quinta-feira, 18 de julho de 2013

«Adão, onde estás?»

A alienação política dos cidadãos, concentrados no conforto material, tem permitido nos últimos tempos a deriva autoritária das democracias. Na Rússia, debaixo de Vladimir Putin, vigora um regime autoritário sob a capa da democracia - veja-se os casos do julgamento póstumo do denunciante Sergei Magnitsky ou do blogueiro Alexei Navalny. Mas noutras democracias consolidadas também se notam traços de autoritarismo: sejam os casos da administração Obama relativamente a Julian Assange, Bradley Manning ou Edward Snowden; seja o caso do governo Rajoy relativamente a Luís Bárcenas, com proibição a quem o visita na cadeia de levarem papel e esferográfica...

O cidadão cede a liberdade política em troca da promessa de proteção do bem-estar material. E cede a liberdade civil em troca do conforto que o Estado lhe proporciona. Troca, enfim, a liberdade dos outros pela promessa corrupta do seu bem-estar. Atrofiado no egoísmo, o homem fecha-se aos outros: ignora, abandona, vende, mata. Não é o Estado: é ele. Nesse sentido, é muito útil ouvir a dura chamada da consciência do Papa Francisco em Lampedusa, em 8-7-2013:
«"Adão, onde estás?": é a primeira pergunta que Deus faz ao homem depois do pecado. (...)
"Onde está o teu irmão? A voz do seu sangue clama até Mim", diz o Senhor Deus. Esta não é uma pergunta posta a outrem; é uma pergunta posta a mim, a ti, a cada um de nós. (...)
A cultura do bem-estar, que nos leva a pensar em nós mesmos, torna-nos insensíveis aos gritos dos outros, faz-nos viver como se fôssemos bolas de sabão: estas são bonitas mas não são nada, são pura ilusão do fútil, do provisório. Esta cultura do bem-estar leva à indiferença a respeito dos outros; antes, leva à globalização da indiferença. Neste mundo da globalização, caímos na globalização da indiferença. Habituamo-nos ao sofrimento do outro, não nos diz respeito, não nos interessa, não é responsabilidade nossa!»
As ditaduras, mais duras ou mais brandas, não se implantam por causa dos apoiantes fanáticos, mas por causa da indiferença dos outros. Em Portugal, onde, por penúria e egoísmo, consentimos a continuidade da corrupção e abrimos assim as portas ao retorno do socialismo, convém prepararmo-nos para a próxima versão mais violenta do socialismo de Estado em Portugal.

51 comentários:

Anónimo disse...

Nem vem aí o socialismo, nem, o socialismo deixou de estar. O Regime depois de 25-A, mais precisamente depois de 25 de Novembro de 1975, foi sempre como é. É um bocado socialista, ao estilo do farsante Soares e do distribuidor de dinheiro Cavaco, junto das élites financeiras e dos funcionários públicos (de relembrar que foi Cavaco que inventou as "promoções automáticas" na Função pública).

Se quisermos ir atrás, este Regime não difere muito na essência de Salazar. De relembrar o congelamento das rendas nas grandes cidades, obra de Salazar, que o Regime de Abril quis manter. Ou seja, Salazar também foi socialista. Evidentemente, que o Regime actual ainda não é tão ácido como o Tarrafal de Salazar. Por enquanto. Mas, no regime actual, só entram para os lugares de élie da Função Pública, os eleitos e os familiares dos eleitos.

Ou seja, o Regime não é socialista, nem é nada. Portugal continua a ter um regime feudal. Misturam-se agora, as famiglias Espirito Santo e Mello, com as famílias Soares e Sampaio. É a única diferença.

Jaime Nogueira Pinto dizia ontem na SIC-N, que as pessoas andam distraídas, mas que "pode chegar o dia em que não tenham os ATM's a funcionar". Já faltou mais.

Anónimo disse...

Qualquer dona de casa saberia governar melhor este país que os atuais políticos. É o descalabro das contas públicas. Estes rapazes so sabem colar cartazes.

Minha burra, minha burra! Queres água?

Bem, vou dar água à burra.

Anónimo disse...

Sinais de desagregação do regime.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=645215
O Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI) denunciou hoje um «gravíssimo incidente» entre contribuintes que ocorreu no início da semana numa repartição de Finanças do Porto, defendendo a contratação de novos funcionários para se evitar situações de conflito.Em declarações à Lusa, o presidente do STI, Paulo Ranha, contou que «os desacatos» entre contribuintes que «iam terminando muito mal» aconteceram na segunda-feira, no Serviço de Finanças do Porto 2 (Bom Sucesso).

Na origem dos problemas, disse, está o caos gerado nos serviços de finanças com as notificações com o Imposto Único de Circulação (IUC) e as divergências de IRS.

DOM NUNO disse...

"A alienação política dos cidadãos, concentrados no conforto material, tem permitido nos últimos tempos a deriva autoritária das democracias."

Só nos últimos tempos?

"Na história, o que, geralmente falando, constitui a principal feição do republicanismo democrático é de servir de prólogo ao cesarismo" — Alexandre Herculano ("Cartas", t. I, p. 211).

RATAS À BATATADA disse...

NO NINHO DAS RATAS,AO LARGO DOS SELVAGENS,JÁ ANDA TUDO À BATATADA...OS SINAIS SÃO ENCORAJADORES QUE TERÃO O DESTINO DAS CAGARRAS COMIDAS PELOS TUBARÕES...COM BATATAS...

Anónimo disse...

o Vieira da Silva é um bom indicador. ele já disse que ps tem que assinar o documento. é o dinheiro. segue o dinheiro e vais ver as decisões. como é que esta gente comia os lagostins e bebia o Don Perrignon?

Lacaio do Ricky disse...

O Silva Sarolho-SS é hoje um sopeiro do Ricky.O Ricky quer o acordo para Salvação do divino Espírito Santo.O Ricky manda,o sopeiro obedece ao amo.Cherchez l'argent...et l'agent...

Anónimo disse...

concordo com o que escreve.
Mas pergunto-lhe já passou fome?

Anónimo disse...

como é que a malta do Iscte vive? bem. o Carvalho da Silva. o Pacheco. a Lulu. o Reto. o Jorge Sá. o Ferro. o Cravinho. e tantos outros. tudo vive bem. há quantos anos, não andam estes pulhas de autocarro? saberão o que é andar de Renault Clio? nem isso. passarão férias em Portugal? nem isso. eles assinam tudo o que for preciso para o seu bem estar. o povo que se fornique.

Anónimo disse...

Novo escândalo no Vaticano.

Jorge Mario Bergoglio escolheu para prelado encarregado de controlar o IOR, o banco do Vaticano, Mons. Battista Ricca, prelado homossexual que já teve problemas com a polícia italiana e a de vários países de América do Sul, e que, ultimamente, dirigia a Casa de Santa Marta, onde o próprio Bergoglio reside (já que recusou os apartamentos pontifícios).
Bergoglio alega ignorância…

Veja-se o artico do vaticanista Sandro Magister aqui:

http://chiesa.espresso.repubblica.it/articolo/1350561

Anónimo disse...

Estranho, este Bergoglio, que não pode passar sem banhos de multidão quase quotidianos.
É-se peronista ou não se é!
Continua a recusar que lhe chamem Papa ou Santo Padre, e, quando assina um documento, não escreve, após a sua rubrica, como todos os seus predecessores, os tradicionais PP, que significam Papa.
Quer ser apenas bispo de Roma…
Agora, este estrondoso passo em falso com a nomeação do tarado Battista Ricca para o representar junto do IOR não é de natureza a tranquilizar os que, em Roma e fora de Roma, já o consideram como totalmente inadaptado às funções de chefe da Igreja.

Anónimo disse...

Um papa popularucho para gentinha popularucha e que gosta de fazer caretas perante os fotógrafos. É o que temos.

Anónimo disse...

A recusa de Bergoglio em instalar-se nos apartamentos pontifícios é motivada por "razões psiquiátricas", como o próprio já declarou duas vezes. Vejam aqui:

http://www.ncregister.com/daily-news/i-didnt-want-to-be-pope-francis-tells-children

e aqui:

http://www.telegraph.co.uk/news/religion/the-pope/10106798/Pope-Francis-says-he-never-set-out-to-be-Pope.html

Anónimo disse...

Para mim, não há dúvida de que Francisco é uma espécie de Hugo Chaves mitrado.

Anónimo disse...

Hugo Chávez, aliás, mas toda a gente percebeu, e estou de acordo com a sua opinião.

Anónimo disse...

"Razões psiquiátricas"?
O homem tem alguma doença mental?

Anónimo disse...

Não só não quer que lhe chamem Papa, como não quer que lhe chamem Francisco Primeiro. E isto parece-me muito significativo. Bergoglio quer acabar com a monarquia pontifical. Daí a sua recusa em usar muitos dos símbolos tradicionais dos seus predecessores.
Quer ser um presidente da igreja universal ecuménica — a igreja, a bem dizer, com a qual a maçonaria sempre sonhou.
Em Buenos Aires, andava sempre aos abraços com rabinos e pastores, uns e outros inimigos irredutíveis da Igreja Católica.
O que é que isto quer dizer?
Com este papa que não quer ser papa, vamos ver coisas espantosas.

Anónimo disse...

Porque é que os rabinos de hoje hão-de ser inimigos irredutíveis da Igreja Católica?

Anónimo disse...

Porque continuam aferrados ao Talmud, para o qual Jesus Cristo é um impostor, um mentiroso, um charlatão, e sua mãe, Nossa Senhora, uma prostituta.
Está escrito!
Nestas condições, que significam os abraços, as visitas às sinagogas, as declarações conjuntas?
É tudo hipocrisia, tanto por parte dos judeus como por parte dos "católicos".

Anónimo disse...

A B'nai B'rith, que é uma espécie de maçonaria judia a nível mundial, só composta aliás por judeus, foi a primeira organização a saudar a eleição de "Francisco".

Anónimo disse...

Mas que procuram os judeus nesta política de aproximação com os católicos?

Anónimo disse...

Procuram — e já conseguiram na realidade —, que a Igreja renuncie ao seu antijudaísmo doutrinal, isto é, renuncie à sua crítica do talmudismo.
Confundindo capciosamente todo o antijudaísmo com o antisemitismo, os judeus conseguiram, sobretudo depois da Segunda Guerra Mundial, incutir nos católicos uma má consciência em relação a tudo o que diz respeito aos judeus.
Um historiador judeu, Jules Isaac, foi ao ponto de escrever várias vezes a João XXIII, pedindo-lhe que mande expurgar os Evangelhos e os Actos dos Apóstolos de tudo o que considerava ofensivo para os judeus, a começar pelas invectivas do impostor e charlatão Jesus!

Anónimo disse...

Numa fase ulterior — e tudo isto foi perfeitamente anunciado e planeado, já no século XIX, pelo rabino e cabalista italiano Elia Benamozegh (1823-1900), autor do livro famoso "Israel e a Humanidade" —, os judeus, tendo a Igreja Católica, ou o que dela sobreviverá, debaixo dos seus pés, poderão finalmente tornar-se senhores do mundo inteiro, de acordo com as profecias bíblicas, interpretadas no sentido de um messianismo puramente terrestre e material, tendo por capital Jerusalém…

Anónimo disse...

Estamos bem!

Anónimo disse...

A destruição das nações católicas — entre as quais Portugal, obviamente — não tem outra origem nem outro objectivo, senão a implementação do referido plano. As revoluções do século XX, as guerras, o descalabro financeiro e económico, a anarquia social, são etapas absolutamente necessárias para o advento do verdadeiro Messias.

Um bom livro sobre este assunto:

Pierre Hillard, "La Décomposition des nations européennes : De l'union euro-Atlantique à l'État mondial. Géopolitique cachée de la constitution européenne, préface d'Édouard Husson, Éditions François-Xavier de Guibert, 2004.

Anónimo disse...

Os judeus estarão por detrás da(s) maçonaria(s)?

Anónimo disse...

Certamente. Um bom indício disto é a proliferação de símbolos judaicos em todas as obediências e em todos os graus da maçonaria, que o papa Leão XIII — convém nunca esquecer isto — chamava, por alguma razão, "Sinagoga de Satanás".

Anónimo disse...

Mas como é que a Igreja passou das posições anteriores para as novas, as assumidas por Bergoglio?

Anónimo disse...

Porque, entretanto, houve a revolução do concílio Vaticano II, que deixou a Igreja de rastos.
Um Igreja que se contradiz, uma Igreja que nega hoje o que ensinava ontem, é uma Igreja que se suicida.

Anónimo disse...

"Non prevalebunt". A Igreja não recebeu a promessa de que as portas do Inferno nunca prevalecerão sobre ela?

Anónimo disse...

Sim, sem dúvida. Mas porquanto permanecer fiel à verdade e à fé de sempre. E só com esta condição. De outro modo, torna-se uma organização qualquer, cujas orientações variam, evoluem, consoante as circunstâncias e os caprichos dos seus membros ou dos seus mentores, como é o caso das seitas protestantes.

Anónimo disse...

Os jesuitas estarão por detrás da(s) maçonaria(s)?

CHEIRA-ME A NAZI disse...

CHEIRA-ME A INFILTAÇÕES NAZIS NESTE BLOG.PROF.CALDEIRA, LIMPE-ME ESTA TRAMPA DAQUI PARA FORA!VÃO PUBLICITAR O "MEIN KAMPF" PARA OUTRO LADO COM A MERKEL!

Anónimo disse...

Oh Prof. Balbino Caldeira,

Isto é que vai uma açorda! Nem o pai morre, nem a gente almoça. Depois da ignomínia da venda de Portugal pelos maçons socialistas do Rato, temos que continuar a ver a decadência da velha Europa?

Anónimo disse...

"Os jesuitas estarão por detrás da(s) maçonaria(s)?"

Por detrás não, mas dentro, alguns, sem dúvida nenhuma. E até talvez com boas intenções. No intuito, bastante ingénuo, de converter os maçons… Até serem convertidos por eles… Como aconteceu, nos anos 50, com os padres operários que queriam converter os comunistas… e que acabaram marxistas!

Zephyrus disse...

O congelamento das rendas não começou com Salazar. ISSO É MENTIRA.

O CONGELAMENTO DAS RENDAS COMEÇOU NO INÍCIO DA PRIMEIRA REPÚBLICA E NUNCA MAIS PAROU. NÃO FOI COM SALAZAR.

REPITO: NÃO FOI COM SALAZAR!!!

PERCEBERAM?

lidiasantos almeida sousa disse...

Os meus comentários continuam congelados pelo Exmo Senhor Professor Balbino Caldeira e não são publicados. Quando eu escrevi neste blog sobre o mistério da abdicação de Bento XYI, sofri vários insultos. Sobre o papa Bergoglio. que é Jesuíta, mas num acto de propaganda resolveu associar-se a FRANCISCO DE ASSIS um franciscano. Francisco é aquilo que se chama um grande publicitário com capacidade própria e rodeado por peritos de todo o Mundo incluindo Brasileiros os mesmos que levaram Passos ao POTE. Mas eu que vivo rodeado por marketeiros aqui na TORRE 3 das Amoreiras já sei mais sobre o passado deste Papa do que o Professor BALBINO. A propósito quando investiga a licenciatura do Passos, tirada na Lusíada com as suas 2 AMAZONAS Maria Luís Albuquerque e Teresa Leal Coelho a corrupta, ambas suas professoras que lhe concederam créditos semelhantes aos que foram dados na Lusófona ao Vitima RELVAS o homem que criou a CRIATURA PASSOS segundo ele próprio disse na televisão. Obrigada Senhor Professor se publicar o meu comentário para os seus comentadores me chamarem nomes o que eu adoro,

Zephyrus disse...

A Igreja Católica NÃO É INOCENTE E MANTÉM OS CATÓLICOS NA IGNORÂNCIA. Tem sociedades secretas lá dentro e uma delas é a dos JESUÍTAS.

Zephyrus disse...

Cara Lídia quem sabe se Passos não difere muito de Sócrates pois a comunicação social já trouxe muita coisa a público mas em Lisboa e Faro já se sabem coisas pois quem o conheceu no passado conta por aí aspectos da vida privada dele que não são muito abonatórios. Por que motivo só se licenciou aos 38? Por que motivo foi estudar tão tarde? O que andou a fazer? Sendo Primeiro Ministro temos o direito de saber.

Zephyrus disse...

Por que motivo o grupo Imprensa protege Paulo Portas?

Um Primeiro Ministro ou um líder partidário NÃO PODE TER PASSADO SENÃO É ALVO DE CHANTAGEM E ACABARÁ CEDENDO AOS INTERESSES PLUTOCRATAS E OLIGÁRQUICOS.

Por exemplo, Rajoy nunca deveria ter ido para PM de Espanha pois tem passado na vida pessoal dele e diz-se que casou para agradar à Opus Dei e subir no partido.

Anónimo disse...

É verdade, em termos de "marketing", estamos seguramente perante um génio da comunicação.
Tudo o que "Francisco" faz de mais "humilde" é logo filmado ou fotografado por uma chusma de operadores, surgidos não se sabe de onde, e que inundam imediatamente as agências do mundo inteiro com os seus instantâneos…
A revista "Time" de Nova York já dedicou duas capas em menos de quatro meses ao "People's Pope".
E isto não data de hoje.
Já em Buenos Aires, quando Bergoglio ia passear na rua, tomava o metropolitano, ou cozia um humilde ovo na sua humilde cozinha, logo surgia um fotógrafo para imortalizar este acto tão simples, tão "franciscano" avant la lettre.
Nada de combinado, não, não. Tudo natural, tudo espontâneo.
Jorge Mario queria cozer um ovo, e logo aparecia, não se sabe como, um fotógrafo.
Du grand art!

QUANTO MAIS IMPOPULAR MELHOR disse...

Que chatice um Papa ser popular!O João Paulo II deu cabo do comunismo.Este ainda acaba com os negócios da maçonaria gay.

Anónimo disse...

Ainda bem que a Lídia Badalhoca anda a investigar o passado do Papa e do Passos Coelho.Fico mais descansado.
Ficamos a saber que eles têm passado.
Ninguém poderia desejar melhor biógrafo.
Claro que os gatunos e pedófilos do socialismo corrupto não têm passado e deviam usar a mitra papal.

Mentiroso disse...

Excelente post com uma visão clara. Pena que algum partidismo a ofusca por demasiadas vezes.
Foram acontecimentos semelhantes que arrastaram Portugal ao seu ponto actual. Infelizmente ainda há muitos interesses e fanáticos que pensam que substituir uma oligarquia de corruptos e ladrões no governo por outra em tudo idêntica resolve os problemas nacionais. Nada. Pelo contrário, apenas serve para prolongar o regime com todos os males que se lhe acusam. o a solução certa poderá trazer a desejada democracia que nunca cá houve, pelo menos desde a Abrilada. O Professor está perto da verdade, mas ainda não a abarcou. Creio que com mais alguns anos a idade lha desvende por completo.

Anónimo disse...

Prof. Caldeira,

Tanto lixo no seu sítio. A Sorcteina de serviço, a despejar bílis. Prepara lá o teu Padrasto Sócrates, pois ele está na mira, se isto baldear. FOI ELE QUE VENDEU PORTUGAL. A gente nºa se esquece.

O outro que aparece por aí a dizer que não foi o Salazar que congelou as rendas, mas antes o Pai do Soares, o Traidor Afonso Costa, para nós tanto faz. O Salazar foi um velho tacanho que nunca viajou de avião e que queria ser pobrezinho, mas honrado, ao contrário do Salazar. Mas, o salazar CONGELOU as rendas de muitas casa por décadas. Claro que morreu pobre, mas saqueava as Colónias e mantinha as famílias do Regime abastadas, os Mellos, os Espirito Santos.

Agora, limpem as mãos à parede. É a pobreza que o Sócrates nos legou por décadas. A Ignomínia não sai. Já não há portugueses vivos.

Anónimo disse...

a propósito da licenciatura do Passos, aos 38 anos na Lusíada, vão lá ver a licenciatura do Inseguro na Autónoma, essa universidade de prestígio, da rua dos travestis, no conde redondo.. Aos 44 anos, foi essa a idade de Seguro? Talvez. Depois de andar a estudar para aí uns 25 anos. muito estudam os políticos jotas. puta que pariu. traidores. vendilhões iguais ao soares.

Zephyrus disse...

« propósito da licenciatura do Passos, aos 38 anos na Lusíada, vão lá ver a licenciatura do Inseguro na Autónoma, essa universidade de prestígio, da rua dos travestis, no conde redondo.. Aos 44 anos, foi essa a idade de Seguro? Talvez. Depois de andar a estudar para aí uns 25 anos. muito estudam os políticos jotas. puta que pariu. traidores. vendilhões iguais ao soares.»

E a do Louça foi aos 35 anos.

Zephyrus disse...

Estudam muito mas quando vão lá fora são uma vergonha a falar inglês e francês. No passado os líderes políticos falavam ( e escreviam) primorosamente línguas estrangeiras e latim e não tinham tantos «estudos».

Zephyrus disse...

Um bom líder tem de passar pela sociedade civil para saber o que é a vida real, tem de ter trabalhos fora do circuito aconchegante das estruturas partidárias e das empresas e escritórios que fazem negócios com o Estado. Ou então tem de ter uma formação humanística à moda antiga, como se fazia no século XIX. Em Portugal nas novas gerações não vejo ninguém assim. Não sou o único a dizer isto, Medina Carreira disse-o há tempos na TVI.

Zephyrus disse...

RIP PSD.

Portas a Primeiro Ministro. Passos a fantoche de Portas.

RIP PSD.

Obrigado Sr. Presidente.

A RATA DA TROICA disse...

SÓ FAÇO O QUE A MINHA TROICA MANDA.O MÁFIO DISSE NÃO.O FILUSUFU NUNCA.O ALEGRETE JAMAIS.QUE SE LIXE A SALVAÇÃO,O NACIONAL E OS TUGAS.SE HÁ ALGUMA COISA A SALVAR É A MINHA CABEÇA.PARA JÁ ESTÁ SALVA E A RATA NÃO FOI AO FUNDO.UFFF!!!