quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Quelques clés pour comprendre le Sócrates actuel



O caso da admissão de José Sócrates na Sciences Po, levantado pelo jornalista Paulo Pinto Mascarenhas, em 6 de Outubro de 10-2011, e explorado neste blogue Do Portugal Profundo, teve consequência política de relevo. Não ao nível da revelação do processo rocambolesco da passagem de José Sócrates pela Universidade Independente, mas ainda significativa. Neste poste actualizo as informações, relaciono-as e chego a uma conclusão.

Em 26 de Outubro de 2010, foi anunciado pelo Collége Universitaire de Poitiers - Campus Euro-Latino-Américain, da Sciences Po, que José Sócrates aí proferiria uma conferência, em 3 de Novembro de 2011, das 18 às 20 horas, no Amphi Bolivar, no âmbito da Escola de Outono, para estudantes internacionais de licenciatura. A conferência foi intitulada em francês «Quelques clés pour comprendre le Portugal actuel», mas foi proferida, em português, em ritmo de conversa, e não consta que tenha texto escrito.

Foi Pierre Léglise-Costa quem o convidou para aquela conferência e o apresentou. Este professor revelou que o ex-primeiro-ministro português está a estudar «teoria e filosofia política» (sic) na École Doctorale da Sciences Po, de Paris. A informação de que estava inscrito na escola de doutoramento da Scientes Po, em Paris, já estava no seu currículo, em versão curta, publicado no aviso da conferência. O próprio Sócrates se apresentou como «colega» dos estudantes de Poitiers do prestigiado instituto superior francês; afirmou que está «em Sciences Po, em Paris»; mostrou, à distância, o seu cartão de estudante naquele instituto (que diz ter mostrado ao ex-presidente Lula, presumivelmente em 27-9-2011, em Paris, aquando do doutoramento honoris causa deste naquela escola), confessou que tem a paisão de «ser leccionado» - mas não revelou o curso (área).

A conferência de José Sócrates foi gravada e o vídeo integral da conferência está disponível. Na apresentação, Pierre Léglise Costa afirmam que «José» fala perfeitamente francês e inglês (sic), mas que vai falar em português - além do francês que o ex-primeiro-ministro tentou nesta conferência, pode ouvir-se o inglês de Sócrates aqui. Sócrates corrige-o e diz que vai falar em português, porque se exprime melhor na sua língua e para preparação dos alunos presentes que, na semana seguinte, viriam passar uma semana na Universidade Nova de Lisboa: «Mon français c'est três mauvais, comme vous pouvez voir...» (7:45). Uma informação desnecessária... Contudo, Sócrates, cuja queda nas línguas é tão proverbial como a insistência de nelas tombar, disponibiza-se para responder em castelhano às perguntas dos estudantes latinos: «Je suis capable de parler en espagnol». E provou a sua já conhecida capacidade: «hazer... repara...  nós estamos pasando una crise» (sic). Ainda que, mais adiante, admita que estava habituado a falar em «portunhol».

Em 7 de Dezembro de 2011 a jornalista Manuela Teixeira publicou, no CM, uma notícia sobre a conferência: «José Sócrates: Pagar a dívida é ideia de criança». Nessa notícia, a jornalista afirma que José Sócrates estuda Ciência Política, uma informação que Sócrates ainda não desmentiu. Uma notícia que causou estrondo porque foi o próprio Sócrates a confessar a política de ruína financeira que praticou. São estas as palavras do ex-primeiro ministro Sócrates (1:15:45 da gravação da conferência):
«A minha visão é esta... é que para países como Portugal, como Espanha,  ideia que nós te... a ideia que agora é preciso pagar a dívida é uma ideia de criança. As dívidas dos países - estuda-se em Economia, foi isso que eu estudei durante tempo - são, por definição, eternas. As dívidas gerem-se - foi assim que eu estudei».
No próprio dia da notícia do CM, o Prof. Carlos Zorrinho, líder parlamentar do PS, veio desdramatizar as palavras do ex-líder. E, no dia seguinte, o estudante Sócrates, deu uma entrevista em Paris à RTP de Sandra Felgueiras, dizendo que não queria dizer o que efectivamente disse. Todavia, já em Janeiro de 2010, como revelou, em 9-11-2011, no Expresso, o jornalista Daniel Ribeiro, Sócrates, no colóquio «Novo Mundo, Novo Capitalismo», louvava quem, como o seu Governo, teve «a coragem de aumentar o défice e a dívida». Uma ousadia que hoje todos lamentam, incluindo aqueles que o endeusavam e votaram no ídolo de barro negro.

Para a memória destes anos de desastre nacional, provocado pelo socialismo corrupto e pela negligência no equilíbrio financeiro, ficará esta frase emblemática de José Sócrates: «pagar a dívida é ideia de criança». Passos Coelho fez muito mal em desvalorizá-la: «acho que ninguém discordar»... Já Paulo Portas criticou-a, com dureza, aproveitando para marcar a diferença face ao seu parceiro de coligação governamental.

Na conferência de Poitiers, o ex-primeiro-ministro desculpa-se da sua responsabilidade, dizendo-se vítima da crise e revela os seus conhecimentos de economia, dizendo que só no Verão de 2007 soube o que era o «sub-prime», quando alguém lhe ligou a contar do problema. E, sem disfarçar o iberismo do seu «España, España y España», Sócrates propõe que Portugal e Espanha estabeleçam uma relação do género do Benelux (1:05:30). Eventualmente, mais moderno do que o País das «mulheres dos pescadores da Nazaré, vestidas de preto» que lamenta no Portugal que diz que «não existe já» (1:07:50).

Subsistem dúvidas sobre a admissão de Sócrates: nem a Sciences Po respondeu, nem o próprio Sócrates esclareceu. Repito o que falta à Sciences Po e a Sócrates esclarecer:
  1. Em que doutoramento da Sciences Po foi Sócrates admitido: «Ciência Política - Menção «Teoria Política»?
  2. Sócrates foi admitido na Sciences Po à primeira vez, sem reserva nem dificuldade alguma?
  3. Quais as pessoas que constituíram o júri de admissão de José Sócrates na Sciences Po?
  4. Quem foram os dois professores universitários contactados pelo embaixador português em França, Seixas da Costa, e eventualmente por ele próprio, em que lugar e ocasião, e qual a sua relação com o processo de admissão de José Sócrates na Sciences Po?

Não se justifica o segredo na vida de um homem público, um político, como Sócrates. O segredo só alimenta a dúvida. Alguém me preveniu que José Sócrates não consta da relação de doutorandos da École Doctoral da Sciences Po, mas essa lista há-de respeitar apenas aqueles que já têm teses em curso, o que creio não ser o caso de Sócrates.

Aqui jamais se duvidou que Sócrates estivesse inscrito na Sciences Po. O que não se acreditou foi que estivesse a cursar Filosofia, como disse ir estudar. A Sciences Po nem sequer tem licenciatura, mestrado ou doutoramento, em Filosofia: tem doutoramentos em Direito, Economia, História, Sociologia e Ciência Política. Ao avisar que vai estudar Filosofia para Paris, Sócrates transmite intencionalmente ao povo a ideia de que se afasta da política que, afinal, foi estudar... Talvez aprenda. Burro velho pode não conseguir aprender línguas, mas talvez oiça, e leia, como devia ter gerido o Estado e servido o povo, respeitado a liberdade e as garantias constitucionais, a divisão dos poderes e o Estado de direito.

Apanhado, pela enésima vez, com as calças da mentira na mão, a tapar a feia verdade que acabamos por descobrir, Sócrates prefere manter a farsa, para que não se diga que mentiu novamente e, principalmente, que se mantém à espreita de uma oportunidade de retorno à política e ao poder.

Ora, por mais que esconda, ou que Pierre Léglise-Costa torça o facto na apresentação da conferência de Poitiers, Sócrates não está a fazer um doutoramento em «teoria e filosofia política» na Sciences Po: o que é provável é que Sócrates esteja inscrito no programa doctoral em «Ciência Política» na Menção «Teoria Política». Como não tinha, nem consta que tenha conseguido depois de 2008, «mestrado», nem é «mestre», porque não apresentou dissertação de mestrado, mas apenas tem aquilo que em rigor, e segundo a lei, se chama «pós-graduação em Gestão de Empresas intitulada MBA», no  ISCTE, em 2004, e esse curso nem sequer é da área da Ciência Política, terá, se forem cumpridas as regras de admissão da Sciences Po, de completar primeiro a parte curricular do mestrado naquele instituto francês. Deve ser essa exigência o motivo da «paixão de ser leccionado», que Sócrates afirmou na conferência de Poitiers... Depois de completada a parte curricular do mestrado, é que poderá ser admitido à tese de doutoramento, seguindo, ainda assim, o percurso daquilo que chamo «táctica trotskista» («queimar a etapa» da dissertação de mestrado e passar logo à tese de doutoramento). Não posso admitir que, numa escola de tanto prestígio como a Sciences Po, tenha sido de outro modo, pois as regras estabelecidas pelo próprio instituto não o consentem. Em qualquer caso, Sócrates tem tempo até às presidenciais de 2006 - e se não for abrandada a guarda patriótica terá todo o tempo do mundo para se dedicar ao estudo e à folie parisiense (ou aos suspiros da ponte de Lisboa...).

O caso da admissão de Sócrates na Sciences Po não acaba porque com Sócrates as histórias nunca terminam. Como nas matrioscas russas, abrindo a primeira boneca encontramos outra, e sucessivamente, numa história sem fim; porém, numa engenharia de choque a condizer com o seu curso-relâmpago na Universidade Independente, cada boneca, depois de livre da estrutura que a aperta, torna-se maior do que a anterior, donde saíu. O motivo não está só na conduta que produz factos que, mais cedo ou mais tarde, se conhecem, mas numa opção de soltar as informações aos bochechos, e torcidas. Em vez da política blairiana de full disclosure que pára imediatamente a bola de neve, a opção socratina tende a prolongar e a aprofundar a investigação dos factos e o caso inicial ramifica noutros, alimentando a curiosidade, crescendo a notoriedade dos casos e aumentando os efeitos. Paris não lhe valia esta missa negra.

104 comentários:

Anónimo disse...

Parece estranho que este relato, com poucos factos mas muitas teses sem prova, escamoteie deliberadamente a resposta do porta-voz da universidade de Sciences-Po que surgiu na revista Sabado.

Anónimo disse...

Vigaristas de todo o mundo uni-vos.

É só mais um.

----------------------------------

http://www.google.com/hostednews/epa/article/ALeqM5hxOZyiWj9u_fmVBp1FswjtYBcRkQ?docId=13486800

"Nunca fiz a apologia do não pagamento da dívida de Portugal" - vice-presidente da bancada do PS

Lisboa, 15 dez (Lusa) -- O vice-presidente da bancada socialista Pedro Nuno Santos disse hoje à Lusa que nunca defendeu que Portugal deixe de pagar a dívida aos países credores como sugerem declarações suas feitas no sábado e captadas pela Rádio Paivense FM.

Essas declarações "são alguns segundos de uma intervenção muito longa, mas não fiz a apologia ao não pagamento da dívida", afirmou Pedro Nuno Santos à Lusa.

"Aquilo que quis dizer é que um Governo na situação em que o nosso está deve usar todas as armas negociais para impor melhores condições e, de certa forma, aliviar os sacrifícios que têm sido impostos ao povo português. E isso reafirmo", acrescentou.

Anónimo disse...

http://sicnoticias.sapo.pt/pais/article1061787.ece

Vice-presidente da bancada do PS diz que o Governo deve "marimbar-se" para os credores internacionais

O vice-presidente do grupo parlamentar do PS, Pedro Nuno Santos, defende que Portugal devia ameaçar deixar de pagar a dívida externa. Durante um jantar de Natal, no fim-de-semana em Castelo de Paiva, o deputado socialista e líder do PS-Aveiro, disse que o Governo devia "marimbar-se" para as exigências dos credores internacionais e poupar os portugueses aos sacrifícios.

Ricardo disse...

Gostei particularmente da parte que esse sabujo diz: "Estuda-se em Economia. Foi isso que estudei durante... tempo" - Fantástico.

Durante quando? Onde?
Este homem envergonha-me enquanto português!!!

Anónimo disse...

Com o domínio do francês em que é exímio,cheira-me que a tese do Grande Aldrabão deve estar a ser preparada num certo ISCTE que todos conhecemos.
Ahaha!

Ljer disse...

O homem tem que estar sempre a mentir, a qualquer hora em qualquer lugar. Estudou economia mas foi na disciplina do bem saber roubar

Anónimo disse...

José Sócrates tem toda a razão.

Algum país já conseguiu pagar a sua dívida?

Qual a data precisa que os EUA vão pagar os seus triliões de dívida?

Se alguém acertar leva uma garrafa de champanhe....

Isabel disse...

Por favor, não deixe cair o assunto, Professor. Este ser, que durante anos assolou Portugal como um cataclismo, tem forçosamente de ser desmascarado em toda a sua mediocridade. Só assim Portugal se livrará da ameaça real do seu regresso.

Anónimo disse...

Foi quando conheci um tradutor de língua portuguesa, amigo de Antonio Tabucchi, Pierre L'Église-Costa, que vivera em Lisboa e fora director, durante algum tempo, de um instituto criado para estudar a difusão da cultura portuguesa na Ásia e na América do Sul. Pierre defendeu com grande fervor e eficácia o pedido de uma jovem editora francesa, Anne Marie Metailie, que queria ajuda na tradução e publicação de Os Cus de Judas, de Lobo Antunes. Foi a primeira vez que ouvi falar de António Lobo Antunes.

http://www.dn.pt/inicio/interior.aspx?content_id=632576

Anónimo disse...

Obviamente que José Sócrates vai REGRESSAR e não vai ser «meiguinho»
para com esta corja que está pondo Portugal debaixo da pata dos boches e dos franciús!

Esperem pela pancada!

Acho eu disse...

Este anormal das 17:34 só pode ser o próprio trafulha Sócrates, não acham?

Anónimo disse...

O Sócrates não tem testículos para ir ao cinema Londres, ou ao Centro Comercial das Amoreiras. Tem medo. Não vai a um restaurante da plebe, sem ser com cabeleira postiça. Quem colocou Portugal na bancarrota, só pode esperar levar com o pau. A moca de Rio Maior está à espera dele.

Anónimo disse...

Brilhante, Dr ABc, brilhante. Eis um grande contributo pra a resolução dos nossos problemas.
Mas esta opinião do Dr ABC peca por não referir o que o porta-voz da universidade afirmou a uma revista portuguesa muitas vezes trazida aqui pelo Dr ABC. Porquê? Eu sei... só publica o que lhe interessa.

Mas então e o inquérito, ou sei lá quê, que o Dr ABC pediu para ser realizado pela universidade francesa no sentido de averiguar as condições de acesso do Sócrates?
Mas o Sócrates ainda estuda nessa universidade, não é verdade?
Não valeu de nada a trabalheira do Dr ABC, pois não?

Quanto à nossa dívida ela vai continuar a crescer por longos anos, tal como de muitos mais países, e tem de ser gerida. É isto que dizem reputados economistas.

Por favor DR não deixe cair o assunto do Oliveira, do Dias, do Lima, etc, dessa rapaziada da laranjada, está bem?
Isabel, suplique ao Dr ABC para não se esquecer destes casos, pode ser que ainda faça algum artigo de arromba contra essa laranjada...

Anónimo disse...

Os lacaios do Vígaro estão à beira de um ataque de nervos.
É normal,o governo vai acabar por pôr esta corja de parasitas na rua.
Soube-lhes bem andar pelos ministérios e institutos,sem trabalhar,só a fazer propaganda barata aos saqueadores.
Está a acabar a mama.
Ahaha!
Gente sem alma,que se vende por tostões.

Anónimo disse...

Tem razão o anónimo anterior. Andaram por lá, pelos ministérios, o Dias, o Oliveira, o Lima, o Morais e uns tantos da laranjada para quem a mama ainda não acabou. Esta gente sim, tem alma, e os bolsos cheios, pois não se venderam por tostões, mas sim roubaram milhões.
Era a esta gentalha que se estava a referir, não era?

Anónimo disse...

E o Dr ABC se, por acaso, estivesse interessado em entrar na Sciences Po tinha hipóteses de ser aceite? Suponho que não.
E o Dr bem sabe que essa universidade só fica a ganhar em ter como estudante o Sócrates, por isso a sua inveja. Inveja essa que vem de longe, muito longe, e nunca mais terá fim. E como agora tem um aliado de peso, o verde (altamente recomendado) é um ver se te avias a sonhar com o Sócrates e a ver qualquer furo para mostrar a sanha. É mesmo doença, não é Dr ABC?

Anónimo disse...

Não é novidade nenhuma, mas permitam-me a expressão.
Sócrates, tal como Coelho, ou muitos outros, deverá ser uma marioneta. Os homens do capital querem, e a obra nasce (com a ajuda dos politico-demagogos). Para mudar o sistema não bastará mudar de cara "política", principalmente quando se tratam de partidos tradicionais.
Não acho que valha muito a pena estar agora a cortar na casaca de Sócrates, ainda por cima corre-se o risco de nos distrairmos de coisas que talvez importem mais. Por exemplo, Coelho defende um limite para o défice na Constituição? Poucos dias após a reunião onde Merkel e súbditos "debatem" a estabilidade e a integridade monetária da União Económica e Monetária?
O regresso de Sócrates aos mídia quererá dizer alguma coisa, mas há mais com que se preocupar...

Anónimo disse...

Não me impressiona essa teoria das marionetes.
A primeira foi o Mario Nete Soares.
Marionetes ou não,são escolhidos pelo seu povo e têm um mandato para cumprir e obrigações muito objectivas.
Se se vendem por dinheiro,só conheço uma receita,cadeia!
Os nossos antepassados tinham outro remédio para isso,mas actualmente a população está amolecida.
Por isso a historieta das marionetes,se é para desresponsabilizar os corruptos,não pega.

Se uma empresa escolhe um gestor e ele rouba,vai para a cadeia.
Se um país escolhe um líder e ele rouba...vai para Paris.
Isto faz sentido?

Anónimo disse...

Naturalmente que a inclusão de José Sócrates na Sciences Po veio trazer um prestígio enorme àquela Universidade.

Até algum tempo, a verdade é que ninguém falava nessa Universidade.

Hoje em dia as élites europeias já querem ir para lá leccionar ou aprender.

Por que será?

Anónimo disse...

Sim,hoje fala-se bastante nela,pelos piores motivos.
ahaha!

Anónimo disse...

Aceitaram um corrupto,falsário,fugido do seu país.E aceitaram-no com cunha de um diplomata que se deveria preocupar em usar os seus serviços em favor do seu país.
A Universidade deixou-se enredar na teia do socialismo corrupto.
Que prestígio isto lhe traz.Espero que o Sócrates meta uma cunha para os seus amigos Chavez e Mobutu,já que o amigo Kadafi está numa fase mais adiantada.já lhe acertaram o passo.

Anónimo disse...

Não sei a razão de Sócrates ir para essa Escola pois uma escola negra já ele tem. A Sciences Po vai ficar como a Escola do Prof Nefarius.

Força Professor: ele perseguiu-o sem quartel por você fazer o que faria um jornalista decente que não existe em Portugal. Agora vai ser perseguido pela traição e pela miséria a que submeteu o pais para engordar off-shores, Coelhos, Varas, Soares, Campos, sucatas e sucateiros, EDPs, Zorrinhos, Pedros Soares, Zeinais e outros inúteis.

Anónimo disse...

O partido caloteiro junta os urros aos dos comunistas.
Não pagar a quem se deve,é a palavra de ordem.
gente honesta que está na linha da frente sempre que se fala em pedir empréstimos para TGV's,estádios da bola e outros elefantes brancos.
pedir e não pagar,eis a honra dos salteadores da súcia.

Anónimo disse...

«Gente honesta» é aquela que espoliou o BPN.

Todos laranjinhas.

Até o Chefe Máximo do Pessoal Pequeno auferia mais-valias de 150%.

Tudo gente séria que vai à missa aos domingos e à tardinha dão umas tacadas de golfe.

Que Deus proteja as suas recheadas carteirinhas à custa do Estado Sucial!

Anónimo disse...

O Estado Social está aqui:
-MEDES HOLDING, PLC.

http://pt.scribd.com/doc/64726343/Medes-Holdings-LLC-Empresa-Off-Shore-da-Familia-de-Jose-Socrates-Pinto-de-Sousa

É só mandar a PJ a Paris prender o Farsante e confiscar a massa.

Anónimo disse...

Sócrates não vive à custa do Estado.

Até prescindiu da reforma a que tinha direito.

Se todos os politicos, ex-politicos, gestores e ex-gestores, seguissem este exemplo de sobriedade e respeito pelos contribuintes, Portugal certamente estaria em condições de honrar os seus compromissos.

Mas há quem não «desgrude» daquelas lindas reformas!

Alguns até têm 3 ou 4 reformas bem nutridas, como tivessem que nascer três ou quatro vezes!

Anónimo disse...

Esta alforreca já descolou da realidade.Se tomasse os comprimidos nem abria o bico.
ehehe!

Anónimo disse...

Será este um dos motivos que subjaz à entente cordiale entre este governo e o gang socialista?

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/economia/gestores-admitem-ter-pago-luvas

Anónimo disse...

Apesar dos resultados produzidos nos tribunais alemães,aposto que por cá será zero.
Este triste espectáculo não se pode dizer que escape aos olhos dos portugueses.
As elites portuguesas e a imprensa,moralmente são zero!

Anónimo disse...

O fdp do Presidente do Bundesbank chamou alcoólicos aos países do Sul.

E estes portugueses tacanhos, cobardes, desdentados, obedientes, subservientes e totós, não reagem nem mugem.

Passam a vida a insultar o Sócrates que está-se cagando para esta corja.

Bem fez o tal deputado Nuno ou lá que se chama, que devíamos mandar os boches para o raio que os parta!

Isto só vai com uma grande guerra.

Anónimo disse...

é ..uma guerra é a unica maneira de estirpar os crápulas socialistas ...que sede ....venham crápulas ...que sede ...

Anónimo disse...

estou-vos com uma sede ..e elas vão zoar como vespas ...

Anónimo disse...

a corja socialista hoje em dia só dá viado ..um bater com o pé no chão mais forte e fogem como galináceos assustados ...mas fiquem descansados que não vai ser só pé no chão ...

Anónimo disse...

comecei a encher o facebook do science po com info sobre o aluno ...demoraram um pouco a reagir ..mas já apagaram tudo ...ahaha ..mas os coleguinhas já sabem um pouco mais sobre o filosofo tosco..

sim tu filosofo tosco ..estás a ler estas letras ..prepara-te para a barra do tribunal ..vais lá dar com os ossos ...e depois ..cadeia...olha o Jaques Chirac ..por muitíssimo menos ...

Não há paz sem justiça..

Anónimo disse...

Quando é que a máfia do Banco Nacional dos Pulhas vai para Cabo Verde?

Para o Tarrafal, ouçam bem, e não para o resort da ilha do Sal?

Não há paz sem JUSTIÇA!

Anónimo disse...

"O fdp do Presidente do Bundesbank chamou alcoólicos aos países do Sul."

E com razão.Devia char-lhes capados!

"Passam a vida a insultar o Sócrates que está-se cagando para esta corja."

Pois está (alguns gostam).Sempre esteve.Mas vai-se cagar na cadeia.Não vai fugir eternamente.Tem um encontro marcado com o destino.

Anónimo disse...

Porque será que o Sócrates não abandonou o seu tachinho regional na Camara Municipal da Covilhã?

Sócrates, estudante-profissional aos 51 anos. A expressão máxima do que é o LIXO governante socialista.

Anónimo disse...

Está o nosso o nosso governo, verdadeiro fundamentalista de direita, a destruir a nossa democracia, a obrigar a trabalhar meia hora diária à borliú, a acabar com feriados que nem o Salazar ousou, a limitar a nossa constituição a mando da Merkel, a dar as nossas melhores empresas aos ricos deste mundo cão, a retirar esmolas aos desprotegidos, a entregar a nossa segurança social aos privados, a destruir o SNS, etc, e por aqui apenas se continua a falar da inscrição do Sócrates numa universidade, penso que, privada de França. Foi por isto que um dos patrões da nossa praça disse que os portugueses andam a dormir.
Não andamos a dormir, andam-nos a distrair com assuntos "muito importantes" para a nossa vida, como é o caso dos estudos do Sócrates em França. Não acha Dr ABC?

Anónimo disse...

Sócrates é como o Salazar.

Dois grandes estadistas.

Depois deles veio o caos, a miséria, os PRECs, a espoliação, a ignomínia de termos um «governo» que despacha em Berlim.

Vamos pegar nos migueis de vasconcellos pelos tomates e pendurá-los na Praça da Figueira!

Anónimo disse...

Caramba... mas que grande trabalho de investigação!

Quais as motivações? Obsessão simples? Obsessão socrática (ou deverá escrever-se à moda de ABC - "socratina")?

E já agora: será que, no PSD e no CDS (e no BE, e no PCP, e n'Os Verdes...), todas as licenciaturas foram legalmente conseguidas? Ninguém pagou para as ter?

Investigue-se, pois. Mas investigue-se todas elas. Senão teremos de dizer que ABC é parcial - e não se percebe bem porquê (ou talvez só não goste de Sócrates, do seu cabelo, do seu jeito, do seu andar, do...).

Anónimo disse...

Estamos na fossa porque o Presidente da Republica em coligação com a Santa Aliança (CDS-PSD-PCP-BE) quiseram deitar o Governo de Portugal abaixo, presidido pelo Sr. Engº José Sócrates.

O Cavaco dizia que não queria 2ª volta que isso era mau para Portugal e porque os juros iam subir!

Mas o Cavaco percebe alguma coisa de finanças internacionais?

Ferreira, Luís Manuel Silva disse...

Mas isto é assim? Segue-se para Doutoramento sem se ter feito ou apresentado a dissertação de mestrado? Eu e qualquer um de nós se quer ter um doutoramento tem de fazer a parte curricular do mestrado, depois apresentar a dissertação e depois seguir para o dutoramento. será que Sócrates é mais que nós, mas dele já se espera tudo.
Esper que I Institute Science Po não tenha aberto nenhuma exceção.
Leiam o Político X porque lá fala muito de políticos assim.

Anónimo disse...

O Institute Science Po só recebe alunos de grande craveira.

Estão dispensadas algumas formalidades.

Eu entrei na Universidade no tempo do Marcello Caetano e até lá nunca tinha feito exames, a não ser o Exame da 4ª Classe, pois no Liceu até ao 7º Ano (dos antigos!!!!) fiquei sempre dispensado de provas escritas e orais.

Infelizmente, isso não é para todos.

Anónimo disse...

Socretino, significa ser esperto, arrogante, mal educado e empertigado.

É este tipo de pessoa que tem que ser varrida da sociedade portuguesa.

O lixo socretino quase que acabou com Portugal. Portugal foi entregue à finança internacional, pelo falso engenheiro.

Sócrates = Portugal FALIDO.

Vamos penar muito para limpar o nome de um país de gente digna.

O primeiro passo da limpeza é impedir que o dito vá a um restaurante ou a um cabeleireiro, sem ser disfarçado.

Ele percebeu que corria perigo por cá, se não, não teria ido para Paris, estudar.

Quem nunca estudou coisa alguma e agora quer ser estudante profissional aos 51 anos?

Pior, mantem-se em licença sem vencimento da Camara da Covilhã, porquê?

Anónimo disse...

SEm vencimento, dizes tu bem.

Ao contrário do Cavaco, que enquanto andava na política, contabilizava tempo de universidade para reformazinha!

Tudo gente séria, não se esqueçam!

Anónimo disse...

Sem vencimento,mas com milhões no offshócrates.
Ganhos a trabalhar,claro.
Desde Freeports,Faces Ocultas,Co«vas da Beira,Magalhães,perdões de dívidas a cleptos africanos,transacções de terrenos do Estado,dúzias de vigarices com o Coelhone engiloso,etc,não lhe escapa um negócio.
E a mãezinha,lavadora de escadas já reuniu um apreciável património imobiliário,coitadinha.

Anónimo disse...

Se Sócrates tem dinheiro é que trabalhou por ele.

Há quem passe o dia no café ou na esplanada a mexericar a vida dos outros.

Mas ele deu à unha!...

A Mim Me Parece disse...

Diz-se que o Sócrates está rico por ser especialista em METER A UNHA, não se diz que ele esteja rico por ter "DADO À UNHA"!

Anónimo disse...

A mim o Sócrates nunca me roubou nada.

Mas estes governantes neo-comunistas já me roubaram nos subídios de Natal e já me rapinaram a minha pequena empresa!

PQP!

Anónimo disse...

Pura miopia,característica de alarves socretinos.
Quem levou isso foi o palhaço Sócras.É dele a bancarrota.A ruína.
Com o Vígaro no governo,actualmente nem salários o Estado pagaria.Mas não haveria problema,pagar dívidas é coisa de crianças.

Anónimo disse...

Meus Caros amigos do "Institute Science Po",

V. Exas. deveriam convidar a nossa grande iluminária, o nosso coveiro mor, para Vosso magnífico reitor -- Dr.(só dr) Marocas, grande economista europeu que, mal que entrou em Portugal, vindo dessa grande Cidade da Luz, gritou:

--Temos que desvalorizar o escudo, para mais exportarmos.

Mal sabia essa grande iluminária que, para termos mais valias que compensassem a queda do Escudo (a desvalorização que nos deitou para o lixo, incluindo o terrível aumento do custo de bens essenciais), teríamos que exportar mais de 500 milhões, por ano, de pentes para carecas.

Assim entrou o FMI e depois o Aníbal.

Meus Caros amigos do "Institute Science Po", aproveitem e fiquem com o pacote completo, MS mais Pinóquio, julgo que os portugueses até fazem um pequeno desconto nas despesas de remessa. Não percam a ocasião!

Napoleão

Anónimo disse...

O FMI já cá esteve em 1977 e em 1983, mas nada que se pareça com a grande entrada permitida pelo Falso Engenheiro.

Anónimo disse...

Balsemão?
Ehehe!
Quem delapidou a riqueza deixada pelo regime anterior? Foi Balsemão?
Quanto mais ignorantes,mais sucialistas.
Arranjaram uma narrativa cheia de aldrabices e lá vai a farsa de vento em popa.
Perguntem aos alemães e suecos porque a partir de certo momento deixaram de mandar remessas de dinheiro para o demo crata que recebia comissões do jogo de Macau.
O pai da Cosa e sus muchachos,que traziam as malinhas.
este Sócrates,na linha tradicional do PS,é um vigarista sem escrúpulos,que vende a pátria por tostões.
O que o diferencia do pai da Cosa é que é naif.Não sabe mascarar as actividades criminais dele e do gang sucialista.
Com este anormal a trafulhice ficou nua aos olhos de todos,mesmo dos que disfarçam orque lhes corre bem a vidinha enquanto a pátria tiver algo para vender.

Anónimo disse...

Vasculhem as contas e o património da fidalguia do eixo Lisboa-Cascais e dalguns estados maiores (com protecção da Maçonaria, Opus Dei e outros poderes facticos).

Vejam onde está «enterrado» o saque a que Portugal foi objecto.

Muitos deles passeiam-se calmamente por esta Lisboa corrupta e degenerada.

Esses sim é que se riemm da vossa estupidez, em direccionar as espingardas para Sócrates...

Cambada de palonços e trogloditas.

Neste momento estão a ser roubados por um Estado Ladrão e Confiscatório e desculpam-se com o
Sócrates.

Estais lembrados quem é que beneficiou com a governação do Sócrates?

Perguntem aos banqueiros, às empresas do PSI, aos mega-merceeiros, aos escritórios de advogados, arquitectos, engenheiros, economistas,etc, etc. etc,

Todos esses se encheram e agora apelem à poupançazinha!

Grandes cabrões!

Anónimo disse...

Prontos!... Já azedou a conversa. Esta rataria não tem maneiras, pá!

Quando acabar o bem bom, lá para Abril ou Maio do próximo ano, sempre quero ver se os partidos políticos ainda são clubes de futebol, pá!

Anónimo disse...

Novo Tratado em vigor só com nove países, em Março.

http://economico.sapo.pt/noticias/novo-tratado-em-vigor-so-com-nove-paises_133971.html

É pá! Isto não é nada porreiro, pá!

Vão-se descobrir as dívidas odiosas? Ai vão-se, vão-se!...

E lá fica a marota da Merkelzinha aos pulos.

Se não sabem o que é uma dívida odiosa é só pesquisar no Google. O Marocas, há dez anos, também não sabia, não tenham vergonha seus grandes economistas/financeiros.

Napoleão

Anónimo disse...

As ratazanas querem desviar a atenção das responsabilidades do gang xuxa,coveiro da pátria.
As suas mentes doentes acham que os portugueses se deixam ludibriar com meia dúzia de patacoadas.
Seis anos a demolir as fundações do país,a corroer os princípios morais da sociedade e agora saíam de fininho e quem viesse a seguir pagava a conta.
Pobres anormais!
Ninguém esquecerá Sócrates nem a sua quadrilha que ainda senta o rabo untuoso nos bancos do bordel da democracia,a AR.
Não há como esquecer um criminoso que colocou a miséria no menu de todos os portugueses por muitos anos;o futuro que cerceou a muitos jovens.
Pode pavonear-se em Paris,mas o destino encontrá-lo-à,tal como ao servo do comerciante de Bagdad que fugia para Samarra.

Anónimo disse...

Com ele,neste momento comias uma coisa castanha que passa no esgoto.
As suas últimas medidas,em desespero foram a chamada do FMI porque já nem para os salários desse mês a quadrilha governativa xuxa tinha dinheiro.

Mulher da limpeza disse...

Ó Luís Manel, há doutoramentos que não exigem mestrado! Atualize-se, homem!
Olhem lá! Este blog é alguma evangelização anti-socrática? Atão e o Coelhoni? Vamos lá a pôr o santo no andor! Psicostasia! Pesar a alminha que rouba o pobre do subhumano sem tanta necessidade como apregoa.
Como dizia Beaudelaire "O Sol resplandecia sobre essa podridão / Como que decidido a cozinhá-lo adequadamente, / E a devolver o cêntuplo à grande Natureza / Tudo aquilo que ela reunira junto a si.../ E, no entanto, sereis semelhantes a essa porcaria...

Mulher da limpeza disse...

Engano: Baudelaire

Ah Ah Ah!

Anónimo disse...

Procurem nas offshores de Socrates,na Heron Castilho, nas contas dos Coelhos, dos Campos, dos Soares, dos Pedro Soares, dos Figos, dos banqueirosd do BCP, na Maçonaria: esta tralha socrática sorveu 80 biliões em 6 anos.

Procurem nas contas deles. O dinheiro desapareceu. Preparem as algemas: a Justiça há-de chegar-lhes.

Karocha disse...

http://aeiou.expresso.pt/reino-unido-tem-plano-para-retirar-os-britanicos-de-portugal-video=f695136

Anónimo disse...

Hoje o Passos Coelho aconselhou os professores a emigrar.

Não será uma indirecta a alguns lords do professorado que aqui dedilham?

O Sócrates já seguia a recomendação.

Está em Paris a ensinar as novas gerações de governantes europeus.

Anónimo disse...

"Reino Unido tem plano para retirar os britânicos de Portugal (vídeo)
A imprensa inglesa revela hoje que Londres tem um plano para retirar os cidadãos britânicos de Portugal e de Espanha em caso de bancarrota dos bancos. O plano de contingência prevê o envio de navios, aviões e autocarros para repatriar os residentes nestes países."

Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/reino-unido-tem-plano-para-retirar-os-britanicos-de-portugal-video=f695136#ixzz1gvTr26dG

É pá! O último a sair que apague a luz, OK!

Napoleão

Anónimo disse...

E o Dr ABC já seguiu o alvitre do Passos ou tem emprego certo?

Beaudelaire disse...

Esses planos são apenas previsão de cenários.Por vezes pouco plausíveis.Neste caso,não me parece que os bancos se vão abaixo.
Estão a esfolar os pobres portugueses até ao tutano,não os banqueiros.
Isto não é a Islândia.
Banqueiros e políticos são irmãos de saque...perdão,quero dizer de sangue.

Anónimo disse...

Neste Natal, os «democrata-cristões» do CDS-PP que se juntaram aos maçónicos e laicos do PSD, não vão adorar o Deus Menino, mas sim o deus Dinheiro Todo-o-Poderoso e que reina nos Mercados.

Pobre Menino que tanto sofreu e que agora vê o Mundo pior do que há 2.000 anos.

Na Grécia, muitas crianças em idade escolar já desmaiam nas escolas.

Mas quem é que tem razão?

Os mercados!

Vamos construir fornos crematórios e sacrificar as nossas crianças nos altares para satisfação dos Mercados, da City, de Wall Strett, dos Bancos Ladrões e Agiotas e do PSI-20!

Aleluia!!!

Mulher da limpeza disse...

Vamos! Vamos! Estou farta!
À queima!

Anónimo disse...

Todos aqueles que demonizam os "mercados", isto é, quem empresta dinheiro, têm sempre a opção de não pedirem dinheiro emprestado. Assim, deixam de ser incomodados pelos "mercados".

Há sempre a opção do Kim Il Jong, que é sózinho, sózinho e sem precisar de ninguém. Os "mercados" não chateiam os norte-coreanos. É simples.

Anónimo disse...

Os mercados não chateiam quem não pede.
Para mal dos nossos pecados,o governo sucialista pediu e pediu muito.
Parece que com o intuito de abastecer offshocrates e de ferrar o calote,à boa maneira da gatunagem do Largo da Rataria.
Lá temos,pois,que levar com os mercados,qeiramos ou não.
A alternativa de meter as carrinhas da penitenciária à porta da AR e fazer a transferência para Vale de Judeus,parece não agradar aos portugueses.Então...paguem!

Anónimo disse...

Quantos biliões de euros foram queimados durante o reinado do Falso Engenheiro?

Dezenas largas de biliões de euros, que agora têm que ser pagos a taxas de juros acima de 5%.

A factura deveria ser mandada a quem caucionou o Falso Engenheiro, como o Soares e o A. Santos, que foram os seus verdadeiros pais.

Agora, um está a ferrar em Lagoaça. O outro, o maior vendilhão da pátria, anda por aí a mandar palpites, quando ele é que criou os sitema vigente.

Anónimo disse...

Até parece que a laranjada nunca esteve no Governo e nunca pediu dinheiro.

Mulher da limpeza disse...

O anónimo ainda não entendeu que a coisa partidária é um monstrinho bipolar. Ora agora mandas tu, ora agora mando eu (não ma lembro do resto da cnação...)
O anónimo parece que é gago. Devia ler "Études sur l'histérie", um belo texto de Freud que trata da questão da gaguez. Pode pôr a música de fundo do falecido Paião "Eu sssou sssou ga-gago; tttão ga-gago"...

Anónimo disse...

Quantos biliões foram comidos pela trampa cavaquista, barrosista, santanista, mendista e coelhista?

Quantos bilioes, estão agora a ser drenados para as algibeiras dos expertalhões?

Santa ignorância!

Só com uma ditadura comunista é que
vocês endireitavam a espanha, seus mamões, que também participaram no roubo e no saque!

Anónimo disse...

Os gatunos estão nervosos. O saque acabou-se. Agora, até a CP cancelou pagamentos de ordenados.

O falso engenheiro não estoirou com mais biliões, porque foi alijado do poder. Acabaram-se as comissões para o saco do Tio Celestino, em Caimão.

O falso engenheiro fugiu. Exilou-se. Teve medo de cá ficar. Depois da morte do pai e do irmão, em duas semanas, quem é que não tem medo?

Anónimo disse...

Entretanto a Coreia do Norte vai pedir adesão à União Europeia, pois estes têm o know-how da fome nas escolas, como já acontece na Grécia e Portugal.

Anónimo disse...

Agora, os srs Professores não fazem manifestações contra o Governo?

Ou,o Sócrates é que era mauzinho?

Ele nunca enviou para o degredo de S. Tomé, Ilha de Ascenção, Fernando Pó ou Timor nenhum professor!

Anónimo disse...

Estudante profissional em Paris, aos 51 anos. Um diletante. Anafado. Preguiçoso. Mestre em manipulação.

Anónimo disse...

Há sempre alguém interessado em aprender português em qualquer parte do mundo. Vasco da Gama ou Bartolomeu Dias, também foram por esse mundo fora.

Mulher da limpeza disse...

Irmão! Tenho calos nas mãos e o trabalho não aflora que se cheire! Estou fatigada e sinto-me cruel. Estou quase a tornar-me numa vil serpente sibilante e maldicente. Ó gente da minha terra, traiçoeira, que votais sempre mal só porque votais!
Extinguiu-se-me a vontade de produzir!
Manifs para quê? Resulta? Não resulta! Olhai os delírios do campo! Pois lá continuam desde início da eternidade. Juntos e silenciosos, em perpétuo sofrimento comum balanceando para cá e para lá sob a brisa do vento que passa. No rosto do povo, o doce esgar da compreensão e no coração a palpitação da solidariedade, que o português sofre de sorrisos e cravos na boca.
Não chega! O grito já não chega! O vinho também não!
Às armas! Às armas!

Mulher da limpeza disse...

Desculpem. Enganei-me outra vez: é maledicente.
No francês também me atrapalho com os acentos.

Errar é o mana.

Mulher da limpeza disse...

Olhem lá! Estive a pensar (às vezes acontecem milagres)... Não se querem inscrever no partido dos animais? PAN - o Partido pelos Animais e pela Natureza! Eu sei, eu sei... Animais são todos eles. Mas... estes são verdadeiros! Defendem-se os animais, a natureza, a natureza e os animais. E que mais há no mundo que valha a pena, não é verdade? Um partido anarquicamente organizado, filosoficamente estruturado e saudável porque ajuda quem não tem voz. Que tal, cambada? Façam um esforço e pensem também.

Anónimo disse...

Engenheiro Sócrates, volta.

Estás perdoado.

Mulher da limpeza disse...

:)

Anónimo disse...

"A II GUERRA MUNDIAL é impensável" Vitinho Ceguinho em 1939,Prémio III Reich da Previsão."Estou-me a marimbar para o deficit externo",Prémio Nobel do Disparate em 2008.Doutor Erratus Causa pela Sorbonne em 2011 "O Euro de 1000 anos".

Anónimo disse...

Afinal quando é que começa a Guerra na Europa?

É que eu tenho férias marcadas para Portofino!

Anónimo disse...

Portofino?
Só depois do Ferruginoso me entregar a tese made in ISCTE.
Ficarei filusufus pela universidade de ciências criminais.
Então zarparei para a Riviera com os meus motoristas de peito peludo.

Anónimo disse...

O envio de "condolências ao povo coreano e à direcção do partido dos Trabalhadores da Coreia pelo falecimento do seu dirigente Kim Jong-il" distinguiu ontem os comunistas portugueses dos seus camaradas de Espanha e França, que preferiram, pelo menos nos respectivos sites na internet, nada dizer sobre uma nova transição de poder de pai para filho na ditadura que reina há 63 anos na Coreia do Norte. O PCP alinhou nos pêsames com Hugo Chávez e o poder do Irão.

CM

Anónimo disse...

É esta gente que manda palpites e tem lugar cativo na AR.
Ehehehe!
Pobre Portugal!

Anónimo disse...

Alguns portugueses continuam a votar em gente que quer impôr uma ditadura assassina e passar o poder de pais para filhos.
A maioria dos votos em Portugal,distribui-se entre dois partidos que professam a ditadura,a censura re o assassinato e um outro partido com a maior concentração de pedófilos e gatunos por metro quadrado do mundo,o Sucialismo.

Anónimo disse...

Só mesmo uma ditadura para pôr a corja no seu lugar.

Anónimo disse...

O pais tem vindo à ja muitos anos a ser governado por autenticos gangs que alternam na governaçao

Anónimo disse...

NA COREIA DO NORTE PELO MENOS HÁ RESPEITO PELOS SEUS GOVERNANTES, ANTIGOS E ACTUAIS.

Anónimo disse...

Em Portugal, graças a Deus e ao bom senso, não há respeito por governantes e ex-governantes que ROUBARAM, que são Gatunos, que estudam aos 51 anos, sem fazer mais nada. Aliás, em Portugal cresce o número dos que pensam que a força do voto não tem força. E aí, será perigoso ser governante. Lembram-se do Regicidio? Lembram-se do Sidónio? Pois é, o criminoso volta sempre ao local do crime. Em Lisboa ou em Paris.

Anónimo disse...

Neste Natal, muitos são os lares portugueses que recordam com saudade o seu antigo Primeiro Ministro.

Hoje estamos estamos entregues a neo-comunistas e neo-liberais que até querem suprimir o Natal!

Anónimo disse...

Continuem por aqui a olhar para o curso do Sócrates, coisa importante para a vida do zé povinho, e mantenham os olhos fechados às medidas e ideias "assassinas" que o actual governo tomou e/ou se prepara para decretar e que atacam sempre, e só, os mais pequenos em favor dos poderosos, que quando derem por ela já será tarde para se reverter a situação.
Mas o que mais interessa nesta casa é olhar o Sócrates. Será que é para não nos lembrarmos das mentiras do Passos?
Será que os professores desta casa não dizem nada ao convite que lhes fez o Passos?
Não estou a reconhecer estes professores...

E já agora, será que o Dr ABC vai seguir o alvitre do Passos ou tem emprego certo?
Vou mais pela segunda hipótese... porque pimenta no rabinho dos outros para mim é mel...

Anónimo disse...

Realmente a classe dos professores em Portugal foi responsável pelo descalabro social e pela decadência moral da Nação.

Querem é férias, progressões, dinheiro e poucas vergonhas!

Mulher da limpeza disse...

Palhaços!

Anónimo disse...

Lembram-se do regicidio? E do Sidónio?

Anónimo disse...

O estudante Pinto de Sousa já tinha seguido a sugestão do Principe de Massamá. Emigrou.

Anónimo disse...

Com esta canalha isto tambem nao vai lá. As moscas proliferam na esfera do governo

Mulher da limpeza disse...

Uma vespa já morreu...

Mulher da limpeza disse...

Foi uma morte Audiosa!
Eu gosto de animais.

Anónimo disse...

caro ABC

"a Farinha AMPARO foi a percursora
das NOVAS Barbaridades e fonte de inspiração para Universidades como a da SCIENCIA em PO": IB

com base no contributo intelectual da Farinha AMPARO, e no percurso CACAdémico do Dr.POkrates, sugiro ao ilustre ABC que providencie a criação do seguinte compêndio:
"ABCedário da SCIENCIA em PÓ"

na letra A, poderíamos começar pelo ramo do saber de que o Dr.Pokrates é o grande pioneiro, e que se chama ALDRABasofia.. o qual poderá vir a ser a base da sua tese de mestrado na Universidade da SCIENCIA em PO..

desta forma tão simples e célere, poderá o quasi-licenciado Pokrates, usar a Tese de Mestrado para obter a equivalência ao Doutoramento em ALDRAbasofia, essa grande fonte de sabedoria abrangente, baseada em Inverdades.. que são aqueles neo-factos, que não correspondendo à verdade, estão numa penumbra que não será verdadeiramente Mentira..

confesso que a ALDRAbasofia, apesar de ser uma ciência complexa e pouco acessível a cientistas clássicos, é no entanto muito vulgar entre os Actores do Cenário Político.. por isso é que Portugal chegou aos 80 mil milhões em tempo record..

o "obsoleto" e "bloqueador" ministro das Finanças, Campos e Cunha, ainda tentou travar este advento da ALDRAbasofia.. mas teve de abandonar a pasta, vencido por esta nova corrente científica..

a formação clássica e ortodoxa, baseada no estudo de livros e conceitos revistos e confirmados, foi derrotada pela SCIÊNCIA em PÓ.. muito mais intuitiva e mediática, alicerçada nesse novo raciocínio. "eu penso, logo tem de ser verdade"

com grande visão, o clube PS-Powder Science, fez logo a aquisição desse "menino de Oiro" que já em criança, não gostava de pagar dívidas.. e por isso é que ele está rico, e os outros estão mais PO-bres, como fez questão de avisar atempadamente (as pessoas é que não ligaram):
http://www.youtube.com/watch?v=8vahQ0zrQSE

pagar dívidas é, à luz das ideias ALDRAbasoficas, um disparate em que só os meninos de latão acreditam.. pois ele, que foi alimentado como um "menino de oiro" pelo berço cor de rosa, cedo se apercebeu que basta ter ingerido alguma Ciência em PÓ para saber que aquilo que uns "meninos" gastam, todos os outros terão de pagar.. nem que fiquem por isso mais PO.. mais Pobres

bem haja, pelo seu trabalho
(IceBreaker)