sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Para além da imunidade


No CM, de 26-9-2012:
Investigação
Políticos alvo de buscas nas PPP
Ex-governantes socialistas debaixo da mira das autoridades por causa das PPP
26 Setembro 2012
Por: Eduardo Dâmaso/Tânia Laranjo

Os ex-ministros Mário Lino e António Mendonça, o ex-secretário de Estado Paulo Campos e a ex-vogal do Conselho de Administração da Estradas de Portugal Ana Sofia Tomaz foram ontem alvo de buscas domiciliárias e a escritórios, numa investigação que visa apurar crimes de gestão danosa, corrupção e branqueamento de capitais. Foram apreendidos documentos e informação bancária.
Estão em causa suspeitas do pagamento de luvas a ex-governantes socialistas, nos contratos de parceria das antigas Scut. O processo está a cargo do Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa (DCIAP) que é coadjuvado pela Judiciária.
As autoridades investigam violações das regras de controlo e de gestão quando os ex-governantes optaram pelas Parcerias Público Privadas sem terem feito estudos prévios e fazendo depois revisões ruinosas dos contratos para o erário público. Os negócios em causa dizem respeito às antigas Scut no Interior Norte, Beira Alta e Litoral, Grande Porto, Litoral centro e Grande Lisboa.
As buscas foram acompanhados por magistrados, entre os quais o juiz Carlos Alexandre, que tem o processo a seu cargo.
Há pouco mais de um mês, o Governo renegociou as Parcerias Público Privadas Rodoviárias, tendo o presidente da Estradas de Portugal, António Ramalho, divulgado que se a renegociação não fosse feita o endividamento cresceria 600 milhões de euros por ano. Os números para o custo das PPP em 2020 ultrapassavam os 14 mil milhões (quase 10% do PIB).

Procurador lidera
Vítor Magalhães, um dos procuradores que assinou o polémico despacho de arquivamento no caso ‘Freeport', onde se deixavam no ar várias perguntas a José Sócrates, é o titular, no Ministério Público, da investigação que agora volta a atingir o coração dos socialistas. O processo já está há vários meses a seu cargo, sendo intensa a colaboração com uma das brigadas da Polícia Judiciária que investiga os crimes económicos.
O CM sabe que há uma brigada que exclusivamente investiga o dossiê das PPP rodoviárias, grupo esse que é acompanhado pelo juiz Carlos Alexandre, do Tribunal Central de Instrução Criminal.
A investigação está, no entanto, longe de estar terminada e poderá ainda atingir outras figuras no mundo da política.
Ontem, foram apreendidos documentos em casas e escritórios dos visados, que agora terão de ser analisados. Há ainda informação bancária apreendida que poderá confirmar o rasto das supostas luvas.

Falta o principal. Mas começa bem. Creio que é uma questão de método. Veremos como segue este caso de relações turvas. Pode haver alguma canária claustrófoba que chilreie.

E nada de medo das palavras duras, como as da ministra Paula Teixeira da Cruz, em 26-9-2012, em... Caxias (transcrição minha da declaração oral da ministra):
«Tudo deve ser investigado. Ninguém está acima da lei. (...) Houve um tempo de impunidade e não estou a referir-me agora a nenhum caso concreto. Houve um tempo de impunidade, que acabou. (...) Ninguém está acima da lei, sejam 'ex', sejam atuais. Ninguém está acima da lei. É muito importante que as pessoas entendam isto.»


* Imagem picada daqui.



Limitação de responsabilidade (
disclaimer): As entidades referidas nas notícias dos média, que comento, não são arguidas nem suspeitas do cometimento de qualquer ilegalidade ou irregularidade; e mesmo se, e quando, arguidas gozam do direito à presunção de inocência até ao eventual trânstito em julgado de sentença condenatória.

10 comentários:

Anónimo disse...

O Sr. Rui Rio deveria indicar onde Portugal irá buscar o dinheiro para o custo das PPP em 2020 que ultrapassarão os 14 mil milhões (quase 10% do PIB), já que está tão preocupado "com o julgamento na praça pública de ex-governantes socialistas no inquérito às Parcerias Público Privadas (PPP)"

E este é que era o tal que cortava a direito no PSD... Pois, pois!

Napoleão

Anónimo disse...

É trudo farinha do mesmo saco.
Não se pode confiar em traste nenhum.As leis é que têm que ser duras e penalizadoras.
Isto é uma oligarquia corrupta e traidora da pátria.
A AR é uma agência de negócios.
AAs autarquias são agências de negócios e emprego para as clientelas.
Institutos e Fundações todas a comer no bolso de quem trabalha para viver.Milhares de ciganos e africanos a viver do nosso suor.
Mas é tudo tabu.Não é políticamente correcto falar nisto.Põe em cheque muitos previlégios e vencimentos milionários de SOS isto e mais aquilo.

A ministra disse uma frase assassina : -"Ninguém está acima da lei".
A matilha do socialismo corrupto e do comunismo assassino já não a larga.E no PSD deve ter poucos amigos.
Ahaha

Anónimo disse...

Dr. ABC :

Volto à minha velha máxima :

Em Portugal, ninguém vai preso !!

Manuel

SOCORRO!!FORAM-ME À IMPUNIDADE !!! disse...

O KAPO MAFIOSO DE PARIS ESTÁ EM PÂNICO.AS COISAS ESTÃO A CORRER MAL PARA A MÁFIA NO QUE RESPEITA À NOMEAÇÃO DO NOVO PROCURADOR.EM PORTUGAL DON SANTONI ROSNA E A MATILHA DE SOLDADOS RASOS PEDE A DEMISSÃO DA MINISTRA.ENTRETANTO, AS RELVAS TÊM SIDO MUITO BEM APARADAS E OS COELHOS JÁ FUGIRAM PARA AS CATACUMBAS.

Anónimo disse...

Rio também foi infeliz, ao dizer, que os cortes a direito podem ser demasiado duros. O que quer Rio, aumentar os impostos? É que não há outro caminho. Os credores não abdicam de um centimo, a não ser que entremos pelo funil grego.

Pacheco, como sempre heterodoxo, mas um sempre fiel cavaquista, veio dizer que o Governo não deveria ter pressionado a construção e a restauração.

Estes barontes de merda da Laranjada, devem pendar que o mundo é de rosas. De rosas mal cheirosas estamos nós fartos. liás, o Deputado Pechaco esteve vários anos em Estrasburgo/Bruxelas a mamar do Zé contribuinte europeu, num órgão que não serve para ninguém, a não ser aos próximos.

A marginalidade activa é o único caminho. O socialismo gangrenou Portugal. A maioria dos baronetes da Laranjada não psassam de saqueadores imundos.

O combate é permanente e apenas é devida solidariedade aos portugueses que ainda existem e ajudam a pagar a festa.

Anónimo disse...

Haverá sempre um personagem pleno de "candura" que isentará de culpa os prevaricadores.Isto não vai lá com paninhos quentes.Talvez depois de sairmos da moeda única.

Carlos Sousa

Anónimo disse...

O único em que acredito é no Juiz Carlos Alexandre. Escolha bem a equipe, senão...quando lá chegarem já eles sabem ao que vão!

MOVIMENTO DOS PATRIOTAS PORTUGUESES disse...

TODO O APOIO DEVE SER DADO À MINISTRA DA JUSTIÇA PELAS DECLARAÇÕES CORAJOSAS QUE FAZ E PELA ACÇÃO QUE DESENVOLVE PARA PÔR TERMO À IMPUNIDADE EM PORTUGAL,NOMEADAMENTE ATRAVÉS DA NOMEAÇÃO DE UM NOVO PROCURADOR-GERAL QUE PROMOVA A INVESTIGAÇÃO E NÃO O ENCOBRIMENTO.TUDO TAMBÉM DEVE SER FEITO PARA CALAR DEFINITIVAMENTE A MATILHA DE CÚMPLICES DOS CORRUPTOS QUE NA ORDEM DOS ADVOGADOS E PARTIDOS POLÍTICOS,NOMEADAMENTE PS E PSD,PROTEGEM,ENCOBREM E INCENTIVAM A CORRUPÇÃO TENTANDO POR TODAS AS FORMAS OBSTACULIZAR A QUE A MESMA SEJA COMBATIDA.NEM MAIS UM EURO PARA AS PPPs!CORRUPTOS FORA DO GOVERNO!CORRUPTOS SÓCRETINOS NA CADEIA!VIVA A LIBERDADE!VIVA PORTUGAL!

Anónimo disse...

Maçons corruptos Relvas e Almeida Henriques devem ser já "remodelados" para Vale de Judeus para acompanharem Sócrates,Lino,Campos e Mendonça.Políticos corruptos para a cadeia.De todos os Partidos.

Anónimo disse...

A face mais asquerosa da austeridade,o incompetente e imbecil António Goldman Brutus devia desde já ser enviado para um campo de reeducação chinês aprender a ser mais competitivo e a sair da sua zona de conforto.A arroz e água da sanita para gastar pouco.