terça-feira, 29 de maio de 2012

Outra Babel no Vaticano



O Vaticano vê-se, trinta anos depois do escândalo do Banco Ambrosiano, em 1982, envolvido novamente num escândalo de dinheiro e de poder - Vatileaks -, relacionado principalmente com a administração do Istituto per le Opere di Religione - IOR  (ver também TG3, de 26-5-2012) e do Estado do Vaticano. Como se não fosse suficiente a fustigação mediática pelos casos de pedofilia no clero e em instituições da Igreja - e a preferência nesses casos incorrigíveis pelo perdão interno em vez da denúncia judicial -, começaram, em janeiro de 2012, a aparecer na imprensa cartas que haviam sido enviadas ao Papa Bento XVI, num escândalo que se agravou com a recente publicação, em meados deste maio de 2012, do livro de Gianluizi Nuzzi, Sua Santità - Le carte segrette de Benedetto XVI, Chiarelettere. A detenção do corvo, o próprio mordomo do papa, Paoletto, a quem se imputa a violação e subtração  de correspondência papal, que passaria em sua casa pelo scanner e forneceria depois à imprensa, não resolveu o problema que parece ter maior dimensão e outros envolvidos, numa luta de poder e de sombras, em que o grupo perdedor, desobediente e desesperado, antepondo a sua conveniência ao interesse da instituição, filtra documentos e queixas para os media. Bento XVI repreendeu essa Babel, neste domingo, 27-5-2012:

«A narração do Pentecostes nos Atos dos Apóstolos, que ouvimos na primeira leitura (cf. At 2, 1-11), contém no fundo um dos últimos frescos que encontramos no início do Antigo Testamento: a antiga história da construção da Torre de Babel (cf. Gen 11,1-9). Mas o que é Babel? É a descrição de um reino no qual os homens concentraram tanto poder que pensaram não dever fazer mais referência a um Deus longínquo e ser tão fortes que podiam construir um caminho para o céu para abrir as portas e pôr-se no lugar de Deus. Mas mesmo nesta situação verifica-se alguma coisa estranha e singular. Enquanto os homens estavam a trabalhar juntos para construir a torre, de repente deram-se conta de que estavam a construir uns contra os outros. Enquanto tentavam ser como Deus, corriam o perigo de já nem ser homens, porque tinham perdido um elemento fundamental do ser pessoa humana: a capacidade de concordarem, de se compreenderem e de trabalharem em conjunto. (...) Mas não nos apercebemos que estamos revivendo a mesma experiência de Babel.» (Tradução minha do original italiano).

Solenidade do Pentecostes, Homilia do Panto Padre Bento XVI, Basílica Vaticana, domingo, 27 de maio de 2012.

Atualização: este poste foi atualizado às 10:03 e 11:58 de 29-5-2012 e emendado às 21:20 de 31-5-2012.

23 comentários:

Anónimo disse...

Deus não pediu nada daquilo a Pedro.
A Igreja de Cristo não era um império político e financeiro.
O Seu reino não era deste mundo.
A riqueza e opulência não faziam parte.
Os clérigos são tão humanos quanto qualquer outro homem.
E o Vaticano é uma construção humana.

http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/europe/vaticancityandholysee/9283407/Emanuela-Orlandi-was-kidnapped-for-sex-parties-for-Vatican-police.html

Carlos Acciaioli de Gouveia disse...

Digo sempre a mesma coisa sobre estes assuntos: como empresa a Igreja Católica é uma excelente ideia. Os seus princípios são bons, os objectivos também. Tem uma marca forte que favorece a sua comunicação. Mas a adminitração é que é uma desgraça...

Anónimo disse...

Ai se Cristo fosse vivo! Teria que vilipendiar os vendilhões do Templo. Cristo está e estará entre nós. O Vaticano é apenas e só mais um sinal de decadência da velha Europa, enquistada no seu passado feudal e morta por falta de valores. O único valor forte no Vaticano é o vil metal. Tal como Iscariotes, têm que ser lapidados. Sim, pior do que aconteceu a Cristo, o Redentor.


A sociedade ocidental precisa de ser reinventada, ou arrisca-se a passar séculos de miséria e degradação, tal como aconteceu à velha China milenar e ancestral. Não há vontade de olhar para o Vaticano como fonte de inspiração. Há vontade de destruir todas as pedras construídas pelos descendentes de Alexandre Bórgia.

Anónimo disse...

Não bastavam os políticos, também "tu", Igreja, e os casos de pedofilia e agora estes problemas e, porventura, tantos outros ainda desconhecidos.
Este mundo dos homens está perdido.

Anónimo disse...

http://economico.sapo.pt/noticias/sonegacao-de-informacao-quis-impedirme-de-ter-acesso-a-arranjinhos_145531.html

PPP
Sonegação de informação quis “impedir-me de ter acesso a arranjinhos”

Manuel Avelino Jesus acusa o anterior Executivo de não lhe ter fornecido a informação de que precisava para fazer o seu trabalho.

O professor Manuel Avelino Jesus, que pertenceu à comissão de avaliação das Parcerias Público-Privadas acordada entre o Governo de Sócrates e o PSD, acusa o anterior Executivo de não lhe ter fornecido toda a informação de que precisava para fazer o seu trabalho, considerando que essa sonegação visava impedi-lo "de ter acesso a alguns desses arranjinhos" com os consórcios privados. "Não estou a ver que haja nesses contratos segredos de natureza comercial que justificasse que a informação me fosse negada".

"Há a suspeição que essas situações sejam reais em função da persistência da prestação de informações que em qualquer parte do mundo em que existam estas parceiras são fornecidas", acusa. Mas o professor acredita que "os nossos governantes não estavam conscientes que estavam a hipotecar todo o país".

Manuel Avelino Jesus acabou por se demitir do cargo alguns meses depois, alegando não ter acesso à informação de que precisava, e diz que no dia seguinte a essa demissão "um militar da GNR" foi ao ISEG entregar-lhe documentação sobre o TGV, o projecto para o qual a comissão tinha ordens para dar prioridade de análise.

O professor diz que o anterior Governo tinha mesmo "má-vontade" na entrega de informações sobre as PPP.

A BORDELICE GENERALIZADA disse...

No Vaticano a Torre de Babel.Em Portugal a Torre de Bordel.

Anónimo disse...

Só encontraram um corvo? E os outros?

O Papa, se não sabe deveria de saber, que os corvos andam sempre juntos. Os corvos não sabem viver isolados. São como os Pinóquios :)

Anónimo disse...

Segundo ouvi dizer, mas desconheço a verdade, o professor Manuel Avelino Jesus está muito ligado, até ao pescoço, ao PSD.
Por isso, segundo dizem, adoptou esta posição de força para ajudar os laranjas a chegar ao poder.
Não acredito, pois a malta dessa cor é toda purinha da silva.

CASA PIA-ABUSADOS E ENVENENADOS disse...

NOS TEMPOS DO FERRUGENTO E Ps MINISTROS SARL AS CRIANÇAS DA CASA PIA ERAM NÃO SÓ ABUSADAS SEXUALMENTE À FARTAZANA MAS ERAM TAMBÉM ENVENENADAS COM MERCÚRIO SUJEITAS A TODO O TIPO DE "ESTUDOS" COMO COBAIAS HUMANAS.TUDO ISTO SEMPRE COM O CONHECIMENTO E AUTORIZAÇÃO DO MESMO RABELO.

Joaquim Carreira Tapadinhas disse...

Muito de nós, bem intencionados, vamos colocando questões, fazendo análises a situações aberrantes, vamos dando sinal de que ainda acreditamos numa reviravolta. Talvez estejamos enganados, porque a estupidez e a cupidez estão semeadas pelo território e florescem descaradamente. As leis foram feitas para proteger os grandes ladrões e prejudicar os pequenos, para parecer que há justiça. Isto diz-se país de direito, mas na verdade não é coisa nenhuma. Muita gente está paranóica e isso prova-se por alguns comentários aqui escritos.

Anónimo disse...

http://economico.sapo.pt/noticias/ps-cita-relatorio-sobre-ppp-que-nao-e-do-conhecimento-do-parlamento_145539.html

O Económico apurou que o documento foi entregue ao Governo de Sócrates em 2011. Oposição critica facto de PS não divulgar fonte.

O PS tem estado a confrontar o professor Manuel Avelino Jesus, ex-membro da comissão de avaliação das Parcerias Público Privadas, com um relatório final desse grupo de trabalho que não foi disponibilizado aos deputados da comissão de inquérito sobre a matéria.

O documento que Fernando Serrasqueiro e Rui Paulo Figueiredo, do PS, têm estado a citar nesta audição está classificado como "Confidencial" e, ao que apurou o Económico, foi entregue ao anterior Governo de José Sócrates em Abril de 2011. Os restantes partidos têm estado a criticar o facto de o PS não dizer onde arranjou este documento e de citar uma fonte de documentação que não foi disponibilizada oficialmente à comissão de inquérito.

O relatório em causa tem cerca de 120 páginas onde são detalhadas as reuniões que ocorreram dos membros desta comissão de avaliação, bem como os documentos que lhe foram entregues. Mas o PS não citou ainda nada do conteúdo de avaliação desse relatório.

O documento tem sido usado para repudiar as afirmações de Manuel Avelino Jesus, que repetidamente tem acusado o anterior Governo de ter sonegado informação à comissão motivado por "arranjinhos" com os consórcios das PPP.

O professor do ISEG já disse até que o secretário de Estado do Tesouro e Finanças de Sòcrates, Costa Pina, foi o "principal entrave" em todo este processo.

Anónimo disse...

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=575069

Uma tia do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, foi agredida durante um assalto por esticão à porta de sua casa, na avenida Estados Unidos da América, em Lisboa, noticia esta terça-feira o Correio da Manhã.


Maria Helena Passos Coelho, de 83 anos, foi submetida a exames no Hospital de Santa Maria após ter sido agredida com murros e pontapés durante o assalto.

O jornal refere que o assalto, ocorrido cerca das 19:30, custou à vítima, para além das agressões, um anel de ouro, a carteira e uma quantia de dinheiro que não foi divulgada

Anónimo disse...

A única informação que a respeitável idosa forneceu à polícia foi que o assaltante falava fluentemente em inglês técnico.
A PSP pensa que se trata do mesmo energúmeno que nos últimos seis anos assaltou dez milhões de portugueses.

Anónimo disse...

Os pulhas.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=575196

O ex-ministro Finanças Teixeira dos Santos disse hoje que a proposta feita pela administração de Miguel Cadilhe no BPN com vista à integração na CGD era «inaceitável», porque pretendia aproveitar a situação para vender uma instituição que «não valia nada».O ex-ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, está hoje a ser ouvido na comissão de inquérito parlamentar dedicada ao Banco Português de Negócios (BPN). O responsável teve um papel importante na decisão da nacionalização da instituição liderada por Oliveira e Costa, já que tutelava o Ministério das Finanças quando a operação foi consumada.

O deputado comunista Honório Novo questionou Teixeira dos Santos sobre a proposta feita pela Caixa Geral de Depósitos (CGD) para comprar o BPN, em 2008, e a contra-proposta do BPN, então presidido por Miguel Cadilhe, para vender todo o grupo SLN/BPN por 1,16 euros por ação.

Anónimo disse...

Como temos um Parlamento cheio de cegos, desempregados encaminhados para o Parlamento, vendidos e ovelhas, tudo é branqueado. Portugal morreu, porque os portugueses são frouxos e lentos no raciocínio.

Anónimo disse...

Anónimo disse.29 de Maio de 2012 22:54

...Portugal morreu, porque os portugueses são frouxos e lentos no raciocínio.

Ó Anónimo cada um sabe de si
...Não foi essa informação que o Louçã deu ao seu primo Gaspar quando o tipo veio sanear as finanças?

Pois é! São primos.
E esta hein!

Anónimo disse...

O Anacleto é primo do Gaspar?
O maoismo não é contagioso,pelo menos nos dias de hoje.

Anónimo disse...

A mesma chusma de esquerda que fingia indignar-se com as escutas ao gatuno que roubou Portugal,agora anda alegremente a divulgar as escutas do tal espião,a conta-gotas para vender mais papel.

Anónimo disse...

De facto, os frouxos e lentos do neurónio Tugas, acordam para a realidade tarde. Não sabiam que o Gaspar era primo do Anacleto. Não sabem que o Anacleto é cunhado do Correia de Campos. Se calhar, também não sabem que o Paulo Portas é irmão do Miguel Portas. Bebam mais umas minis, que daqui a dias, temos aí o Cristiano a furar redes! E o que faz falta é animar a malta!

Anónimo disse...

E qual é o segredo do Dr. Júlio Pereira? Da Vagina de Inglaterra, sabemos que depois do Verão vai para as fraldas da Serra da Estrela pastar ovelhas.

Anónimo disse...

O substituto já deve estar escolhido pela Loja.
A vigarice vai continuar.
Até porque D.Mario Corleone ainda dá ordens no estabelecimento.

Karocha disse...

E que o Jorge Coelho é primo do Paulo Portas.

Anónimo disse...

"A vinha do Senhor está cheia de javalis" e este Portugal à beira mar plantado, também!...