segunda-feira, 14 de maio de 2012

Fiscalidade demagógica

O motivo por que não resultam as políticas fiscais de os ricos pagarem a crise, como as de Obama e de Hollande: o dinheiro é quase sempre mais rápido e há 207 Estados, além de dezenas de paraísos fiscais, que esperam por ele... Taxar o rendimento dos mais ricos é difícil e a riqueza ainda mais complicado é. O resto é demagogia eleitoral: se um Estado taxa, logo outro oferece uma isenção fiscal; e o investimento direto estrangeiro só se concretiza se o Estado recetor prometer isenção fiscal sobre lucros, dividendos e rendimentos... E os mais ricos têm quem lhes faça o planeamento fiscal que lhes permite pagar ainda menos taxa do que a classe média: como os impostos estão baseados no rendimento do trabalho e sabem que a sua principal despesa é fiscal, os mais ricos reduzem os rendimentos taxáveis - além de domiciliarem as suas propriedades e valores mobiliários em paraísos fiscais.

Sobra a classe média que, durante a crise, tende a ser castigada com políticas fiscais agressivas sobre o rendimento do trabalho e taxas mais altas para os serviços públicos, enquando se criam exceções populistas para disfarçar o peso da carga. Os sistemas fiscais mais simples (mesmo sem chegar ao tabu da taxa plana), com menos exceções, reduzem a evasão fiscal. E o aumento consecutivo das taxas provoca «exaustão fiscal» (como defendeu o deputado comunista Honório Novo, em 2 de maio de 2012) e generalização da fuga aos impostos, entendidos crescentemente como injustos.


* Imagem picada daqui.

16 comentários:

Anónimo disse...

Os demagogos do sucialismo sabem disso.
Ou não fossem eles também milionários ou candidatos a tal,logo que sobem ao poder.
Esses discursos são para enganar a sua base eleitoral.
O socialista é um fingidor.
Tal como o Seguro anda agora a fingir que não foi o partido dele o responsável pelas dificuldades presentes e futuras.

Anónimo disse...

QUANTO MAIS O ESTADO ARRECADA MAIS O PAÍS ESTAGNA.O MAIOR INIMIGO DO CRESCIMENTO É A FISCALIDADE.O RENDIMENTO MINÍMO E OUTROS DELÍRIOS SOCIALISTAS CONDUZIRAM À EXTORSÃO FISCAL E À RUÍNA DA ECONOMIA,EMPRESAS E FINALMENTE FAMÍLIAS.OS SOCIALISTAS SÃO OS ÚNICOS RESPONSÁVEIS PELA ESTAGNAÇÃO.NÃO VENHAM AGORA PEDIR CRESCIMENTO.PQP.

Anónimo disse...

Que dirão os indignados do BE e PCP acerca disto?
Recomendar medalha ao Alexandre Soares dos Santos?

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=554875

Anónimo disse...

Essa dos "ricos que paguem a crise" só acontece em paleio.
Os ricos fazem as crises mas são os pobres que as pagam. Mas são os ricos que botam faladura e se queixam quando se procura mexer uma migalha no seu património. E quase sempre conseguem fugir a qualquer mexida.

Nota: o Dr ABC anda muito calado relativamente ao caso das secretas e não disse nada "à oportunidade", na boca do Passos, por se estar desempregado.
Eu sei as razões!... mas admito ser apenas eu a conhecer as razões.

Anónimo disse...

Curisos os excrementos socretinos que andam por aqui. Um deles, até se faz passar por um saudosista do Botas, vulgo António de Oliveira, e claro, do Duce Sócrates.

Nos States, a situação é engraçada, os apoiantes de Obama são dos mais ricos do mundo, e entram no cinismo de dizerem que querem pagar mais impostos, como Buffett, depois de atingir biliões de fortuna. Nunca se ofereceu para pagar impostos, agora que está com mais de 80 anos e super-rico, é que lhe deu para pagar mais impostos.

Cada socialista, cada impostor, ou como disse alguém por aí, o Socialismo não é Esquerda ou Direita, é crime organizado. Quase todos os anteriores dirigentes socialistas estão ricos. Antes, eram empregados de balcão em Vinhais. Outros, vivem anafados em Paris, quando nunca foram mais do que pseudo-engenheiros falsários, que fizeram projectos em porto da Carne.

O Relvas? Pois, é a versão laranja do Vara. Rapaz trabalhador, esforçado, empenhado e rico. Apesar de ter começado por residir numa ruína em Tomar. O poder enriquece-os a todos. Vão cá levar uma charutada quando vier a Ordem.

Traficantes.

Anónimo disse...

o último segredo.. http://www.youtube.com/watch?v=jxGt2A6atTo

Anónimo disse...

A malandragem Vieirista do PS que inventou a gigantesca burla "Novas Oportunidades" tudo faz para que a clientela da fraude continue a mamar no Estado.Os verdadeiros funcionários públicos que tão sacificados estão devem exigir o encerramento imediato dos Centros fantoches e o despedimento de toda a canalha Novas Oportunidades à custa do contribuinte.

Anónimo disse...

Será que o esclerosado Soares estará a dormir a sesta? Ou estará a preparar-se para ir até ao Quartier Latin, para jantar com o seu afilhado Vigarista? Os tempos vão endurecer, o camarada Hollande vai trazer dois bagos de arroz de Berlim. O dinheiro escasseia, mesmo para a entourage de Bruxelas, quanto mais para os biltres Soares. Reforcemos os cintos de segurança, em duplicado, pois a descida vai acelerar. Cavaco não irá nunca à António Arroio. Passos talvez vá para o ano à Feira do Livro.

Anónimo disse...

Uff!... até tremi.
Mas, tudo bem, o Relvas apenas recebeu uns mails e dois sms do Silva Carvalho que indicou nomes para o tacho, aos quais não respondeu. (a dada altura disse que não recebeu nada, o que é um pequeno pormenor, que, tenho a certeza, vai ser investigado pelo Dr ABC).
Portanto, tudo bem, quando acaba em bem. Até aos próximos capítulos jornalisticos.

Anónimo disse...

Sim,esse folhetim do Silva Carvalho,patrocinado pelo sucialismo e pelos lacaios do Balsemão é muito importante!
As vigarices que levaram à falência do país e à miséria dos portugueses são fait divers.
O que importa é a história da Carochinha.Se A ou B recebeu um clip que no fundo era já público,tal o secretismo.
A devassa dos serviços secretos pelo gang sucialista,enchendo-os de trafulhas e mamões também não é importante.Nem as informações que eles produziram para o Sócrates que ficou com dossiers sobre a vida privada de muita gente.
São os clips que nos devem preocupar.
Acredito que a maioria dos que comem do caixote do lixo,graças ao saque xuxa,não pensam em mais nada que nos clips do Silva Carvalho.

Anónimo disse...

POIS,POIS,O NOVO CHEFE DA MÁFIA POLÍTICO-GOVERNAMENTAL,O NOVO CAPO DEI CAPI,DIGNO SUCESSOR E PROTECTOR DO SÓCRETINO,QUERIA LÓGICAMENTE TOMAR CONTA DAS SECRETAS QUE TANTO JEITO DÃO E TAMBÉM É RESPONSÁVEL PELA MANUTENÇÃO DO PROCURADOR SABUJO PARA DEPOIS O SUBSTITUIR COM CALMA POR UM TIPO DE CONFIANÇA PARA TER AS MAGISTRATURAS DEBAIXO DE CONTROLO.Ó MARIA!ESTE RELVADO ESTÁ CHEIO DE SILVAS.VAI-ME JÁ BUSCAR O HERBICIDA!

Dom Mário Corleone disse...

Capo dei tutti capi?
Querem roubar-me a autoridade,o título,as medalhas?
Maria,tráz-me o Roundup!

DON GIORGIO COLHONI disse...

Alto lá,alto lá!Nada de confusões!Aqui só há um que manda!O Colhoni e mais nenhum!Quem come relvas sou eu e são as relvas que são comidas para por cima delas passarem as minhas grandiosas autoestradas sem trânsito mas cheias de PPP para os sujeitos passivos que sabem que quem se mete com o Colhoni leva!Olá se leva!

DON SOCRATONI PANILI disse...

Então e eu?Então e eu?Julgam que eu já não sou o capi dei tutti i capi?Vão ver e vão levar pela medida grande!Sarolho vais já comprar um corta-relvas eléctrico.SS compras uma cadeira de rodas e um forno crematório.Ribeirinho para ti é uma betoneira e preparas umas Fundações.Cada capi vai levar a capadela que merece para ver quem manda.Se precisarem de dinheiro para as compras peçam emprestado.Quanto a mim tenho um alibi em betão.Estou em Paris a estudar.

DON BOSTANA MANI disse...

AHAHAHAH!O último a rir é que ri melhor.A Ongoing já mudou de nome para Inthebottom,o Mozart morreu novo e foi enterrado na fossa comum,o Carvalho está a escrever SMSs na Sibéria,o vasconcelos planeia uma fuga de Vale de Judeus e eu ando a cagar e a mijar em tudo o que é Relvas.É verdade, não me posso esquecer de dar um aumento de 100 euros mensais ao Ricardinho.

Anónimo disse...

O Ricardo malhado açoriano pedófilo não foi julgado. Ainda. Será julgado, mesmo sendo deputado? E o constanciozinho será alguma vez julgado pela ausencia explicita do gang do bpn? E o bandeira que em pouco mais do que um ano transformou com rosas um antro de -500 milhões em -8 biliões, continuará a partilhar o duche com o vara?