três a quatro cartões para cada um dos serviços públicos».

O pior, todavia, o pior, em minha opinião, está nos negócios de venda de dívida pública portuguesa fora de mercado a investidores institucionais e a particulares e as outras operações nos mercados monetários. São esses negócios que têm de ser investigados prioritariamente, no IGCP e no Governo socialista, em paralelo com os swaps mais ou menos especulativos - que ontem, a nova ministra das Finanças, alegou na comissão de inquérito que não resultaram em três mil milhões de euros de prejuízo para o erário público, mas um lucro tangencial!... ainda que eventualmente os juros de dívida pública com esses bancos, para cobrir a sua criação pelos socialistas, de 2005 a 2011, e a espetativa do atual Governo, tenham sido renegociados para cima... - e o referido caso dos cartões rosa (a propósito como está o inquérito no DIAP?!...).

Convém que Maria Luís, que está sob fogo cerrado do Partido Socialista socratino, revele ao povo o que sabe sobre estes negócios para expor a responsabilidade que o povo ainda desconhece.


Limitação de responsabilidade (disclaimer): As personalidades e entidades, referidas nas notícias dos media, que cito e comento, não são suspeitas ou arguidas do cometimento de qualquer ilegalidade ou irregularidade.

22 comentários:

AS NEGOCIATAS DO CAIMÃO disse...

QUAIS FORAM OS GOVERNANTES SOCIALISTAS E APANIGUADOS QUE LAVARAM O SEU DINHEIRO SUJO UTILIZANDO A PORTA GUARDADA PELO CAIMÃO COMPRANDO DIVIDA PÚBLICA PORTUGUESA DE CURTO PRAZO BENEFICIANDO DE JUROS CADA VEZ MAIS ELEVADOS ENQUANTO TUDO FAZIAM PARA ADIAR O PEDIDO DE AJUDA INTERNACIONAL, SABENDO QUE QUANTO MAIS TARDE A PEDISSEM MAIS OS JUROS DE CURTO PRAZO SUBIAM E MAIOR SERIA O RENDIMENTO QUE OBTERIAM COM O SEU DINHEIRO SUJO COM O SANGUE DOS PORTUGUESES.O DCIAP JÁ PARA O IGCP!!!

Anónimo disse...

http://www.publico.pt/sociedade/noticia/trabalhar-alcoolizado-ate-pode-melhorar-produtividade-dizem-juizes-1601883

DON MÁFIO disse...

O Máfio não paga a traidores...denuncia-os em público depois de lhe prestarem vassalagem colocando a última pedra sobre o túmulo do traidor.No DN desta semana tudo está dito no que respeita ao traidor Álvaro Santos Pereira.Que não RIP em paz e acabe o seus dias no Alaska...

Briocheiro disse...

Um Brioche!
Um brioche!
O meu reino por um brioche!
Se cavam mais fundo,ainda me levam o caymão.
Vou ligar o megafone Ana Draggomes,isto é uma cabala.

MOVIMENTO DOS PATRIOTAS PORTUGUESES disse...

CAMINHAMOS RÁPIDAMENTE PARA AS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS.OS PORTUGUESES DEVEM UTILIZAR O SEU VOTO PARA CASTIGAR OS CORRUPTOS,O REGIME DOS PULHÍTICOS E DOS GATUNOS E A CORRUPÇÃO DE ESTADO.A ABSTENÇÃO OU O VOTO NULO DEVE SER A REGRA.NÃO VOTAR EM NENHUMA CIRCUNSTÂNCIA NOS CANDIDATOS DAS ESQUERDAS DEVE SER OUTRA ATITUDE A TOMAR.QUANTO AOS CANDIDATOS APOIADOS PELOS PARTIDOS INTEGRANTES DO ACTUAL GOVERNO, EXISTEM TRÊS QUE DEVEM SER PARTICULARMENTE PENALIZADOS PELO ELEITORADO QUE VOTOU NESTES PARTIDOS NAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS.O CAMALEÃO SEARA EM LISBOA,VERDADEIRO INSULTO FEITO PELA DUPLA PP-PASSOS/PORTAS AO SEU ELEITORADO.MERECE O PIOR RESULTADO POSSÍVEL NA CAPITAL DE PORTUGAL. RESULTADO QUE SIRVA DE LIÇÃO AOS TRÊS VENDILHÕES PARA MEMÓRIA FUTURA.O "SPORCHI" MENEZES NO PORTO, QUE SIMBOLIZA O PIOR DO PIOR PSD.ELE TAMBÉM DEVE SER DERROTADO E HUMILHADO.O MAÇON HENRIQUES EM VISEU,GATO VENDIDO POR LEBRE,TOUPEIRA ALIADA DOS SOCIALISTAS, MERECE SER DESMASCARADO E DERROTADO.NESTA VOTAÇÃO EM VISEU OS CATÓLICOS DESTE CONCELHO TÊM NAS SUAS MÃOS UMA PARTICULAR RESPONSABILIDADE.DERROTAR O MAÇON HENRIQUES SERÁ TAMBÉM DAR UM PODEROSO CONTRIBUTO PARA PÔR COBRO À DITADURA MAÇÓNICA EM PORTUGAL.QUANTO AOS RESTANTES, CASO A CASO, OS PATRIOTAS DEVEM APOIAR OS CANDIDATOS SÉRIOS COMPETENTES E PATRIOTAS,CRITICOS DA POLÍTICA LIQUIDACIONISTA DOS VENDILHÕES PP E PRONTOS A CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO FUTURA DE UM GOVERNO PATRIÓTICO QUE DEFENDA PORTUGAL E OS PORTUGUESES.SÃO POUCOS OS CANDIDATOS QUE MERECEM O NOSSO APOIO MAS ALGUNS HÁ.ABAIXO A CORRUPÇÃO!VIVA PORTUGAL!

Anónimo disse...

com mais uns funcionários públicos despedidos a moça dos swaps nas contas publicas deixara de ser relevante, tanto mais que em Portugal gatunagen feita por políticos e governantes não tem cabimento jurídico criminal

Anónimo disse...

rui pereira, maçon, socretino, escreve hoje no cm, que há assessores a correr pelos corredores dos ministérios e que querem impor "a pertença à maçonaria, como declaração pública obrigatória", para depois os impedirem de estarem em cargos públicos. interessante este espernear. eles sabem muito, esperneiam antes, para impedir que algo mude. temos que estar atentos ao ESTOURO da Lusófona, do maçon damásio, e será um dos primeiros elementos que revelam a miséria que vai pela maçonaria.

Anónimo disse...

VOTO NULO, nas Autárquicas.

Atenção ao Maçon Moita em Oeiras, também é um representante do LIXO do PSD, embora diga que não pertence ao PSD. Tem que se ESVENTRAR o PSD, nestas autárquicas. É objectivo fulcral ter 60% dos portugueses como ABSTENCIONISTAS e VOTOS NULOS e BRANCOS. Se conseguirmos isso, estaremos próximos do FIM da BARRACA do Soares e de Cavaco.

DON RICKY disse...

ComPortas todas abertas e ComPassos todos certos os outros vão ficando cada vez mais pobrezinhos e eu cada vez mais Rickinho.Que chatice terem despedido o Caimão.Dava-me tanto jeito e abria-me tantas Portas.Bom,lá vou ter de atender o filusufu de Paris que me quer cravar mais uma Kumissão...

O COXO E O GATUNO MENTIROSO disse...

UM NUM BANCO VENDIA SWAPS COM O ARGUMENTO DE QUE ALDRABAVAM AS CONTAS PÚBLICAS.O SÓCRETINO VIGARISTA COMPRAVA LOGO A CORRER PORQUE OUTRA COISA NÃO QUERIA DO QUE ALDRABAR AS CONTAS PÚBLICAS.O PRIMEIRO ERA UM VENDEDOR PRIVADO.O SEGUNDO O GOVERNO DE PORTUGAL QUE VIGARIZAVA,JOGAVA E ENCHIA OS BOLSOS COM O DINHEIRO DE TODOS OS PORTUGUESES.SE O PRIMEIRO DEVE SER SANCIONADO DEMITINDO-SE,O SEGUNDO DEVE SER DE IMEDIATO CONSTITUIDO ARGUIDO E FICAR EM PRISÃO PREVENTIVA.

REPOLHO NAS RELVAS disse...

Vou para Presidente de um Olímpico qualquer coisa...o Amásio dá-me depois equivalência a Presidente da República...

Carlos Sério disse...

Muitos dos Swaps das empresas públicas foram contratados com o banco JP Morgan. Aliás, os Swaps que a ministra contratou enquanto directora financeira da Refer terão sido com este banco.

Acontece que foi dado a conhecer, através das palavras de Victor Gaspar e da nova ministra, que os dois não se conheciam. Maria Luiz Albuquerque tomou posse como secretária de estado do ministério de Gaspar sem que este a conhecesse.

E eu que pensava que os secretários de estado eram escolhidos pelos respectivos ministros? Afinal, quem é que colocou M L A no Governo? Hum, cheira-me aqui a poderosos dedinhos da alta finança? Do próprio banco JPM, será?

Bem, soube-se agora que o novo secretário de estado do tesouro, Joaquim Pais Jorge, este sim, convidado para secretário de estado pela actual ministra das finanças, quando trabalhava no banco Citibank, tentou vender Swaps tóxicos ao governo liderado por José Sócrates.
É este o homem que a ministra escolheu para defender os interesses financeiros do Estado?

O ramalhete fica composto com Paulo Gray, o responsável pela consultora que a ministra escolheu (por ajuste directo seguramente através do IGCP) para analisar os Swaps das empresas públicas e que, como Joaquim Pais Jorge, promoveu a venda de Swaps como director executivo do Citibank.
Tem razão Victor Gaspar quando afirmou há dias no Parlamento ser a ministra das finanças uma "especialista" em Swaps.

Mas afinal qual critério a que obedeceram estas escolhas sinistras? Será que ainda existem dúvidas quanto aos interesses que este governo swapeiro defende?

DEDO SUJO disse...

Nesta estória dos swaps há seguramente um dedinho que cheira a merda.É o dedo do menino que os fez ou mandou fazer de seu nome Briocheiro e que gosta de enfiar o dedinho no traseiro.Mais ninguém os fez a não ser ele.O resto é só fumaça para disfarçar este dedinho de Monsieur de La Palice.

Anónimo disse...


Que idade tem este comentador coprófilo?
A de ter juizo, não?
A ordinarice e o mau gosto são também outro sintoma da putrefação em que vivemos.

Faz pensar àqueles pobres diabos que, quando passeiam pelas ruas, não resistem a chafurdar nas caixas do lixo.


A culpa é do mordomo disse...

Sim,o pervertido tem que assumir a responsabilidade.
Andar a atirar areia aos olhos dos portugueses,passando a culpa de mão em mão,é um truque primário.
Como se pode comprovar pelas escutas,há um "amigo de Paris".
E foi entre esta parelha que se cozinhou a negociata.
Como sempre,o gang do sucialismo corrupto é perito em manobras de diversão.

IDADE SUFICIENTE disse...

Idade suficiente para saber que tens uma falsa licenciatura,andaste a roubar os portugueses durante anos,fizeste de conta que estudavas em Paris sem conseguir aprender ponta de um corno,lavaste o teu dinheiro sujo na máquina de lavar roupa do Caimão,és o grande responsável pelos swaps e pela bncarrota portuguesa e o teu dedinho sujo tudo faz para desestabilizar Portugal.Para além de todas as outras utilizações que lhe dás,incluindo tirares macacos do nariz...vai vender brioches para outro lado porque aqui não enganas ninguém!

Anónimo disse...

"Faz pensar àqueles pobres diabos que, quando passeiam pelas ruas, não resistem a chafurdar nas caixas do lixo."

Não são pobres diabos.São as vítimas do socialismo.

AS SEARAS DA JUDITE disse...

Em Lisboa,filho,vais levar com os dois pés e ainda acabas a coçar as Costas ao Costa!

CLEÓPATRA disse...

Vais ter o mesmo destino do meu Marco António...nem os gatos vão querer s tua sem espinha...

pvnam disse...

-> Parece que a ministra para a Integração do governo italiano, Cécile Kyenge, defende a legalização da poligamia: ver «aqui».
.
-> Já disse isto montes de vezes... e... OTÁRIOS MILITANTES insistem em não querer ver:
i) tal como acontece com muitos outros animais mamíferos, duma maneira geral, as fêmeas humanas são 'particularmente sensíveis' para com os machos mais fortes...
ii) nas Sociedades Tradicionalmente Poligâmicas apenas os machos mais fortes é que possuem filhos;
iii) no entanto, para conseguirem sobreviver, muitas sociedades tiveram necessidade de mobilizar/motivar os machos mais fracos no sentido de eles se interessarem/lutarem pela preservação da sua Identidade... de facto, analisando o Tabú-Sexo (nas Sociedades Tradicionalmente Monogâmicas) chegamos à conclusão de que o verdadeiro objectivo do Tabú-Sexo era proceder à integração social dos machos sexualmente mais fracos; ver http://tabusexo.blogspot.com/.
.
.
.
P.S.1.
É errado estar a dizer (como já alguém disse) «a Europa PRECISA DE CRIANÇAS, NÃO DE HOMOSSEXUAIS!»... isto é, ou seja... a Europa precisa de pessoas (homossexuais e heterossexuais) com disponibilidade para criar crianças!!!
.

É UMA MUDANÇA ESTRUTURAL HISTÓRICA DA SOCIEDADE: os homens poderão ter filhos... sem repressão dos Direitos das mulheres... e independentemente de agradarem ou não às mulheres!... Leia-se: O ACESSO A 'BARRIGAS DE ALUGUER'...
.
Nota: Quando se fala em Direitos das crianças... há que ver o seguinte: muitas crianças (de boa saúde) hão-de querer ter a oportunidade de vir a ser pais... oportunidade essa que lhes é negada pela 'via normal'.
.
.
P.S.2.
Com o declínio do Tabú-Sexo (como seria de esperar) a percentagem de machos sem filhos aumentou imenso nas sociedades tradicionalmente monogâmicas.
Em contraposição, os machos de maior sucesso passaram a ter filhos de sucessivos casamentos...
.
Mais, por um lado, muitas mulheres vão à procura de machos de maior competência sexual, nomeadamente, machos oriundos de sociedades tradicionalmente Poligâmicas [nestas sociedades apenas os machos mais fortes é que possuem filhos, logo, seleccionam e apuram a qualidade dos machos]... por outro lado, muitos machos das sociedades tradicionalmente Monogâmicas vão à procura de fêmeas Economicamente Fragilizadas [mais dóceis] oriundas de outras sociedades...
.
.
P.S.3.
---> Sem 'corte' com os 'globalization-lovers' não há SOBREVIVÊNCIA!!!
{leia-se, os 'globalization-lovers' que fiquem na sua... desde que respeitem os Direitos dos outros... e vice-versa}
---> Concluindo: antes que seja tarde demais [nota: os 'parvinhos-à-Sérvia' - vide Kosovo - que fiquem na sua], há que mobilizar aqueles nativos europeus que possuem disponibilidade emocional para abraçar um projecto de Luta pela Sobrevivência... e... SEPARATISMO-50-50!
.
Nota 1: Manifestações não-violentas (à Gandhi) por toda a Europa: «Pelo DIREITO À INDEPENDÊNCIA/SOBREVIVÊNCIA contra o NAZISMO-DEMOCRÁTICO».
{obs 1: existem mais de 1200 milhões de chineses, etc, etc, etc… e… existem Nazis-Democráticos!... os Nazis-Democráticos insistem em acossar/perseguir qualquer meia-dezena de milhões de autóctones que defenda a sobrevivência da sua Nação/Pátria… leia-se: os Nazis-Democráticos pretendem determinar/negar democraticamente o DIREITO À SOBREVIVÊNCIA de outros…}
{obs 2: nazismo não é o ser 'alto e louro'... mas sim a busca de pretextos (adoram evocar/inventar pretextos) com o objectivo de negar o Direito à Sobrevivência de outros!}

.
Nota 2: Se os autóctones europeus não estiverem dotados duma Coligação Defensiva (do tipo NATO)… os nazis made-in-USA aplicarão aos autóctones europeus o mesmo 'tratamento' que foi aplicado aos autóctones norte-americanos.

RICARDO SALGALHADA disse...

Queria casar com a quinta mas as outras quatro formaram um Sindicato,filiaram-se na UGT e agora os Silvas não me deixam casar.O que hei-de fazer?Converter-me ao candombléportismo?Diga professor,ajude-me...

RICARDO SALGALHADA disse...

EU TAMBÉM NÃO QUERO TRABALHAR MAS PRECISO DO SUBSÍDIO PARA ALIMENTAR AS MINHAS QUINTAS E SEXTAS.CORTEM NOS POBREZINHOS,MATEM OS REFORMADOS,QUEIMEM OS DESEMPREGADOS MAS NÃO ME TIREM O SUBSÍDIO A MIM.SEMPRE QUE FUGIR AOS IMPOSTOS QUERO TAMBÉM TER SEMPRE DIREITO A UMA AMNISTIA...