sexta-feira, 14 de setembro de 2012

O chumbo



O Sol titulou, 14-9-2012, na primeira página que «Troika empurrou Passos», e no lead dessa notícia informa que
 «A iminência de uma má avaliação da troika levou o 1º ministro a antecipar-se e a falar na 6ª feira. Para mostrar a determinação do Governo em tentar cumprir as metas. As medidas foram combinadas só entre ele e Vítor Gaspar. O CDS ficou irritado e Belém também não gostou.» (Gratos pela transcrição do interessante projeto da Guimarães TV).
Porém, o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho disse na entrevista de ontem à noite, na RTP-1, que nenhum Governo fecha uma negociação externa e internacional que não seja do conhecimento e não possa ter o acordo do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros. Passos dá a entender, como diz a Renascença que «Portas deu aval às novas medidas de austeridade». E na mesma entrevista disse que tinha informado o Presidente da República - para além do líder do PS. O que não contou na entrevista é a ameaça que o CM ontem veiculava: em 2013, o Estado dispensará 100 mil funcionários públicos contratados a prazo...

Mas Belém não gostou do pacote, como se percebe das mensagens fortíssimas de próximos do Presidente. Falta ao Presidente explicar a sua posição perante o pacote - depois de uma declaração preparatória sobre a necessidade de austeridade, em evento, na sexta-feira passada, antes da comunicação do primeiro-primeiro ao País. Parece mais que o Presidente tenha sido surpreendido pela reação geral, da esquerda à direita, de sindicatos a patrões (Belmiro de Azevedo, para lá do socialista António Saraiva e de João Vieira Lopes, presidente da Confederação de Comércio e Serviços) e tenha passado da distanciação para uma oposição ainda reservada (mesmo se Alexandre Relvas, seguido de Eduardo Catroga, seguido de Manuela Ferreira Leite. O Governo conseguiu uma espécie de milagre ao contrário: pôs todos contra, e inclusivamente a troika lava as mãos... Não é apenas a endémica promiscuidade bloco-centralista, nem falta de experiência: é também incompetência, mal disfarçada de solenidade oca.

Mas o mais importante da notícia do Sol não é isso: é a informação de que o novo pacote fiscal foi uma jogada de emergência para responder à «iminência de uma má avaliação da troika». Uma jogada de improviso, de última hora. Todavia, a troika que, em 3-9-2012, já havia alijado a responsabilidade do «Memorando de Entendimento» para o Governo português (de Sócrates, de Sócrates...) e, em 3-9-2012, e alijado para o atual Governo o falhanço do programa de ajustamento, veio, pela voz do seu chefe de missão, o etíope Abebe Selassié, dar uma rara entrevista ao Público, em 12-9-2012, para dizer que a descida na Taxa Social Única (TSU) à custa dos empregados) não foi «exigência da troika» e que «se houver apenas austeridade, a economia não vai sobreviver».

Passos e Gaspar são governantes de Portugal e não delegados da troika: é para os portugueses que devem governar. E mesmo que governassem para a União Europeia e FMI, como afinal dão a entender que governam, projetam mal e executam pior. Os bons alunos - Passos e Gaspar - afinal eram cábulas: e só a direta na véspera lhes permitiu uma positiva à tangente na quinta avaliação da troika. Passos passou no exame de recurso da troika, mas chumbou na frequência dos portugueses.

É altura de Cavaco Silva quebrar o silêncio cúmplice com este Governo, falar ao País e resolver o impasse atual do Governo. Não queremos novas eleições que entronizarão o PS, o partido que arruinou Portugal com um regime corrupto. Portugal precisa de um governo patriótico, integrado também por personalidades de reconhecido patriotismo, aproveitando a mesma base parlamentar de apoio.


* Imagem picada daqui.

17 comentários:

Anónimo disse...

Esperar por Cavaco Silva, será o mesmo que um doente enfermo poderá esperar de uma Agência Funerária ou quando muito de um Padre. A extrema unção. Cavaco Silva é e foi parte do problema da insustentabilidade que é Portugal. A subsidiodependência de Portugal deve muito a Cavaco. A falta de regras na atribuição de subsídios e a sua entrega a empresas gangrenadas são mérito de Cavaco e dos seus governos (Guterres acentuou a tendência, e o Exilado de Paris acabou com o resto).

Depois, quando se fala em Ferreira Leite ou em Catroga, que são os tais próximos de Cavaco, é confrangedor. Gente que não é exemplo para ninguém. Gente que se senta ou sentou anos a fio no poder e são co-responsáveis pela falência de Portugal (o Exilado foi só o último responsável).

Pensar que se chuta Passos Coelho e se nomeia Ferreira Leite ou qualquer outro apaniguado próximo de Cavaco é lírico. Portugal já não é bem uma Democracia, bem o sabemos, mas qual seria o argumento para chutar com Passos Coelho? A sua incompetência? E a incompetÊncia de Cavaco, que deixou estar o exilado durante anos no governo e não o demitiu?

Depois, convém não esquecer que Portugal NÃO é um país independente. Se calhar o Povo ainda não percebeu e pensa até que Cavaco e/ou Passos mandam realmente no país. A ingenuidade não é um defeito, mas pode ser fatal nos dias de hoje.

aragonez disse...

Esta escrita entristece-me.
Toda a orquestra fazendo processos de intenção ou de falta dela, ao governo que temos.
Mas o país que temos, está totalmente podre, desde as estruturas às autarquias, passando pela "justiça", pelas polícias e pelos ladrões.
Assim pergunto ao autor, como faria.
Se não meteria na cadeia tantos quanto possível.
E que caminho diferente deste, utilizaria.
Para que possa ter seguidores.
Quase de olhos fechados!

Anónimo disse...

Cá estão, os pagadores do almoço dos portugueses a falarem no fim do almoço!

http://economico.sapo.pt/noticias/eurogrupo-condiciona-nova-tranche-ao-oe2013_151809.html

Eurogrupo condiciona nova tranche ao OE/2013

Juncker deixa ameaça velada quanto a nova tranche e mais um ano para o défice.Dinheiro só chega quando OE2013 estiver garantido.

Anónimo disse...



Precisamos de um governo para Portugal.
Um governo para o capital já temos...

Anónimo disse...

O Prof. Caldeira ja escreveu sobre uma "barrela Geral do Estado" ou coisa parecida - interpretação minha.
Isto precisa de uma barrela geral. Algo de radical para cortarmos com as amarras às oligarquias mediocres nacionais e europeias. Que interessa a EU? O que nos trouxe? Temos que denunciar muitos contratos internacionasi e afiliações para nos libertarmos.
é duro? Será!! Mas se queremos decidir (seremos livres) temos de afastar os amigos de peniche da Europa.
Declaração de interesses ideológicos: Não sou comunista, não sou comunitarista e nenhum tribunal decretou a minha interdição para decidir sobre a minha vida e a minha palavra.
Nós, Portugueses temos muito para falar sobre o presente e sobre o futuro - o possível e aquele que queremos propor aos nossos vindouros.
Não seremos HOMENS se oferecermos aos vindouros egoismo e miséria.

Anónimo disse...

Porque será que este Padrinho está tão suave?

http://economico.sapo.pt/noticias/e-preferivel-um-mau-orcamento-a-um-nao-orcamento_151811.html

O histórico do PS, Almeida Santos diz que "é preferível um mau orçamento a um não orçamento".

O histórico do PS, Almeida Santos, afirmou hoje no Congresso dos Técnicos Oficiais de Contas que "é preferível um mau orçamento a um não orçamento".

Almeida Santos disse que "governar por duodécimos era quase impossível". "Depois do Orçamento, vamos ver se o Governo cai em si e corrige os erros que tem feito até aqui", acrescentou ainda.

"Este Governo não tem experiência política. Tem pessoas inteligentes e bem intencionadas, mas não tem experiência política", afirmou. "E o Governo tem sentido as dificuldades de governar sem experiência", referindo ainda que "não há condições para acabar a legislatura".

MOVIMENTO DOS PATRIOTAS PORTUGUESES disse...

COM O SÓCRETINO TIVÉMOS UM GOVERNO INVERTIDO.ROUBAR EM VEZ DE GOVERNAR.COM O PASSOS TEMOS UM GOVERNO ÀS AVESSAS.NÃO DEFENDE E REPRESENTA OS PORTUGUESES.DEFENDE E REPRESENTA TODOS OS ANDARAM A ROUBAR OS PORTUGUESES DURANTE ANOS E QUEREM CONTINUAR A FAZÊ-LO.É PRECISO DIZER BASTA.EM TODO O LADO E NA RUA TAMBÉM.COMO MUITO BEM JÁ O AFIRMOU MANUELA MOURA GUEDES.QUEREMOS UM GOVERNO COM GENTE QUE COMPROVADAMENTE NÃO ROUBA,É COMPETENTE E QUE ENCARNIÇADAMENTE DEFENDE OS INTERESSES DE PORTUGAL E DOS PORTUGUESES CONTRA TUDO E CONTRA TODOS.UM GOVERNO DE PATRIOTAS.O FUTURO GOVERNO DE PORTUGAL!VIVA PORTUGAL!

aragonez disse...

Só porque eu disse que o texto me entristecia, deu direito a censura?
Em frente!

Anónimo disse...

Para aqueles que acreditam que é fácil tirar de lá Passos Coelho e colocar a nafetalina Ferreira Leite, têm aqui a resposa contudente do Socialismo.

http://economico.sapo.pt/noticias/rua-ja_151780.html

Agora, enquanto se espera por mais reacções institucionais (CDS e Presidência), exigem as regras da boa educação cívica e política, da vida pacífica das democracias consolidadas, que o senhor Primeiro-ministro, por livre iniciativa, peça imediatamente dispensas públicas pelo ridículo das suas recentes declarações e se exponha abertamente à humilhação e ao escárnio popular. E que depois diga que afinal está cansado, que governar em prol do Povo é desgastante, e que vai imediatamente regressar à sua actividade liberal num par de empresas de amigos, ao canto coral numa Paróquia pouco carente ou pedir uma cunha ao Crato para se reciclar num curso profissional que não seja intelectualmente exigente. Na realidade, que faça o que bem entender, mas que deixe rapidamente a governação do país a alguém de (alguma) competência. E que leve consigo, pelo menos, o menino Relvas e o ‘Padre' Gaspar.

O PADRINHO disse...

Quem está muito preocupado com a queda deste Governo é o Almeida Santos.Porque será?

Anónimo disse...

Sr.Professor o que até ao presente momento não ficou explicado por dezenas ou milhares talvez de comentários, é como se cria riqueza num país ARRUINADO, que segundo consta deve ao mundo tanto que se nos deixasse nus, nem seque teríamos dinheiro para comprar uns trapos, afim de cobrir nossas intimidades!
Quando é que tomamos consciência dos crimes que cometemos enquanto nação ao escolhermos tantos trafulhas nos últimos 30 anos!
Se Portugal quer fazer experimentalismos vão em frente e depois na hora da verdade, quando não houver caixa para o básico, quem assumirá a responsabilidade?
Muitas vezes pergunto-me se não foi uma verdadeira maldição para Portugal ao renunciar ao seu verdadeiro nome:PORTUGAL por uma republica portuguesa (é na constituição) onde teve origem tão grande desgraça!
Cá não estarei quando voltarem a aparecer portugueses com honra, orgulho, patriotismo, etc...
A sociedade civil portuguesa actual com tanta ratice, desonestidade e chico-espertismo saloio, só pode provocar vergonha a repulsa a um cidadão honrado.
Num estado de excepção para de poder recuperar a Pátria só a cessação dos direitos políticos a todos os prevaricadores que tivesses lesado o Estado, com o Cavaco não pois SABIA E NADA FEZ|
Boa noite|
alice goes

Duarte Meira disse...


Caro Prof. Balbino Caldeira:

Mais um apelo ao homem que só sabe fazer apelos...

O sr. Cavácuo faz reuniões, faz apelos, faz o seu papel e não faz mais nada porque não quer - nununca quis - chatices. Esse indivíduo carreirista, como dizia de si próprio à PIDE, estava "bem integrado" no regime anterior. Está bem integrado neste regime, Estria "bem integrado" noutro regime qualquer.

Esse nulo, com insci~encia total e leviandades de simplório, entre 85-95, destruiu a economia do país, e encheu Portugal de betão, de alcatrão e de corrupção.

"Governo patriótico" ?...

JAMAIS o fará (nem que houvesse condições políticas objectivas para isso). O prof. Balbino não se iluda, e não ofenda os patriotas portugueses que ainda há, entre os quais ainda o conta a si.

Flo disse...

O problema pode ser mais grave

"Destruir as Constituições de todos o países"
já se nota.

ENDGAME: JOGO FINAL- PLANO PARA
ESCRAVIDÃO GLOBAL 7 -YouTube

http://www.youtube.
com/watch?v=lMEeIXKRPi4&list=
PLF3EDD5DFE6AD7372&index
=7&feature=plpp_video

Anónimo disse...

Ser anónimo não é sinónimo de cobarde,
pode sim ser sinónimo de inteligência,
livre, conhecer a sociedade em que vive.
Para vencermos forças muito grandes
incorretas, temos que usar estratégias
corretas.

Por exemplo os resistentes franceses,
escondidos, na altura da 2ª guerra mundial,
foram muito importantes para derrotar o Hitler,
e claro não eram cobardes.

Anónimo disse...

Claro também são muito importantes
os que não são anónimos.

Anónimo disse...

A tralha «cavaquista» evidentemente que não fará parte de «um governo patriótico», talvez o Portas, não sei, se estiver tudo pronto e arrumado sobre as «luvas» dos submarinos.
O meu governo seria talhado mais ou menos com este figurino:
- vinte por cento de militares, ouvidos os estados maiores;
- um elemento indicado por cada uma das igrejas reconhecidas e oficializadas em Portugal;
- elementos indicados pelas corporações (Ordens e similares);
- três elementos indicados pelo PSD;
- um elemento indicado por cada um dos restantes partidos com representação parlamentar;
- dois elementos indicados pelos partidos não parlamentares que concorreram às últimas eleições.
Isto enquanto estiverem cá o FMI e a TROIKA.

Cavaco e Silva porém, enfeudado que parece estar a tudo o que nos afundou, ainda que contra sua vontade, por certo, não vai numa solução destas.
É, então, o impasse, maior que o de antigamente por que mais «fundamentado» e com mais implicados, uma desgraça política.
Dos conselheiros do presidente não se espera nada de bom, por sua vez, a menos que se sobressaltem, que acordem da modorra.

Anónimo disse...

http://achatcialisgenerique.lo.gs/ commander cialis
http://commandercialisfer.lo.gs/ cialis prix
http://prezzocialisgenericoit.net/ comprare cialis online
http://preciocialisgenericoespana.net/ comprar cialis