segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Desemprego jovem: socialismo e falta de formação qualificante

elevada dimensão do desemprego jovem é um dos problemas económicos e sociais mais preocupantes do hemisfério norte. Por mais que se tentem novas fórmulas, a política do Estado Social(ista) não consegue resolvê-lo. Este artigo do Libertad Digital, de 8-2-2012, de D. Soriano, «Porque é que metade dos jovens espanhóis estão no desemprego?», refere os dados e indica uma causa.

Segundo o Eurostat, a percentagem de desempregados jovens (menos de 25 anos) no final de 2011, é: 30,8% em Portugal; 48,7% em Espanha; 47,2% (dados do final de Outubro de 2011) na Grécia; e 22,1% na União Europeia (27 países). Já a taxa de desemprego geral no final de 2011 foi: 13,6% em Portugal; 22,9% em Espanha; 19,2% (dados do final de Outubro de 2011) na Grécia; e média da União Europeia de 9,9%. No gráfico, elaborado pela Zero Hedge, que a seguir publico, o retrato fica mais simples:



A curva grega (laranja) parece ir cruzar, no sentido ascendente, a curva espanhola (vermelha) e a curva portuguesa (azul), ainda que distante destas duas, segue a um ritmo mais elevado do que a da União Europeia (verde). A curva portuguesa é mais errática, sujeita a altos e baixos, algo que dificilmente pode ser explicado pelo emprego sazonal (que a Espanha e a Grécia também têm...), mas mais pela denunciada manipulação socialista das estatísticas de emprego, nomeadamente o abate estatístico regular de desempregados reais.

Sobre a realidade espanhola, a Prof. Sara de la Rica, da Universidad del País Vasco, e Brindhusa Angel, do Observatorio Laboral de la Crisis, citadas neste artigo da Libertad Digital, afirmam: «A idade em si mesma não tem nenhuma relevância na explicação da perda de emprego». Não se pode todavia, concluir, como sugerem as autoras de que o motivo é a legislação laboral: se os empregos fossem sem termo não haveria tão grande destruição de emprego. Ora, como só tratam da destruição de emprego, e não falam da criação de emprego, ficam com uma realidade parcelar. Os empregos sem termo resultam da estabilidade e produtividade das empresas e não o contrário. E os contratos a prazo são a resposta possível para a criação de emprego: sem essa possibilidade, muitos desses empregos nem sequer seriam criados. Portanto, o caminho não pode ser uma legislação laboral que elimine os contratos sem termo, mas a resolução do problema político-económico que determina a falta de iniciativa e a dificuldade em mater as empresas de pé.

No artigo do Libertad conclui-se, com base na informação deste observatório, que «os jovens têm mais dificuldade para conservar o seu trabalho porque são temporários e têm menos tempo de empresa, não por serem jovens». De acordo com os dados do final de 2011, semelhante nos outros períodos estudados, os contratados a prazo (20,4%) perdem muito mais o seu emprego do que os empregados sem termo  (1,6%): 12 vezes mais. Daí a procura dos jovens, e dos adultos, por empregos sem termo, vítimas muito menores da destruição de emprego.

A causa do desemprego jovem apontada no artigo da Libertad Digital é a falta de formação. Ou formação inadequada. Para lá do socialismo - Estado Social(ista) - enquanto causa maior de políticas económicas e laborais erradas, que a autora não aborda. Em qualquer caso a informação que estes artigos trazem é útil. Para reduzir o desemprego jovem, em vez do desperdício de dinheiro na certificação de competências  das Novas Oportunidades, é decisivo dar prioridade à formação qualificante - já que não podem ser vencidos os bloqueios de natureza político-ideológica. Por isso, insisto num Programa de Reconversão Profissional de Jovens Desempregados, nomeadamente dos licenciados em áreas com escasso emprego, com especializações e pós-graduações e bolsas de estudo (em substituição de subsídios de desemprego mais ou menos ociosos).

35 comentários:

Anónimo disse...

http://economico.sapo.pt/noticias/cavaco-silva-tem-sido-uma-surpresa-negativa_138058.html

Advogado e ex-dirigente do PSD, Arnaut elogia a venda da EDP e da REN aos chineses e critica a compra do Tribunal da Boa Hora.

A reforma do poder local deixou de fora os municípios. Ficou-se a meio da ponte?
Miguel Relvas é um dos grandes alicerces políticos deste Governo, e eu fui testemunha do seu trabalho no Governo de Durão Barroso. Está a fazer uma reforma profunda e, é bom não esquecer, foi Mouzinho da Silveira o último que mexeu no poder local. Vai ter um momento difícil, porque temos muitas câmaras com muitos problemas financeiros. Depois da Madeira, temo que possamos ter aqui situações complicadas.

Marcelo Rebelo de Sousa tem criticado de forma insistente Miguel Relvas pelos resultados na gestão política do Governo. Concorda?
Quando não se tem nada para criticar, diz-se que são os governos que comunicam mal. Desde que fazia comentários na TSF que Marcelo diz a mesma coisa. Tem um problema de cassete.

A coligação PSD/CDS está bem e recomenda-se?
Paulo Portas tem uma característica: quando está, está. Todos sabemos que a liderança de Passos Coelho é inquestionável e que a credibilidade externa de Portugal assenta no primeiro-ministro, no ministro das Finanças e no ministro dos Negócios Estrangeiros. Passos Coelho tem uma grande liderança.

Foi um crítico activo de Passos Coelho. O que mudou?
Fui até à sua eleição para líder do PSD. Temos uma óptima relação, eu tinha dúvidas mas ele soube distinguir o partido do país. Ao contrário de outros, quando um líder é eleito eu respeito-o.

OS DEVASTADORES PERDULÁRIOS disse...

As Novas Oportunidades foram não só uma enorme fraude pedagógica mas também um enorme desperdício de recursos escassos e preciosos que poderiam ter sido muito melhor aplicados para ,através de programas de formação adequados,salvar empresas, salvar e criar novos empregos e promover a inovação,o empreendadorismo e a competitividadade empresarial.Se a Sra.Merkel quer um excelente exemplo de má aplicação dos fundos europeus em Portugal não escolha a Madeira por favor mas o Programa Socialista Novas Oportunidades que devastou tudo o que de positivo se fazia em Portugal em matéria de formação para aldrabar as estatísticas e sobretudo instalar a nível nacional uma rede clientelar,um verdadeiro polvo,controlado por um dos gangues socialistas com objectivos exclusivos de manipulação política e total desrespeito pelos verdadeiros interesses e necessidades nacionais.Hoje tudo fazem para protegerem o monstrengo que criaram e que é fundamental para a sua sobrevivência criminosa no PS e no País.

Anónimo disse...

Uma pergunta ao Dr ABC: será que a crise não trouxe consequências para o emprego jovem? É que, por exemplo, antes da crise, em Portugal, Espanha, Grécia e UE a percentagem de jovens desempregados até estava a baixar. Já reparou? Talvez não!...
Quando se analisa este problema numa óptica apenas anti-socialista primária corre-se o risco de amanhã, quando os mesmos números surgirem como arrasadores, se ficar sem palavras ou então cair no ridículo, o que tem acontecido muitas vezes com o Dr ABC.
Deve haver sempre seriedade na apreciação dos problemas.

UM ZERO A MAIS disse...

ACHTUNG!ACHTUNG!DAQUI FALA A tvARMÉNIO.QUERIDOS CAMARADAS,PERDÃO TELE ESPECTADORES,APÓS VISIONARMOS UMA FOTO PUBLICADA POR UM TAL RUBEN,NÃO ,NÃO É CARVALHO,É VALLE SANTOS,CERTAMENTE A SOLDO DO IMPERIALISMO ARROGANTE DA MERKEL,TEMOS DE RECONHECER QUE O CAMARADA CARLOS SE BARALHOU COM OS ZEROS.NÃO ESQUECER QUE A BURGUESIA E A EXPLORAÇÃO CAPITALISTA TUDO FAZEM PARA QUE OS EXPLORADOS NUNCA ACERTEM NOS ZEROS.APÓS PORFIADOS ESFORÇOS NÃO CONSEGUIMOS ENCONTRAR O ZERO PERDIDO.ASSIM SENDO NÃO ERAM 300000 MAS 30000 OS INTRÉPIDOS TRABALHADORES EM LUTA CONTRA A TROIKA E OS VENDE-PÁTRIAS DO GOVERNO.PERANTE TÃO GLORIOSO SUCESSO CONSTA QUE OS NOSSOS QUERIDOS CAMARADAS JERÓNIMO E SAROLHO ESTÃO A PENSAR ENVIAR O CAMARADA CARLOS PARA UM DOS CENTROS DE DESEMPREGO DO IEFP.NA SIBÉRIA FAZ DEMASIADO CALOR.

Tony Guterranas disse...

30...30000...30 e,bah!
É só fazer contas.
Com o diploma falso do Técnico engano muitos parolos,mas fazer contas é complicado.

Sodomita disse...

Eu?!
Eu não tive culpa...foi a crise internacional...foi o vento norte...foi o Yeti...foi a sra Merkel...

JOVEM HOJE DESEMPREGADO disse...

Durante muitos anos trabalhei com muitos outros jovens para o Ministro Sarolho.Era um emprego seguro e bem remunerado que nos diziam ser eterno.O que faziamos?Todos os meses dávamos umas marteladas nas estatistícas do desemprego,aldrabávamos os ficheiros para patrióticamente Portugal ter o desemprego mais baixo da UE.Também muitos outros jovens como nós trabalhavam noutros empregos de faz de conta,faziam formação de coisa nenhuma ou andavam na Feira da Ladra a vender diplomas Novas Oportunidades ou magalhâes em saldo e eram logo considerados empregados da Ladra.Depois veio a crise da falta de massa e fomos todos para o desemprego.Sou diplomado em trafulhice mas as empresas não nos querem.Só a Godinho e Vara Lda que está em crise.Fui enganado estes anos todos .Sou uma vitíma do Sarolho.Hás-de pagá-las Sarolho!

Sucata Rodrigues,OCDE disse...

"Deve haver sempre seriedade na apreciação dos problemas."

Ehehe!
Este tipo que defende os vigaristas,a falar em seriedade.
Deve ser a seriedade das estatísticas marteladas e dos estudos da OCDE.
Estes socretinos são uma barrigada de riso.

Anónimo disse...

Parece que o tal "jornalista" que tinha Rosa no nome e na lapela,ganhava mais que o PR.
Ehehe!
O Sócrates sabe fazê-las.
Colocou uma autêntica tropa de mercenários em toda a comunicação social para o proteger e afundar os adversários.
"Por acaso" este Rosa também tem uns tiques...
Ehehe
Este país está perdido.

Anónimo disse...

Caro Dr. ABC.
Não me parece que mexer na legislação laboral resolva grande coisa (desemprego+desemprego jovem). Essas narrativas são, para mim tretas, de sectores sociais que pretende esmagar os preços do trabalho.
Temos hoje, pessoas bem qualificadas, apesar d algumas "desgraças" realcionadas com as novas (des)oportunidades.
Vejam: O preço da enegia sobre, o preço dos bens alimentaes sobe.
logo: o preço final das matérias manufacturadas tendem a subir.
Para competirmos com "os levados oridenados dos chineses e afins e a sua capacidade sindical (?!!!), o CAPITAL tendem a esmagar o trabalho, mesmo aquele que é jovem e qualificado.
Só há uma saída:
Não globalizarmos a miséria (barreiras a produtos chineses. Ahh, e os Direitos Humanos!!!)
Por de pé um Plano Nacional para a energia ( romper com dependências se possível) e industrializarmo-nos.
Muita da "treta à volta do fenómeno do desemprego" não passa disso mesmo.
Sem industria, sem agricultura, sem mar estamos barricados nos serviços e no turismo.
A ciência tem de cumprir a sua função instrumental para o desenvolvimento dos planos de energia pra o país. Um país sem energia fica sempre dependente.
E no caso, pequeno como nós, o futuro é sempre pereclitante.
É isso que nos tem acontecido.
Para além disso temos acreditado nas estórias da carochinha tipo UE.
Quando à burrasca logo nos largam ou nos interpelam das mais variadas formas para pagarmos as dívidas. Tão amigos de nós que eles eram (países europeus).
Não se esqueçam que, ingleses, holandeses, alemães, belgas, franceses e espanhois sempre se aproveitaram de nós ao longo da História.
N.B Não sou comunista.
Também não tenho nenhuma reserva contra quem é.

Anónimo disse...

Caro Dr. ABC.
Não me parece que mexer na legislação laboral resolva grande coisa (desemprego+desemprego jovem). Essas narrativas são, para mim tretas, de sectores sociais que pretende esmagar os preços do trabalho.
Temos hoje, pessoas bem qualificadas, apesar d algumas "desgraças" realcionadas com as novas (des)oportunidades.
Vejam: O preço da enegia sobre, o preço dos bens alimentaes sobe.
logo: o preço final das matérias manufacturadas tendem a subir.
Para competirmos com "os levados oridenados dos chineses e afins e a sua capacidade sindical (?!!!), o CAPITAL tendem a esmagar o trabalho, mesmo aquele que é jovem e qualificado.
Só há uma saída:
Não globalizarmos a miséria (barreiras a produtos chineses. Ahh, e os Direitos Humanos!!!)
Por de pé um Plano Nacional para a energia ( romper com dependências se possível) e industrializarmo-nos.
Muita da "treta à volta do fenómeno do desemprego" não passa disso mesmo.
Sem industria, sem agricultura, sem mar estamos barricados nos serviços e no turismo.
A ciência tem de cumprir a sua função instrumental para o desenvolvimento dos planos de energia pra o país. Um país sem energia fica sempre dependente.
E no caso, pequeno como nós, o futuro é sempre pereclitante.
É isso que nos tem acontecido.
Para além disso temos acreditado nas estórias da carochinha tipo UE.
Quando à burrasca logo nos largam ou nos interpelam das mais variadas formas para pagarmos as dívidas. Tão amigos de nós que eles eram (países europeus).
Não se esqueçam que, ingleses, holandeses, alemães, belgas, franceses e espanhois sempre se aproveitaram de nós ao longo da História.
N.B Não sou comunista.
Também não tenho nenhuma reserva contra quem é.

Anónimo disse...

Estou desorientado, o lourtizinho veio-me fazer companhia aqui no Bois de Boulogne, mas afinal para que servirá a tesesinha que me estão a datilografar, se depois os meus queridos tugas chico espertos já nem se lembram de mim? Pior, começo a perceber que mesmo em Vilar de Mssada, todos pensam que fui eu que entreguei Portugal à finança internacional. Ainda me arrisco a ser um Zé Ninguém igual ao meu padrinho toneca Guetteres, do qual já ninguém se lembra também. Até o avô Soares já não fala em mim. O Almeida de Lourenço Marques também já se esqueceu de mim. Estou desgraçado. Bem, sempre tenho os milhões do meu Ti Celestino, ganhos durante o Euro 2004. Pelo menos isso.

Anónimo disse...

O Arménio tem os 500.000 para coser com batatas e couves. Vai saber-lhe bem, porque o Pingo doce subiu o preço do conduto.

Anónimo disse...

O Aguiar Bronco ainda não percebeu que não tem outra saída a não ser sair?

Anónimo disse...

Em Portugal só há emprego para septuagenários, tipo Catroga e Vascoo Graça Moura!

Ó Dr. ABC, com todo o respeito, vai tratar-se!

Al Capone disse...

É um facto,camarada.
Essa gente inteligente e séria agora é que tem trabalho.
Para os Lellos,Pedrosos,Varas,Rui Pedros Soares e outros nossos estimados soldados,já vai faltando.
Onde iremos nós buscar os róbalos agora?
Maus tempos se avizinham para a nossa Cosa.

Anónimo disse...

Arranjem depressa um tacho para o Dr. ABC para ele deixar de dizer tolices.

Talvez presidente do Observatório Anti-Socretino, IPE.

Anónimo disse...

Acho melhor o Observatório dos Pedófilos.Há dois que estão a precisar de observação constante.Se se instalar no ISCTE,este Observatório nem terá de ter grande verba para deslocações.

O GRANDE MENTIROSO disse...

Conheço um velhadas já muito enferrujado a cair da tripeça que diz as maiores mentiras com a maior seriedade.Vai-te tratar para o asilo!

Mani Pulite disse...

Nan,esse Observatório ficava muito caro.Teriam de fazer viagens constantes a Paris e aos Açores.Uma despesona.O Gaspar não aprovava.

Ferreira, Luís Manuel Silva disse...

A culpa do desemprego jvem será só dos socialistas? Não podemos ser setátios, eles tiveram as suas culpas, mas antes governava a direita e á havia desemprego e agora governa a direita em Portugal, Espanha e um dia destes na grécia e com toda esta austeridade ainda irao é tirar o emprego a quem o te
m.
A única solução deve ser desempregar aqueles que têm 40 ou 50 anos, pô-los na miséria e empregar de forma precária e mal remunerados os ovens.
talvez seja assim que acabem com o Já inventaram a redução de salários, a retirada de subsídios, a seguir serão os despedimentos em massa nas grandes empresas e na função pública e depois ainda hão-de inventar uma guerrita para nos matar a todos é isso é que estes governos, em Portugal ou em Espanha que não têm sensibilidade e preocupações sociais hão-de fazer daqui por algum tempo.
www.daescritaaleitura.blogspot.com

Anónimo disse...

O DoPortugalProfundo é um Observatório do Socretinismo, mas só tem como contrapartida o amor à pátria. Continuará a ser, mesmo depois do fim de Portugal.

Anónimo disse...

Portugal há muito que acabou.

E muito por culpa desta gente que conspirou contra Portugal.

Estão agora a ser nomeados e premiados.

País de chulos!

Anónimo disse...

Antes do Sócretino governava a direita.A direita que o Sampaio não permitia tomar medidas contra a crise Gutérrica.
Esta direita é horrível.Aparece sempre para resolver os descalabros do xuxialismo klepto/Varista.

Anónimo disse...

Estão a falar da «bancarrota Balsemão» depois do desastre dos 2 governos da AD, sendo ministros das Finanças Cavaco e João Salgueiro.

Estes continuam a «facturar»...

A direita já enterrou este pa+ís não sei quantas vezes, e não venham com essa do Salazar, pois ele destestava e desprezava estes tipos que actualmente dizem-se de «direita».

Afinal de contas Salazar era muito mais socialista do que estes sociais-democratas e socialistas, com experiência na Maçonaria!

Anónimo disse...

Essa direita papão,que na realidade nem existe,o CDS é democrata cristão e o PSD é social democrata,esteve dois anos e meio e bem recordo que quando a ministra das finanças quis congelar salários na Função Pública,se levantou o coro dos indignados louçãnicos,jericos...perdão,jerónimos e xuxas.
Daí que o Sampaio viesse zurrar que havia vida para além do défice.
Claro que havia.Havia e há.
A vida dos sucialistas continua muito bem,com ou sem défice.
Desde que adoptaram o Caimão como animal de estimação não há défice que os apoquente.

Anónimo disse...

O padrasto da democracia é que a leva bem.Arranjou o esquema das Fundações e depois de secarem as malinhas de Macau,lá se governa com o dinheiro dos contribuintes a entrar em duplicado.
É velho,mas sabe-a toda
O Rui Mateus é que o desmascarou.Mas a justiça já estava infiltrada pela seita.

Anónimo disse...

A vida era bela
mas veio um caimão
muito aldrabão
e...deu cabo dela


Guardador de Caimões

Anónimo disse...

O SÓCRATES ESTÁ-SE CAGANDO PARA ESSAS TRETAS.

ELE SABE QUE UM DIA REGRESSARÁ POIS O POVO ANSEIA POR ELE.

COMPREM CAPACETE E CHÁS PARA AS HEMORROIDAS SEUS DIREITINHAS TORTOS E AMARICADOS!

HEIL SÓCRATES!

Anónimo disse...

E pronto,foi o momento Júlio de Matos.

Sancho Pensa disse...

O d'Os Devastadores Perdulários bateu na mouche!E o polvo é do género carraça!Arrancado deixa os dentes!
Criaram circuitos, dependências e deferências que os safam! Reproduzem na maravilha a cena do Evangelho, do gestor desonesto! Antes de prestar contas ao seu Senhor, foi inteligente e...fez a cabeça dos seus dependentes;promoveu-se a seu benfeitor!
Devem ter gizado isso num dia em que foram à missa de...cala-te boca!

Karocha disse...

Caro Prof ABC
A culpa de tudo é do bloco central e,logo a seguir ao 25 do A.
O latim foi retirado do ensino e a partir dai, foi o descalabro...
O PSD também teve culpa e, continua a ter!!!

PS: não vale a pena insultarem-me!!!

Anónimo disse...

Ora,Karocha,quem pode insultar uma mulher tão bonita?
Só um sócretino,esses seres do terceiro sexo.

Anónimo disse...

Sócrates Forever!

Abaixo a escumalha!

Karocha disse...

Caro Anónimo
Obrigada.
Tenha uma boa semana.