sábado, 24 de dezembro de 2011

O bom combate



«Cristo é cruxificado hoje», clamava o padre Lereno, na invocação do terço, na Rádio Renascença, nos anos pós-revolucionários, até ser substituído pelo pendor socialista soixante-huitard attardé que enfraqueceu a força moral da Igreja, nos arruinou a Pátria e as famílias e nos afrouxou os costumes. Cristo continua a ser cruxificado hoje, mas também renasce todos os dias nos corações angustiados dos homens. Andamos de cá para lá, em trânsito, da vida que nos foi concedida até à morte que nos leva ao juízo e ao perdão e, através deles, novamente à Vida, eterna. Enquanto por cá circulamos, desenganados do conforto e de um destino suave, fintando os pingos dos aguaceiros, que finalmente nos acertarão, devemos servir a glória de Deus e os outros homens. À nossa humilde escala, neste sector patriótico, em conjunto com outros homens de boa vontade e de espírito justo, lavramos e esgrimimos, edificamos e reconquistamos, como os nossos antepassados, sem esperar recompensa para lá da serenidade da consciência. E, como nada esperamos, é sempre satisfatório o resultado de cada batalha política que travamos, a altura de cada muralha cívica que construímos e a solidez de cada campanário moral que erguemos. Mesmo que a nossa contribuição seja a do grão de mostarda e a nossa resistência a do lírio do campo. O segredo da vitória, sobre o mal e a morte, é mantermos o esforço e a luta. Como a água, que purifica e sacia, tanto dá até que fura. Não interessa quem, e nem nos aflige quando. Um dia, o bom combate triunfa. Até lá, cada dia, cada um, desde os tocados pela Fé até aos que a procuram, mais ou menos desesperados, é feliz.

Do Portugal Profundo, agradeço aos comentadores, às fontes, aos leitores, aos amigos e aos vizinhos, a sua colaboração, e envio votos, extensivos aos adversários, de Santo Natal e de um Ano Bom para todos e para as suas famílias.

19 comentários:

Isabel disse...

Agradeço e retribuo os votos formulados e que nunca esmoreça no seu Bom Combate.

Anónimo disse...

Que o Menino Jesus faça um milagre e converta aqueles que sob a má influência do Demónio continuam a insistir com a sua sanha de vingança.

Deus, Nosso Senhor e Nosso Salvador, é PERDÃO.

Mulher da limpeza disse...

Valha-me Deus!
Que quadra mais pirosa!

Carlos Portugal disse...

Um Santo Natal para Si e para os Seus, Caro Prof. Balbino Caldeira!

Anónimo disse...

Um santo Natal para todos e que o Demónio,por enquanto em Paris a gozar o nosso dinheiro,seja colocado atrás das grades.

A Mim Me Parece disse...

Desejo um Feliz Natal e um Bom Ano Novo a si e à sua Exmª. família.

Anónimo disse...

Caro Prof. Balbino Caldeira, para si e para toda a sua família um Santo Natal e um Bom Ano Novo.

Napoleão

Karocha disse...

Caro Prof ABC

Muito obrigada, para si e todos os seus um bom natal.

Anónimo disse...

Um Bom Natal para o Dr Caldeira e Familia. Que continue a lutar pela verdade e que aqueles que sabem o valor dos principios , das tradições estejam undos neste dia de paz e reconciliação.

Anónimo disse...

Com sinceridade.
BOM NATAL para o Dr ABC e familiares.

Anónimo disse...

Pedindo desculpa pelo pequenino atrazo, venho desejar-lhe a si e a todos os seus entes queridos, um dia de Natal pleno de paz e felicidade e que o 2012 lhe traga tudo o que o Dr. pedir a Deus e muito mais.
Maria

Anónimo disse...

Como se dizia noutras paragens, "a luta continua e a vitória é certa". Sabíamos há vários anos, que ganharíamos. O tempo estaria sempre do nosso lado. Sabíamos também, que a nossa vítória conduziria Portugal ao seu fim. É irónico, mas é verdadeiro. Agora, é comum ouvir falar que "Portugal está em desaparecimento", "Portugal não tem forças". Mas, porque é que Portugal não tem forças? Porque Portugal amoleceu, pelo Socialismo. O Socialismo só funciona com dinheiro. Quando o dinheiro se acaba, o socialismo transforma-se em comunismo, como na defunta URSS, ou transforma-se nos genocidas nacionais-socialistas. A liberdade e o liberalismo, foram sempre os condutores dos homens bons e dos homens justos. Os portugueses se querem continuar livres, têm que trabalhar eficazmente e ter a energia necessária para enfrentar todos os corruptos da nação, do falso engenheiro, ao loureiro, do dr. domingos ao dr. vara, do isaltino ao melancia, não esquecendo o dono das malas que r. mateus transportava, que tem uma fundação em frente ao parlamento. independencia ou morte. Cristo foi e será sempre a nossa luz.

Anónimo disse...

Que o Menino Jesus dê discernimento e humildade a este último comentador que manda umas patacoadas mas não diz de quem é a culpa de Portugal desaparecer.

A culpa é dos Portugueses, capitaneados pelo Sô Cavaco.

Nem no Natal, estes neo-comunistas que apoiam os «kmers laranjas» que estão hoje no poder em Belém e S.Bento têm respeito pela Verdade e pelo Povo humilde e explorado pelos barões da trapaça e da trafulhices financeiras!

José António Salcedo disse...

Bom Natal, caro ABC, em família e amigos, com excelente saúde. Faço também votos para que 2012 traga alguma sabedoria acrescida às pessoas.

Sancho Pensa disse...

Que o Deus Menino lhe dê coragem e persistência na luta pela Verdade e pelo que é justo!
No Natal, como na Matemática: amigos a somar,
inimigos a subtrair,
alegrias a multiplicar,
tristezas a dividir!
Feliz Natal a todos!

Ljer disse...

Bom Ano Prof Antonio Balbino Caldeira

Anónimo disse...

Que seja um bom ano para Portugal e que neste ano vejamos os gatunos socialistas serem confiscados no que roubaram à nação.Seria o suficiente para acabar com a crise.

Dinada disse...

Espero que tenha sido um Natal Santo, sereno e rodeado dos que ama.

Leio-o sempre, mas em silêncio.

Anónimo disse...

Espero, e confio na Ministra da Justiça, que Portugal faça todo o possível para pôr no banco dos reús e que mande CONFISCAR TODO O PATRIMÒNIO da gatunagem que roubou no BP e que nós estamos a pagar com os nossos sunbsídios!