quarta-feira, 18 de abril de 2012

A degradação do cargo de procurador-geral da República

A notícia do CM, de ontem, 17-4-2012,  «[Pinto Monteiro] Insulta sindicato e ataca ministra»  (que o visado desmentiu a notícia, contra a palavra dos dois membros do Conselho Superior de Magistratura, Dr. António Barradas Leitão e Dr. José Carlos Fernandes), soma-se a tantas outras que justificam a recomendação de substituição rápida do atual procurador-geral da República. Não é apenas o prazo de validade do magistrado do setuagenário Dr. Fernando Pinto Monteiro que passou: é o seu estilo, a sua conduta,  as suas declarações, as suas preocupações, e, principalmente, as suas decisões, que recomendam a sua substituição imediata, poupando a pessoa e protegendo o cargo da degradação a que assistimos.  Veja-se a última polémica «Investigação: Demora no caso dos submarinos - Justiça desmente Pinto Monteiro», CM, 17-4-2012: onde se diz que «O procurador-geral da República foi ontem desmentido pelo Ministério da Justiça, pela PJ e pelo próprio Ministério Público», na pessoa da Dra. Cândida Almeida... Portanto, o primeiro-ministro deve propor, e o Presidente aceitar, a exoneração imediata do dr. Fernando Pinto Monteiro. Além do mais, o Estado não pode aturar esta conflitualidade absurda.

Melhor do que eu, o José comenta o caso no poste: «A esfinge de Belém». O Prof. Cavaco Silva, Presidente da República, não pode deixar que se instale a dúvida sobre o motivo da manutenção do procurador-geral Dr. Pinto Monteiro.


Nota adicional: o modo da nomeação do Dr. Conde Rodrigues como juiz do Tribunal Constitucional é indecorosa. Mas coerente com a forma como o Estado se comporta...


Atualização: este poste foi emendado às 19:40 de 18-4-2012.

15 comentários:

Anónimo disse...

Ah, ah, ah, o Sr. Silva! Coitado, está cansado, a ficar velhote, com as reformas a baixar, com os seus amigos envoltos em vários processos (Dr. Domingos, o Dr. Oliveira do BPN, etc.), com o BPN envolto em mais de 5 biliões de euros de custo para o erário público, isto é para o Zé Contribuinte. Os telhados de vidro são imensos. A energia já não existe. Os anjos frouxos andam à volta dele. A sua "boa" economia ou "boa" moeda não dá sinais de chegar. Está a perceber que terá que ser ele a ser convidado a fechar o velho regime caduco, fundado pelo Camarada Otelo e frutificado pelo Barão de Naffarros. Até o Bispo Marcelo lhe diz que não deve comunicar pelo Facebbok. Ele que até foi à sede mundial da Nokia, logo agora que a Nokia também está próxima da falência. Tenhamos compaixão dos abandonados, Senhor Silva e Senhor Monteiro. Almas penadas, que um Povo que só quer futebol e minis, não tem coragem de os sacudir. Só o aumento galopante da fome e da emigração farão agilizar o processo.

Anónimo disse...

Até os seus melhores ministros, cairam na desgraça do imaginário nacional. O Dr. Loureiro, parceiro do Dr. Coelhone. O Eng F. do Amaral, empregado do Dr. Coelhone, nas Pontes que conduzem ao deserto. O que andou a fazer o Sr. Silva ao longo destes anos todos? A criar monstrinhos que sugam um país antigo e já sem energia para se mover. Fins trists para todos.

ACABE COM ESTA INDIGNIDADE disse...

O problema é que as dúvidas já estão a transformar-se em certezas.Depois da cumplicidade com Sócrates a cumplicidade com Pinto Monteiro é a gota de água que faz transbordar o copo.Dr.Cavaco o Senhor que traiu todo o seu eleitorado e deixou Portugal nas mãos de um gangster megalómano que nos levou à bancarrota tenha um último assomo de dignidade e demita de imediato essa vergonha para Portugal que é o actual PGR.

OS SALTEADORES DA ARCA DO QREN disse...

CONCLUÍDA A FASE DE PROMOÇÃO DO HENRIQUES FEITA PELA GENEROSA JESSICA E PELO NÃO MENOS GENEROSO PÚBLICO DO PAULINHO ,O GANG DOS PIRATAS DA CONSULTORIA DA TRETA PASSARAM À OFENSIVA CONTRA O POBRE ÁLVARO.VAI DAÍ PEDIRAM -VESGO DA SELVA,P. E COMPANHIA-À CAMARADA MARIANA DO BLOCO PARA PEDIR A DEMISSÃO DO MINISTRO POR INADAPTAÇÃO TENDO NA CALHA UM ALMEIDA MUITO MAIS ADAPTADO PARA LHES ENCHER OS BOLSOS.SÓ DE PENSAREM NOS EUROS A BABA ESCORRE-LHES PELOS QUEIXOS.RÁPIDO RAPAZES, CORRAM PARA O POTE QUE O MONTEIRO ESTÁ POR UM FIO.JÁ AGORA UM CONSELHO PATRIÓTICO.OU SAEM TODOS OU NÃO SAI NENHUM.NENHUM SECRETÁRIO DE ESTADO MERECE QUALQUER CONFIANÇA PELO QUE SE VIU E SE SABE.

Anónimo disse...

Bem sei que o assunto da "amizade" existente entre o PGR e a ministra da Justiça é muito importante para o zé povinho, dá-lhe pão, alimenta os seus filhos, por isso a minha total concordância com este post.

Porém, também importante é sabermos quando páram os ataques aos zés trabalahdores. Tudo o que eram direitos está a ser arrasado. A austeridade, em cima de austeridade, e superior à imposta pela Troika, a que o nosso governo está a obrigar o povo, vai "matá-lo". Mas, segundo parece, os problemas com tamanha austeridade está também a dar cabo da Itália e Espanha, para além da Grécia, Portugal e Irlanda, pelo que, mais depressa do que parece, terão de inverter as políticas, esquecer, por agora, os défices, e apostar no crescimento e criação de empregos. Só assim será possível pagar as dividas e parar os défices.
Ou então, esperar que todos morram, pois assim deixará de haver desemprego, reformas, gastos com saúde, etc.
Às vezes penso que é esta a política que os nossos políticas estão s seguir!...

Siga o mais importante que é a substituição do PGR!...

Anónimo disse...

A austeridade,não é um desporto,deriva da bancarrota que o teu partido ofereceu aos portugueses.
Enquanto roubavam não se lembravam dos "trabalhadores".
Vão ter com o Vígaro e peçam o cash que ele aforrou no Caimão.
Vão ao largo das Ratazanas e peçam aos Lellos,Magalhães,zarolhos e toda essa corja que devolva o que roubou.
Vais ver que a austeridade baixa logo.

Ahaha!
Agora até dás conselhos de economia.Deves perceber muito disso.
Durante anos andaste a aldrabar com a "crise internacional",as "agências de rating",etc.
Agora já sabes dar conselhos?
Ehehe

Caimão parisiense disse...

Cu recto.
Eu faço tudo cu recto!
O Ferrugento e o Pedregoso estão já a terminar a minha tese.
Em breve serei fingilósofo.

Anónimo disse...

Agora que te temos identificado e catalogado não terás desculpa nem perdão Henriques.Queres ser Ministro?Vais acabar varredor.

Anónimo disse...

O socialismo só existe, enquanto há dinheiro. O Zé Vígaro deixou Portugal falido por muitos anos. O Socialista de serviço em Espanha, Rubalcava, vem dizer que "neste momento, Espanha não precisa de ajuda externa". Outro Socialista falsário. Deixou a Espanha com 23% de desemprego, com aeroportos piores do que o de Beja, com custos de 500 milhões que têm 2 vôos por dia. Muitos que se dizem de Direita, também têm o socialismo na cabeça, como foi o caso ad Grécia ou até o Berlusconi. Houve uma grande coligação de interesses para deixar os Estados falidos. Aqui, o maior é um falsário Bacharel, que vive à grande e á francesa, em Paris, e diz que estuda. Fugiu, depois de deixar o país definitivamenet dependente do exterior, como não estava desde 1639, quando ainda fazia parte do Império Filipino. Antes a morte do que o socialismo dos ladões. O que é curioso, é que grande parte dos ditos "socialistas" estão ricos, ou por cá, em off-shócrates. Pois é.

Anónimo disse...

Com este PGR ou com outro qualquer, Portugal irá ser, em 2018, um dos países mais pobres do mundo.

Ao que isto chegou e ao que ainda irá chegar...

Anónimo disse...

Andamos à muito anos entregues a uma grande mafia que alternam o poder de quando em quando

Anónimo disse...

«O Prof. Cavaco Silva, Presidente da República, não pode deixar que se instale...«

Prof.ABC,

Os seus apelos repetidos à Esfinge começam a passar de patéticos a patetas: quando é que percebe que o seu candidato presidencial não passa de um provinciano carreirista e auto-complacente ?

Uma narcísica vacuidade que, enquanto primeiro e ministro e agora presidente, é um dos principais responsáveis por isto a que chegámos.

Estamos, nmeu caro prof. Caldeira, à espera do seu mea culpa e corte definitivo com semelhante indivíduo.

Anónimo disse...

Não é só o cargo de Procurador-Geral da República que está profundamente degradado.É também o cargo de Presidente da República.

Anónimo disse...

Pois...e o lugar de parlamentar nem se fala.230 bandidos,todos irmanados em engordar à conta dos ingénuos.
E o lugar de eleitor está degradadíssimo.
Muitos milhares ainda votaram nos algozes sócretinos mesmo depois da bancarrota e de serem públicas as escandaleiras de corrupção em que o sucialismo é perito.
Está tudo degradado.
Falta um Sebastião José.

+ou- disse...

Mas que g´anda bandalheira formam todos estes vígaros e reles proxenetas que herdámos do 25/4...
de facto, esta foi uma revolução e peras!... ora estão aí os seus "colossais" resultados!
Bem podem limpar as mãos à parede.