sexta-feira, 16 de novembro de 2012

A violência da 2.ª parte da manifestação da greve geral


Uma reportagem embeded sobre a 2.ª parte da manifestação, em frente ao Parlamento, da greve geral de 14-11-2012 - que o meu amigo João descobriu. Notas a realçar:
  • O insulto às mães de políticos e polícias está a substituir as palavras de ordem, tanto na 2.ª parte da manifestação... como na 1.ª parte (e até na marcha da manifestação da CGTP).
  • A origem da violência nos jovens anarquistas (não se vêem os estivadores).
  • O arremesso prolongado de paralelos (pedras arrancadas dos passeios) aos polícias - os paralelos podem matar, são calhaus pesados, não as pedras das batalhas da nossa infância.
  • A carga policial é mais seletiva do que o comum das cargas policiais de antigamente, onde ninguém escapava à bastonada. E a autorização de carregar só é dada após vários avisos de dispersão dos manifestantes, mesmo sob saraivadas sucessivas de paralelos, de jovens que se encontravam a poucos metros. Embora uma carga policial seja uma carga policial, no qual espectadores e manifestantes pacíficos também acabam por apanhar, parece haver grande um pouco mais de contenção e bastante maior disciplina da polícia. Quando quase só se apresentam nos média as queixas dos manifestantes, importa destacar este facto.
  • Os jovens anarquistas, alguns com físico de pós-adolescentes - que não terão noção cabal do efeito dos paralelos sobre o cránio de um polícia ou de um manifestante de cabeça desprotegida -, são os primeiros a fugir quando a carga policial acontece.
Três comentários finais.

A pancada policial em fugitivos não surte efeito pedagógico de dissuasão... da violência. Da próxima vez, os jovens serão mais violentos, destruirão mais, procurarão fazer maior dano, para lá dos ecopontos ardidos (é uma ironia que os ecopontos ecologistas sejam os objetos prioritários de vandalismo). Os espectadores pacíficos, que não queimaram contentores nem apedrejaram com paralelos os polícias (e involuntariamente, por negligência,  jornalistas e manifestantes) ficam ainda mais revoltados. Tal como os telespectadores, com as reportagens enviesadas: notícia é quando a polícia bate no manifestante, não é quando o manifestante apedreja a polícia...

É muito perigoso sujeitar os polícias durante horas a chuvas de paralelos e a petardos porque um dia desses pode haver mortos e não apenas feridos. Ainda que o impacto televisivo seja maior, por escaramuça, é preferível que os manifestantes que apedrejem a polícia sejam imediatamente manietados e detidos, em vez da espera sado-masoquista até à carga policial.

O efeito pedagógico principal de dissuasão principal deve ser a justiça e não a pancada. As manifestações onde possa ocorrer distrúbrios devem ser filmadas pela polícia, porque se transformaram como alguns jogos  de futebol em palcos de violência. E quando existirem provas, video e testemunhal, a avaliação judicial deve atender a que o lançamento de paralelos pode ser mortal e o lançamento de petardos dirigidos às forças policiais pode ser mortal e a pena deve ser dada em conformidade. Soltar imediatamente, ou no dia seguinte, os autores dos arremessos de paralelos e petardos, terá o efeito de permissividade da violência nas manifestações. A punição, quando existir prova do delito, deve ser rápida. De outro modo, desculpa-se a violência e a violência torna-se mais fácil.

16 comentários:

Anónimo disse...

Grécia II.

O que fazer? Preparar alguns mantimentos em casa. Organizar a defesa pessoal, em conjunto com amigos, familiares e vizinhos. Preparar para perder qualidade de vida, que pode passar por falta de gasolina, de medicamentos ou de leite (que é em grande parte importado).

A Europa de Marx reemerge. Nós teremos que nos preparar para lhe fazer frente, com todas as forças, sobretudo a vontade moral de combater uma sociedade que não quer abdicar de qualquer privilégio (basta lembrar, que na maior parte das localidades há mais de 100 veículos por 100 habitantes, e as pessoas consideram a posse e a circulação automóvel como um elemento de sobrevivência).

Anónimo disse...

Trote velho.

Agitadores, manipuladores e outras coisas que têm lastro em multidão, ver Gustave Le Bon - a Psicologia da Multidões.
Para questões mais práticas ver os manuais de guerrilha urbana (Che Guevara) e de contra-guerrilha.
Os jovens anarquistas (totalmente responsáveis) são peões no meio desta bosta, ou seja, a força avançada da coisa.
Já vi muita porcaia desta. Um dia, daqui por uns anos, saber-se-à dos primeiros que estão na penunbra.

V disse...

Ver o manual do PCP.
Os comunas portugueses vão à Grécia e Espanha fazer o que os congéneres estrangeiros cá vêm fazer.
Esta reciprocidade permite esconder a ligação entre a pedra e a mão que a lança.
O PS regozija-se com este caos económico e social cavado pelos comunistas do PCP e BE e prepara-se para recolher o benefício.
Depois,dissimulando a satisfação,vem a público condenar o que festeja em privado.
O que esses trafulhas não podem prever é se não acabam apanhados no olho do ciclone.
Pode alguém decidir levar mais longe a vendetta e lembrar-se de quem deixou o país na miséria e se passeia de Audi ou de quem faz vida de milionário em Paris.

AUTORIDADE MORAL disse...

SÓ QUEM TEM AUTORIDADE MORAL PODE E DEVE PREVENIR E REPRIMIR A VIOLÊNCIA SEM CONTEMPLAÇÕES.OS QUE LANÇAM PEDRAS E QUEM LHES COMANDA AS MÃOS.UM GOVERNO DE BANDALHOS INCOMPETENTES COMO ESTE SÓ ESTIMULA O AGRAVAR DA VIOLÊNCIA,É GASOLINA LANÇADA SOBRE UMA FOGUEIRA,PASSOS QUE INEXORÁVELMENTE ACABARÃO COM MORTOS NA RUA.É URGENTE A FORMAÇÃO DE UM GOVERNO PATRIÓTICO DE SALVAÇÃO NACIONAL DE AUTORIDADE MORAL INQUESTIONÁVEL CAPAZ DE TRAVAR A ESPIRAL INFERNAL DA VIOLÊNCIA.

Anónimo disse...

Governo de Salvação Nacional, com quem? Onde estão esses portugueses heróicos? Só se forem desconhecidos. Quem ocupou e ocupa o poder há décadas, está rico. Quem controla e controlou o poder tem um Portugal falido, Escapa apenas, o herói Dr. Medina Carreira, o único que vem avisando para a morte da nação. Com quem se juntaria o Dr. Henrique Medina Carreira?

Logo à noite, vai aparecer um habitante de Cabo-Verde, um dos grandes produtos do Cavaquismo, de apelido Loureiro, um que veio dizer que só para pagar os vestidos da mulher, porque tinha sido ministro, precisava de uma grande reforma.

Se a laranjada tem os Loureiros corruptos, os rosas têm os Off-Shócrates imensos.

Portugal fechou, porque os portugueses são uma bosta. Foram votando no bloco dos interesses sucessivamente, e agora dizem que o Passos não presta. E o Cavaco presta? Só se for para o genro comprar o pavilhão Atlantico.

HERÓIS DA RESISTÊNCIA disse...

Há muitos heróis da resistência que na sombra estão prontos a assumir a sua responsabilidade de Patriotas e governar Portugal.Gente séria,competente,corajosa e defensores intransigentes do interesse nacional.O autor deste blogue por exemplo.Os Portugueses não são Bosta.O comentador das 15:14 só está a falar de si próprio.

Anónimo disse...

Uma das causas da violência é devido há situação, que se está a agravar, de Portugal, Europeia e Mundial, com as grandes diferencias sociais, injustiças, fome, miséria material, falta de prática e divulgação de bons valores humanos. Hoje deram noticia de mais uma provocação, a cerca de mil pagaram os subsídios de férias e natal e a milhares não pagaram. injustiça gere injustiça.
Cuidado trabalhadores e policias não se agridam nem matem, pois pode haver quem queira apanhar Portugal mas com pouca população.


Anónimo disse...

Os portugueses votaram naquilo que lhes foi servido pelo regime.Não votaram no comunismo,o que já não é mau.
Com estes partidos,votar é falta de civismo.
Esqueçam o governo patriótico.Se não há patriotas,a questão morre aqui.
Medina Carreira teve a honestidade de assumir publicamente aquilo que todos sabiam e escondiam ou omitiam por conveniências várias.
Daí a fazer dele um herói de banda desenhada,é descabelado.
O senhor não tem essas qualidades.Não tem independência suficiente,muito ligado ao soarismo que corrompeu as fundações da pátria,nem idade para fazer de D.Quixote.
Na cena política não há matéria-prima.
E com esta intoxicação mediática,não é tão depressa que nos vamos ver livres destes bandos a que chamam partidos.
Não vejo um cartaz a pedir o castigo dos corruptos ou o fim dos salários milionários na função pública,etc.
Querem o fim da austeridade.A dívida pago-a eu...ehehe.
Como dizia o filósofo de Paris,as dívidas não são para pagar.

Anónimo disse...


Os Arquitetos da Nova Ordem Mundial - YouTube

http://www.youtube.com/watch?v=JYJmdTPZ5ss&feature=iv&annotation_id=annotation_20711

Keytas disse...

O pior é que quem levou da policia não foram aqueles que mandaram as pedras e fizeram toda a provocação

zara trusta disse...

A prova de que, em Portugal, a justiça e a segurança funcionam bem, ficou patente nestas manifestações. Assim como noutras a que assistismos a prontas detenções e não menos céleres julgamentos de alguns dos seus intervenientes. O problema da justiça e da segurança céleres é que padecem da doença da selectividade. Para salvar a pele aos criminosos organizados que coabitam naquilo a que chamam parlamento, a máquina da justiça e da segurança estão bem oleadas. Em contraste, não vemos o uso dessa força para defender o cidadão dos perigosos assaltantes de residências e gangs organizados e armados até aos dentes que investem contra o património do país. Mais uma vez, fracos com os fortes e fortes com os fracos. Mas desde a esquerda subversiva até esta direita insensível e sem vergonha, esta camarilha terá os seu dias contados quando chegar a hora dos miseráveis coadjuvados com os novos famintos da classe média empobrecida ditarem a abertura da caça aos coelho, aos filósofos e restantes animais da quinta. Deixá-los poisar...

Anónimo disse...

Pois é, os portugueses não sao uma bosta. Por isso, vão votar daqui por 6 meses no Seguro, para se verem livres do Coelho. Votaram no Coelho, para se verem livres do Sócrates. Os portugueses não são uma bosta, têm uma visão única. Só podem queixar-se deles. Os Loureiros e os Sócrates são modelos de sucesso de uma grande parte dos portugueses. Por isso, os portugueses não são uma bosta.

Anónimo disse...

A banca rota que irá estourar mais cedo ou mais tarde, afinal é da responsabilidade dos comunas e do BE!...
Estava eu convencido que os rombos de milhões no BPN eram da responsabilidade do dias loureiro & companhia, o freeport e as offsores do caimão, da famiglia sócrates e os robalos do sucateiro e vara! Sem esquecer a gestão ruinosa e criminosa do país, pelos biltres cavaco, durão, santana, socrates e coelho.
Esta maltosa, toda ela corrupta, continua, apesar do desmoronar do país, a esmifrar o pouco que ainda resta, sem qualquer pingo de vergonha.
Pelos visto, a esquerdalha vermelha, perigosos comunas, é que tem governado este país, já lá vão trinta ou mais anos! Só pode.

Uma tristeza este povão. Durante o estado novo, salazar para justificar a desgraça económica do país, agitava o espantalho do comunismo internacional e os turras vermelhos das colónias. Hoje, passados tantos anos, ainda acreditamos nestas patranhas...

Fábrica de crimes contra a humanidade disse...

Esqueça essa abencerragem do comunismo.
Tem um lastro de milhões de mortos,torturados,prisões arbitrárias,prisões políticas,perseguições,campos de concentração,fuzilamentos em massa,polícia políticaetc.
Insistir numa barbaridade dessas é uma vergonha.Todos esses regimes cairam ou vão caindo minados pela maior podridão e corrupção.
Regimes que suprimem a liberdade de expressão,de circulação,etc.
Alguns deles chegaram ao ridículo de se tornarem monarquias,com o poder a transitar de pai para filho ou de irmão para irmão.
E não venham com a aldrabice que estes comunistas são diferentes.Foram forjados pela antiga URSS,a cuja órbita entregaram as colónias.
Apoiaram Pol Pot,Castro,Kim Il Sung e todos os torcionários vermelhos.Apoiaram o Agostinho Neto que matou milhares de pessoas.O regime guineense,idem.
Vamos votar nessa canalha assassina?
Mal se aproximaram do poder em Portugal e o estrago que deixaram, é indelével.Nem vale a pena enumerar.Todos conhecemos o negócio do vinho do Porto,que fez rir até às lágrimas.Da destruição do tecido empresarial deste país pelo Vasquinho,etc.
Dêm independência às Berlengas e hasteiem lá o pavilhão da caveira e das tíbias comunista.
Ahahaha.

Anónimo disse...

Última hora:

A alemã é muito amiga do fugitivo porque ambos são Bacharéis, e esta?! E mais, o doutoramento da dita saiu-lhe num concurso -- seria o da Farinha Amparo? :))

Anónimo disse...

O melhor que os manifestantes podiam fazer é desbandar quando os atrasados mentais que andam a atirar pedras e fazer m**** aparecem. Depois de duas ou tres desbandadas, esses atrasados deixavam de aparecer nas "festas" porque não se podem divertir sem os outros os deixarem sozinhos a dancar com a policia. A alternativa de ficar a ver de bracos cruzados um monte de m****s a atirar pedras a outras pessoas não é de todo aceitável. E concordo plenamente, a policia devia apanhar os criminosos mal eles começassem a atirar pedras e a fazer porcaria, especialmente quando eles estavam mesmo ali à frente. Porque raio esperam eles quando existem pessoas a cometerem crimes à frente de toda a gente?