sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O julgamento final do socratismo



Tem razão o Rui Costa Pinto, na sua crónica no i, de 11-2-2012, «À beira do inimaginável»: o Governo deve fornecer todos os documentos de despesa e subsídios dos gabinetes ministeriais que a Associação Sindical dos Juízes Portugueses solicitou, nomeadamente  «gastos com recurso a cartão de crédito, ao uso de viaturas e telefones móvel e fixo». A associação liderada pelo juiz Dr. António Martins viu-se forçada a recorrer aos tribunais para obter os dados do desperdício dos gabinetes dos governos socratinos. Porém, escreve Rui Costa Pinto:
«Pedro Passos Coelho e outros membros do governo ainda não respeitaram uma dupla decisão do Supremo Tribunal Administrativo (7 de Dezembro de 2011 e 24 de Janeiro de 2012) que obriga à disponibilização de documentos relativos às despesas e subsídios auferidos pelos elementos dos gabinetes governamentais no exercício de funções.»

O fornecimento desses dados, nomeadamente pelo ministro das Finanaças, Vítor Gaspar, que aqui tão isoladamente temos defendido, é fundamental para se abrir o julgamento final do socratismo. - já que a via da auditoria geral das contas públicas foi bloqueada pelo novo Governo PSD-CDS, eventualmente na expetativa (furada) de perdão futuro dos socialistas.

O apuramento de responsabilidades no desperdício dos gabinetes pode ser verificado através das autorizações de despesa e... das despesas sem autorização. E se as despesas realizadas com cartão de crédito não tiverem autorização legal, expressa e formal, nem documentos de suporte na tesouraria, e houver indícios de ilegalidade ou irregularidade, a associação dos juízes faria um notabilíssimo serviço à Pátria, se remetesse os elementos colhidos (e as falhas detetadas, nomeadamente falta de registo dos movimentos de cartão de crédito, de faturas e de recibos) para o Ministério Público. O novo Ministério Público - o antigo, com nova liderança... - poderia, então, caso já não existam, ou tenham sido obliterados, os recibos e as faturas dos ministérios, obrigar os bancos dos cartões de crédito usados a enviar a listagem das despesas de cada um e a verificar em que foram realizadas, aferindo do seu cabimento legal. Se tudo estiver certo, ninguém tem nada a temer.

A pedagogia da probidade exige a transparência e o apuramento de responsabilidades. A partir desse apuramento, é mais viável escrutinar, e obrigar à prestação de contas, os governos futuros, qualquer que seja a sua cor. O povo tem direito a saber em que foi gasto o seu dinheiro, e por quem, e a impor aos seus representantes o devido rigor e escrúpulo utilização do dinheiro público.


Atualização: este poste foi emendado às15:15 de 18-2-2012.


Limitação de responsabilidade (disclaimer): As personalidades e entidades, referidas nas notícias dos media, que comento, não são suspeitas ou arguidas do cometimento de qualquer ilegalidade ou irregularidade.

41 comentários:

NÃO SEJAM CÚMPLICES! disse...

O caso do Presidente Alemão e do Berlusconi mostra que os tempos são outros na Europa e que a tolerância para com a corrupção e o roubo descarado dos cidadãos contribuintes acabou.Os gatunos dão vivas à tolerância de roubar e insultam de fascistas os honestos cidadãos que protestam porque estão fartos de ser roubados,não é filusufu?Os actuais membros do Governo devem ter um especial cuidado.Se não investigarem,se não comunicarem ao MP tudo o que descobrirem,se se recusarem a cumprir as decisões dos tribunais não entregando toda a documentação pedida,podem vir no futuro a ser acusados de cumplicidade e encobrimento.O poder não é eterno e quando acabar podem vir a ter de prestar contas por tudo o que neste plano não fizeram.Não sejam cúmplices.Não é Sr.Ministro das Finanças?

Anónimo disse...

Os luteranos e calvinistas querem apanhar todos os Varas. Eles comem tudo e não deixam nada. Os Varas e os Isaltinos terão que ser exportados para o Tarrafal, para umas cura de desintoxicação.

Anónimo disse...

Boa tarde, corrupto gatuno!A bicicleta está boa?O Selim bem ajustado?Está frio no Bois? O prof.de francês é jeitoso?A caixa dos róbalos já chegou?Os teus camaradas já marcaram a data do teu funeral?O Pai da Pátria manda-te saudades e uma corôa de flores.

Anónimo disse...

Boa tarde, s!
Então já conseguiram instalar a ditadura? O povo já passa todo fome e adorav-vos. Agora, sim, é tudo bom. A ditadura dos que se dizem bons chegou.
Viva os "honestos" acabaram-se comos corrutos e ladrões socialista, ficaram apenas os santos e ga
Só falta fazer a rusga para se matarem os sucia e os comunas todos, afinal a "democracia" dos fachos chegou. Temos de matar os imputos, para ficar os fachos. Sempre ficam mais ricos.
Viva a democracia ditatorial dos fascistas antisocratinos. barola

Cycliste,Paris disse...

Ça va?
Não,eu tiro sempre o selim antes de montar.
Sou do sexo oposto à Isabel Medronheira,que é lá isso?

O padrasto do regime musgou-me a pele,traidor.
O trabalho que me deu convencer o Luis Manuel a acreditar naquele bunch of crap dos PEC's...até tive que lhe meter o implante do cérebro do porco.

Au revoir,vão lá trabalhar para pagar as minhas falcatruas,que eu vou dar o rotineiro passeio erótico na minha bicyclette.

Sucatas Varísticas,SA disse...

Socratino,se queres defender os gatunos,aprende a escrever.
O 25 de Abril não te instrumou?
Tiveste 38 anos para aprender.

Na tua opinião não se deve sujeitar os socialistas às leis do país,a menos que seja um santo a fazê-lo...
Ehehe!
Vê-se de tudo.

Anónimo disse...

A absolvição do Sol no caso Face Oculta por violação do segredo de justiça-sim,sim,aquele mesmo para o qual um gajo da ferrugem se está cagando-e a condenação do mesmo Sol a uma indemnização faraónica há alguns meses por publicar extractos de escutas do mesmo processo,o mais violento ataque à liberdade de Imprensa em Portugal desde sempre,o que configura um atentado contra o Estado democrático, levanta uma questão da maior gravidade.Quem dentro da magistratura gosta de caixas de róbalos ou protege os pescadores de róbalos?A luta contra a corrupção a sério em Portugal começa pela luta contra a corrupção na magistratura e a descoberta das ligações de certos magistrados às grandes redes de corrupção organizadas.Queremos continuar no Euro?Lutemos denodadamente contra a corrupção em Portugal a todos os níveis comprendendo que os políticos não têm o exclusivo da corrupção.

Anónimo disse...

http://economico.sapo.pt/noticias/discussao-gravissima-convenceu-socrates-a-pedir-ajuda_138502.html

"Tive uma discussão com ele gravíssima, porque queria que ele pedisse o apoio e ele não queria. Falei muito com ele durante muito tempo, duas horas ou três, discutimos brutalmente mas amigavelmente, eu a convencê-lo e ele a não estar convencido", afirmou Mário Soares, na sessão promovida pelo Casino da Figueira da Foz.

Recusou que Sócrates tenha "fugido" do país, após perder as eleições legislativas e se demitir de líder do PS: "Não fugiu nada, coitado, não podia era continuar ali. Foi atacado por toda a gente da pior maneira", argumentou Mário Soares na sessão moderada pela jornalista Cândida Pinto.

"É preciso ter uma coragem muito grande para aguentar o que ele aguentou", acrescentou, argumentando que José Sócrates "fez bem" em se demitir e ter ido para França.

Anónimo disse...

Marocas, o amigo do Carlluci, do Arafat, do Miterrand, do Robert Maxwell, do Brandt e de todos os oportunas do planeta.

Deixa formalmente apeado o maior Vigarista de Portugal, de que há memória.

Marocas sentiu a forte necessidade de se separar o monstro, da sarna, do lixo, pois o fedor que tresanda vai durar décadas. E o oportuna do Marocas não quer fazer companhia ao intrujão dos intrujões.

Marocas vai regressar a Paris. Como exilado do próximo Regime. O actual Regime só pode ser salvo pelos Liberais dos Passistas!

Ah, ah, ah, ah, ....engraçado. A velha aliança da "esquerda democrática" com a alta finança da Goldman Sachs.

Anónimo disse...

Essa é a luta fundamental para libertar a pátria do polvo.
O sistema de justiça que todos sabemos estar refém de organizações criminosas do submundo,vulgo partidos políticos(a face legal) do regime e organizações secretas.
Pena que a percepção deste facto não atinja as multidões.
Com a CS controlada que temos,é muito difícil acabar com o domínio que exercem.
Os portugueses,os honrados,sabem que a justiça do país é um Morgadio,sofre de Candidíase e de gripe das aves(pintos).
Quando estes testas-de-ferro saírem,serão substituídos por outros semelhantes.
Apesar de repetitivos,estes expedientes resultam.A cosmética funciona.

Anónimo disse...

O velho Padrinho xuxa estava apenas a protejer a organização sinistra que criou.
Estava-se nas tintas para os prejuízos do país,como sempre.
Mas as consequências da teima do Vigarista em não chamar o FMI,com o intuito de deixar esse ferrete para o futuro governo PSD/CDS conduzia directamente à falta de dinheiro para pagar salários na Função Pública no final do mès e ao pagamento das pensões acumuladas do velho cleptocrata.
O gang ficaria arrasado com o descontentamento que isso iria gerar e comprometia toda a organização mafiosa.
O bronco do Teixeira sabia de tudo e nunca se demitiu,sempre colaborante com o Vigarista.
Anda agora a dar conferências em universidades...

Anónimo disse...

Marocas...o amigo do Ceausesco!
dito pelo próprio.
O amigo de Kadafi,um dos maiores finaciadores do gang xuxa.

Anónimo disse...

não fugiu nada, coitado......foi para paris......

Anónimo disse...

Estes comentários são todos das mesma pessoa??

Anónimo disse...

O Ferro será Presidente da Casa Pia, SA.

Anónimo disse...

Concordo perfeitamente com a ideia do Governo "fornecer todos os documentos de despesa e subsídios dos gabinetes ministeriais que a Associação Sindical dos Juízes Portugueses solicitou, nomeadamente «gastos com recurso a cartão de crédito, ao uso de viaturas e telefones móvel e fixo». Mas, para que tal não parecesse uma perseguição ao Sócrates, o que de facto nunca existiu, entendo que se devia ir muito mais longe, isto é, chegar ao Governos do Santana, Barroso, Guterres e, pelo menos, até ao Cavaco.
Por tudo em pratos limpos!...

Ó Dr ABC, o 14% não lhe diz nada? Antes qualquer alteração à percentagem do desemprego era motivo para título garrafal do seus artigos. Agora que aparece o 14% nem uma vírgula.
Muito bem.
Imparcialidade acima de tudo...

Anónimo disse...

O Dr ABC tem alguma justificação plausível para o Cavaco ter "fugido" do contacto com os alunos que o esperavam para manifestar o seu descontentamento?
É que ouvi dizer que o Cavaco foi vitima de forte diarreia cerebral.
Será verdade.
De facto os indícios anteriores indicavam essa possibilidade.

O VELHO,O RAPAZ E A BURRA disse...

Entretanto o velho kleptocrata continua a extorquir dezenas de milhares de euros à Câmara Municipal de Lisboa.Desta vez são 14000 dele.É sempre para a "Fundação".Portugal afunda-se,os Portugueses afundam-se mas a Fundação prospera e mama nas tetas de todos nós.O Xéxé sabe-a toda.O Costa e a mulher do Guterres aprovam.Três gerações XuXas.O Velho,o Rapaz e a Burra.

Anónimo disse...

UMA IDEIA PARA COMBATER O DESEMPREGO COMBATENDO A CORRUPÇÃO.COMBATER A CORRUPÇÃO A SÉRIO DARIA TRABALHO A MUITA GENTE.LICENCIADOS DESEMPREGADOS POR EXEMPLO A ESPIOLHAREM DE ALTO A BAIXO AS CONTAS DOS GABINETES MINISTERIAIS DO SÓCRATES E DE MUITOS OUTROS KLEPTOCRATAS QUE ANDAM POR AÍ.SEM CUSTOS PARA O ESTADO TAMBÉM.O CONFISCO DOS BENS DOS KLEPTOCRATAS DAVA PARA LHES PAGAR E AINDA SOBRAVA.

Anónimo disse...

Quem vão ser julgados serão Vs. Exªs., pois vós mentistes, aldrabastes, infamastes, injuriastes e difamastes os nomes de gente séria, honrada e proba.

O Diabo estará à vossa espera, seus fariseus, tão puros como os sepulcros caiados de branco.

Sois escória!

Anónimo disse...

não fugiu nada....foi para paris...

Sodomita disse...

Eu?!...eu não tive culpa.
Foi o vento norte...o alinhamento planetário...o Cavaco...o aquecimento global...foi o Bigfoot...o D.Afonso Henriques...

Igreja Socretina dos Gatunos dos Últimos Tostões disse...

"O Diabo estará à vossa espera, seus fariseus, tão puros como os sepulcros caiados de branco."

Luisito,esqueceste-te novamente de tomar os comprimidos.

Anónimo disse...

Nem de "pandeleiragem" nem de português.

Anónimo disse...

S´se lembram dos corruts do PS e os do PSD? No BPN, BPP, nos governs de Barroso, cavaco, etc, etc.
E os 14% não vos diz nnada? Não vos afeta, porque são insensíveis. E a baixa da natalidade? E a fome em Portugal, que existe aesar do apoio de instituições religiosas ou sociais.
Julgo que é de mau tom chamar XéxÉ a Mário Soares, ele teve os seus erros, mas deve ser respeitado, até porque é um senhor de 87 ans e está mais lúcido que muitos de voces.

Anónimo disse...

A partir de que idade um malfeitor deve ser respeitado? 87?

Anónimo disse...

Cheira-me que anda por aqui a postar um gajo que anda de avental por cima da sotaina,não percebe nada de informática e andou a construir uma basílica xuxando no filusufu.

Anónimo disse...

eles estão a ficar enraivecidos....foram para paris....e o pote do ti celestino é pouco....

Anónimo disse...

Quem foi a toupeira instalada em Belém que aconselhou o Cavaco a ir à António Arroio, uma Escola onde tudo seria feito para o achincalhar?Mais um golpe cuidadosamente preparado pelo Sarolho,chefe dos terroristas SS.Em vez da Arroio era melhor ter ido à Cova da Moura,muito mais seguro não acham?Assim de repente vem-me logo à cabeça o nome de um grande amigo do Assaltino.

Anónimo disse...

O Cavaco é merdoso e um piegas.

O Sócrates foi em tempos à escola António Arrio e não teve medo de enfrentar a escumalha.

Até sorriu para eles...

Aquilo é que era um estadista!

XUXAS A XUXAR disse...

Samba de Carnaval para ser cantado em Junho no Costódromo durante o Desfile das Festas da EGEAC :


Mamãe eu quero,mamãe eu quero,mamãe eu quero XuXar.Dá-me a XuXeta,dá-me a XuXeta qué pr'á Fundação não Afundar e o XéXé não começar a Berrar...(Repetir ad infinitum até pingar algum).

Vox Populi disse...

Já é tempo de os portugueses honestos pedirem contas ao MP e saberem porque não se investiga o golpe do BPN,porque é que o governo socretino lá enterrou mais de 5.000 milhões.
E atendendo às mentiras sistemáticas do foragido e às suspeitas de falcatruas que sobre ele pairam,saber se o dinheiro seguiu todo o mesmo caminho.
É tempo de pôr a polícia de investigação criminal na pista dos offshores e contas na Suissa.
Não temos que ser nós a pagar estas vigarices.
Os portugueses têm que começar a apertar com os testas-de-ferro na Justiça.
Todos os magistrados que estão ligados ao polvo devem ser expulsos,incriminados e perder o direito a aposentação do Estado.

MEMORIAL DE UM GRANDE ESTADISTA disse...

Consta que o Grande Estadista escapou da Arroio pelo fundo de uma sanita.Ia a sorrir tanto que quase se afogava.Tiveram de lhe fazer uma lavagem ao estômago para lhe retirarem os dejectos.Consta também que o maior especialista mundial de pandeleiragem vive em Paris.Vai consultá-lo mas antes não te esqueças de comprar um cinto de castidade invertido.

Anónimo disse...

Portugal já tem saudades de Sócrates.

Como tem saudades de Salazar.

Afinal de contas eram dois estadistas que tentaram pôr Portugal no mapa!

Agora estamos entregues a solicitadores de execução a soldo do IV Reich!

Anónimo disse...

Salazar e Sócrates são mesmo comparáveis.Um era lente e pôs as finanças públicas na ordem.O outro era uma lêndea e levou Portugal à bancarrota.

Anónimo disse...

Ainda no mês de Fevereiro do ano passado, sendo primeiro-ministro o Sr.Engº José Sócrates, os portugueses comiam três vezes ao dia.

Passado um 1 ano há centenas de milhares de famílias que sofrem de grandes dificuldades e em milhares e milhares de lares há fome de bicho!

Foi para esta tragédia que elegemos um novo governo?

Anónimo disse...

Vieste de Marte?
Não sabes que o Sócrates fugiu depois de deixar uma bancarrota?

Anónimo disse...

Vai-te embora Arlindo. Sócrates há-de ser julgado, Paulo Campos há-de ser julgado, Pedro Soraes há-de ser julgado, Soares também, Seguro o colaboracionista também ... esses vendilhões terão que ser julgados ou isto vai repetir-se. Chega de papandreus que levaram já 3 vezes à bancarrota este país e acabram podres de ricos.

Anónimo disse...

Quem reprovou o PEC IV, com a justificação malévola que os sacrifícios eram insuportáveis, arrastando o país para o precipicio e gula da finança internacional, certamente que vai ser julgado, açoitado e arrastado na praça pública.

DEUS NÃO DORME!

É FARTAR VILANAGEM disse...

Estás enganado comilão.Tu que eras assessor do gajo sabes bem que ele não comia três mas quatro por dia.Ao pequeno almoço dava uma no Lully.Ao almoço era a vez do cuzinheiro.Ao lanche lambia chá com scunes.Ao jantar alternava com o Pereira e o Vieira.À ceia era a vez de ele dar de comer ao motorista e ao fotografeiro.Quando se ia deitar as bolas de Berlim já estavam sem recheio mas o éclair estava cheio de chantilly.Mas o apetite era insaciável.Até tentou que Deus não dormisse para poder continuar.

W. C. Fields disse...

Um PM que tinha 20 motoristas, mais do que julgamento precisa de psiquiatra. Digo eu, que sou um bocado lerdo das ideias e não faço a mínima sobre o que é que o É FARTAR VILANAGEM quer dizer no seu comentário gastronómico :/

RB