domingo, 14 de julho de 2013

A hora do remédio no ninho de cucos



Medication time
 Milos Forman, One flew over a cukoo's nest, 1975
Guião: Lawrence Hauben e Bo Goldman, Dale Wasserman (peça) e Ken Kesey (livro)


Vá: é hora do remédio! Importa equilibrar a descompensação política no ninho de cucos a que se reduziram os órgãos de soberania:
  • «Em Portugal volta a confusão política» (tradução minha) é o que se pode ler no endereço http://www.nytimes.com/2013/07/12/world/europe/in-portugal-political-confusion-returns.html?_r=2& de notícia do NY Times, de 11-7-2013, com o título «Portugal's President calls for early elections», relativo à comunicação de Cavaco Silva em 10-7-2013.
  • «Uma intervenção inesperada do presidente português reacendeu a crise política do país, aumentando a incerteza recente sobre a sobrevivência do Governo e a possibilidade de Lisboa precisar de um segundo resgate financeiro» (tradução minha) - Financial Times, 12-7-2013.
  • «Os juros da dívida nacional dispararam nas última horas em todos os prazos. ‘Yield' a 10 anos está perto dos 8%.» - lead de notícia do Económico, na tarde de 12-7-2013.
  • «Desde a demissão de Vítor Gaspar, a bolsa nacional tem o terceiro pior desempenho do mundo. Em quase duas semanas de crise política o valor de mercado das 20 cotadas que integram o principal índice da bolsa portuguesa encolheu 1,77 mil milhões de euros, de acordo com dados da Bloomberg.» - notícia do Económico, de 12-7-2013.
  • «Troika de 'boca aberta' com Cavaco», Notícias ao Minuto, 12-7-2013.
  • «É preciso trocar aquilo por miúdos» - Passos Coelho, em 12-7-2013, sobre a Comunicação de Cavaco Silva de dois dias antes. Embora no dia anterior, 11-7-2013, já tivesse reunido com Cavaco.
  • «Seguro diz que PS está disponível para negociar, mas com todos os partidos» - título do Negócios, de 12-7-2013. Inclusivamente com PC e Bloco de Esquerda que são contra o Memorando assinado pelo PS com a União Europeia e o FMI...
  • No debate parlamentar sobre o estado da Nação, de 12-7-2013, a constitucionalista Isabel Moreira levou um banho de... direito constitucional. No final da sessão, João Semedo, do Bloco de Esquerda, perguntou se Paulo Portas estava ou não demissionário e Passos Coelho respondeu que já tinha dito ao País que «não tinha aceite o pedido de demissão do ministro Paulo Portas». Então, Isabel Moreira pediu a palavra e disse ipsis verbis: «É apenas para informar a câmara que aceitar, ou não aceitar, um pedido de demissão compete ao Presidente da República» (sic!...). E Luís Montenegro contestou-a: «Aquilo que é competência do senhor Presidente da República é exonerar, ou não, um membro do Governo; o pedido de demissão é apresentado ao primeiro-ministro que pode, também ele, aceitar ou não». Chapeau...
  • «O Presidente da República recebeu ontem, em audiência, os líderes» do PSD, PS e CDS, com vista a explicitar melhor os termos do compromisso de salvação nacional que, na sua comunicação ao País, considerou ser a melhor solução para os problemas nacionais, numa perspetiva imediata e de médio prazo.  O Presidente da República transmitiu aos líderes partidários elementos adicionais que devem ser tidos em conta na definição em concreto dos termos do compromisso.» (realce meu) - excerto do comunicado da Presidência da República, de 12-7-2013 (dois dias após a comunicação ao País de Cavaco Silva).
  • «A verdade é que antes da comunicação feita pelo chefe de Estado (...) as noites do antigo jornalista  [Paulo Portas] eram, entretanto, passadas em viagens semiclandestinas por Lisboa. Aventuras nocturnas pelo património do Estado na capital. Acompanhado por alguns dos seus colaboradores de confiança, Portas visitou inúmeros edifícios em busca do lugar ideal para uma sede digna de vice-primeiro-ministro.» - Público, 12-7-2013.
  • «O Presidente da República deixou cair a figura do mediador  [«uma personalidade de reconhecido prestígio que promova e facilite o diálogo» para um acordo entre PSD, CDS e PS] que invocou no discurso que fez na passada quarta-feira ao País» - SIC, citada pelo Negócios, de 12-7-2013. E agora Cavaco já quer o «acordo de médio-prazo», da sua Comunicação de 10-7-2013,  resolvido «num prazo muito curto» (prazo que a SIC diz traduzir-se por um «máximo de uma semana»).
  • «Mesmo em plena tempestade política, todos os preparativos para a viagem do Presidente da República às ilhas Selvagens - marcada para o dia 18 da próxima semana - continuam como se nada fosse. (...) Se nada mudar [sic!], Cavaco Silva deverá pernoitar nas Selvagens (está por definir se em terra, ou a bordo de uma unidade naval) e regressar a Lisboa de helicóptero. Parte da comitiva viajará por meios aéreos e a maioria por meios navais.» - Sol, de 12-7-2013, página 15.

Mas mais difícil do que interpretar o sorriso seráfico de Passos, a agitação de Portas, a insegurança de Seguro, é o exercício de cavacologia. A esotérica semiótica do Presidente Cavaco Silva exige a técnica do que posso, em semântica livre, chamar sinalogia, que não é a ciência dos sinais, mas uma hermenêutica... da nossa sina.

18 comentários:

BONAPARTE DE BOLOREIQUÊME disse...

TAL COMO NAPOLEON FOI INTERNADO EM SANTA HELENA O BONAPARTE DE BOLOREIQUÊME DEVIA SER INTERNADO NAS SELVAGENS ACOMPANHADO PELAS CAGARRAS.COM O PAPEL DO ACORDO DE SALVAÇÃO TRANSFORMADO EM TRICORNO ENFIADO NO TOUTIÇO.

Anónimo disse...

As escanifradas cavaqueiras do Cavaco são cada vez mais pobres de conteúdo. Cavacas secas e sem sabor.

Joao disse...

O Cavaco está a fazer bluff. Não irá convocar eleições nem nomeará governo de iniciativa presidencial.

Mais cedo ou mais tarde, o Cavaco dará posse à "nova solução governativa" com Portas como vice-primeiro ministro.

A negociação do acordo vai prolongar-se ad aeternum ou, em alternativa, será assinado um acordo inócuo para salvar a face do Cavaco.

Isto tudo não é o funeral do Governo. É o funeral do Cavaco. (E até já teve missa de corpo presente com a presença do novo Patriarca).

Esperemos é que não seja o funeral de Portugal (que já não se está a sentir nada bem).


sjer disse...

O povo tem a governar a estripe politica que merece. Votam neles por isso aguentem

Anónimo disse...

Entre o anafado barão de Nafarros e o escanifrado barão de Boliqueime qual é a diferença?
Nenhuma. É a aristocracia que temos.

Anónimo disse...

Antigamente, o sonho de qualquer português digno deste nome era atingir as Ilhas Fortunadas. Camões falou nisso.
Com a "democracia" o objectivo passou a ser os paraísos offshore.
Agora, com Portugal a afundar-se, de bandeira às avessas, a meta são as Ilhas Selvagens.
Salve-se quem puder!

Anónimo disse...

Há um documentário de Filipe Araújo intitulado "Selvagens, a última fronteira".
O subtítulo é: "Bem vindo ao fim do mundo"…
Há duas casas: uma é do governo, outra de um casal de ingleses…
Os ingleses, que deram cabo de nós no século XIX com o seu liberalismo protestante, não nos largam…

Anónimo disse...

A empresa produtora da "Selvagens, a última fronteira" chama-se Blablabla. Palavra de honra!
Será que o capitão-barão Cavaco pediu à Blablabla para o acompanhar?
Cavaco a cavacar no Fim do Mundo filmado pela Blablabla!

Anónimo disse...

Próximo congresso do PSD na Ilhas Desertas!
Com Marcelo, sentado numa bóia e entrevistado pela Blablabla, a comentar!

Anónimo disse...

Será verdade que Alberto João Jardim mandou aumentar, ultimamente, o alcance das suas águas territoriais?
Cuidado! Vão ficar todos molhados!

OS CAGARRÕES disse...

O CAGARRÃO FILUSUFU TAMBÉM VAI SER INTERNADO NAS SELVAGENS PARA UM DOUTORAMENTO EM ORNITOLOGIA?PODE APROVEITAR A ESTADIA PARA DESENHAR GAIOLAS PARA CAGARRÕES NO SEU CAGALHÃES PORTÁTIL...

Anónimo disse...

Sioncreamente, não percebemos porque é que o establishment laranja, como se percebe pelos comentários acima, estão contra a decisão de Cavaco.

Sabemos que Cavaco já treme, é por demais evidente nas suas aparições televisivas. Mas, se Cavaco não faz, é porque é um "faz de conta", um "verbo de encher". Se Cavaco toma uma posição perante a garotada que dirige os Partidos, de Portas até Seguro, passando pelo rei dos garotos, paulo, então Cavaco está louco!

Laranjada, organizai-vos. Depois, da laranjada ser o maior coio de vigarista do país, é verdade ainda maior do que os ratos, o que querem da vida?

Portugal não aguenta tanto vigarista, no governo central, nõs governos regionais, nas câmaras muncipais, nos "professores horário zero". Nas magistraturas. Nos militares de secretária. Nas hordas de indiferenciados do estado que mal sabem ler e escrvere, mas que têm o seu lugarzinho garantido, e são pau para toda a obra dos Partidos a nível regional.

Portugal tal como o conheceram nos idos de 1986-2008, MORREU. Ninguém vai sustentar uma população desorganizada, e que não soube acautelar os restos do império. Agora, limpem as mãos à parede, pois daqui a pouco nem vão precisar de papel higiénico, pois a fome vai fazer encostar a barriga às costas.

Continuem a vora nos Partidos do Regime e na Esquerda radical, e vão ver o fim que têm.

Quanto aos "Moreiras", pai e filha, é tudo quanto representa uma nação decadente. O pai seguiu o ditador Salazar. Depois, quis recauchutar-se de democrata. Como se um colaboracionista com a ditadura pudesse alguma vez ser democrata. A filha, putativa sócretina, seguidora de tudo quanto é rebate do pior lixo que existe na nação. Portugal no seu melhor. É o resto do resto, à vista.

Anónimo disse...

Veja-se o que dizia há umas semanas, a canina seguidora do homossexual portas, mais conhecida como copofonista incorrigivel.

http://www.tvi24.iol.pt/videos/video/13898047/1

Presidente é «um verbo-de-encher, que não está ali a fazer nada»
Constança Cunha e Sá analisa promulgação do diploma dos subsídios de férias
2013-06-20

Anónimo disse...

Afinal, o Sr. Silva está lá a fazer alguma coisa. O paneleiro queria escolher um Palácio ao seu melhor nível, tal como Nero, outro homossexual, quis incendiar Roma. Vão arder todos. O CM dá hoje uma sondagem em que dá ao partido do táxi, 5,5%. E quando forem as eleições, nem isso tirarão.

Anónimo disse...

Atrás de Cavaco virá um Costa,uma máquina falante Gutérrica,um Socretino ou alguém dessa estirpe.
Serão bem aceites.Os padrões de exigência mudarão de imediato e todos ficarão confortáveis.
Depois de Máfio Soares e do incontinente verbal Sampaio terem passeado as suas grandes qualidades morais e de estadistas,sem contestações nem indignações,é Cavaco,homem nascido de gente simples,fora da nomenklatura abrilesca,que muito preocupa as cabeças ocas tugas.
Se dá um passo para a frente,para trás ou para o lado,é gravíssimo.Devia pairar!
Se caga grosso,devia cagar fino!
Em breve voltarão à fórmula xuxa.
Então a palavra de ordem será de novo "-Tem que se rerspeitar a figuura de sua Exª,o sr presidente da república."
Portugal está cheio de Saramagos.

Anónimo disse...

Os povos ibéricos vão descer às catacumbas da miséria.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=644443

O secretário-geral do maior partido da oposição de Espanha (PSOE), Alfredo Pérez Rubalcaba exigiu hoje a demissão imediata do primeiro-ministro, Mariano Rajoy, na sequência do caso Bárcenas, anunciando uma rutura de relações com o Partido Popular (PP). De acordo com a agência EFE, Rubacalba acusou o governante de «mentiras», «ausência total de explicações» e de «conivência com um delinquente», numa conferência de imprensa após uma reunião de emergência da direção do partido, depois do jornal El Mundo ter divulgado uma troca de SMS entre Rajoy e o ex-tesoureiro do Partido Popular.

O secretário-geral do PSOE anunciou que o seu partido rompeu «todas as relações com o PP», justificando que não pode negociar com alguém que «está incapacitado para governar Espanha».

Anónimo disse...

http://economico.sapo.pt/noticias/cerca-de-30-mil-estudantes-brasileiros-queriam-vir-para-portugal_172553.html

Como comenta a decisão do governo brasileiro de suspender o apoio a estudantes que venham para Portugal?


Penso que foi o sucesso do programa com Portugal que ditou este desenlace. Há mais de três mil estudantes brasileiros em Portugal, no programa Ciência sem Fronteiras e no Programa de Licenciaturas Internacionais. A presidente Dilma Russef anunciou o programa como vocacionado para apoiar a ida para as melhores universidades do mundo, em particular as universidades dos EUA. Quando Portugal surgiu em segundo lugar na preferência dos estudantes, é natural que isso tenha causado algum embaraço político. Então houve esta decisão que foi errada.

Estive no Brasil recentemente num encontro na Fundação Getúlio Vargas, em que o reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, uma das mais reputadas do país, defendeu a excelência das universidades portuguesas. Também recentemente na entrevista ao Económico, o engenheiro Ferreira de Oliveira, CEO da Galp, afirmou que só o futebol é que ganha, às vezes, às universidades em termos de prestígio internacional. Temos metade das universidades públicas portuguesas na lista das 500 melhores do mundo, o que corresponde a 3% das melhores do planeta. Mesmo no ‘ranking' de Melbourne, que elege os melhores sistemas de ensino superior do mundo, Portugal subiu de 22º para 21º lugar, ranking em que o Brasil está abaixo do 40º lugar. Mas uma coisa é esta realidade e outra é a sua percepção, por parte de alguns sectores públicos brasileiros e na opinião pública . No último ano, cerca de 30 mil jovens brasileiros queriam vir para Portugal e nove mil eram elegíveis.

OS 5 MEMBROS DO SEGURO disse...

O PRIMEIRO É PARA AFAGAR O CAVACO,O SEGUNDO PARA APERTAR A MÃO AO JERÓNIMO,O TERCEIRO PARA DAR UM PÉ DE DANÇA COM O SÓCRATES,O QUARTO PARA EMPERNAR COM A MARTINS.QUANTO AO QUINTO ESTÁ DE RESERVA PARA "TRATAR" DOS TUGAS QUANDO ME TORNAR PM.TOCA A REUNIR MENINOS!!!