sábado, 17 de novembro de 2012

Socialism rules!

O dia da greve geral, 14-11-2012, foi oportunamente aproveitado para enterrar a derrapagem do défice e do desemprego. Como disse o Prof. Medina Carreira, em 15-11-2012, aproxima-se o pedido de um segundo resgate financeiro: mais do mesmo e mais duro. São resgates temporários, uma espécie de licença precária, pois o refém volta ao cárcere depois de um fim de semana com a família.

O desemprego, com mais 44 mil desempregados face ao trimestre anterior, chegou a 15,8% no terceiro trimestre de 2012, acima da meta prevista pelo Governo para o final do ano (15,5%) - sendo agora menos crível que a taxa se contenha nos 16,4% que o Governo admitiu, nesse documento, para o final de 2013. E o desemprego jovem (14 a 25 anos) subiu para 40%.

O défice face ao Produto Interno Bruto (PIB) terá chegado «perto de 9%», diz o Económico, de 14-11-2012. A receita fiscal não aumenta na mesma proporção da subida das taxas, e até sofre uma queda, a derrapagem da despesa é evidente (nomeadamente com o desemprego) apesar da redução de salários, pensões e subsídios, e o PIB cai continuamente. Portanto, se o denominador cai e o numerador (o défice) sobe, o panorama é negro: mesmo uma redução ligeira do défice não é suficiente para aplacar a queda do PIB. Também na Grécia, o PIB caíu 7,2% (!)  no terceiro trimestre face ao mesmo período de 2012. Torna-se claro que a política económica e financeira do Governo Passos Coelho ( a continuação do socialismo bancário) não está a resultar e o Presidente da República deve intervir agora. Mais: Portugal, Espanha, Grécia, Itália devem aliar-se para requerer a concessão de crédito pelo Banco Central Europeu, através dos bancos públicos (como já demonstrei que o Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia consente) em vez de se continuar com o jogo de emprestar dinheiro aos bancos privados europeus a 1% que o emprestam depois aos Estados a valores incomportáveis e a discriminar os Estados face aos bancos privados portugueses e outros, emprestando-lhes dinheiro diretamente a 1% enquanto o mesmo BCE empresta dinheiro ao Estado português a 3,5% (depois de o ter feito a 5,5%).

Em Espanha, a greve geral festiva de 14-11-2012, à qual aderiu o PSOE (por cá António José Seguro mantém a sua política sonsa de nim) foi um fracasso, à parte os piquetes e os distúrbios, e o Governo solta números que indicam alguma recuperação do investimento privado e das exportações. Mas, embora governe o PP, a política ainda não mudou do socialismo.

Em França, o presidente Hollande, em queda abrupta nas sondagens, agora que começam a esvaecer os efeitos do fogacho demagógico (desde a taxa de 75% sobre os ricos que pagaria o bodo da despesa à taxa Nutella), segue a linha política internacional sarkozysta: encosto á Alemanha para beneficiar da sua proteção em juros soberanos artificialmente baixos. E no meio do alienado delírio playstation, a questão nacional é: «François, ta cravatte».

Nos EUA, enquanto o presidente manobra pedras com as grandes empresas, aplica uma taxa sobre as fortunas e tenta arrancar com o «ObamaCare», a questão é a recuperação dos republicanos, que foram batidos, com um candidato bilionário mórmon, que teve menos votos do que McCain, e pelo engenho de táticas, também expostas em «The Victory Lab - The secret science of winning campaigns», de um «Dream Team» de cientistas psicólogos do comportamento: ataques violentos a Romney, considerado competente na economia; prioridade à afirmação em vez de negação quando se trate de defender o candidato Obama é cristão em vez de negarem que é muçulmano; consciência de que para vencer tinham de atacar a abstenção, previsivelmente maior na retenção do que na conquista quatro anos antes; e comunicação porta-a-porta como levar, com o auxílio de voluntários, os eleitores, através de contacto pessoal, a assinarem um cartão a dizerem que vão votar em Obama ou a informação de que os vizinhos da pessoa que estavam a contactar  iam votar Obama). As recomendações são: os republicanos devem suavizar a sua política fiscal; devem mudar de política face ao welfare para recuperar uma parte dos votos dos afro-americanos; devem abrandar a sua política contra a imigração ilegal para recuperar os votos dos latinos; e devem mudar de política no aborto para recuperar os votos das mulheres. Em suma, os republicanos devem acompanhar a marcha folclórica dos EUA para o socialismo.

É. Lá como cá: socialism rules!


* Imagem picada daqui.

12 comentários:

OCTÁVIO DOS SANTOS disse...

Consigo também o «socialism rules», ou não estaria a usar a «novilíngua» do «acordo ortográfico/aborto pornortográfico».

A SOBRETAXA disse...

DEPOIS DE SOBRETACHADO O GASPAR FICA COM QUE DIMENSÕES?1 m DE ALTURA E 5 cm do resto ?

Zorro disse...

O Socialismo é directamente proporcional à Imbecilidade do povo.

andresilva74@sapo.pt disse...


Caro ABC,

Poder-me-á dizer qual a razão dos manifestantes provocadores usarem mochilas, tal como em Espanha, distinguindo-se assim dos manifestantes pacíficos? não será uma forma dos seus "amigos" policias os diferenciarem?
Por que razão o lixo nas ruas adjacentes que permitiu o incendio dos contentores do lixo ateado pelos provocadores não foi recolhido na véspera ao contrário do lixo nas outras ruas de Lisboa?
Por que será que o Primeiro Ministro Passos Coelho, hoje, fez uma critica explicita ao Ministro Macedo? Terá a ver com a carga policial em que Passos não foi ouvido nem achado?
Se tiver alguma opinião sobre este assunto, por favor, diga-me.

FACAS NA LIGA disse...

A DUPLA MAÇÓNICA ESTÁ QUEIMADA E ESTE GOVERNO MORIBUNDO.NEM A SANTA BISMARKA LHES VALE...A SUCESSÃO ESTÁ ABERTA,OS NOTÁVEIS SÓ MALHAM E OS SUCESSORES PERFILAM-SE.MACEDO INTERNO É UM DELES COM MARQUES MENDES A ACOLITAR.A NORTADA DO RIO AGIGANTA-SE.DENTRO DO GOVERNO MUITOS ESTÃO CADA VEZ MAIS INCOMODADOS,SENDO ALGUNS ALTERNATIVA, QUANDO NOS DEPUTADOS E AUTARCAS PAIRA O ESPECTRO DA DÉBACLE ELEITORAL.PASSOS/RELVAS É DO DÉJA VU E O GOVERNO PATRIÓTICO DE SALVAÇÃO NACIONAL ESPREITA A CADA ESQUINA.AS FACAS JÁ NÃO ESTÃO NO VESTIÁRIO E PASSOS/RELVAS E A REDE CORRUPTA DENTRO DO GOVERNO ESTREBUCHAM.MAIS UNS MESITOS E UMAS PRIVATIZAÇÕES DAVAM JEITO...MAS O TEMPO URGE E PORTUGAL TEM DE OS DESPEDIR RÁPIDAMENTE.

Anónimo disse...

"Portugal tem nove séculos de existência, mas essa existência está hoje ameaçada. Em pouco mais de 15 anos, a nossa posição líquida de investimento internacional - a diferença entre activos detidos por residentes e activos detidos por não residentes - passou de uma situação relativamente equilibrada, um défice de apenas 8% do PIB, para uma situação totalmente desequilibrada, um défice de superior a 100% do PIB. Por outras palavras, Portugal é hoje detido por não residentes, é detido pelo estrangeiro, e como se não bastasse, entre 2011 e 2014, teremos também sido um protectorado do estrangeiro. A quase bancarrota de 2011 - a terceira em menos de 40 anos de democracia representativa parlamentar - feriu, quiçá até de morte, a nossa dignidade enquanto povo soberano. Sobra-nos o idioma, o hino, e pouco mais. Resta-nos o legado dos nossos pais".

http://economico.sapo.pt/noticias/contas-portuguesas-com-certeza_156363.html

Napoleão

Anónimo disse...

Um artigo que diz muita coisa ..sobre a maneira de estar ..

http://www.bbc.co.uk/news/magazine-20355476

There has been much talk in Germany about southern European nations being over-reliant on the country's generosity but when it comes to entertaining, the Germans display quite an appetite for frugality.

When I first came to live in Berlin, I was invited to a dinner party, a media dinner party. A German director and his wife invited me over and I looked forward to it with great anticipation.

Usually dinner parties are not my cup of tea, as it were, but this would be a chance to see how Germans did these things. A correspondent from The Economist had also been invited.

And it was good, very enjoyable - though not nearly as grand a meal as I had anticipated.

The table was laid in the couple's flat. We chatted a little, anticipation mounting.

clica no link e leiam o resto ..e percebam pq os alemães jmais irão pagar as contas dos perdularios ..gastadores ..arrogantes ..vaidosos e principalmente preguiçosos europeus do sul ..


Caboclo Capiroba

Anónimo disse...

"...perdularios ..gastadores ..arrogantes ..vaidosos e principalmente preguiçosos europeus do sul .."

E gatunos sem pingo de vergonha!
Políticos gatunos e povo sem vergonha.Em vez de exigir a punição dos crimes,combatem inimigos imaginários induzidos pelos vigaristas.
Viver de acordo com o que se produz,é que não.Isso é fassismo.
Ehehehe.
Isto é um fartote.

Anónimo disse...

Muitos temas suculentos.

É preciso notar, que entrámos há vários anos, numa nova era de socialismo, o chamado "socialismo dos ricos". O Sr. Obama é hoje, o que o Sr. Blair foi na Grã-Bretanha, o representante dos multi-milionários junto do povo. Isto é, o Sr. Soros, o Sr. Gates, o Sr. Buffett, apoiaram com muitos milhões a campanha do Sr. Obama, tendo em vista, que o Sr. Obama faça o papel de defesa dos mais fracos, mantendo todas as mega-fortunas dos seus apoianets bilionários.

A grande diferença entre Domocratas e Republicanos nos EUA, é a de que os bilionários defendem mais os Republicanos, enquanto os multi-milionários defendem os Democratas. Quer uns quer outros, já não defendem o "american dream".

A América já entrou em decadência há alguns anos. Vamos assistir ao desmoronar do grande gendarme do planeta. Os chineses começaram a investir numa frota de porta-aviões. Logo na altura, em que Obama vai desinvestir na Defesa.

A Europa nem defesa tem. Não vai tardar muito, a que vários países que circundam a Europa, a Rússia, a Turquia, podem vir a ameaçar um exército de secretária europeu, sempre à espera do Amigo Americano.

Anónimo disse...

Quanto às lutas intestinas da laranjada no poder são autenticas guerras da manjerona. A diferença entre o chefe do gang laranja passos, e os outros barões da laranjada é nenhuma. A laranjada é todos os dias o grande exemplo da corrupção num Portugal moribundo. Ora, o Duarte Lima, ora o Isaltino (alijado em bom tempo), ora o Loureiro, a que se podiam acrescentar muitíssimos mais. Fazer passar a ideia de que os ratos são uns corruptos, e a laranjada é tudo gente de bem, só mesmo para tontos ou atrasados mentais. Depois, pensar que o poder é decidido na São Caetano, é de uma ingenuidade atroz. O poder é dedidido no eixo Berlim-Bruxelas. A Sra. Merkel tem o seu Pedro na Lusitania. A Lusitania é constituída por uma élite corrupta sem remédio. O Pedro da Sra. Merkel manter-se-á até que ela queira, pois de outra forma, não haverá o cheque para pagar os salários dos funcionários públicos e as reformas aos velhos. Portugal está falido e por muitos anos. Habituem-se.

Anónimo disse...

Um país que vive de esmolas não pode exigir nada.
Ficou um baronato criado pelo regime.Nadam em dinheiro e luxo.
Foi assim que se encerrou o capítulo da revolução dos cravas.
Receberam um império pluricontinental,ouro,dinheiro,receberam biliões injectados pelos Fundos Comunitários,biliões do crédito que subjaz à dívida record e deixam o povo de tanga,à mercê da caridade internacional.
Achincalharam a História de Portugal.
Os portugueses,esses,andam à caça de gambuzinos.
A Alemanha,os mercados,o Salazar,Gengis Khan,a inclinação do eixo da Terra,etc.
Tudo serve para não apontar o dedo aos culpados.
The show must go on.

Anónimo disse...

O Coelho e o Relvas para a sua terra, Angola, já!