domingo, 18 de março de 2012

Ora truz, truz, truz, ora traz, traz, traz...



Hummmm... na revista Dinheiro Vivo, do DN, de ontem, 17-3-2012, o presidente executivo da Mota-Engil, o mangualdense Jorge Coelho, a defender o ministro Álvaro Santos Pereira... Dir-se-á que se trata de solidariedade beirã para com o escrupuloso ministro que nasceu em Viseu. Mas as iludências aparudem, como se dizia dantes, e talvez também agora, no jogo de clãs e de sombras em que a alta baixa política se tornou. O presidente da Mota-Engil, Dr. Jorge Coelho, não quer proteger o ministro, mas, por conveniência, os outros beirões: os secretários de Estado Sérgio Silva Monteiro e António Almeida Henriques. No dia 12-3-2012, saíu do Ministério da Economia o secretário de Estado errado, Henrique Gomes, que tinha o discurso patrioticamente correto e que estava a pôr em causa os excecionais rendimentos das eólicas.

Por tudo o que nos últimos anos fez e representa, a Mota-Engil parece significar o oposto do que a GM para os EUA: o que interessa à Mota-Engil, não convém à Pátria. Do que o que o País mais precisa, nesta altura, é de resolver juridicamente os contratos com as grandes construtoras e bancos, especialmente os mais críticos (como são os contratos de concessão das SCUTs com garantias de tráfego, como é o caso da Mota-Engil)  e com as elétricas, suspender-lhes os pagamentos e o Estado soberano negociar novos compromissos, sob pena de aplicação do rigor da lei, do Ministério Público e dos tribunais.


Atualização: este poste foi atualizado às 14:19 de 19-3-2012.

* Imagem editada daqui.

 
Limitação de responsabilidade (disclaimer): As entidades referidas nas notícias dos media, que comento, não são suspeitas ou arguidas do cometimento de qualquer ilegalidade ou irregularidade.

36 comentários:

Anónimo disse...

Jorge Coelho também está a defender o seu primo direito, o amigo Paulo Portas...

Isto anda tudo ligado.

Anónimo disse...

Atenção que os telhados de vidro são imensos:

1. A EDP é a principal beneficiária, muito à frente, da Mota ou da Brisa, de uma política de favorecimento do Estado em favor de sectores específicos. Como é que agora Portugal vai exigir à EDP, mas mãos do segundo mais poderoso país do mundo, o corte de favores atribuídos? Além do mais, a privatização foi muito recente. A EDP tem lá o Chairman Catroga.

2. A Brisa é tão beneficiada como a Mota, em vários negócios de auto-estradas. A Brisa teve lá por muito tempo, Nogueira Leite e tem ainda Vitorino. No caso da auto-estrada das moscas, a A17, a Brisa pede ao estado 1 bilião de euros, agora em 2012. Como vai reagir o Dr. Passos?

3. O ex-patrão do Dr. Passos na Fomentinvest, o Sr. Ilídio Pinho parece que vendeu 2 milhões de acções da EDP, logo após a privatização da empresa.

4. Não esquecer que Sacadura Coelho é sócio ou ex-sócio do mais eficiente ministro de cavaco Silva, Loureiro, ex-Administrador da SLN.

Ver no Gangue do Ratos o único mal da nação, pode vir a causar indigestão. Muitos deles jogam golfe, num hotel em Viseu. E jogam noutros planos, também.

Anónimo disse...

Quem se der ao trabalho de ver as actuais ligações do governo, partidos, «justiça», patrões da comunicação social com os actuais grupos económicos e financeiros, verá coisas incríveis.

A Mota-Enguia, ao pé dos interesses da fidalguia da finança e da trapaça, com domícilo na megera Lisboa e arredores, é peanuts!

A verdade é que os nossos impostos e o corte dos subsídios na função pública é para pagar os interesses instalados.

Todos eles continuam a viver bem.

Com milhões e milhões.

Daqui a dois ou três anos as suas fortunas pessoais triplicaram e as suas empresas dominarão todo o aparelho de Estado.

Anónimo disse...

Na Lusoponte, está lá Ferreira do Amaral, e a Mota é um dos accionistas de referência. Este é talvez dos melhores exemplos de coexistência do "arco do poder".

Aliás na família Ferreira do Amaral, um diz que é do PSD, o outro é próximo do PS e o outro dizia que era do PPM.

Soares chegou a ser testemunha de Leonor Beleza, no seu caso dos hemofílicos.

Júdice foi do PPD/PSD e foi o destacado para a Zona Ribeirinha do Sócrates.

Curiosamente, Nogueira Leite foi Secretário de Estado de Guterres!

E então na Caixa ou no Banco de Portugal, o casamento é mais tenebroso. Teodora Cardoso está no BdP, depois de ter estado no BPI. Teodora é agora a recém nomeada controladora das contas públicas, com a anuência do Dr. Passos.

Dos Espiritos Santos, nem vale a pena falar. De Frasquilho, que afinal nunca deixou de lá estar.

Anónimo disse...

Pois foi...era...whatever.
Cuidado com o Passos.Foi ele que causou a bancarrota sócrates e deixou Portugal endividado!
Isto é um segredo que tem sido muito bem guardado.
O Passos tem um gato que já foi do sr Mota.
E o piriquito também não é de confiança!

Anónimo disse...

http://www.ionline.pt/portugal/vida-paris-mae-socrates-paga-contas

Segundo noticiou esta sexta-feira o “Correio da Manhã”, o ex-primeiro-ministro leva uma vida de luxo na capital francesa. Arrenda uma casa que ronda os sete mil euros mensais – num dos bairros mais caros de Paris –, visita alguns dos restaurantes mais selectos, onde as refeições podem ultrapassar os cem euros por dia, frequenta um mestrado que custa treze mil euros por ano (e usa um Mini Cooper para se deslocar até às aulas) e vive ainda com o filho mais velho, que frequenta uma escola privada que atinge os 2186 euros.

José Sócrates não tem depósitos a prazo, à ordem ou qualquer plano poupança reforma declarado. A nova lei do controlo da riqueza dos titulares de cargos políticos obriga a declarar as contas à ordem com saldo superior a 50 salários mínimos, correspondente ao valor actual de 24 250 euros, e Sócrates nada declarou. Já segundo as declarações disponíveis no Tribunal Constitucional que o “CM” cita, entre 1995 e 2010, Sócrates obteve rendimentos acumulados de 1,19 milhões de euros, a que se somam quase 50 mil euros por seis meses de salário, despesas de representação e subsídios de férias em 2011.

Além destes rendimentos, Sócrates vai poder usufruir de uma subvenção no valor de 1449,58 euros mensais por ter estado 11 anos como deputado na Assembleia da República. O acesso à subvenção vitalícia (limitado aos deputados mais antigos) só pode ser pedido aos 55 anos (que Sócrates completa em Setembro).

Anónimo disse...

Vejam mas és as contas dos ex-Ministros do Cavaco!

Anónimo disse...

Aliás, na homilia dominical D. Marcelo chegou hoje a aludir à falência de Portugal e a não concordar com o pessimismo de Pacheco que veio dizer que tudo se prepara para a chegada de um Sidónio, de Esquerda ou de Direita.

O Gasparzinho foi para os EUA, tentar convencer os financeiros judaicos que Portugal não está totalmente falido. Julga o Gasparzinho, que os judeus são tolos.

Anónimo disse...

As contas dos ex de Cavaco?
O vigarista do Sócrates também lá pôs dinheiro?
Seis anos a demolir Portugal e a xuxaria ainda vem com tretas infantis.
Cadeia com esta corja!

Anónimo disse...

Portugal com este «governo» há muito que está falido.

Sabem os judeus, os árabes, os alemães, os americanos, os russos e até os bosquimíanos da Namíbia!

Anónimo disse...

Portugal está falido graças ao Bacharel Sócrates. Ele próprio baniu-se. Passos tem que limpar muito lixo que anda à sua volta. Mexias. Corleones. Ou será igual ao Bacharel. Passos pouco pode contar com a ajuda de Cavaco, que veio fazer a apologia da alheira. Passos tem que ouvir mais Marques Mendes. Deve ignorar a Velha. Deve ouvir Rio, embora seja difícil ouvir Menezes ao mesmo tempo. Passos deve apoiar Alvaro Santos Pereira. Dificeis momentos. Os Juízes devem insistir no julgamento público, ainda que lento, do fragilizado e exilado Bacharel. Não deve haver a mínima tolerancia. Mesmo que os Marcelos o condicionem. independencia ou morte.

Anónimo disse...

Os Juízes?

Vão julgar com o patrocínio das pastilhas Dr. Rogoff?

Anónimo disse...

O Bicharel sabe-a toda.
Vive luxuosamente sem que se lhe conheça fortuna.
Dizem os capangas que a mãezinha fez fortuna a lavar escadas e a costurar para vizinhos.
O Pinto vai para o olho da rua e depois veremos.
A menos que o Passos o continue a proteger.Mas aí vai ser o Passos contra o mundo.

Anónimo disse...

Sócrates vive bem porque poupou.

Ao contrário de vocês que empaviaram tudo em bacalhoadas, a empaviar alcóol e a aquecer o coiro nas praias do Nordeste brasileiro.

Sócrates teve cabeça!

Anónimo disse...

Eles defenden-se todos uns ao outros. Por isso Passos Coelho nao mandará legislar para entalar o gang de Socrates.

Anónimo disse...

Se foi verdade Socrates ter roubado pelo menos poupou porque ja anda montado no carro da moda e está-se a cagar para quem fale mal dele

Anónimo disse...

Atençao que o gang de Passos Coelho nao é menos perigoso ao pais que o gang de de Socrates

Anónimo disse...

Que medo!
Vou-me já esconder do gang do Passos...

Anónimo disse...

Por cima está um tótó,um idiota útil quem tem tanto que tratar que não trata de nada e não manda em nada.Por baixo estão os galifões que têm o poder efectivo e discretamente fazem as negociatas.Se as coisas correm mal a culpa é do Ministro.Os Secretários de Estado se são desonestos enchem os bolsos deles e das máfias que lá os instalaram.Se são honestos levam um pontapé no traseiro.Ponto fraco deste brilhante "esquema" na melhor tradição marxista-leninista.Se o Ministro cai os outros caiem também.Por isso dizemos:TODOS PARA O OLHO DA RUA!

Anónimo disse...

O ingénuo é capaz de ser menos ingénuo do que parece.Beiras e Faculdade de Economia de Coimbra são lugares suspeitos.Terá sido iniciado pelo Boaventura?

Anónimo disse...

Ó Dr ABC, não acha que é tempo de deixar o Sócrates, o Jorge Coelho, etc, toda essa gente do PS e passar a falar da vida privada do António Costa (Presidente da Câmara de Lisboa). É que esse sim pode criar brechas no PSD pois verifico que muitos laranjas o apoiam. Como o Dr é perito em basculhar a vida das pessoas era bom que desviasse a agulha para esse lado.
Concorda?

Anónimo disse...

O Costa já não é do PS?Inscreveu-se no PSD?

Anónimo disse...

Por acaso o Dr ABC pode dizer a partir de que data devemos culpar o actual governo pelo caminho de austeridade em cima de austeridade que estamos seguir, pelo desemprego que bate todos os dias recordes, pelo aumento dos combustíveis que atingiu, hoje, o máximo de sempre, pelos constantes assaltos a tudo o que "mexe", enfim, pelas políticas que ewstão a dar estes resultados, em vez de estar sempre a culpar o "defunto" político. Se bem se lembra o Passos disse, mais do que uma vez, que nunca se ia desculpar com o passado. Vê-se...
Cá para mim não se resolve nenhum problema agarrando as desculpas do passado para desculpar os resultados das políticas de hoje.

Anónimo disse...

Acho que deve ser a partir da data em que o Costa se inscreveu no PSD.

Anónimo disse...

Ou não fosse o Costa originário do Hindustão. Gente comerciante. Gente maleável. Gente que está bem com todos, e que gosta de viver bem. Pois não.

Naturalmente, que nenhum filho que herde uma falência fraudulenta do pai, se recompõe em 2 dias. Aliás, a primeira recomposição passa por uma limpeza moral. Até se possível responsabilizar o pai fraudulento. Tem que se responsabilizar quem adiou a ajuda externa, encrencando Portugal por muitas décadas. Não é numa década que Portugal sai do buraco. Depois do Dr. Passos, outros virão para recompor a falência que o Bacharel Sócrates deixou aos portugueses.

A Camara de Aveiro é a mais endividad do país, porque o Ministro da tutela lá quis pôr um Estádio de futebol, que se enche de moscas a cada domingo, mas que tem que ser pago.

O Estádio de Aveiro deveria ser implodido em conjunto com o decisor da sua obra, que se diz que vive à conta da mãe, em Paris, aos 54 anos.

Anónimo disse...

Socratino Câncio,tens que voltar às Novas Oportunidades de ser vígaro.
A austeridade é uma opção do governo ou uma inevitável obrigação por não haver dinheiro nos cofres do Estado?
Por ter havido um governo socialista que roubou,desperdiçou,traficou,mentiu,enganou e deixou o país sem dinheiro nem crédito?
Ainda recentemente o teu dono ladrava em Paris que as dívidas não se deviam pagar.Coisa que teve logo eco por cá nos vigaristas Louçã e Jerónimo.
O que pensariam os credores ao ouvir estas enormidades?
Ahahaha!
Esta trupe de vigaristas,ao fim de três anos de descalabro socretino,vomitavam na tv que era pouco tempo para avaliar a acção do governo.
Agora desde o primeiro dia que querem alijar responsabilidades para quem procura salvar o país da hecatombe vigarista que é o sucialismo.Ahaha

Anónimo disse...

Nuno Melo espera que sejam ouvidos os responsáveis políticos desde a nacionalização, como Sócrates e Teixeira dos Santos.

O eurodeputado do CDS tem pena de não estar mais uma vez na linha da frente da investigação ao BPN e está confiante que será possível nesta nova comissão de inquérito investigar todos os actos políticos que arruinaram a marca BPN após a nacionalização. O ex-governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, deverá voltar a ser chamado, uma vez que "hoje está mais do que demonstrado que ele falhou", diz Nuno Melo, o protagonista do último inquérito ao BPN.

Qual é a sua expectativa desta comissão de inquérito?
Esta comissão tem um objecto muito amplo e portanto poderá apurar quase tudo desde a nacionalização até à venda. Há processos judiciais em curso e espero que a Justiça seja capaz de fazer com os meios e instrumentos que não tínhamos o equivalente nessa dimensão, que não é política. Não faltam documentos, testemunhos e provas que demonstram o que no BPN foi indo mal. Também é certo que a investigação não se esgota na pré-nacionalização e há agora vários actos de gestão e opções políticas que fizeram com que muito do BPN ainda seja difícil de explicar. O sucesso vai depender da informação que os deputados conseguirem. Se houver recusa de documentos e se se limitar à conversa política é mais difícil.

O anterior Governo será agora o principal alvo da investigação?
Custa-me a perceber como foi possível que o Estado no anterior governo tenha permitido que a marca BPN fosse operando no mercado da forma que o fez após a nacionalização. O banco está exaurido desta sangria de vários anos. E as razões disso têm que ser apuradas.

Teixeira dos Santos e José Sócrates devem ser ouvidos?
Sim e espero esclarecimentos. Se pudesse decidir, chamaria todos os que tiveram responsabilidades políticas ou de gestão desde a nacionalização até ao presente.

E Vítor Constâncio?
Constâncio deve voltar a ser ouvido porque muito do que soubemos na outra comissão e que o ex-governador do Banco de Portugal sempre negou do alto da sua cadeira da supervisão, hoje está mais do que demonstrado que aconteceu e que ele, de facto, falhou.

http://economico.sapo.pt/noticias/constancio-tem-de-ser-ouvido-no-novo-inquerito-ao-bpn_140585.html

Anónimo disse...

Mais uma sobre a fantástica Parque Escolar
O número de alunos apresentado nos relatórios da Parque Escolar (PE) não corresponde ao número efectivo de estudantes nas 181 escolas secundárias que foram alvo de requalificação e modernização, no âmbito do programa criado em 2007 por José Sócrates. Só na zona da Grande Lisboa, onde se sabe que tem havido decréscimo de alunos devido a razões demográficas, as diferenças, nalguns casos, atingem 400 alunos a mais do que aqueles que existem na realidade.

Mas o relatório da Inspecção--Geral de Finanças (IGF) não aponta para estas discrepâncias. Por uma simples razão: não fez o contraditório com as escolas, baseando-se apenas nos dados fornecidos pela Parque Escolar.

Mas o i foi ao terreno ver o que se passava. E constatou que os valores apresentados nos relatórios da empresa pública eram muito diferentes dos fornecidos pelas escolas. Com variações na ordem dos 100 aos 400 alunos. O que não é de somenos importância, uma vez que um dos factores que conta para o cálculo do custo da requalificação é o número de metros quadrados por estudante.

Mas as disparidades não se ficam por aqui. Por exemplo, os computadores adquiridos pela Parque Escolar para a execução do programa na reforma da rede pública de escolas secundárias custaram mais 50% do que valem, em média, no mercado. Nalguns casos, a Parque Escolar pagou mais de 800 euros por um computador. in Jornal I

http://smartforum.educare.pt/index.php?id=233034

Anónimo disse...

Do PSD ou da JSD saíu José Sócrates.

Claro que não renegou às origens, pois no PSD a «arte de furtar em toda a sela» já fez escola.

Perguntem ao Relvas, que já tem dois ou três mestrados nessa disciplina exigentíssima...

Anónimo disse...

Em África, o Bacharel Sócrates já tem 55 anos. Já pode por isso, pedir a sua erforma, para evitar que a mãe lhe pague os 15.000 euros de propinas mensais.

http://www.zambianwatchdog.com/?p=32213

The average age of African leaders is 77.

Robert Mugabe of Zimbabwe (88 years), Abdulai Wade of Senegal (85), Paul Biya of Cameroon (79), Bingu Wa Mtalika of Malawi (76), Ellen Johnson Sirleaf of Liberia (76), Hifikepunye Pohamba of Namibia (75), Algeria’s Abdelaziz Bouteflika (76), Michael Sata of Zambia (75), Jose Eduardo Dos Santos of Angola (70), and Jacob Zuma of South Africa (71).

But in Europe which is developed, leader are, on average 20 years than the dinosaurs who are clinging on to power in Africa.

Angela Merkel ( Germany ) age 58, Nicolas Sarkozy ( France ) age 57, Jose Socrates ( Portugal ) age 55, Jens Stoltenberg (Norway), 52, Stephen Harper ( Canada ) age 51, Julia Gillard ( Australia ) age 50, Luis Zapatero ( Spain ) age 51, Barrack Obama ( USA ) age 50, David Cameron ( UK ) age 45.

Anónimo disse...

Na Itália 16 Juízes foram presos por terem aceitado subornos da máfia napolitana.

Afinal, ainda há países decentes!

Ferreira, Luís Manuel Silva disse...

Tribunal.
Felizmente, tenho amigos e até familiares que são advogados e eles trataram de me ajudar.
Há algumas semanas atrás, coloquei aqui dois posts que parecem ter indignado os santos da direita conservadora e autoritária, os maus e perigosos deste país que ainda gostariam de estar a viver sob a ditadura, a guerra e a repressão pidesca de Salazar.
É certo que eu só participei, porque quis, mas também é verdade que não ofendi ninguém em particular. Houve aqui uma série de personagens que ridicularizaram e deturparam o que eu disse, porque não souberam interpretar, além disso e por conveniência ofenderam a minha dignidade.
Eu sou como sou, tenho os ideais políticos e religiosos que tenh, os senhores também os têm, mas fiquei estupfacto por ler posts de pessoas que se dizem católicos, chamarem-me beato. Eu até nem à missa vou e não ando todos os dias a bater com a mão no peito, mas sou crente e temento a Deus.
Sou uma pessoa com ^DEFICIÊNCIA, POIS SOU, MAS TENHO O DIREITO À VIDA E A SER FELIZ COMO OS SENHORES.
fIZ QUEIXA DO VOSSO SITE, PORQUE RIDICULARIZARAM A MINHA DEFICIÊNCIA E ISSO É CRIME, lEI 46/2006.
eU DISSE QUE O DINHEIRO É O ESTRUME DO dIABO, POIS É. eLE SÓ É ÚTIL, PORQUE SE CONVENCIONOU ASSIM, mas o dinheiro tem sido ao longo da história e mais ainda no presente, fonte de guerras, desuniões, infelicidade, doença, desiguladades, injustiças e isso não é de Deus, é do Diabo que eu saiba.
Não sou socialista, mas eles irão agradecer a minha ação em tribunal.
Eu sou tolerante, democrático e ~compreensivo, mas não aceito ser ridicularizado por pessoas de extrema-direita que muitas vezes vivem à custa do suor alheio, logo nem trabalham e têm todas as regalias possíveis e imaginárias.
Podem apoiar este governo, mas quem lá o pôs também de lá o vai tirar e não são os senhores que o irão conseguir manter.
Por último peço-vos que respeitem mais as pessoas, mesmo os adversários políticos, religiosos, ou outros, porque a terra é de todos e Portugal não pode ficar apenas para meia dúzia de fascistas.
De resto falaremos em tribunal.

Anónimo disse...

Perguntem ao Relvas, que já tem dois ou três mestrados nessa disciplina exigentíssima...

19 de Março de 2012 16:52

Os mestrados do Relvas exigentisssimas na arte do gamanço lhe trouxe sempre bons resultados. Quando era deputado foi apanhado a gamar, subiu mais tarde para Secretario de Estado.
Em Secretario de Estado houve fumo lá com negocios com derigentes de futebol do norte, subiu mais tarde para ministro.
Ja penso que nesta nova oportunidade de exame de mestrado no governo, ou com o dinheiro da troika ou outras parcerias oportunas, este esperto membro do governo vai mesmo se candidatar a Presidente da Republica

Anónimo disse...

Apesar de todos portugueses saberem como é, causa sempre nauseas, a promulgaçao do Presidente da Republica a individuos para ministros, que sao homens bens experimentados na «arte de furtar em toda a sela».

Anónimo disse...

É verdade. Há gente que não vive em Portugal, mas que vem cá á socapa, e deixou o país liquidado por muitas décadas, e ninguém lhes coloca uma acção em Tribunal. Portugal é um sítio mal frequentado, já o Eça o dizia.

O socialismo só funciona quando há dinheiro para distribuir. Não há dinheiro para distribuir, o socialismo acairá no nacional-socialismo ou no socialismo científico, mais conhecido por comunismo.

Anónimo disse...

É pá!

O PSD não viabilizou os orçamentos de 2009, 2010 e 2011, com a ajuda e colaboração do Cavaco?

E não era o PSD que na A.R. propunha menos Iva, mais apoio ao emprego; mais apoio às pequenas e médias empresas; mais apoio social?, etc,etc,

Quem é que era mais «socialista»?

Até o Alberto João da Mamadeira dizia que o Governo de Sócrates era o mais à direita que alguma vez Portugal tinha tido!