quinta-feira, 17 de maio de 2012

Passos trocados


O novo Presidente francês começa com o passo trocado - já esquecido da ordem unida, mesmo a de engenheiro. Mas o seu passo trôpego, que não parece provocado pelo schnaps como Sarkozy com o vodka de Putin, a desorientação face às tropas, a falta de jeito, e até ser conduzido e corrigido pela chanceler alemã (sinais perigosos de comunicação não-verbal) é o menor dos problemas.

Hollande vem governar à esquerda, com o jargão e as políticas da esquerda-esquerda saudosa do marxismo, desequilibrando ainda mais o orçamento francês, gastando mais em políticas sociais, prometendo criação de empregos, grandes projetos comunitários financiados com project bonds (nos transportes, energia e comunicações, de utilidade marginal muito reduzida dado o desenvolvimento atual dessas redes) à custa dos países do Sul da Europa, antecipação da idade de reforma, além da demagogia fiscal. A organização, tamanho, fidelidades e nomes dos ministérios, do novo Governo francês, é todo um programa ideológico (Égalité des territoires et du logement, Redressement productif, Développement durable, Dialogue Social, Droits des Femmes, Décentralisation, Réussite éducative, Économie sociale et solidaire...), apenas compensado pelo pendor securitário do novo ministro do Interior, o catalão Manuel Valls. Hollande que, para contrastar com a corrupção sarkozysta,  havia prometido em 15-4-2012, que se fosse eleito, não se rodearia na Presidência da República de pessoas condenadas pela justiça, escolheu para primeiro-ministro o seu fiel Jean-Marc Ayrault, condenado por favoritismo (a seis meses de prisão, com pena suspensa, em 1997 quando era presidente da Câmara de Nantes)... Mitterrandismo.

Se a política interna de Hollande vai ser desastrosa para o equilíbrio financeiro, a taxa de juro da dívida francesa nos mercados e o investimento privado, a sua política europeia fará um corte com a submissão francesa à Alemanha de Merkel, em que Sarkozy progressivamente caíu para evitar a degradação do rating da França. Holande quer uma política expansionista da França (e da Europa), a caminho das eurobonds, injeção de dinheiro na economia através da criação eletrónica de moeda (quantitative easing) pelo BCE aceitando inflação, concessão de crédito aos Estados pelo BCE (que agora empresta dinheiro aos bancos privados a 1% ao ano enquanto cobra 5% aos países, e terminar a sujeição francesa à Alemanha austera e autoritária de Merkel.

 Todavia, se é provável que Merkel perca as eleições do Outono de 2013 para o SPD, ainda falta quase um ano e meio para que a Europa mude da austeridade férrea para uma política expansionista alegre - que terá um perigoso efeito no défice e na inflação (para além de efeito benéfico sobre as exportações, por causa da queda da taxa de câmbio do euro). Neste intermezzo será muito difícil aguentar a Grécia no euro, tendo em conta a deriva esquerdista radical do eleitorado, o levantamento de dinheiro dos bancos pelos gregos e a fuga de capitais, e a recusa do eleitorado alemão financiar luxos do Sul. Com a queda da Grécia tendem a ser derrubadas sucessivamente as pedras mais próximas do dominó da dívida: Portugal, Espanha, Irlanda, Itália... França. A saída do euro será um drama para o bem-estar do povo, mas poderá ser inevitável se não houver apoio europeu ao financiamento do Estado, o Estado não se reformar e a economia não recuperar.

A situação portuguesa é um espelho baço dessa contradição política europeia: austeridade, continuação do modelo político do Estado Social para um paradigma de Estado Responsável, bancocracia, recusa de apuramento de responsabilidades dos governantes anteriores na ruína do país, recusa de renegociação séria das parcerias públicas-privadas, manutenção dos esquemas de corrupção de Estado (nomeadamente, na Economia), controlo do país pela Maçonaria (especialmente, como o José diz, a «Maçonaria boa»...). Sintetizando: socialismo, com austeridade sobre o povo.

Sinceramente, a não ser que a política europeia mude radicalmente e com urgência, o euro, e em consequência, a própria União Europeia, estão condenados no médio-prazo. A mudança necessária consiste na substituição do Estado social pelo Estado responsável, a rutura com a bancocracia, o enfrentamento da corrupção de Estado,  e o empréstimo de dinheiro aos Estados pelo Banco Central Europeu a taxa reduzida (1%, como faz aos bancos privados). Sou um homem otimista e de fé. Mas a minha esperança em que estas políticas se concretizem é muito baixa.

33 comentários:

Anónimo disse...

Baixa? Nenhuma. A Europa viveu enredada em multi-negociações antes da I e da II Grandes Guerras. O Amigo Americano, á distância, observava, e depois, veio a ajuda.

A Europa voltou à "real politik". Acabou-se na realidade o Estado Social, apenas e só porque não há dinheiro. O grande capital arranja sempre pouso para onde ir. Seja ele, Singapura, a Suíça, a Grã-Bretanha, ou até alguns dos novos países amigos do capital (há e haverá sempre).

Se a Merkel vai perder? Talvez não consiga governar com os liberais, mas governará sempre com o SPD (em 1º ou 2º). É preciso não esquecer, que na maioria dos países da Europa, já impera o nacionalismo, acima da ideologia.

Do outro aldo do Atlântico, Obama vai levar o chuto. O Partido Republicano vai voltar ao controlo total da economia. Os EUA vão-se virar definitivamente para onde a economia é fervilhante, a Ásia, onde estão a China, o Japão, a Coreia do Sul, Taywan, a Índia, o Vietname.

A Europa está cheia de velhos, de gente aburguesada, subsidio-dependentes e demasiado estatizada. Estamos do lado errado da barricada.

Quanto a Portugal, para além da subserviência perante o poder do Norte da Europa, vai haver uma subserviência perante a Monarquia do Fetungo de Belas e do Brasil, como 6ª ou 7ª maior economia do mundo.

O português vai deixar de andar a limpar escadas em Paris, aos franceses, para limpar escadas ao imperador Eduardo dos Santos em Lisboa!

É a vida!

Anónimo disse...

Passos trocados são os do Passos Coelho que tem destruído a economia e o emprego em Portugal a pretexto do equilíbtrio das contas públicas, a tão famosa consolidação orçamental.

Anónimo disse...

Destruíu a economia e o emprego que o socialismo tão bem deixou.
hehehe!
Já nem o Herman,desde que entrou para a pandilha do Mário Soares Pio da Casa,tem tanta graça como este socretino alucinado.

Anónimo disse...

E a Dra. Candida que finge que vai entalar o Dr. Pinho do Espirito Santo, amigo do Mexia do Espirito Santo.

Os Tugas são estúpidos que nem calhaus. Os Vigaristas profissionais mandam no país, a Vagina de Inglaterra finge que manda a Candida verificar os contratos da electricidade, para Tuga Estúpido comer.

Ah Tuga dum raio, que vais levar no lombo, durante décads. Obrigado Zé Sócrates, foste o maior governante da Tugolandia.

Anónimo disse...

A este ritmo as acções do Salmoura ainda vão valer menos que as do BCP.Não há PPP que o salve!Vale de Judeus espera-o.

Anónimo disse...

Eu acho que não deve mudar nada. Austeridade, em cima de austeridade, é o caminho.
Nada de crescimento.
Aumento de impostos e mais aumento de impostos é a solução.
O exemplo da Grécia é sinal de que as coisas, com fortíssima austeridade, estão no bom caminho. Com estas soluções de garrote no investimento, impostas pela direita europeia, é possível pagar as dividas, pagar os impostos dessa divida e baixar o endividamento.
Qualquer proposta de um tipo de esquerda, contrária às medidas impostas pela direita, não presta.
Pelos vistos as políticas da direita francesa (esteve 17 anos no governo) e, também, da Itália, dois grandes países, foram acertadas e recomendam-se, pois os resultados estão aí para serem seguidos à risca por outros.
Por isso, Hollande deixa que tudo continue na mesma, não apresentes nenhumas ideias, porque tudo vai na sua França.

Vai uma aposta em como amanhã vão dizer, por aqui, que a culpa dos problemas da França são do Hollande, para não recuar no tempo e dizer que são do Sócrates.

Anónimo disse...

"Miguel Frasquilho, vice-presidente da área de Economia do grupo parlamentar do PSD, defendeu hoje a urgência de uma actuação rápida por parte dos responsáveis europeus, para travar o caos instalado nos mercados, e os perigos que estão a ameaçar os pilares da Zona Euro".

Não concordo!...
Este tipo anda com os (P)assos trocados. Não é preciso fazer nada, basta continuar com a austeridade, em cima de austeridade, e esperar pelos resultados. E pelas primeiras impressões os resultados da brutal austeridade, aqui e noutros lados, são excelentes.

Anónimo disse...

"Vai uma aposta em como amanhã vão dizer, por aqui, que a culpa dos problemas da França são do Hollande..."

-Assim ao teu estilo a dizeres que o Passos é culpado da bancarrota socretino/xuxa.
Trocas-te todo,pá.Acusas os outros dos teus pecadilhos.

Anónimo disse...

"E a Dra. Candida que finge que vai entalar o Dr. Pinho do Espirito Santo, amigo do Mexia do Espirito Santo."

Há que aproveitar,antes que haja troca de PGR.
Assim,fica já a investigação feita e arquivado o processo.
Como quem vem a seguir é outrocrápula,meterá sete pás de terra em cima.

Esta investigação devia ser investigada.
Esta gente que investiga devia dar entrada urgente em Vale de Judeus.
Toda a gente sabe disto.Mas são "esquerda",pronto,têm imunidade e impunidade.

Anónimo disse...

Especuladores americanos atacam dívida pública e acções portuguesas
Do Económico

É assim mesmo, vamos lá acabar com isto por que já dura há tempo demais, 900 anos é muito tempo com gestores de mer.... e economistas analfabetos funcionais.

Gabriel Malagrida

Anónimo disse...

"Especuladores americanos atacam dívida pública e acções portuguesas"

Os jornaleiros preocupam-se é com essas aldrabices,coboiadas.
Dar destaque aos criadores da dívida e explicar aos portugueses porque temos dívida Mota/Coelha é que não lhes convém.

Anónimo disse...

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/politica/testemunha-nao-contou-tudo-a-pj

Outra farsa.
Este tribunal não está interessado em chegar à verdade.É só para enganar tolos.
Muito perjúrio de depoentes e muita manha dos juízes.

Anónimo disse...

Duarte Lima, Cavaco Silva, Sócrates, são exemplos de gente que estiveram e que continuam na política e que deveriam ser julgados, um deles está a ser.
Uma pergunta já que gosta muito de investigar:
Quem estava nas finanças da GGCI quanto da história dos terrenos no caso Duarte Lima.
Senhor Professor no universo que diz tentar reformar, a reforma é impossível porque o substrato está contaminado, não tem possibilidade de reformar o que está pôdre.

Anónimo disse...

Tem possibilidade absoluta de reformar. Se não reformar, virá a Ordem. Sempre foi assim. Sempre assim será. Em França, a Marine Le Pen está à espreita. Na Grécia, os herdeiros dos Coroneis, estão à espreita.

Já agora, aqueles que não dizem que a austeridade não funciona, esqueceram-se de mencionar a Alemanha, ou a Rússia, ou outros países, como a Indonésia ou a Turquia.

O que não funciona é a alimentação de enormes clientelas comedoras que estão no poder, dito democrático, em harmonia com as élites financeiras. Não é o Dr. Vitorino da Administração dos Mellos? E o Dr. Nogueira Leite também não era dos Mellos? E o Dr. Sveriano Teixeira? E o Eng. Ferreira do Amaral não trabalha para a Mota do Coelhone, na Lusoponte? Isto é que não dá.

Porque será que 99% dos políticos, do Zé Sócrates, ao Cavaco, passando pelo Vara, são todos ricos após a política? Não deve ser com os ordenados da Função pública. Se calhar, saiu-lhes várias vezes o Euromilhões, e a gente não sabe.

O Hollande vai fazer uma auditoria às contas de França. Vem por aí mais borrasca, para se acrescentar à que já existe. Muito bem Senhor Hollande. Dr. Passos siga a ideia do Sr. Hollande. Ainda está a tempo.

Anónimo disse...

Só uma grande guerra é que vai limpar a escumalha da Europa.

A ALEMANHA VAI PAGÁ-LAS! E COM JUROS!

Anónimo disse...

A Alemanha é que tem culpa dos mediterrânicos serem corruptos e votarem em ladrões.
Ehehe!
Esta gente não aprende.

Anónimo disse...

ANDASTE A APAPARICAR OS XUXAS E O FÜHRER SÓCRATES,GRANDE BESTA.AGORA AS FUFAS PÚBLICAS ESTÃO A ASSASSINAR-TE BÁRBARAMENTE COM A AJUDA DO ZAROLHO.É BEM FEITO.NÃO QUISESTE AJUDA E AGORA COMES.QUE TE SIRVA DE LIÇÃO.

Anónimo disse...

O burgesso de Santarém só tem sido prejudicial a este Governo e ao combate contra o Sócretinimo,faz burrada atrás de burrada e já devia ter sido corrido do Governo há muito.

Anónimo disse...

A aventesma do Zarolho o maior destruidor de Portugal de que há memória ,à obra desde 1995,diz que o Governo destrói empregos.É preciso lata.Quando é que os actos deste bandido são devidamente investigados?As Novas Oportunidades por exemplo.

Anónimo disse...

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=573512

Novas Oportunidades: Efeito no emprego e salários «muito reduzido»

Os processos de reconhecimento de competências pelos Centros Novas Oportunidades tiveram impacto «reduzido», com efeitos no emprego sobretudo quando associados a formação profissional, mas uma repercussão «geralmente nula» nas remunerações, revela um estudo hoje apresentado.
Estas são as principais conclusões de um estudo de avaliação do impacto do Programa Novas Oportunidades, hoje divulgado, e apresentado em Lisboa pela secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário, Isabel Leite, o secretário de Estado do Emprego, Pedro Martins, o presidente da Agência Nacional para a Qualificação e Emprego Profissional, Gonçalo Xufre, o presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional, Octávio Oliveira, e Francisco Lima, professor do Instituto Superior Técnico, a instituição responsável pela realização do estudo de avaliação.
«O resultado no emprego e remuneração foi muito reduzido e os melhores resultados referem-se a quem concluiu processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) profissionais, que foram também os menos procurados», declarou Isabel Leite, no decurso da apresentação.
Diário Digital / Lusa

Anónimo disse...

Vieira da Silva, Madelino, Capucha e tutti quanti, deveriam prestar contas das centenas de milhões de euros queimados. Depois, os alemães que contribuiram para a festa, é que têm culpa...

Anónimo disse...

A medida que permite acumular subsídio de desemprego com salário vai entrar em vigor em junho e abrangerá 50 mil desempregados, anunciou o ministro da Segurança Social, Mota Soares, no final de uma reunião com os parceiros sociais.

http://www.ionline.pt/dinheiro/desempregados-podem-acumular-subsidio-salario-partir-junho

Volta estás perdoado, pá!

hehehheeeeeeehehehehheeeeeeehhheee

Anónimo disse...

Será que o Dr ABC se preocupa mais com os passos trocados do Hollande do que com as acções trocadas do ministro Relvas?
Vamos aguardar para ver!...

Anónimo disse...

O que significa a inercia e silêncio dos Sind. Prof. quando se prepara o maior ataque à escola pública de todos os tempos?
Médicos, prof. Universitários ameaçam greves assim como outros F.P.
O que andam a fazer os srs pagos com os nossos impostos destacados nos Sind. Falta-lhes coragem? Entreguem os destacamentos trocando com outros, desblindando as eleições pouco participadas e sempre com os mesmos vencedores, venham para a escola agitar os colegas ou peçam a reforma para dar lugar aos mais novos. estamos fartos de generais medrosos que só pensam em si e nos seus partidos. Invadam a tranquilidade do MEC. Tenham um ato de coragem que nos livre deste silêncio já insuportável.

Anónimo disse...

"Miguel Relvas pediu desculpa ao jornal Público, depois da direcção do jornal lhe ter telefonado hoje a protestar pelas pressões que o ministro fez na quarta-feira sobre uma jornalista do diário.


A revelação é feita numa nota da direcção do Público, publicada no site do jornal".

Estás desculpado desse pequeno lapso - dirá o Dr ABC.

Anónimo disse...

Gostei hoje de ouvir o Miguel Relvas falar de gente seria nos politicos quando ele proprio foi ou é um grande ladrao.
Este país vai dar o berroooooooooo.

O PÚBLICO ZAROLHO disse...

O jornal está cada vez pior,as vendas não param de baixar mas o soviete que o controla está resplandecente.Popriedade de um idiota útil que só comprova a tese que o capitalimo dos filhos do papá é sempre muito mais estúpido e incapaz que o capitalismo dos pais fundadores,o soviete tem a rédea solta no jornal.Dirigido na sombra pelo comissário político Zarolho assessorado públicamente pelo comissário/a Almeida,o jornal não é mais do que o orgão oficioso da organização criminosa xuxa dos MESalistas e como tal deve ser tratado.

Anónimo disse...

O ASSASSINATO DO PAPA PELA LOJA P2 DA MAÇONARIA:
http://rodrigoenok.blogspot.pt/2009/06/o-assassinato-do-papa-pela-loja-p2-da.html

Anónimo disse...

Depois do Relvas pedir desculpa pelas pressões sobre o jornal do PS,será que o governo socialista dos Açores vai pedir desculpa por isto? Será que os rafeiros xuxas,comunas e maoistas vão indignar-se?

http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=332171

Anónimo disse...

Amanhã,o Anacleto Louçã vai desfilar em ceroulas,em protesto pelas pressões do Farfalha.

Anónimo disse...

Relvas nao é um homem intelegente mas sim um homem muito esperto. Chegará o dia que se deixará outavez apanhar. Como ele é um homem ambiosioso talvez nao demorará muito tempo a ser novamente apanhado. Ainda há portugueses que se lembram da residencia dele sem telhado em Tomar a dar um jeitinho para se apropriar indevidamente das ajudas de custo da assembleia da republica.

Anónimo disse...

Relvas faz lembrar o outro, que fez projectos em Porto da Carne, e finfiu que efz uma licenciatura a um domingo na universidade da coxa. Gente que afundou Portugal, de vez. Desta vez, é inapelável. O Aníbal é que sabe, lá para as bandas de Baucau, já está a escolher a sua futura casinha. O Soares voltará para Paris, sem o Lagre, mas com o grande Vigarista. Ficaremos cá nós, no grande combate pela independência nacional.

Anónimo disse...

É estranho que os só cretinos elejam o Relvas como alvo preferencial.
Afinal ele o o exemplo mais próximo dos que eles idolatram.
O refugiado de Paris é que não lhes merece referência,nem ao pasquim do Belmiro Pinto de Magalhães.