quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Desresponsabilização socratina

Está em curso uma campanha socratina subtil para ilibar de responsabilidade política o ex-primeiro-ministro na ruína do Estado. Segundo essa argumentação, José Sócrates teria contratado grandes obras públicas. e incrementado a despesa social. para aplicar uma política de crescimento decidida a nível europeu como resposta à crise norte-americana desencadeada em dezembro de 2007. Portanto, nessa linha de racio-sono subentende-se que Sócrates não o autor de uma política ruinosa, mas o uma vítima do engano e das circunstâncias, devendo, então, ser perdoado pelos portugueses.

Esse argumento foi repetido por Ana Sá Lopes (que o pôs na boca de... Angela Merkel), no i, de 16-11-2012: «por causa da crise financeira desencadeada nos Estados Unidos, e da sua propagação à Europa, os governos europeus desataram a apostar no investimento público para conter o descalabro das suas economias». Mas antes disso, já tinha difundido no livro de David Dinis e Hugo Filipe Coelho, Resgatados - Os bastidores da ajuda financeira a Portugal, Lisboa, A Esfera dos Livros, setembro de 2012, pp. 28-29:
«Na véspera da reunião de 7 de maio [de 2010], Sócrates telefonou a Merkel para a tentar convencer de que a situação era muito grave e de que eram necessárias medidas decisivas da Europa para conter o fogo grego.
A alemã mostrou-se irredutível.
O primeiro-ministro sabia que a sua última hipótese era Nicolas Sarkozy. Só o Presidente francês podia forçar uam resposta determinada de outros líderes europeus.
Quando chegou a Bruxelas, sexta-feira, estava há três dias sem conseguir dormir [sic!]. Ao início da tarde, uma hora antes da cimeira, encontrou-se a sós com Sarkozy. «Este é um momento de verdade para a Europa», disse-lhe.
Era o tudo ou nada.

Quando Trichet terminou a sua intervenção, Sarkozy não perdeu tempo. O Governador não fora brando a culpar os políticos à mesa pela situação de emergência e reclamou a necessidade de manter as contas sob estrito controlo. O Presidente francês não gostou a lembrou que no último Conselho não tinha ouvido do presidente do BCE uma palavra contra a estratégia comum de resposta à crise financeira de 2008: o expansionismo orçamental.
Sarkozy desafiou ainda Trichet a seguir o exemplo da Reserva Federal Americana e do Banco de Inglaterra e a usar o poder ilimitado do BCE para comprar dívida dos Estados, sempre que os mercados exigissem taxas demasiado altas.»
(Realce meu)

Todavia, a política de obras socraónicas, com recurso às parcerias público-privadas para mascarar o orçamento no curto-prazo - empolando também o défice de 2005, com a vergonhosa projeção Constâncio (apesar de Santana Lopes só ter governado dois meses e onze dias desse ano), para mostrar contenção depois... -, e de agravamento do custo da despesa social, não começou em meados de 2008, por «estratégia comum» dos países da União Europeia, quando se percebeu a dimensão da crise norte-americana do subprime. Uma crise que, ao contrário, reclamava solidez financeira dos Estados em vez de agravamento de défices e da descida consequente dos ratings da dívida soberana. A política despesista começou logo após 12 de março de 2005 quando José Sócrates tomou posse. Sócrates não foi iludido, nem a política de obras públicas faraónicas impingida pela União Europeia. O motivo dessa política ruinosa foi fungível e tornou-se evidente na corrupção de Estado que assolou esses governos desastrosos.


* Imagem picada daqui.


Atualização: este poste foi emendado às 23:08 de 2-12-2012.


Limitação de responsabilidade (disclaimer): As entidades referidas nas notícias dos média, que comento, não são, que eu saiba, suspeitos ou arguidos do cometimento de qualquer ilegalidade ou irregularidade; e mesmo se, e quando, alguém é constituído arguido goza do direito à presunção de inocência até ao trânsito em julgado de eventual sentença condenatória.

40 comentários:

Anónimo disse...

O branqueamento das políticas ruinosas socretinas e do gamanço descarado que o levou a encher offshores,está em curso há muito tempo.
Tem a prestimosa colaboração de M.Pinto,do bode Noronha,do ex-PGR e creio que terá tam,bém a da nova PGR,com o concluio da imprensa e tv,dos partidos políticos da esquerda à direita e do presidente do TC.
Quem vê os informativos,vê bater neste governo colaboracionista,mas não vê uma única referência aos autores directos da miséria e bancarrota que conduziram a estas medidas que agravam a qualidade de vida dos portugueses.
Deste modo, a manada eleitoral de novo levará os socialistas corruptos ao poder brevemente.
O nome de Sócrates é impronunciável na tv.Muito menos ligando-o ao memorando que está em cumprimento e ao passado recente.
Um observador atento verá as Campos Ferreiras e Judites de Sousa a fazer jus aos milhares de contos que o lobbie xuxa lhes dá a ganhar.

Anónimo disse...

100 % de acordo com o primeiro comentário.
À semelhança da f.felgueiras q roubo milhões e distribuiu milhares, esse psicopata roubou e distribuiu milhões. Envolveu tanta gente, cruzando sectores políticos e muitos mais, que a verdade arrastaria muito boa gente para as barras dos tribunais. Por muito que nos custe ver os filhos emigrar, sabendo q existem culpados para a bancarrota a q chegamos e que nunca serao punidos.
as tvs enojam com o branqueamento que fazem.

Anónimo disse...

O que eu sei é que o atual Coelhone está a mandar o meus filho para o estrangeiro trabalhar por meia dúzia de tostões...
Agora se a culpa é do socrates, do cavaco,dos banqueiros, dos americanos do Lehman...quero lá saber...

Anónimo disse...

Mas a divida pública só aumentou em Portugal, após 2008?
Por essas alturas li, em tudo o que era sitio, que a União Europeia, em diversas reuniões, optou por "esquecer" a divida para apostar na economia por forma a atenuar o desemprego e a evitar a destruição de empresas, das quais as ligadas ao ramo automóvel, aos texteis, calçado, etc, foram as mais relevantes. E, por isso, as dividas púiblicas cresceram, e muito, em alguns países.
Também se diz, mas alguns fazem por esquecer, que os grandes problemas de Portugal não derivam do consolado do Sócrates, mas sim da destruição da industria, da agricultura e das pescas, da entrada no euro, na abertura do mercado europeu aos produtos chineses. Dizem também que Portugal foi vitima do euro muito forte que fez tolher a nossa fraca economia.
Mas não vale a pena referir estas verdades porque é mais fácil arranjar um alvo ecente para todos os nossos males. Porém, quanto a mim, é uma análise muito limitada das razões dos nossos problemas, que são estruturais.

Anónimo disse...

90.000 milhões de euros de dívida contraída pelo Estado português, sob a direcção do filho da puta do Sócrates.

Anónimo disse...

"...o consolado de Sócrates..."

Lá consolado deve ele estar.
Era um trambiqueiro sem eira nem beira e hoje tem uma fortuna colossal.
Cada uma das grandes obras públicas inúteis que hoje pagamos foi um totoloto para ele e seu bando de Varas.

Anónimo disse...

"Agora se a culpa é do socrates, do cavaco,dos banqueiros, dos americanos do Lehman...quero lá saber..."

Não quer saber,porque já sabe e a resposta não lhe agrada.Teria que condenar a religião que professa,a do padre Soares.
As dívidas são para pagar.Se não querem ir buscar o dinheiro ao património de quem o roubou,só têm que pagar!

Anónimo disse...

"Resgatados" - pelo trecho faz-me lembrar um certo jornalismo "suave" e culambista. A confirmar- se, não me surpreende.

Para aqueles que acham que o passado sócrates não interessa, não se esqueçam que os culpados continuam a infestar os partidos e o governo e que gente desta atrai a si escumalha igual.

Nunca seremos um país a sério pq isto está cheio de tugas .

O FILUSUFU PO EM DESCALABRO disse...

ENTRADO EM PO COM A CUMPLICIDADE DO MARMELO DOSMARMELOS O FILUSUFU TEM O REFÚGIO AMEAÇADO.AS VIGARICES DOS MARMELOS ERAM TANTAS QUE O GOVERNO SOCIALISTA! FRANCÊS DECIDIU INTERVENCIONAR PO E LIMPAR A CASA.O FILUSUFU VIGARISTA AINDA ACABA VARRIDO PARA O TROTTOIR E OS ESGOTOS DE PARIS.

Anónimo disse...

http://crimedigoeu.wordpress.com/2012/11/28/esta-gordura-nao-se-lembra-passos-de-cortar-associacao-de-ex-deputados-custa-ao-povo-40-mil-euros/

Anónimo disse...

O Senhor Primeiro Ministro tem toda razão sobre a Educação não podemos desperdiçar recursos.
Depois das escola básicas, há que encerrar secundárias e especialmente Escolas Superiores e Politécnicos.

Anónimo disse...

O Secundário vai passar a ser parcialmente pago, tal como os hospitais. O abandono escolar, já grande, só vai levar a um exodo.

Ferreira, Luís Manuel Silva disse...

Quem julga o Coelho?
Vocês passam o tempo a falar do passado. Sempre critiquei Sócrates e a sua política despesista e antiprofessor, mas isso passou, ele perdeu as eleições e deveria ser julgado e condenado por aquilo que fez. No entanto, não devemos passar o resto do tempo a lavar roupa suja, pois o por está para vir.
Passos coelho diz que gasta 70% dos recursos públicos com pessoal e prestações sociais e 30% nos juros da dívida.
Ora, sobre os juros nada, isto é, continua a apoiar, defender e proteger os agiotas que nos e usurários que pretendem é samsugar mo sangue dos mortos vivos, nós, os gregos e os espanhóis. Mas para cortar na despesa social, salários, pensões, saúde e educação, isto é, no mais fácil para ele, mas útil para toda a população já soube falar alto, curto e grosso.
Lamento o setarismo de pessoas como as deste site que se limitam a criticar os outros, mas não olham para si, isto é para o seu partido - PSD.
Os senhores ainda vão ver milhares de jovens a deixarem de estudar no ensino Secundário por não poderem pagar as propinas.
ainda irão assistir a pessoa a morrer à fome ou a crianças ae audltos a morrerem com odenças facilmente curáveis, mas não irão é ver o vosso coelhinho ou gasparzinho muito mais anos no poder, pois o Coelho fala, mas não sabe o que o espera. Quem como eu anda nas ruas e trabalha bem assiste às revoltas e indignação popular.
Uma coisa eu sei, Passos Coelho9 será o último primeiro-ministro deste país, por isso não se preocupem pois os socratinos não irão voltar ao poder, mas os laranjinhas e azulinhos também irão perder o lugar quando menos esperarem.
O fim dos tempo pode estar próximo, mas antes será o fim de Portugal.
www.luismferreira.no.comunidades.net
www.daescritaaleitura.blogspot.com

Anónimo disse...

Portugal já não é independente. O PR, o PM, o Parlamento, só fazem de conta que mandam. O Senhor que manda no país, chama-se Seilassie, é etíope. Mas, quem manda no Sr. Seilasie é o Sr. Schauble. Portugal chegou a esta situação porque os portugueses quiseram e votaram em políticos incompetentes e corruptos.

Unknown disse...

Esse branqueamento, em larga medida, tem tido a cumplicidade de muito jornalista da praça...

A comunicação social portuguesa, infelizmente, é parte do problema quando deveria ser parte da solução.
http://jornalismoassim.blogspot.pt/

Anónimo disse...

É risível como o Vendilhão Soares, o maior pulha da III República, se põe de fora da MISÉRIA que é hoje um país que já se chamou Portugal. Se Portugal deixou de sre Independente, pode agradecer ao Soares e ao Cavaco, verdadeiros impostores e intermediários da venda da velha nação.

Anónimo disse...

o soares com o currículo vergonhoso que tem, a sugerir demissão do passos só pode ser para rir. se fosse o passos cortava-lhe os fundos que mama na fundação. só para chatear

Anónimo disse...

O soares, o foragido de Paris e outros que por aí andam, são os grandes irresponsáveis, responsáveis por esta tristeza em que nos encontramos

A Mim Me Parece disse...

Aquele primo do Sócrates que se homiziou na China há já cerca de meia dúzia e anos já adquiriu a formação específica que, dizia, terá motivado essa sua fuga para o outro lado do mundo? E já voltou? É que nunca mais ouvi falar dele!... Porque ninguém foi falar com ele? Porque me parece que, pela velocidade com que o fizeram desaparecer ele deve ser um bom conversador...

Anónimo disse...

Não.A sra Cândida disse que já tinha falado com o Sócrates e ele afirmou-se inocente de todas as acusações,inclusive de hetero e de honesto.

Anónimo disse...

Parabéns pelo site.
Já agora, deixo também a dica de um novo site de divulgação GRATUITA de arrendamento de quartos para estudantes, apartamentos e imóveis de férias. Visite: http://www.arrenda-se.net
Cumprimentos,
Adriano Sousa

Anónimo disse...

A miséria veio para ficar.
Ainda que este governo consiga corrigir alguma coisa,sempre à custa do sacrifício dos portugueses em geral e não dos gatunos e saqueadores do erário público.O socialismo virá de novo e fará tábua rasa de tudo isso.
Não há emenda.Não aprendem nada.Basta ver os gritinhos histéricos para que não se fale no passado e nos autores da bancarrota.

Anónimo disse...

Eu também tenho um negócio...mas é de aluguer de licenciadas...à hora...
O quarto é pago pela organização.
Já agora muitos parabéns pelo blogue, é uma delicia, já vi que alugam quartos...

Anónimo disse...

Incomoda-te o quarto.Estás habituado ao estábulo e ao feno.

Anónimo disse...

É pá! não sejam piegas, fogo!
Eu disse isso? Não, não e não eu nunca disse isso!...
Que se lixem as eleições!

Psiquiatras com urgência para o PSD, já ultrapassaram a esquina da insanidade, porque quem aguenta aquele gajo já não consegue aguentar mais nada.



Ai aguenta, aguenta!

Anónimo disse...

Quando os apoiantes de pedófilos e gatunos resumem os seus argumentos a falácias e deturpações,não estamos mal.

Anónimo disse...

O sócatres era péssimo, mas este conelho é pior. Têm tanta coisa em comum.
Lembram-se quando fizeram aquele acordo (PaC IV? ) à porta fechada. Não saíu nada cá para fora:
"Oh ,pá, estou gasto, continua lá esta merda, que já fiz a minha parte - Tá bem, pá, eu rebento com o resto, vai lá pra Paris"
Percebe-se que o PSD todo poderoso(carrasco do povo) diga mal do sócatres, assim, como quem empurra com a barriga um elefante. Veio parar-lhe às mãos a Assembleia e a Presidência (Jackpot, portanto).

Ai danças, danças, povo!

Anónimo disse...

Disparates sem nexo.

OS REPELENTES disse...

O REPELENTE PASSOS MIMETIZOU-SE NO REPELENTE SÓCRATES NO DIA AINDA ANTES DAS ELEIÇÕES EM QUE DECIDIU PROTEGER E ENCOBRIR TODOS OS CRIMES E GATUNAGENS QUE ESTE TINHA COMETIDO PARA MELHOR PODER PROSSEGUIR NA MESMA SENDA.NADA OS DISTINGUE E O DESTINO DE UM SERÁ O DESTINO DO OUTRO.LIXO E CADEIA PARA AMBOS!

Anónimo disse...

Quartos? Qual estábulo? Qual feno? eu cá por mim gosto é do Ritz e do Elefante Branco...o resto são cantigas...

Anónimo disse...

E o Lello que quer comprar 14 viaturas da Assembleia da Repúbica por 900 mil euros, entre os quais um BMW série 7, do ex- Presidente da AR, Jaime Gama?

Série 7, da BMW, é o mínimo que o socialismo quer.

900 mil euros por 14 carros do Estado. Pechinchas para o Palhaço Lello.

O Tuga gosta de socialismo. Socialismo dos ricos.

Anónimo disse...

O BMW do Jaime da Casa Pia também? Uau!
O Xuxialismo é quem melhor apascenta os Tugas.

Anónimo disse...

Entretanto aqui por terras de Santa Cruz ..aumenta o terramoto ..agora ficou publico que Lulla tinha uma amante desde 1993 ..amante desajeitada que está a fazer tremer o Planalto ..o bicho tá pegando, ..como dizem por aqui ..demorou ..
Os detalhes aqui http://gentedecente.com.br/

Caboclo

Anónimo disse...

mais um link carregadinho de comentários ..o bicho tá a pegar ..
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/jornal-decide-contar-ao-leitor-o-que-os-jornalistas-e-o-governo-sabiam-ha-muito-lula-e-rosemary-no-centro-do-novo-escandalo-eram-amantes-desde-1993/

Anónimo disse...

Quem estava nas finanças quando foi feito o negócio de Lima, o dos terrenos?
Quem fazia parte da equipa?
Não lhes cheirou a nada, nem lhes passou por baixo do nariz? daquela envergadura?

Anónimo disse...

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/exclusivo-cm/escutas-abrem-processo-a-farmacias

Mais notícias da quadrilha.

Anónimo disse...

Porque é que o Vara e o Sócrates não fazem companhia ao Lima no xilindró?

Anónimo disse...

No Brasil, há jornalismo independente, que investiga e faz o seu trabalho.

Em Portugal, também conhecido por Tugolandia, há escribas, alugados como meretrizes por donos de canais de televisão, de jornalecos e de rádios. Naturalmente, que há algumas excepções à regra.

Depois, há heróis como o Professor Balbino Caldeira, que arriscam a perseguição judicial, só pelo serviço à nação.

Anónimo disse...

Um amigo do Off-Shocrates

http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/europe/greece/9717973/George-Papandreous-mother-linked-to-550-million-Swiss-bank-account.html

George Papandreou's mother 'linked to €550 million Swiss bank account'
The 89-year-old mother of a former Greek prime minister has been reportedly linked to a Swiss bank account containing more €550 million (£446 million).

Anónimo disse...

Isso é difamação.A senhora aos 89 anos está muito rija e farta-se de lavar escadas.