segunda-feira, 11 de março de 2013

A PT, os clientes, os cidadãos e o Estado

Atrofiado por falta de comunicações, os postes minguam. Outros postes crescem.

A Portugal Telecom mudou da prestação própria de serviços de rede, seja instalação, seja reparação, para a subcontratação. Despediu, rescindiu, indemnizou; e subcontratou serviços a outras empresas. Diminuíu custos fixos (contratos sem termo), eventualmente alguns custos variáveis, e passou a executar a instalação e reparação da rede e de equipamentos de comunicação através de empresas privadas.

Dir-se-á que é uma política de gestão moderna, sob a batuta de matriz financeira de Zeinal Bava, o boy mandado de José Sócrates. Mas a passagem para a subcontratação exige um controlo muito maior da prestação de serviços, de instalação, de desvio de traçado, de reparação. Controlo apertado dos prestadores de serviço e supervisão ainda mais apertada dos quadros e funcionários da PT encarregados da coordenação desses serviços prestados pelos privados. Supervisão apertada para prevenir e reprimir situações naturais de promiscuidade. Porque, como é natural, o interesse das empresas subcontratadas é fazer o mínimo nos contratos de manutenção que lhes garantem um montante anual e fazer o máximo de instalações no mínimo tempo possível. Em qualquer caso, o prejudicado é o cliente.

O cliente da PT é prejudicado porque é mal servido. É servido à pressa. É servido por quem não sabe responder às suas questões. É servido por contratados dos call centers que registam queixas e prometem ao cliente que a empresa lhe responderá, sem o fazer. É servido por contratados que dizem aplicar regras estritas, ainda que as suas reclamações justas decorram de má informação prestada pela empresa. É servido de custos adicionais para erros próprios da empresa. É servido por contratados que jamais deixam o cliente reclamar ou chegar à fala com quem lhe pode resolver o problema. Uma espécie de «Domínio dos Deuses», burocrático, onde o cliente se defronta contra um muro de silêncio, mouco e mudo.

A PT é uma empresa privada com o mau vício das públicas, com tiques de monopolista e hábitos autoritários. Na PT, o cliente não é rei: é súbdito. E as casas e propriedades dos súbditos também pertencem, para efeito de colocação de postes, tubos, cabos e caixas, à PT, mesmo que o cidadão não queira, ou até não seja cliente da empresa. Um Estado dentro do Estado. Um estado de desprezo, dentro de um Rstado que tudo lhe consente, legisla a seu contento e executa a seu proveito. Com as contrapartidas que o poder exija e que, por isso, fica sem força para nada lhe exigir, seja a rede de fibra ótica - Zeinal Bava disse «2009 vai ser o ano da fibra ótica»...-, seja serviços, seja preços.

Não se espere do Zeinal Bava uma mudança desta filosofia, apesar de toda a imagem de atenção ao cliente., envolvida no MEO e TMN. A promiscuidade do socratismo continua. Nós os clientes, nós os cidadãos, somos cartas fora deste baralho marcado.


Limitação de responsabilidade (disclaimer): As entidades referidas nas notícias dos média, que comento, não são suspeitas ou arguidas de cometimento de qualquer ilegalidade ou ilegalidade nos casos referidos.

20 comentários:

Anónimo disse...

A PT é desde os anos 90 um cóio de xuxas. Vejam para onde foi o recém licenciado filho do Sampaio? Para a PT. E filha da Edite Estrela? para a PT. E o do Guterres? para a PT.
Fora os muitos outros que por lá andam a conspirar e a assoalhar, que é o que eles sabem fazer melhor

Anónimo disse...

Vejam quem tem assento no Conselho Consultivo e percebam porque tem tantos favores do Estado.

Anónimo disse...

"A promiscuidade do socratismo continua".

Ó Dr ABC, mas essa promiscuidade não se mudou para o relvismo, coelhismo, ou sei lá o quê?
E pelos primeiros resultados, parece que mudou para muito pior...

Anónimo disse...

Em Portugal, o coio político é dirigido pelos interesses corporativos da PT, da EDP, da GALP e ainda com a força do Eng. Azevedo, do Sr. Soares dos Santos e de mais 2 ou 3.

A merda da Abrilada dizia que o Estado salazarento era dirigido pelas 8 famílias.

Os restos da Abriladas são dirigidos por 6 empresas. Pior, depois dos brasileiros assumirem o controlo da Cimpor, vai ser a vez dos chineses assumirem o controlo da EDP, dos angolanos assumirem o controlo da banca, da ZON e da GALP.

Ao Tuga, estará reservado a limpeza do esgoto que o Vasquito Lourençlo vai defecando!

È a vida! como dizia o Refugiado Guterres.

Anónimo disse...

http://www.lexpress.fr/actualite/politique/sarkozy-prefere-a-hollande-pour-la-premiere-fois_1231224.html

Sarkozy préféré à Hollande pour la première fois

Pour la première fois, le baromètre Ifop pour Paris Match indique que les Français interrogés préfèrent l'ex à l'actuel (53% contre 44% pour Hollande).

Tonho Inseguro disse...

Que porra!
Estava com tanta fé no camarada Xico Hollande.
Por este andar,nem chego a sair do embrulho.

Zorro disse...

De facto, o prejudicado devido à sub-contratação é sempre o cliente.

Sou cliente MEO e há dias recebi a meio da manhã um SMS (no reply) a informar-me "registamos a avaria do seu MEO. Seremos breves na resolução. Pedimos desculpa pelo incómodo. Obrigado".

Como eu não tinha comunicado qualquer avaria e o SMS não tinha direito a resposta, não pude avisar que havia um erro nos serviços!

A meio da tarde desse mesmo dia, recebo uma chamada anónima, que relutantemente atendi, em silêncio por precaução. Era o técnico a querer substituir-me a box!

Imaginem como ele terá ficado, quando lhe disse que a minha box estava boa e que não lhes tinha comunicado nenhuma avaria!

Imaginem agora o desespero do desgraçado do pobre cliente viciado, impedido de receber a dose diária de tele-lixo!

Erros destes às vezes até vêm por bem, especialmente na Quaresma!

Grande PT! No seu melhor!

Anónimo disse...

Os dirigentes da PT não estão minimamente preocupados com o interesse dos clientes. O que os preocupa são os seus interesses pessoais, (tal como todo o lixo de políticos e deputados que temos e até muitos dirigentes da Administração Pública), preocupa-os as fofocas, as fidelidades das capelinhas (partidárias e de seitas - opus, maçonarias, etc), etc.
E assim se perdeu o sentido do dever à causa pública. Foi isto que os partidos fizeram das empresas e do país. Só uma nova ordem democrática poderia repor a moralização do actual satus quo

Anónimo disse...

Gente que vem para aqui cuscar e não gosta de ver algumas das verdades que se exprimem, vem
depois aqui descarregar lixo, o que só revela a necessidade de uma renovação dos partidos, da nossa democracia e mentalidade

Manuel de Castro disse...

Li na altura algures que quando Pedro Santana Lopes foi demitido de PM foi também para a PT como jurista a ganhar bem. Não sei se a informação estaria absolutamente correcta.

Não entendo o que é o déficit tarifário e porque teremos que o pagar um dia, nem o que ganharam os contribuintes com a privatização, tanto mais que é uma empresa extremamente rentável. São estas coisas que precisavam e precisam de nos serem explicadas, como acontece nos países verdadeiramente civilizados e transparentes. Como tal, parece-me que as primeiras mudanças a promover terão de ser no cerne do regime, do qual este status quo da PT é não mais que uma mera consequência.

Anónimo disse...

Devia ter lido mais.
Há quem lá sente o cuzinho há muitos anos a facturar bem.Mas como é esquerda,é dos bons.

Anónimo disse...

Fica mais um exemplo que ajuda a explicar porque temos uma pocilga em vez de um Estado de Direito.
Por cá,deputados/as e juízes,como o trafulha do Supremo até mentem à polícia e desviam-se das multas.

http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3102304&seccao=Europa

Anónimo disse...



)

A Portugal Telecom tornou-se um autêntico covil para políticos “reformados” e sua filharada. Esta praga assola sobretudo os escalões mais elevados da PT e no seu amplo número contam-se figurinhas de currículo tão anónimo e de nome tão sonoro como a filha de Edite Estrela, o filho de Teixeira dos Santos ou o mano favorito de Santanaz Lopes. Estes “génios da gestão” de pergaminhos firmados graças ao estatuto VIP dos seus papás, mamãs e manos refastelam-se alegremente nos sofás da PT, lado a lado com outros (in)dignos representantes das “Quatrocentas Famílias” que Alternadamente, governam em bi-partido este país desde o Pombalismo, como o filho de Jorge Sampaio, o filho de Guterres, o filho de Marcelo Rebelo de Sousa, o filho de Otelo Saraiva de Carvalho.

É claro que os VIP da política para encaixarem a sua prole nestes cargos babilonicamente remunerados e de trabalho inteletual “suave” (essencialmente como “consultores” ou “gestores de topo”) teriam primeiro que se encaixarem na PT… E foi isso que fizeram João de Deus Pinheiro (conhecido em Bruxelas por passar mais tempo no golfe que no Parlamento Europeu), Briosa e Gala, ex-secretário de Estado para a Cooperação, Jaime Gama, José Lamego, Álvaro Amaro, Isabel Damasceno, entre muitos outros…

Sejamos claros: estes múltiplos exemplos de nepotismo naquela que é hoje a maior empresa portuguesa e a única verdadeira multinacional neste país são a expressão de uma sociedade profundamente penetrada pelo fenómeno da corrupção da classe política com a maior das impunidades. Esta prioridade que a PT parece dar às relações de sangue sobre os verdadeiros méritos profissionais e académicos dos preenchedores destes cargos indica que ao mais alto nível de gestão a empresa está paralisada pela incompetência. E por cada lugar preenchido nepoticamente, temo um lugar na mais importante empresa portuguesa desperdiçado para a incompetência e menos uma oportunidade para um daqueles 80 mil portugueses abandonam o país em busca de alternativas no estrangeiro.

http://movv.org/2010/03/24/a-portugal-telecom-covil-de-nepotistas-sobrinhos-e-filharada-de-politicos/

Anónimo disse...

Entretanto, os Tugas adormeceram por muitos anos. Quando acordarem já será muito tarde.

Anónimo disse...

"Esta prioridade que a PT parece dar às relações de sangue sobre os verdadeiros méritos profissionais"

Uma lúcida análise sobre a triste realidade de uma das maiores empresas nacionais. Quem não pertencer a alguma "linhagem" não tem a mais pequena hipótese naquela casa. Há ainda afinidades de outro tipo, como seja pertencer a alguma seita, como por ex. a opus dei, cujo membro de relevo Jardim Gonçalves também teve a porta aberta para lá colocar uma filha. Enquanto isso, outro qualquer funcionário desamparado, pode até ser perseguido e sofrer represálias por algum membro que tenha poder...esta foi a triste realidade da minha passagem por essa casa durante 30 anos

Carlos Medina Ribeiro disse...

Por mim, já tive grandes razões de queixa da PT: cheguei a receber uma factura de um telefone que tinha sido retirado tempos antes (!), e 2 outras de ligações "grampeadas".
Porém, em todos os casos as reclamações que fiz foram atendidas e fui reembolsado.

Em LISBOA: Há cerca de 2 anos, passei da ZON (TV Cabo) para a PT (MEO), passando a pagar metade por TV+NET+Telefone fixo (40€ em vez de 80€!!), e com muito melhor serviço Internet: com a Netcabo, ela passava a vida a falhar, e com a MEO isso sucedeu apenas 1 vez, em todo este tempo.
O único problema que tenho é que, por vezes, o som do telefone é defeituoso.

EN SINTRA: tive, durante anos, um telefone fixo, sujeito a muitos problemas de rede (más ligações e roubos de cabo na zona).
As reclamações que fiz (para o 16200) foram sempre atendidas e em tempo útil.

Anónimo disse...

Em Portugal gatuno não é gatuno desde que possua carteira profissional de politico

Anónimo disse...

"...as superstições são obstáculos criados para interromper a evolução humana. Somos dotados da capacidade de pensar, raciocinar e questionar, e infelizmente, não é isso que o poder governante quer."

Carl Sagan

Rocio disse...

Eu gostaria de andar pela cidade no país toda a verdade, que é algo que eu ainda tenho em minha vida, mas eu não tenho certeza primeiro eu tenho que encontrar informações aluguel de carros nas principais cidades do país

victor simoes disse...

Tenho um sobrinho que trabalhou para a PT como comercial, o rapaz até conseguia os objectivos, mas foi despedido, para depois ser novamente contratado... só para não passar aos quadros.
Foi explorado o seu trabalho e não obstante aínda não recebeu as comissões acordadas pelos contratos conseguidos. Foi despedido em Outubro de 2012.
Entretanto lá andam a enganar outros jovens.

OBS: Bons trabalhos na PT é só mesmo para os boys e filhos e afilhados da oligarquia actual.