sexta-feira, 30 de março de 2012

«Um gajo nas mesmíssimas condições do gajo»

Sónia Trigueirão, Morais dá instruções a Arouca, CM, 28-3-2012, p. 30
(clique nas imagens para ampliar)


O CM, de 28-3-2012, «Morais dá instruções a Arouca» (linque parcial e sem o diálogo), através da jornalista Sónia Trigueirão, faz a transcrição de duas conversas telefónicas entre o reitor Luís Arouca e António José Morais (o velho amigo da Cova da Beira e professor de Sócrates no ISEL e na UnI),  captadas pela Polícia Judiciária à ordem do Ministério Público, que constarão do processo da Universidade Independente (UnI), datadas de 17 e 20 de Março de 2012, quando o Público já andava à volta do material que investiguei e aqui pus em 2005 e em fevereiro/março de 2007. Arouca e Morais parecem saber que estão a ser escutados. Porque a conversa tem relevo para o caso da polémica licenciatura que obteve naquele estabelecimento o ex-primeiro-ministro José Sócrates, por causa do interesse público e patriótico, e ainda porque o CM, informou na sua edição de 25-2-2012, que as ditas escutas, de um processo que está em julgamento, já não se encontram em segredo de justiça, copio e publico. Comento.

  1. O professor Morais, com instruções do lado do seu velho amigo Sócrates («o José Sócrates»), instrui o reitor Arouca - o «pá» (rapaz...) sobre o que fazer!...
  2. Parecendo cientes de que estão a ser escutados pela Polícia Judiciária evitam identificar pessoas e factos: é o «tal», «ele», «o homem», «o gajo»...
  3. Morais está preocupado com uma alegada falta de registos de Sócrates na Universidade Independente que o jornalista (Ricardo Dias Felner?) lhe teria dito que Arouca admitiu. Arouca desmente: o jornalista é «um gajo filho da p...»...
  4. Morais preocupa-se em afirmar a lisura da licenciatura do seu amigo Sócrates: «Eu nem lhe chamo primeiro-ministro, é aluno José Sócrates».
  5. António José Morais quer que Arouca ameace o jornalista: «convém que tu sejas agressivo» e «telefona já e ameaça o gajo».
  6. E o socialista professor Morais descobre alguém que indica ter sido seu aluno na UnI, «com quem fiz amizade», o socialista Carlos Fernão Gomes Pereira, que identifica como «figura pública» (sic), e «director do departamento de segurança da Câmara Municipal de Lisboa». Mas Morais enfatiza que foi nomeado para aquele cargo «pelo Carmona» - um pseudo-atestado de não-socialistice, presume-se...
  7. Carlos Fernão Gomes Pereira é «um gajo nas mesmíssimas condições do gajo», isto é, teria vindo do curso do ISEL para a Independente e teria tido as mesmas equivalências e cadeiras do que o «aluno José Sócrates» e deve ser dito ao jornalista que foi tudo liso e que existem outros alunos com o mesmo percurso de Sócrates na UnI. Mas Morais não quer que Arouca mencione nomes. Aparentemente, a forma de responder é outra: uma entrevista a um meio insuspeito, o Correio da Manhã, e que saíu dois dias depois, em 24 de Março de 2007, do Público ter amplificado o caso da rocambolesca licenciatura do primeiro-ministro.
  8. Morais apenas refere que Carlos Pereira fez o curso nas «mesmíssimas condições» de Sócrates. Sabedor do que faz o amigo Carlos Pereira, Morais não diz, todavia, que este tinha sido colega de turma Sócrates, muito menos que tivesse feito o projeto final (coletivo!?...) do curso com Sócrates. Um projeto de que Maria Cármen Antunes, subordinada de Carlos Pereira na CMLisboa, e que depois também veio, no processo sobre a licenciatura (ver despacho de arquivamento) afirmar ter feito esse trabalhoso projeto com Sócrates, já não se lembrava o tema. Nem Sócrates referiu a questão do projeto final do curso na sua entrevista à RTP de 11-4-2007. A justificação sobre o projeto (que, a ter sido feito, como se alega, e apresentado, como se diz, desapareceu misteriosamente e não se encontrou na biblioteca da UnI, nem foi mostrada depois qualquer evidência dele pelos autores).
Em 5 de março de 2012 expliquei aqui neste blogue, o caso dos colegas de Sócrates, Carlos Fernão Gomes Pereira e Maria Cármen Antunes. Cito-me:

Na sequência do meu poste de 27 de fevereiro de 2012, «Sócrates: Mas eu fiz este projecto de dissertação?», o CM, por Sónia Trigueirão, em 1-3-2012, «Testemunha de Sócrates omite UnI do seu currículo», atualiza a informação sobre os ditos colegas de José Sócrates na UnI, Carlos Fernão Gomes Pereira e Maria Cármen Sobral Craveiro Antunes. Diz que são ambos membros da Ordem dos Engenheiros Técnicos, e que Carlos Pereira até omite ter passado pela Universidade Independente no seu currículo do Linkedin.
  1. No meu livro, «O Dossiê Sócrates», de Setembro de 2009, insiro o meu poste «Alibi», de 28-9-2007, onde descobri que, nessa altura, Carlos Fernão Gomes Pereira, alegadamente socialista, era «Director do Departamento de Segurança Rodoviária e Tráfego e Chefe de Divisão de Formação e Segurança Rodoviária da Câmara Municipal de Lisboa (CML)» e a Eng. Maria Cármen Antunes sua «subordinada directa». Essa filiação socialista já tinha sido por mim referida à procuradora-geral adjunta, Dra. Maria Cândida Almeida, quando ela me inquiriu no DCIAP, na tarde de 28 de junho de 2007, no âmbito do inquérito à alegada utilização de documento falso (o título de licenciatura), conforme conto no meu livro, p. 45 - de manhã tinha sido inquirido como arguido...
  2. No despacho de arquivamento do caso da licenciatura, datado de 31-7-2007, p. 15, as Dras. Cândida Almeida e Carla Dias, referem o certificado de habilitações como licenciado de Carlos Pereira, de 30-7-1996, mas que a consulta ao sistema informático da UnI, data a licenciatura destes dois colegas, de 31-12-1996. Concluem que Carlos Pereira e Cármen Antunes se licenciaram em 1996, tal como Sócrates (p. 16 de despacho). Ainda que, nessa consulta de Maio de 2007 ao sistema informático da Uni (Siscolar), «a aluna Maria Cármen Antunes em Maio de 2007 ainda não teria concluído a sua licenciatura em Engenharia Civil na Universidade Independente». No despacho as procuradoras, p. 28, relatam que Carlos Pereira afirma ter realizado, com Cármen Antunes e Sócrates, um trabalho final de projeto e dissertação, «a construção de uma estrutura especial de um edifício anti-sísmico»; mas Cármen Antunes, também com péssima memória de um trabalho necessariamente difícil, longo e custoso, não se recorda sequer qual era a cadeira, quanto mais o projeto; e Sócrates nem se lembrava de ter feito um projeto final, muito menos o misterioso trabalho que não se achava, como os demais, na biblioteca da instituição e jamais foi encontrado (nem apresentado no inquérito da licenciatura pelas testemunhas Carlos Pereira ou Cármen Antunes).
  3. Carlos Fernão Gomes Pereira, diretor municipal de Segurança e Tráfego na Câmara Municipal de Lisboa (e representante da CMLisboa no Conselho Geral da EMEL) foi candidato, como tesoureiro do Conselho Diretivo, à Secção Regional do Sul da Ordem dos Engenheiros... Técnicos (OET), em Outubro de 2011; e Maria Cármen Craveiro Sobral Antunes, agora «Chefe de Divisão de Gestão de Mobilidade» na Câmara Municipal de Lisboa,  também está inscrita na Ordem dos Engenheiros... Técnicos. A Universidade Independente não obteve acreditação do curso para o reconhecimento na Ordem para os seus diplomados: será que estes dois colegas não se candidataram, nem fizeram o respetivo estágio e avaliação, para serem admitidos na Ordem dos Engenheiros e tiveram de se ficar pela dos Engenheiros... Técnicos?




Quanto mais se cava, mais minhocas aparecem.


Atualização: este poste foi atualizado às 13:03 de 30-3-2012.


Limitação de responsabilidade (disclaimer): José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa não é, nem chegou a ser, arguido no inquérito para averiguação de eventual falsificação de documento autêntico, no seu diploma de licenciatura em Engenharia Civil da Universidade Independente (Processo n.º 25/07.5.TE.LSB do DCIAP) e o inquérito foi arquivado, em 31 de Julho de 2007, pela procuradora-geral adjunta Dra. Maria Cândida Almeida e pela procuradora adjunta Dra. Carla Dias.
Luís Arouca, António José Morais e demais entidades referidades neste poste, referidos nas notícias dos media, que comento, não são arguidos por cometimento de qualquer ilegalidade ou irregularidade neste caso da licenciatura do ex-primeiro-ministro José Sócrates.


Os arguidos noutros processos, como Luís Arouca no processo daa gestão da Universidade Independente ou no processo do aterro sanitário da Cova da Beira, como António José Morais, gozam do direito constitucional à presunção de inocência até ao trânsito em julgado de eventual sentença condenatória.

26 comentários:

ruddion disse...

Em relação ao trabalho demorado, custoso e perdido, não existe uma cópia que possa ser apresentada?

As minhas teses tenho-as em formato pdf e em qualquer altura as posso mostrar. Que licenciado não guarda uma cópia do trabalho de fim de curso?

Outra coisa estranha é o facto de um trabalho de fim de curso ser colectivo. É mais uma singularidade no processo.

DE CABEÇA PERDIDA disse...

À MEDIDA QUE OS PROCESSOS AVANÇAM E O CERCO SE APERTA À VOLTA DO BANDIDO MAIS DESESPERADA ESTÁ A TRALHA SOCRÁTICA.COM FERRO E VIEIRA DA SILVA À FRENTE QUE COM SÓCRATES COZINHARAM AO MILÍMETRO A COMPOSIÇÃO DO GRUPO PARLAMENTAR DO PS TENTAM A TODO O CUSTO RETOMAR O CONTROLO DO PS PARA DEPOIS ATACAREM DE NOVO O PAÍS.SÓ FICAVA BEM A SEGURO VARRER DEFINITIVAMENTE A TRALHA SOCRÁTICA PARA FORA DO PS.SE NÃO ESTÃO BEM MUDEM-SE PARA PARIS E FUNDEM NO EXÍLIO O PSS.

Anónimo disse...

O PSS?!
É uma área de negócio difícil para quem começa de novo.
Teriam que competir com o PS nacional e outras organizações menores do mesmo ramo,tipo Camorra,'Ndrangheta,Stidda (da Sicília),Fundação Mário Soares,etc.
Começar do zero é complicado.

CONSULTÓRIO DO MORAIS disse...

Passei os últimos 15 anos nos hospitais.Nos corredores,nas urgências,nas salas de operação,nas enfermarias,nas retretes,nas análises,nas ecografias,nos transplantes,na morgue,com as enfermeiras,tudo,conheço tudo,mas mesmo tudo.Agora diga-me o Senhor que é um grande especialista em equivalências se já posso ser médico.Até pago as propinas se fôr preciso.

Morais da Kova da Beira disse...

Tens que prencher um questionário.

1-És do partido sucialista?

2-És do partido sucialista?

3-És do partido sucialista?

4-És do partido sucialista?

5-És do partido sucialista?

6-És do partido sucialista?

Anónimo disse...

No CM de hoje, Morais acusa Eurico Calado de fazer parte de um grupo de Professores do PSD, e de quererem exigir coisas ao candidato, que ele acha que não deveriam ser pedidas, como o Ingles Técnico.

Quando a Juíza lhe pergunta porque é que a matrícula tem a letra dele, Morais não teve resposta.

Claramente, só quem é cego da vista ou do cérebro, é que não vê. Quem tenta tudo para ter uma pseudo-licenciatura numa universidade que se veio a encerrar por falta de qualidade, está tudo dito sobre o carácter das bestas.

A Tugolandia no seu melhor.

Anónimo disse...

Fazer parte de um grupo de professores do PSD é um crime tipificado.
Nem sei como não o prenderam.
Escreve ao Encobridor Geral.
Pode ser que ainda vás a tempo.

Anónimo disse...

O Encobridor Geral anda desesperado à procura de um galinheiro onde se possa encobrir.

Anónimo disse...

O desemprego pode subir e bater todos os recordes.
A despesa pública pode não estar controlada apesar de todos austeridade e cortes nos bolsos do zépovinho.
As gorduras do Estado em vez de serem cortadas, podem aumentar.
Os combustíveis podem subir até ao céu e atingir máximos históricos.
A polícia pode carregar bastonadas em jornalistas e/ou manifestantes.
Podem ir para desemprego milhares e milhares de professores (aonde estão as lutas como ontem?)
Pode aumentar a fome nos mais desfavorecidos.
A Lusoponte pode receber a dobrar.
A seca pode apertar.

Enfim, podem acontecer todos as desgraças, o actaul governo pode ser de uma incompetência total para resolver os problemas, pode cair o "céu", etc, que tudo será resolvido falando no Sócrates.
Puta que pariu, isto assim não vai lá. Deixem o "defunto" e olham aos "vivos" porque são estes que nos dão cabo do canastro.

Em relação ao Dr ABC tenho poucas esperanças que passe a olhar aos "vivos" pois nasceu para falar do "defunto". Não vai longe, mas é sua forma de viver.

Anónimo disse...

"... a verdadeira questão não é a presença do cavalheiro, com a sua irresponsabilidade, arrogância e autoritarismo, reinando sobre um Portugal apático. A questão é a de explicar como ele conseguiu submeter à sua vontade um PS aprovador e dócil e, quase sem protesto, levar atrás de si (ou persuadir em silêncio) uma considerável quantidade de pessoas com idade para ter juízo."

Público de hoje, 30 de Março 2012
Crónica de Vasco Pulido Valente

Anónimo disse...

O Prof. Balbino Caldeira é um patriota. Coisa rara. Não precisa de panegíricos. Aliás, até teve a vida pessoal e familiar besliscada pelos cães. Mas, isso nem importa. É um patriota. Não se vende por um prato de lentilhas. Não tem off-shores. Não vive sem fazer nada e estuda, apesar de ter uma idade próxima do outro que estuda e gasta 15.000 euros por mês, sem se saber do que vive. Evidentemente que não vale a pena falar no custo dos combustíveis. Nem da falÊncia do BPN. Muito menos do crime das assinaturas das PPP's. Tudo tem o mesmo vértice. E esse vértica tem que ser chafurdado, até que haja um Juíz que o meta em Custóias, ou em Pinheiro da Cruz. É uma questão de patriotismo. Conceito fora de moda, para quem gostava tanto de temas fracturantes como o casamento gay e a adopção de menores por ays.

Anónimo disse...

Acho que é importante que se fale no arrogante que nos desgovernou durante tanto tempo para ver se o povo acorda e aprende a lição

Continue Professor, tem o meu apoio

NA BURACA É QUE ESTÁ A DAR disse...

Um gajo antes de ser engenheiro já o era.Outro gajo igual ao outro antes de ser pai já o era também.Ainda outro gajo igual aos outros dois vivia das equivalências mas dizia que não serviam para nada.Coitado, acabou na LIXEIRA DA BURACA . Deram-lhe uma equivalência a Bode.

Anónimo disse...

Estou Varado com o que tenho estado a ler.Da próxima vez enfio-lhe com cinco cadeiras pela tromba abaixo.

Anónimo disse...

Não há dúvida que a rataria ama mesmo o gajo pá! Agora não me parece que o gajo pá ame assim tanto a rataria pá. Segundo as más língua o gajo pá não gosta muito de ratas pá. Será que gosta só do cabo da pá pá!

O que me parece é que o gajo pá lá de Paris ainda vai dar cabo de toda a rataria pá. Se escutarem bem à porta da rataria só ouvem é guinchos e chiadeira:
-Seguro, não seguro, chiii, chiii, seguro, não seguro, chiii, chiii!...

Gonçalo Correia disse...

Ou (moral da história):

Cada cavadela, cada minhoca.

PÁ FERRUGENTA disse...

Sarolho,não há seguro que resista a esta pá ferrugenta.Primeiro seguras bem no cabo e enfias-lha no traseiro.Ao primeiro grunhido tiras rápido e dás-lhe com toda a força no toutiço antes que ele se abstenha.Quando tentar falar em alteração de Estatutos enfias-lha na boca e de seguida arreias-lhe pelas Costas com as partes mais Ferrugentas.Já no chão pá pergunta-lhe se quer ir a votos.Se disser que sim dás-lhe mais.Se disser que não dás-lhe mais também.Apliquei este método ao Dos Marmelos e PO já cá canta.

Anónimo disse...

Euclides Dâmaso, procurador-geral distrital de Coimbra atirou umas indirectas ao Bode Noronha acerca da justiça para "amigos",diz o CM.
Progressivamente as pessoas honestas vão ganhando coragem para dizer em público que o rei vai nú.
Uma enxurrada de golpes sobre o erário público,de vigarices,concluios,negócios escuros usando o poder político,vão aparecendo nas capas dos jornais,timidamente,porque os jornalistas fazem na sua maioria parte da sinistra organização mafiosa do Rato.

Anónimo disse...

O trabalho final de curso não aparece, porque simplesmente não existe. É notório, que o falso injinheireiro, nunca frequentou coisa nenhuma na UNI, nunca realizou exames nem frequências. Limitou-se a receber de mão beijada o diploma dos camaradas trafulhas. Daí o desconhecimento total do seu processo, datas, trabalhos e outras minudências. Chega a ser patético as conversas entre o falso injinheireiro e o arouca, um verdadeiro atentado à inteligência das pessoas! Só não vê, quem não quer… Não é verdade dona candida e pinto monteiro?!..
A uni, bem como outras universidades e institutos superiores privados, surgiram em força no mercado, com o claro objetivo de encher rapidamente os bolsos a determinados indivíduos, aproveitando ligações mais menos próximas à classe política. O cliente só tinha que se inscrever, passar o cheque das pseudo propinas e receber o canudo no final. Licenciaturas “a la carte” há por aí aos milhares, para muitos uma forma de obter no emprego, uma melhoria do seu salário, muita gentinha anónima assim o fez. Já não é admissível que um individuo, com responsabilidades políticas se aproveite da sua influência, para obter um diploma, para o qual, manifestamente, nada fez. A presunção e a vaidade deste homúnculo, fê-lo trilhar um caminho, todo ele inqualificável e criminoso que deveria ser severamente punido pela justiça, que infelizmente é cega, ou faz-se cega, quando os criminosos pertencem a qualquer camorra!... Por diversos motivos, Borram-se….

PINTO CANDIDÍASE disse...

SE MUITAS MAIS RAZÕES NÃO EXISTISSEM A HIDRA ENCOBRIDORA BICÉFALA TEM DE SER CIRURGICAMENTE REMOVIDA NO FINAL DESTA PRÓXIMA SEMANA.PORTADORA DE UMA PERIGOSA INFECÇÃO ORAL E VAGINAL QUE DESTRUIU A JUSTIÇA PORTUGUESA, NÃO A LANCETAR DE IMEDIATO PODERÁ ACABAR COM PORTUGAL ATRAVÉS DE UMA INFECÇÃO GENERALIZADA PRENHE DE CONVULSÕES IMPREVISÍVEIS.A HISTÓRIA,PORTUGAL E OS PORTUGUESES NÃO PERDOARÃO AOS HOMENS E MULHERES QUE NOS SEUS POSTOS PODEM DE IMEDIATO PÔR UM TERMO A ESTA PODRIDÃO E NÃO O FAÇAM.ACABARÃO JULGADOS SEVERAMENTE.QUEM ATRAVESSAR O RUBICÃO DEMITINDO-OS JÁ PODERÁ CONTAR COM TODO O NOSSO APOIO INCONDICIONAL.OS COBARDES COLABORACIONISTAS QUE O NÃO FAÇAM OU IMPEÇAM PODERÃO CONTAR COM A NOSSA OPOSIÇÃO SEM TRÉGUAS.ALEA JACTA EST.

Nostra Cosa disse...

Hidra tetracéfala.
Os Morgadios e o Bode Noronha também pertencem à famiglia.
Até o outro Pinto que não é coisa nenhuma senão um quadrúpede, também se juntou à Vara de adúlteros.
Caaram com o interesse público e vão para a cama com os interesses privados.

Anónimo disse...

Engraçado é o Dr. Relvas, das viagens fantamas, encontrar-se com o Dr. Pereira, do Grande GOL. O que dirão um ao outro. O Dr. Pereira diz que o Regime está moprto, porque o PR não prestigia a instituição. O Dr. Relvas quando vai com a sotaina, o que dirá a isto ao Dr. Pereira, de sotaina vestida. Todos pedreiros. Unidos. Todos por uma mesma causa. A causa dos Off-Shores Unidos. Nós sabemos. Contra o fim das freguesias, muitas delas sem freguesia, dizem que se juntaram 60 mil. Outros dizem 200 mil. Nós só vemos bandeira do Dr. Carvalho do ISCTE. Mas, agora o Dr. Caravalho já é Presidente de Junta? Portugal é um país mal frequentado. É verdade. As freguesias são o melhor exemplo de que Portugal é um país Feudal, as frequesias não sevrem para nada, mas servem para dar importância aos Senhores Presidentes, que muitos deles não fazem mais do que tratar dos enterros lá da terrinha. Portugal vai acabar. O cabeça de melão está a pensar no seu tempo de tropa em Lourenço Marques. O criador do Regime, Soares, volta a pensar na sua Paris, "toujours Paris".

Adeus, Portugal. Até que apareça um D. João II, ou um Marquês de Pombal, maçon, mas que mandou construir uma nova capital, e madou uns quantos sotainas num barco sem fundo. É por esses que esperamos. Aparecerão, tarde ou cedo.

Anónimo disse...

http://economico.sapo.pt/noticias/constancio-admite-segundo-resgate-para-portugal_141594.html

Constâncio admite segundo resgate para Portugal

Vice-presidente do BCE admite um segundo resgate em Portugal, que dependerá dos mercados e do desempenho do próprio País.

Já o ministro de finanças português considera que o Ecofin sublinhou a sua confiança em que Portugal será capaz de voltar aos mercados em Setembro do próximo ano.

Um segundo resgate “é uma questão que tem de estar sempre em avaliação”, afirmou Vítor Constâncio, do BCE, adiantando que isso “depende fundamentalmente do desempenho do país no cumprimento do programa que está acordado com as autoridades europeias e da percepção dos mercados, que felizmente tem melhorado nas últimas semanas”. Um reforço da assistência financeira “só se põe em Setembro do próximo ano” e “até lá temos de avaliar em geral como é que este progresso, que se conseguiu, se consolida, tornando possível o regresso ao mercado sem existir um segundo programa”, salientou Constâncio. “Está sempre tudo debaixo de análise”, frisou o banqueiro central em Copenhaga, no final da reunião do Ecofin.

O ministro de Finanças, Vítor Gaspar, salientou o facto de Portugal ter apenas sido mencionado na reunião para notar que o programa de ajustamento “está no bom caminho”.

Anónimo disse...

O Dr. Vara da Independente, representante para África, da Camargo, que cargo terá na CIMPOR, adquirida pela Camargo?

Anónimo disse...

Vara,doutor?!
Mais um vígaro com um diploma falso.

lidiasantos almeida sousa disse...


SER prole de varões assinalados.
Que nas asas da fama e da vitória
Ao templo foram da imortal Memória
Pendurar mil troféus ensanguentados;

Ler seus nomes nas páginas gravados
De alta epopeia, de elegante história, Não, não vos serve de esplendor, de glória,
Almas soberbas, corações inchados!

Ouvir com dor o miserável grito De inocentes, que um bárbaro molesta, Prezar o sábio, consolar o aflito;

Prender teus voos, Ambição funesta,
Ter amor à virtude, ódio ao delito,
Das almas grandes a nobreza é esta.

Porque será que tanto ódio, que mais parece paixão me fez lembrar BOCAGE?