segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Democracia direta - ou o caos

Apertado como antes - mais ainda, porque a esquerda prefere os ditacorruptos deles do que os negociantes dos outros... -, o poder tenta de novo fugir à sorte com que o povo o quer amargar.

Na ânsia de mais uns meses de negócio e no temor de prossecução judicial futura, o Governo ameaça o Presidente e o Conselho de Estado com demissão, à beira do envio de novo envelope financeiro da União Europeia/FMI. E junta ainda outra ameaça velada, como se percebe da notícia do i, de 21-9-2012, sobre uma alegada investigação da Autoridade da Concorrência ao negócio do Pavilhão Atlântico.

Também na véspera da reunião do Conselho de Estado, de 21-9-2012, com manifestação fronteira, a fazer relembrar o 12 de novembro de 1975, , o Governo firmou um pacto fraterno com o socialismo, operacionalmente liderado - como sempre! - por Almeida Santos: manutenção do poder político e da procuradoria sob controlo da Maçonaria em troca de mais uns meses de grandes (e pequenos) negócios de Estado. Veja-se a entrevista do venerável socialista, ao i, de hoje, 21-9-2012. A Maçonaria está apavorada com a hipótese de largar o poder que conquistou depois da morte de Sá Carneiro e do tabu de Cavaco. E Sócrates continua a manobrar (e a pagar, que os resultados obtidos pelas equipas profissionais on-line não ficam de borla!...) para suceder a Cavaco - arrependido de ter abdicado, no verão de 2009, do salto de primeiro-ministro autoritário para presidente-ditador.

Habituados aos pactos dos palácios sicilianos, aos passos ganhos das lojas, que os reproduzem, e aos jogos jóticos, que os epigonizavam, os incompetentes okupas do poder político, julgam que ainda mandam, já não por respeito dos cidadãos mas por causa de serem delegados de serviço da troika estrangeira (que salvaguarda, em primeiro lugar, os créditos/investimentos estrangeiros nas parcerias público-privadas). Mas os folguedos dos torneios e saraus da corte faustosa, enquanto o povo desesperado briga pelas côdeas, são apenas a ilusão fugaz de um bando condenado ao ostracismo judiciário. Melhor fora que os homens e mulheres de bom senso que ainda têm alguma influência no poder se pronunciassem sobre a proximidade do abismo social para onde a corrupção conduz desgovernada o País, debaixo da orquestra desafinada da esquerda irresponsável. Uma esquerda entusiasmada com o velho leninismo de superioridade de forças em cascata, agora sob a fórmula peculiar de democracia participativa, em que como costumo dizer a organização Abraço vale tantos votos quanto a Igreja Católica. Para não falar da utopia da democracia real, uma fórmula neo-trotskista em que os braços alçados na agitação da rua valem por milhões de cidadãos nas suas casas.

Na verdade, o povo está à beira de reclamar, de novo, o poder político. E não poupa os partidos mais ou menos sistémicos - e sustentados, todos!, por financiamentos eleitorais indecorosos, como tem sido durante anos também o PC, sempre à espera de uma aliança frentista com o PS. Veja-se a indignação dos manifestantes contra o Bloco de Esquerda, na manifestação de 21de setembro de 2012, em frente ao Palácio de Belém, onde decorria o Conselho de Estado. E não se trata de uma preferência do povo pela pseudo-esquerda corrupta ou utópica sobre a pseudo-direita corrupta e degenerada. Trata-se de uma revolução embrionária contra a degeneração da democracia representativa em corrupção de Estado e analfabetismo técnico. Uma degeneração em que o povo só tem direito prático de escolher entre os candidatos das ementas partidárias cozinhadas por caciques corruptos.

Precisamos cada vez mais da reforma de instauração de uma fórmula moderada e viável de democracia direta: eleições primárias nos partidos, referendos efetivos e responsabilização política. Ou isso - ou o caos.


* Imagem picada daqui.


Limitação de responsabilidade (disclaimer): As entidades referidas nas notícias dos média, que comento, não são arguidas nem suspeitas do cometimento de qualquer ilegalidade ou irregularidade.

32 comentários:

Cuidado cão que te fazem barão disse...

Bonito texto,sim senhor.
Acho que o sr se entusiasmou.Não consigo ver no povo que se manifestou sob o pavilhão,comunista camuflado "Que se lixe a Trika!",nenhum desses atributos de lucidez e visão política.
Ehehehe!
O descontentamento sim,é visível,mas ainda assim condicionado pela rivalidade político-partidária.
Em Portugal,os partidos políticos são adoptados como os clubes de futebol,desenvolvendo-se uma relação afectiva quase inquebrável.
A mesma irracionalidade que se observa no futebol,com mais a teia de favores e cumplicidades,que vai facilitando as vidinhas a muita gente.
Os politiqueiros,autarcas à cabeça,movem-se hábilmente nas comunidades locais,distribuindo favores com os bens do Estado.
Só uma tempestade destruiria esta teia com 38 anos.

AFUNDAÇÃO DOS MILHÕES disse...

O EXEMPLO MAIS ACABADO DA TRAIÇÃO E PROMISCUIDADE PASSISTA É A MANUTENÇÃO CONTRA TUDO E TODOS DA "SINISTRA" NA FUNDAÇÃO.NADA O JUSTIFICA A NÃO SER A TROCA DE FAVORES ENTRE CORRUPTOS.NÃO VENHAM DEPOIS PEDIR SACRIFÍCIOS A NINGUÉM CHANTAGEANDO-NOS COM A TROIKA.TRAIDORES FORAM,TRAIDORES SÃO,TRAIDORES SERÃO.LIXO ENTRE O LIXO O DUETO PASSOS/RELVAS DEVERÁ TER O DESTINO DO LADRÃO DE PARIS QUANDO A JUSTÇA FINALMENTE SE ABATER SOBRE ELE.

Anónimo disse...

Professor Balbino Caldeira,

Claro que será o caos. Como foi em 1974, como foi em 28 de Maio de 1926, como foi em 5 de Outubro de 1910.

O Professor Marcelo bem quer faz<eer a transição que o seu Padrinho Cateno não foi capaz de fazer. Marcelo, filho do Governador Rebelo de Sousa, não vai conseguir fazer a transição.

A transição não é já possível. O cadáver Portugal já não sustenta tanto vampiro. O credor não abdida de um centimo de dívida.

Ah, ah, vamos descer aos infernos. Nem as fábricas de Vialonga ou de Leça do Bailio, a trabalhar 24 horas por dia, conseguirão satisfazer tanta secura.

Quando os alemães desligarem a máquina, será pior do que a Maria da Fonte.

É inevitável. Terá que ser assim, Com muito sangue. Só assim se lavarão as almas, e se expurgarão os males.

Anónimo disse...

a de 5 Outubro 1910, ainda havia pessoal com os ditos, as outras foi, caíram de podre.

Anónimo disse...

Sim,a 5 de Outubro ganharam os podres que cairiam em Maio de 1026 e ressurgiriam em 1074.

+ou- disse...

Caro Professor, o problema está nos "acólitos, comparsas & comandita" e nas riquezas acumuladas destes "gestores do alheio", que lhes permite e sempre "voarem baixinho" para zonas mais calmas e muito mais cómodas, até que passada a trovoada, eles e/ou os seus descendentes, regressem para voltar ao saque, cá, como nunca lhes fora permitido lá fora - isto é histórico e repetitivo.
Novo será - qual povo judeu - não os esquecer ou ignorar, mas sim, fazer-lhes a justiça que merecida - olho por olho, dente por dente!
É que isto está a ficar, além de "tristérrimo", indecoroso de mais para "modular" os nossos filhos... e netos.

Anónimo disse...

Com que então o menino provoca toda esta bronca e depois queria fugir? Isso é que era bom, cá se fazem cá se pagam. E se fugisse? Com uma paulada matavam-se logo dois: Um coelhinho e um filósofo.:)

Bem, vou dar água à burra!

Floribundus disse...

o médico manuel neves e castro, um beato do meu tempo da fac, participou na manif de 15, ao lado da média burguesia.

nestes lugares só aparecem os que temem perder
e não os que perderam ou nunca tiveram nada

a rua é burguesa e citadina

Unknown disse...

A título de "instauração de uma fórmula moderada e viável de democaracia direta", aconselho a leitura de A REVOLUÇÃO QUE FALTA FAZER de Saturnino Monteiro.

Anónimo disse...

Não se esqueçam de que
os problemas actuais graves
de Portugal, já aconteceram
ou estão a acontecer
idênticos noutros países.

A teoria da conspiração da
"Nova Ordem Mundial"
é capaz de não ser só teoria

Anónimo disse...

Cuidado que na ue aquele palhaço, traidor e desertor chamado barroso já fala de federação! estes filhos da puta aventalados roubaram o país, roubaram-lhe o futuro com as ppp's que nos comprometem por décadas e agora o passo seguinte é provocar o caos para os euro-tirano-burocratas aparecerem como salvadores. Cá e não só. E é agora porque esses paneleirotes aventalados têm umas crenças maradas com o 12 o 13 e o começo duma suposta nova era que eles têm manobrado para ser a sua tomada de poder (é a filodofia que o corrupto estuda!).
Isto só se resolve a tiro, um a um nesses porcos canalhas que deliberadamente afundaram e continuam a afundar o país

Anónimo disse...

Professor Balbino

Nada como o TEMPO para trazer as pessoas à razão.

Que grande diferença se nota já nos seus escritos de agora em comparação com os de há 1 ou 2 anos atrás!

Agora, já certamente está mais consciente e a perceber que a sua euforia pela vitória do Partido da sua preferência sobre o que anteriormente governava, não era sensata.

Voltamos a constatar mais mentiras, mais promessas,mais erros.

É que eles obedecem, rigorosamente, a estratégias pensadas há décadas pelos poderosos do Mundo e, nos momentos cruciais, nuncam consultam o Povo.

Não se iluda.

Na realidade existe um conluio real entre todos os partidos e nomeadamente os do "arco do Poder" que os vai mantendo ora um, ora outro, para se auto-beneficiarem e para obedecer às ordens vindas do exterior e NUNCA, para benefício do Povo em geral e do contribuinte em particular. (simples rotativismo).

SÃO FARINHA DO MESMO SACO!

Daniel Estulim e David Icke dão TODAS as pistas e apontam o dedo à raiz do Mal.

A democracia não funciona em certas comunidades dadas à Ignorância, à Ganância, à Inveja e, porque não dizê-lo, à Preguiça.

Tem aqui muito terreno para meditar!

Anónimo disse...

O David Icke faz comunicações e tem teorias muito interessantes ( muitas no you tube) , mas quando começa a falar dos repetilianos cria o descrédito.

As Comunicações do Alex jones (há muitas legendas em português no you tube, e já tem 5 milhões a ouvi-lo também através da rádio), não são tão surrealistas, e são muito explicativas.

Contudo não nos podemos esquecer do nosso sentido critico e do nos informarmos noutros locais, consideramos que é importante saber o que eles dizem.

Anónimo disse...

Comfessemos...Heroi da Pátria ficará aquele piloto de um F16 ou semelhante...quando toda a AR+PR e convidados estiver reunida...

Anónimo disse...

Federação europeia nunca haverá ..porque os alemães já perceberam que essa jogada é para os socrates da vida se apoderarem do cofrinho deles ...ahaha e isso não acontecerá nunnnncccaaaaa ...

Capiroba

Anónimo disse...

A federação europeia é uma ideia dos povos desgovernados da Europa. Haverá britÂnicios que queiram pertencer à Federação? Haverá alemães que queiram pertencer à federação? Até a generalidade dos franceses, do Melanchon ou do Le Pen, não quer a federação.

Querem a federação, os coxos, os tolos e o grande capital. E claro, os políticos traidores, que tanto trabalham para os portugueses, como para os americanos ou para os chineses.

A CORRUPTONA-GENERALA disse...

A CORRUPTONA,ESSA BADALHOCA,AINDA ANDA POR AÍ A DIZER QUE NÃO HÁ CORRUPÇÃO EM PORTUGAL?

AFUNDAÇÃO MARIONI disse...

COM O CORTE QUE VAI LEVAR O QUE É QUE LHE VÃO CORTAR?AS GORDAS MANÁPULAS QUE MEXEM OS CORDELINHOS OU A LINGUA AFIADA QUE NÃO PARA DE PALRAR?CORTEM-LHE O RESTO TAMBÉM QUE NINGUÉM VAI CHORAR.

Anónimo disse...

http://economico.sapo.pt/noticias/governo-fecha-quatro-fundacoes-e-recomenda-extincao-de-outras-34_152538.html

Da lista faz também parte um leque de fundações que sofrerão um corte no financiamento do Estado. Essa redução será de 30% para as fundações Arpad Szénes - Vieira da Silva, Casa da Música, Colecção Berardo, Serralves, Ricardo do Espírito Santo Silva, Mário Soares, Gil e
INATEL e de 20% no caso da Fundação Centro Cultural de Belém.

Há ainda as instituições que perdem a totalidade do apoio do Estado como são os casos da Casa de Mateus, Casa de Bragança, Fundação para as Comunicações Móveis, Fundação Mata do Buçaco e Fundação Alter Real.

O Ministério das Finanças recomenda ainda à Caixa Geral de Depósitos, "sem prejuízo da sua autonomia de gestão", a redução de 30% dos apoios financeiros à Fundação Caixa Geral de Depósitos - Culturgest e Fundação Júlio Pomar.

Anónimo disse...

O Soares não gosta das cócegas que o Passos lhe está a fazer.

Anónimo disse...

A maneira como foram feitos os cortes na Fundações parece ser mais um tiro no pé deste governo de Passos.

Anónimo disse...

A Candida quer ser a Vagina do Passos.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=593603

PPP: Lino, Mendonça e Paulo Campos alvo de buscas

Os ex-ministros das Obras Públicas António Mendonça e Mário Lino e o ex-secretário de Estado Paulo Campos foram alvo de buscas domiciliárias pelo Ministério Público (MP) esta terça-feira de manhã, noticia a TVI. As buscas realizaram-se no âmbito do inquérito-crime às Parcerias Público-Privadas rodoviárias.


O inquérito, que decorre no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), visa apurar eventuais crimes económicos contra os interesses do Estado nas decisões dos governos do PS.

Segundo a estação televisiva, o juiz Carlos Alexandre acompanhou os procuradores Vítor Magalhães e João Melo, bem como a Unidade anti-corrupção da PJ, nas buscas.

A TVI refere ter tentado contactar os ex-governantes, mas apenas António Mendonça respondeu, confirmando a notícia mas escusando-se a adiantar mais comentários.

O RATÃO RATONEIRO disse...

PARA QUE A MONTANHA NÃO SE LIMITE A PARIR UM RATO PARA QUANDO CORTÁ-LOS TODOS AO RATÃO RATONEIRO DON MARIONI?

OS MÁRTIRES DAS PPPs disse...

SE NÃO HÁ CORRUPÇÃO EM PORTUGAL PORQUE DIABO FORAM FAZER BUSCAS A CASA DO CAMPOS,DO LINO E DO MENDONÇA.JAMÉ,JAMÉ,NÃO HÁ CORRUPTOS EM PORTUGAL.SÓ PODE SER PORQUE OS HOMENS SÃO MAIS DO QUE MÁRTIRES,SÃO SANTOS,SANTOS AUTOESTRADEIROS!!SÃO SÓCRATES QUE ESTÁS EM PARIS REZA POR ELES E PROTEGE-OS!!!

O CONELHO DE MOTA disse...

PARA QUANDO UMA VISITINHA À TOCA DO COELHO?NÃO,NÃO É O PEDRO...É O JORGE!E O PADRINHO RIKKI,OS BETOS E AS TIAS NÃO TÊM A HONRA DE UMA VISITINHA?

Anónimo disse...

Um sistema podre, que já não consegue governar o País. Mas, ao que parece, ainda consegue governar-se...

David Icke disse...

A culpa não é dos políticos,que são bastante honestos.
São os reptilianos que provocaram esta crise económica.

Anónimo disse...

É muito interessante a ideia da Democracia Directa, já lemos algumas matérias onde há modelos próximos como acontece na Suíssa, nesta altura vai ser difícil caminhar nesse sentido , mas é útil dar a conhecer o assunto.


EU JÁ VIVI O VOSSO FUTURO!

 Declarações do escritor e dissidente soviético, Vladimir Bukovsky,
sobre o Tratado de Lisboa



"É surpreendente que, após ter enterrado um monstro, a URSS, se tenha
 construído outro semelhante: a União Europeia (UE).
 O que é, exactamente a União Europeia? Talvez fiquemos a sabê-lo
 examinando a sua versão soviética.


A URSS era governada por quinze pessoas não eleitas que se cooptavam mutuamente e não tinham que responder perante ninguém. A UE é
 governada por duas dúzias de pessoas que se reúnem à porta fechada e,
 também não têm que responder perante ninguém, sendo politicamente
 impunes.


Poderá dizer-se que a UE tem um Parlamento. A URSS também tinha uma
 espécie de Parlamento, o Soviete Supremo. Nós, (na URSS) aprovámos,
 sem discussão, as decisões do Politburo, como na prática acontece no
 Parlamento Europeu, em que o uso da palavra concedido a cada grupo
 está limitado, frequentemente, a um minuto por cada interveniente.


Na UE há centenas de milhares de eurocratas com vencimentos muito
 elevados, com prémios e privilégios enormes e, com imunidade judicial
 vitalícia, sendo apenas transferidos de um posto para outro, façam bem
 ou façam mal. Não é a URSS escarrada?
 A URSS foi criada sob coacção, muitas vezes pela via da ocupação
 militar. No caso da Europa está a criar-se uma UE, não sob a força das
 armas, mas pelo constrangimento e pelo terror económicos.


 Para poder continuar a existir, a URSS expandiu-se de forma crescente.
 Desde que deixou de crescer, começou a desabar. Suspeito que venha a
 acontecer o mesmo com a UE.

 Proclamou-se que o objectivo da URSS era criar uma nova entidade
 histórica: o Povo Soviético. Era necessário esquecer as
 nacionalidades, as tradições e os costumes. O mesmo acontece com a UE
 parece. A UE não quer que sejais ingleses ou franceses, pretende
 dar-vos uma nova identidade: ser «europeus», reprimindo os vosso
 sentimentos nacionais e, forçar-vos a viver numa comunidade
 multinacional. Setenta e três anos deste sistema na URSS acabaram em
 mais conflitos étnicos, como não aconteceu em nenhuma outra parte do
 mundo.


Um dos objectivos «grandiosos» da URSS era destruir os estados-nação.
 É exactamente isso que vemos na Europa, hoje. Bruxelas tem a intenção
 de fagocitar os estados-nação para que deixem de existir.


O sistema soviético era corrupto de alto a baixo. Acontece a mesma coisa na
 UE.

 Os procedimentos antidemocráticos que víamos na URSS florescem na UE.
 Os que se lhe opõem ou os denunciam são amordaçados ou punidos. Nada
mudou. Na URSS tínhamos o «goulag». Creio que ele também existe na UE.
 Um goulag intelectual, designado por «politicamente correcto».
Experimentai dizer o que pensais sobre questões como a raça e a
 sexualidade. Se as vossas opiniões não forem «boas», «politicamente
 correctas», sereis ostracizados. É o começo do «goulag». É o princípio
 da perda da vossa liberdade.



 Na URSS pensava-se que só um estado federal evitaria a guerra.
 Dizem-nos exactamente a mesma coisa na UE.

 Em resumo, é a mesma ideologia em ambos os sistemas.

 A UE é o velho modelo soviético vestido à moda ocidental.

 Mas, como a URSS, a UE traz consigo os germes da sua própria
 destruição.

Desgraçadamente, quando ela desabar, porque irá desabar,
 deixará atrás de si um imenso descalabro e enormes problemas
 económicos e étnicos.

 O antigo sistema soviético era irreformável. Do mesmo modo, a UE
 também o é. (...)
 Eu já vivi o vosso «futuro»..."

Anónimo disse...

De facto, o chamado Parlamento Europeu é o maior exemplo da completa vacuidade do Projecto Europeu.

Parra que serve o Parlamento Europeu, para além de dar sustento a uns milhares de funcionários e de deputados.

O parlamento europeu serve apenas para demonstrar que há democracia na Europa. É mentira. O Parlamento europeu não tem quualquer poder. É uma completa vacuidade.

O Parlamento de São Bento não está longe do Parlamenmto europeu. São Bento está cheio de ovelhas, que respondem perante cada Pastor no momento. Nenhum deputado é eleito directamente. Alguém sabe qual o nome do deputado que elegeu? Não.

A seguir, virá o Duce, que acabará com os fantoches. Eesttes fantoches são cleptocratas. O Duce esmaga tudo.

Anónimo disse...

@14:28 de 25/9

Não descreia.

Acredite que os temos por cá e a sua fisionomia não engana.

Observe bem e surpreenda-se.

José M Dias disse...

Noto que alguns comentadores,brincam com o que dizem, não acreditando no nosso país.Pois eu acredito em nós (não acredito neste modelo de democracia,nem de governo...ladrões)temos é que unir ideias e concretizá-las, temos uma agricultura morta, abandonada,pois comecem com a agricultura evitando assim a importação forçada de um sem número de alimentos para os quais temos poder de produção, os minérios (temos dos melhores teores de minérios do mundo)quem explora? Ingleses,canadianos, chineses, etc. Muitas vezes subsídiados pelo estado português, porque não são estas empresas nacionalizadas, porque não criam altos fornos em Portugal? e fazem cá a transformação do produto final, cobre, aço, tunguesténio etc. Não, vêm os de fora, exploram, levam a matéria prima e depois Portugal importa, quantos milhares de postos de trabalho se perdem pelo meio? Quantos milhões fogem do país?Porquê sustentar um sem número de estádios de futebol com os quais nem sequer concordei? Venha sim uma democracia direta, acabem sim com estes lobos esfomiados que nos acabarão por matar, onde estão os"tomates dos Portugueses"? Devemos!? Vamos lá pagar sim(pois os erros pagam-se) mas não com novos créditos, está provado dentro das nossas casas que isso é um erro.Porquê continuar a pedir dinheiro ao exterior? Nacionalizem-se as fortunas, bancos e empresas em benefício do país de forma a que este arranque de um ponto zero, mas com condições de não agravarmos mais o futuro dos nossos descendentes...e não, não sou nenhum comunista, embora se o fosse não teria vergonha disso, pois têm sido os governos de centro/direita que têm afundado o meu país, nova legislação para acabar com estes ladrões, veja-se a despeza com o BPN, vergonha o dinheiro não desapareceu, espremam os gatunos até que ele apareça....

Anónimo disse...

http://achatcialisgenerique.lo.gs/ prix cialis
http://commandercialisfer.lo.gs/ achat cialis
http://prezzocialisgenericoit.net/ compra cialis in italia
http://preciocialisgenericoespana.net/ cialis