sábado, 13 de outubro de 2012

Napalm fiscal, corrupção e abuso

A proposta de Orçamento de Estado para 2013, revelada em 11-10-2012, constitui mais um prego no caixão da classe média e da alta classe baixa portuguesa portuguesas.

Um cravo desigual, que espeta uns e deixa outros de fora. Políticos de fora, ricos de fora - os efetivamente ricos e não aqueles que o orçamento decreta como tal, pela taxa máxima de IRS (48%), que passam a ser as pessoas com salário líquido próximo de 3.500 euros mensais. Corrupção impante, fausto na corte. Chegou-se ao cúmulo de o socialista Francisco Assis, reagindo à indignação sobre a notícia no JN, de 11-10-2012, compra de quatro novos carros pelo Grupo Parlamentar do PS, custeados pela Assembleia da República, ter afirmado em 11-10-2012, segundo a TVI24, em reunião da bancada socialista no Parlamento: «Qualquer dia querem que o presidente do Grupo Parlamentar do PS ande de Clio quando se desloca em funções oficiais» !... Entretanto, Assis fez um desmentido parcial do tipo non-denial-denial, em vez de dizer: «jamais falei em Clio»; mas o JN, de 12-10-2012, avança ainda com explicações mais comprometoras do despesismo par(a)lamentar socialista. Esses não são «custos» legítimos da democracia». Importa dizer que os deputados, governantes, autarcas, e pessoal abonado de carro e motorista, da administração pública, deveria ir para o trabalho de carro pessoal ou transporte público, e que não se justifica sequer que os grupos parlamentares tenham carro, nem motorista. À parte a desconfiança sobre as «funções oficiais» em que esses carros e motoristas são utilizados (desde logo casa-Parlamento...), o povo fica incrédulo com o desplante e distância do palácio de São Bento face à miséria social. É. Quanto mais a crise aquece, mais abusa o PS! E não só. O José, da Porta da Loja, explica magistralmente a natureza dos sacos do mesmo farelo.

Por aqui, avisado pela experiência e pelos livros, sei que, à exceção de períodos revolucionários (e mesmo assim na manhã de 25 de Abril de 1974 saíu muito dinheiro para o Brasil e para a Europa), é muito difícil taxar a riqueza  - por maior que seja a demagogia política. Por isso - e não só, porque a corrupção e a pertença do legislador decisor ao grupo dos novos ricos, são os motivos principais - o Estado impõe a carga fiscal sobre os rendimentos, principalmente os do trabalho. A riqueza desanda de onde a taxam (como em França), para além de partir das zonas de menor remuneração dos capitais para países de maior crescimento -e ilude imediatamente as manobras para a taxar. Os ricos são pessoas mais bem informadas, mais hábeis e mais ágeis, essas, aliás, são as causas da sua riqueza.

A riqueza abandona ainda mais rapidamente os países pobres com políticas de austeridade. O fluxo de dinheiro das classes altas, e progressivamente das poupanças da alta classe média, de Portugal para a Suíça, e para outros países de segurança bancária e estabilidade monetária, e para outros países de maiores rendimentos - aproveitando o crescimento dos preços no imobiliário em grandes cidades europeias, como Londres ou até Berlim ou fora da Europa como os EUA. Por exemplo, uma taxa Tobin na União Europeia levará imediatamente à fuga de capitais para os EUA, e outros países seguros que a não pratiquem, dos day traders e de outros investidores. Por muito que doa, a verdade é que é perigoso manter o dinheiro  sobrante - ou outros ativos - num país, como Portugal, ameaçado de restrição ao movimento de capitais e pela saída do euro, se não reformar o Estado Social(ista) ou a União Europeia não se tornar ainda mais socialista. Sim, sim, os governos conservadores na Europa mantém as políticas socialistas de nacionalizar prejuízos dos bancos - jamais os lucros!... - e de incentivar e subsidiar o ócio.

Mas esses paraísos fiscais e de altos rendimentos são outro mundo a que os novos pobres não chegam. Os novos pobres são os hipotecados: famílias com a sua casa hipotecada ao banco e que, mesmo aflitas pela diminuição dos salários e aumento de impostos e de taxas de bens essenciais, lutam desesperadas por cumprir o pagamento. Uma grande parte dessas famílias não vai resistir nos próximos anos ao efeito da austeridade desigual do Governo, simultânea, como sempre é, do crescimento económico negativo. O problema é que o aperto do espartilho sem mudança de regime pode apenas ser suportado pela senhora fascinada com a cintura de borboleta durante uma festa: para manter a cintura fina a senhora tem de mudar de vida, seguir um novo regime alimentar com corte nos doces e nas gorduras e trabalhar mais, para poder aguentar a linha. A outra hipótese seria não apertar tanto o espartilho e ir adelgaçando gradualmente a cintura...

Deste modo de austeridade desigual, enquanto o Estado esgana a classe média e a alta classe baixa trabalhadora, dois grupos escapam mais à crise, sofrendo menos os efeitos da austeridade: os ricos e os subsidiados. Os ricos que transferem os seus ativos e investimentos para países mais seguros e de mais elevada remuneração dos capitais. E os subsidiados que não tenham prestações para pagar, e beneficiam de rendimento social de (des)inserção (em vez de programas remunerados de trabalho local, com exceção dos declarados doentes e incapazes por juntas médicas, os quais manteriam o subsídio) e de habitação e pagamento de serviços básicos e alimentação, e de longos prazos de subsídio de desemprego (subsídio de desemprego mais subsídio social de desemprego).

Quase todo o dinheiro ainda disponível do Estado, depois do pagamento de salários, pensões e prestações sociais justas, vai para a sustentação da corrupção e do ócio; e os cidadãos trabalhadores são vítimas do «napalm fiscal», como catalogou este orçamento de 2013 o Dr. Bagão Félix, em 11-10-2012. E o País vai soçobrando, nesta mistura explosiva de corrupção do poder e abuso. A que importa dizer basta, através da responsabilidade patriótica.


Atualização: este poste foi emendado às 11:11 de 16-10-2012.

23 comentários:

lidiasantos almeida sousa disse...

"PRESSÁGIOS DA DESVENTURA PROPÍNQUA
USURPANDO um minuto a meu lamento. Amigo sono os olhos me ocupava.
E enquanto ó débil corpo descansava,
Velava amor, velava o pensamento.
Eis que em deserto e lúgubre aposento.
Que semi-morta luz mais afeiava,
Cri Gertrúria (ai de mim) que te avistava
Já sem cor, já sem voz. já sem alento.
Súbito acordo em lágrimas banhado,
E, das trevas palpando o véu medonho,
Em vão busco o teu corpo delicado.
Mas inda em ânsias trémulo suponho
Que me vaticino meu negro fado
Dos mates o pior do horrível sonho"

BOCAGE falando por mim e por milhões no ano de graça de 2013, de acordo com o seu excelente artigo.

MOVIMENTO DOS PATRIOTAS PORTUGUESES disse...

NÃO BASTA REMODELAR,É NECESSÁRIO DERRUBAR.A CONSPIRAÇÃO MAÇÓNICA DO LOBBY BANCÁRIO- CONSTRUTOR QUE LEVOU O TRINETO PASSOS/RELVAS/GASPAR AO PODER DEU AGORA TODOS OS SEUS FRUTOS.PROTEGENDO SÓCRATES E SEUS SEQUAZES,PROTEGENDO A CORRUPÇÃO DE ESTADO,PROTEGENDO TODAS AS MORDOMIAS DA KLEPTOPARTIDOCRACIA REINANTE,PARALISANDO A JUSTIÇA MANTENDO EM FUNÇÕES O INDIGNO PINTO MONTEIRO,PERSEGUINDO OS PATRIOTAS QUE SE LHE OPÕEM,O GOVERNO ANTI-NACIONAL DE PASSOS/RELVAS/GASPAR ATACOU DESDE SEMPRE TODOS OS QUE TRABALHAM EM PORTUGAL,PESSOAS OU EMPRESAS,CONDUZINDO PORTUGAL À FALÊNCIA.PARA QUE UMA MINORIA PARASITÁRIA SE POSSA CONTINUAR A ENCHER RÁPIDAMENTE O POVO TEM DE SOFRER.A PROPOSTA DE ORÇAMENTO PARA 2013 É O CULMINAR DESTA POLÍTICA DE DEVASTAÇÃO,ARRUINANDO FAMÍLIAS E EMPRESAS QUE DEIXARÃO DE TER CONDIÇÕES DE SOBREVIVÊNCIA.AS ESTRATÉGIAS DE ENRIQUECIMENTO RÁPIDO E ILÍCITO DO TRINETO À CUSTA DAS PRIVATIZAÇÕES SÃO TAMBÉM UM INSULTO A TODOS OS PORTUGUESES SOFREDORES.ESTE ORÇAMENTO NÃO DEVE SER APROVADO E O GOVERNO DERRUBADO NO PARLAMENTO OU NA RUA.O MPP EXIGE A IMEDIATA FORMAÇÃO DE UM GOVERNO PATRIÓTICO CONSTITUIDO POR PERSONALIDADES ISENTAS E COMPETENTES QUE PROSSIGA UMA POLÍTICA DE DEFESA INTRANSIGENTE DE PORTUGAL E DOS PORTUGUESES E QUE EM ALIANÇA COM TODOS OS PAÍSES DO SUL DA EUROPA IMPONHA UMA RADICAL MUDANÇA DE COMPORTAMENTO DA UNIÃO EUROPEIA.O GOVERNO DOS LACAIOS TEM DE ACABAR!BASTA!RUA!OS CORRUPTOS PARA A CADEIA!FIM DA IMPUNIDADE!VIVA A LIBERDADE!VIVA PORTUGAL!

lidiasantos almeida sousa disse...

é obra tua,
Bem se vê. Daniel, na frase e gosto,
Adiça três de Abril ou 6 de Agosto,
É de quem vende as rimas pala rua
Cheira o teu nome o roubo da perua
E entre o tostado arroz o gato posto
Eis a obra melhor que tens composto
Inda que de artíficio e graça nua.
A gente por Lisboa anda pasmada
Vendo-te farto e cheio como um ovo
Dos alvos pintos que te deu por nada
E, frio de terror, murmura o Povo
Que a tua estupidez anda pejada,
E que cedo se espera um parto novo"
DO BOCAGE dedicado aos que clamavam pelo FMI mas saiu-lhe a TROYCA, negociada pela TRÍADE - CATROGA - MOEDAS - ABEL MATEUS auxiliados pelo TEIXEIRA DOS SANTOS, debaixo do beneplácito do QUERIDO LÍDER DE BELEM - um parto novo!!

SÓCRATES PARA A CADEIA! disse...

NÃO SE PODE ESPERAR MAIS O SÓCRATES À CADEIA TEM DE IR PARAR!!!

lidiasantos almeida sousa disse...

Aos sócios da
Vós OH Franças,Semedos,Quintanilhas
Macedos e outras pestes condenadas;
Vós, de cujas buzinas penduradas
Tremem de Jove as melindrosas filhas;
Vós, néscios, que mamais de vis quadrilhas
Do baixo vulgo insonsas gargalhadas,
Por versos maus, por trovas aleijadas
De que engenhais as vossas maravilhas
Deixai Elmano que inocente e honrado
Nunca de vós se lembra, meditando
Em coisas sérias, de mais alto estado.
E se quereis, os olhos alongando.
Ei-lo! Vede-o no Pindo recostado,
De perna erguida sobre vós mijando!

BOCAGE dedicada aos raivosos. odiosos que clamam cadeia para os inocentes, capados pela JUSTIÇA SEM PROVAS. UM ANÓNIMO É SEMPRE UM CULPADO.

LYDIA IS MY NAME disse...

O José Pinto galinha virou,quanto mais levava mais mulher ficava.

FORA O BOCHE disse...

SE A MERKEL CÁ FICAR É EM FRENTE DA EMBAIXADA DA ALEMANHA QUE DEVEMOS DEMONSTRAR.

Anónimo disse...

Oh pá, um lixito de nome Lídia, a vir para aqui conspurcar o sítio.

Vai de retro, cheirar mal para longe.

Vir para aqui dizer que quem entregou Portugal à Tróika não foi o proto-inginheiro José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa!? Quem foi que aumentou o endividamento público em 90 mil milhões de euros em 6 anos? Magalhães? Auto-estradas por todo o lado? Parque Escolar? Freeport? Parcerias Publico-Privadas?

Incendiário. Fugiu. Emigrou. Exilou-se. É um indivíduo sem tomates. Não porque seja gay, que é. Não tem tomates, porque fez o que a Irmandade do Almeida de Lourenço Marques lhe mandou, refugiar-se em Paris, usufruindo do grande saque de mais de 350 milhões de euros.

Vai morrer longe.

Portugal está e estará morto, enquanto estes lixitos pulularem por aí.

Anónimo disse...

E depois disto tudo quem, no seu perfeito juizo e cabal conhecimento pode afirmar que não há uma CONSPIRAÇÃO mundial para montar no Mundo num sistema soviético ou similar?.

Admirável Mundo Novo!

Têm visto as "Sete irmãs" na RTP 2?

Anónimo disse...

Correcção:

"... num sistema soviético..."

Desculpem

Anónimo disse...

Não esquecer,
quem manda muito em Portugal, não é só o governo português.

Nigel Farage no parlamento europeu

  Os  não eleitos

http://www.youtube.com/watch?v=dLf0wfMFOaw&feature=youtu.be
 

O ARREBENTA disse...

A BESTA DO JORGINHO CHORONA DIZ QUE A AUSTERIDADE REBENTA COM O PAÍS.O ANIMAL DEVIA IR VER SE HÁ VIDA PARA ALÉM DO DEFICIT E REFUGIAR-SE EM PARIS PARA SE EMPREGAR COMO MORDOMO DO FILUSUFU QUE ELE COLOCOU NO PODER E QUE REBENTOU COM PORTUGAL.HÁ BANDIDOS SEM VERGONHA E ESTE É UM DELES.TIREM-LHE TODAS AS MORDOMIAS!!É UMA OBRA DE CARIDADE.

Anónimo disse...

As leis contra a corrupçao da classe politica continua por se fazer.
Relvas é realmente um cromo muita grande.............

lidiasantos almeida sousa disse...

Para o anónimo do Lixito Lidia
Como esta gente odeia, espumando por entre os dentes podres sua baba que tudo suja, nem sequer o prazer, como se querem reles e mesquinhos, piolhosos fétidos promísquos na sarna vergonhosa e postulenta! Como se realçam de importantes, fingindo-se de vitimas, vestais, piedosas, prostitutas delicadas!
Como se querem torpes e venais, palhaços pagos de miséria rasa de serem cajes, pópós e brilhantina
Há que esmagar a DDT, penicilina e pau pelas costas de tal canalha de coxos, vesgos. ladrões e pulhas, tratá-los como lixo de oito séculos de um povo que merece melhor geito para salvá-lo do BORGES, CATROGA, MOEDAS, ABEL MATEUS, COM A AJUDA DE TEIXEIRA DOS SANTOS E DE OUTROS QUE COMPÕEM A CORJA Como o Alforreca, o Relvas e outros. Obrigada Professor Balbino por publicar as meus comentários. É uma simpatia.

Anónimo disse...

Lídia lixito, como gostas de imacular o teu padrinho vigarista que está em Paris. Porque não balbucias o nome desse verme, mas preferes colocar o Teixeirinha? Vermes. Como vermes que são, invertebrados, só mesmo o DDT. Estamos e estaremos atentos. Temos memória. Não vais acabá-la. Não passarão. A luta continua. A vitória é certa.

Anónimo disse...

"Que se lixem as eleições"

Não corram com o maluco de lá, não!
Ficam a falar sozinhos mais de 20 anos, ai ficam, ficam!


Napoleão


Anónimo disse...

Assim, como assim, o Regime é socialista. Nada como o regime da Venezuela, sem petróleo, ou de Cuba. O socialismo dos tesos e dos ricos, trouxe-nos à 3ª intervenção do FMI em menos de 30 anos. Ameaçam agora com o socialismo para todo o sempre? Mas, ele já cá está há 30 anos. A diferença é que os socialistas dos ricos, a Mota, o BES e outros amigalhaços, vão deixar de jogar golf com o Dr. Sampaio.

lidiasantos almeida sousa disse...

PARA O LIXITO LIDIA COM MUITO AMOR
A Advogada ANA BRUNO, começou a notar-se no final dos anos 90. Foi sócia da AMOSTRA a empresa de Estudos de mercado liderada por PAULO PORTAS Líder do PP e através da qual o actual Ministro de Estado terá recebido o JAGUAR. O Gerente da AMOSTRA era o seu grande amigo JOSÉ BRAGA GONÇALVES condenado a sete anos e meio de prisão no caso MODERNA,que escreveu ao Paulinho uma carta de amor, sem resposta. A figura com quem ANA BRUNO ainda partilha a estrutura accionista da Sociedade de Consultoria de Leste, SA. Intima das "famiglias" HORTA E COSTA(ver processo parado da trafulhice da venda dos prédios do Fundo de pensões dos CTT mandados vender por Ferreira Leite sem concurso) e o resort de luxo VALE DO LOBO com Administração de DIOGO GASPAR FERREIRA da direcção de José Roquette do Sporting e ainda ex Administrador da TVI. Luis Horta e Costa, gestor da ESCOM - caso submarinos. Outro Sócio da notável é HELDER BATAGLIA gestor da ESCOM E DO BES ANGOLA e Sociedade Angolana LUO Diamantes.
As Sociedades da Advogada estão sediadas na TORRE 3 DAS AMOREIRAS, onde se encontram muitas outras com ligações como o SOL É ESSENCIAL, NEWSHOLD SGPS, NEWSHOLD CONSULTING. Tudo isto tem a ver com a cantata de DUARTE LIMA que levou à prisão o SUIÇO CANALES da UBS. O resto deixo para o lidita lixo descobrir

lidiasantos almeida sousa disse...

CARTA ABERTA AO DR. PAULO PORTAS
Com serenidade e espírito de sacrificio e a coragem humanamente exigivel, tenho aguardado, desde há mais de 4 anos e no mais completo e absoluto silêncio, uma tomada de posição honrosa da tua parte em relação ao chamado e, dentro deste, aos factos referentes
à tua pessoa e à tão propalada , EM VÃO. Dos quase 2 anos que levo em prisão preventiva, mantive no ultimo,o que considero, um silêncio de Estado, dadas as funções por ti exercidas. Fi-lo por amizade e respeito. Em vão. Não é legítimo alguém exigir a outrem na minha desgraçada situação, mais sacrificios. Não poso aliás, a bem da verdade que assumi respeitar perante o Tribunal, ocultar por mais tempo factos pouco conhecidos e por ninguém esclarecidos nem, tão pouco assumi-los como da minha responsabilidade. É COM A ALMA EM SANGUE QUE O FAÇO, NA MAIS COMPLETA SOLIDÃO. José Braga Gonçalves em 7 de Abril 2003-- Esta carta de amor não foi escrita por Mariana Alcoforado depois do abandono do Capitão Francês, MAS NÃO TEVE RESPOSTA, PORQUE A VIDA CONTINUA, O Braga cumpriu metade do tempo de prisão e os amores do amado são outros. Ana Bruno também continua porque os processos nunca andam

lidiasantos almeida sousa disse...

ESPERO RESPOSTA DO LIXITO LIDIA, tenho mais cartas de amos para divulgar, Sabia que O ALFORRECA vivia em 1995 na Rua Capitães de Abril, 2o-9º esqº Colina do SOL - BRANDOA, tinha contraido em 31/10/1995, um empréstimo de 24 mil contos à CGD e a sua profissão era ESTUDANTE, A então mulher Fátima Padinha trabalhava para os 3,- Antes moraram na Calçada da Picheleira, como vejo que é bom na investigação deixo-lhe estes elementos para resolver esta charada que mete RELVAS e tudo. OUTRA CHARADA porque desapareceu do curriculum do ALFORRECA a firma QUIMIBRO?

lidiasantos almeida sousa disse...

Em jeito de conclusão, informo que a FORMENTINVEST, a ultima empresa onde o ALFORRECA trabalhou como Vogal, está situada na TORRE 3 DAS AMOREIRAS, onde se situa o escritório da Advogada ANA BRUNO, antiga colega do PAULO PORTAS, na empresa de sondagens AMOSTRA e que levou o infeliz amoroso José Braga Gonçalves à prisão. A Empresa que comprou ao Joaquim Oliveira a CONTROL INVEST, também está lá situada e como sempre a omnipresente Advogada ANA BRUNO, foi intercultora previligiada do Negócio, que vem juntar os títulos DN E JN entre outros ao Semanário SOL E JORNAL I, tudo na TORRE 3 DAS AMOREIRAS. É um verdadeiro ALFOBRE DE NEGÓCIOS. Mas como sempre só se lixa um para os outros à solta fazerem as negociatas, O suiço Canals está preso na cadeia, o Duarte Lima no remanso do seu LAR, O Velho Oliveira e Costa em casa, esperando os outros que ele morra para não contar a verdadeira história, o Horta e Costa aguarda em Cascais que o processo arranque e pare logo. Enfim esta CORJA foi montada por profissionais, como o Dias Loureiro, conselheiro do ALFORRECA. O Odiado Pinto de Sousa ao pé destes profissionais era um imberbe, que eles engoliram.

lidiasantos almeida sousa disse...

PARA O LIXITO LIDIA
O mistério adensa-se na TORRE 3 das Amoreiras, 1º Foi o Relvas apanhado a falar com o RICCIARDI no caso MONTE BRANCO, agora foi O ALFORRECA/PASSOS a falar com, eu sei mas não digo. O velho Francisco Canas, com 71 anos, ainda vai de cana, pois a sua loja Montenegro, o contrário de Monte BRANCO, CAPICCI?,
também conhecido pelo Zé das Medalhas, é muito amigo dos 2 estarolas, desde o tempo em que eles andavam no Bairro Alto, nas bezerranas, charros e a cantar o fado na Adega Ribatejana, onde o Zé das Medalhas dava cartas e delirava com o fado vadio. Agora nem o Padrinho lhe vale. Responda não tenha medo e identifique-se.

Tadeu disse...

Na Suiça é assim: http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=390426&tm=7&layout=122&visual=61