domingo, 20 de novembro de 2011

O impasse na exoneração do procurador-geral da República

Entrevista da ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, ao Expresso, de 12-11-2011:
«- As suas divergências com o PGR Pinto Monteiro mantêm-se?
- As divergências são claras e mantêm-se.
- Ele vai cumprir a comissão de serviço até ao fim?
- Essa decisão é também da competência do Presidente da República.
- Por proposta do Governo.
- É verdade mas nunca traria para a praça pública questões interinstitucionais.»

A denúncia implícita da ministra sobre o Presidente da República na protecção do procurador-geral, Dr. Fernando Pinto Monteiro, só pode ter uma - e só uma! - resposta do Presidente: a aceitação pelo Presidente de uma proposta do Governo para a exoneração do procurador-geral - ou a informação pública de que o Presidente aceitará a exoneração do Dr. Pinto Monteiro logo que lhe chegue uma proposta do Governo nesse sentido que afirma pretender. De outro modo, aos olhos da elite política e do público, o Prof. Cavaco Silva fica embaraçosamente refém do procurador Pinto Monteiro - e do Governo...

17 comentários:

Anónimo disse...

O dr. ABC, que recentemente o reelegeu, parece não ter entendido ainda que o sr. Cavácuo Silva é sobretudo refém da sua própria vacuidade, carreirismo e auto-complacência. Para além dos "apelos" e generalidades retóricas, esse indivíduo nada fará para desestabilizar o arranjo sistémico que o dr. ABC tanto tem denunciado aqui.

João Martins disse...

http://comunidade.sol.pt/blogs/joaocrm/archive/2011/11/20/Duarte-Lima_2C00_-Um-preso-Pol_ED00_tico-em-Portugal.aspx

Anónimo disse...

Cavaco ou está com Portugal e os Portugueses ou contra eles.Proteger Monteiro é estar contra Portugal e os Portugueses.

Anónimo disse...

As figuras deste regime abrilesco já mostraram tudo o que tinham a mostrar.
Estão todos uns com os outros,nenhum com a nação.
todos bem de vida e a fingir que fazem sacrifícios,enquanto retiram o pão da mesa dos desfavorecidos.

Anónimo disse...

Nós vamos por aqui dizendo que há um ÚNICO português que actua em conformidade com o seu patriotismo (curiosamente nasceu em África) e cahama-se Henrique Medina Carreira.

De resto, basta ver-se os compagnon de route do Sr. Silva, ex-Director do Banco de Portugal, de Domingos Duarte Lima (seu ex-líder parlamentar) a Dias Loureiro (seu exemplo máximo de sucesso) ou a Ferreira do Amaral (o Lusoponte, ex-Ministro das Obras Públicas).

O Cavaquismo também ajudou a arrasar Portugal. Claro está que a versão socialista do Cavaquismo, chamou-se Sócretinismo. E aí, temos as versões de Vara, de Paulo Campos, ou dos Penedos, de entre muitos outros.

Portugal acabou. Morreu. Vai empobrecer inevitavelmente, tal como aconteceu no fim da Monarquia ou na triste I república. As "élites" vão-se envolver em lutas fraticidas, e o povo, sempre lerdo, vai sofrer a bem sofrer.

Quanto a Pinto Monteiro, é só mais um dos muitos exemplares do Regime putrefacto que resultou da madrugada de Abril, a que se juntam, Júdice, Proença, Freitas, e tantos outros, que vivem sempre de frente para o PSD e de costas para o PS (ou vice-versa).

Portugal, Rest In Peace.

Anónimo disse...

Tal como temos por aqui alvitrado, Soares vai morrer no exílio. Ele próprio já acredita nesta fortíssima possibilidade.

http://economico.sapo.pt/noticias/democracia-pode-vir-a-ser-posta-em-causa-avisa-soares_131802.html

"Estou extremamente preocupado quanto ao futuro do meu País, onde desejo morrer", escreve Mário Soares, 86 anos, no último dos 15 capítulos que compõem o livro, intitulado 'E Agora?'.

Nunca como antes, escreve, o país viveu "uma crise tão grave", nem estiveram tão em causa as "conquistas sociais" da Revolução dos Cravos: "O Serviço Nacional de Saúde, as pensões sociais, a dignidade do trabalho, a tendencial gratuitidade do ensino".

"Tudo isto pode estar em jogo de perder-se, mas também é a própria democracia que pode vir a ser posta em causa, dadas as exigências dos mercados especulativos e desregulados e a dependência que deles tem a comunicação social", alerta.

Isabel disse...

A Ministra da Justiça é uma grande senhora. Será o Presidente da República um grande senhor? Aguardemos...

Anónimo disse...

Há no entanto um ero no "post", não será Cavaco Silva ou o Governo que estão erféns de Pinto Monteiro.

Quem está refém de Pinto Monteiro e de toda a tropa fandanga da Justiça, são os portugueses que pagam impostos. Pois, a Justiça dos Desembargadores, Procuradores e Parlamentares que fazem as Leis, é cara, ineficiente e ineficaz, e nós temos que os aguentar.

Anónimo disse...

Talvez possamos resumir este post dizendo a Cavaco Silva: Senhor Presidente, não foi para isto que os portugueses o elegeram.

Anónimo disse...

O deputado do partido socialista,João Proença,também presidente da central sindical do PS,adianta que vai para greve geral contra a política do Quero,posso e mando.
A memória deste indivíduo só tem quatro meses?!
Levaram o país à bancarrota e ainda fazem ondas.Graças ao domínio da comunicação social,onde é proibido mencionar Sócrates,o seu governo e escândalos e as responsabilidades do partido socialista nesta crise sem precedentes.
Quem ouve estes aldrabões,até pode imaginar que eles não governaram os últimos seis anos sem poposição e até com uma maioria absoluta.
Parabéns aos Josés Albertos Carvalhos,Josés Rodrigues dos Sants,Judites de Sousa,Fátimas Campos Ferreira e todos os lacaios desta seita.

Anónimo disse...

O Sapateiro também vai fazer um doutoramento em sapataria para Paris?

Anónimo disse...

Sim e não.O Sapateiro vai para sapataria.O outro foi para panelaria.

Anónimo disse...

Relvas no caso BPN, diz que não tem nada a ver com a coisa. A maçonaria no seu melhor.
Sobre o artigo, o Senhor Silva já mostrou para que serve e o que fez a este país, a pergunta deveria ser, se o Dr Pinto Monteiro deveria ir com ele.
O BPN o BCP é uma coisa do diabo, espero que sim.
É que não vi neste OE uma medida de diminuição da despesa que não fosse baixa de salários e aumento de impostos e já o perdoador mor das fiscalidade agora na saúde prepara nova PPP e já começou a desmantelar o SNS, vai afastar o que resta de bom, a formação que existia entre os mais velhos e os mais novos, vai gerar uma confusão dos diabos e provocar danos que se notarão ao fim de pouco tempo nos índices de morbilidade e mortalidade. Mas o homem nem merceiero deveria ser, pela mão da D. Manuela.
Pode apagar afinal o sr já teve o meu apoio agora acabou, ainda nem sei porque aqui venho. Acho que isto tudo terá de acabar da pior maneira.

Anónimo disse...

Então Dr ABC, cá está mais um militante do PS, o Duarte Lima, a quem o socialista Oliveira e Costa do BPN ajudou. Uns foi através de ações, outros com chorudos empréstimos.
Era bestial que o Dr ABC fizesse uns artigos do caso BPN, principalmente de quem mamou, mesmo que isso fosse arrasador para a laranjada. Mas já sei, o que interessa mesmo são os robalos do Vara.

Anónimo disse...

O Prof. Cavaco foi muito lesto em recusar um «pintelho» constitucional que estava no Estatuto de Autonomia dos Açores, mas em relação à (in) Justiça portuguesa deixa «correr o marfim»...

Para bom entendedor...

Anónimo disse...

Mais uns socialistas, que foram a desgraça de um povo, foram corridos. Em Espanha a direita deu uma banhada aos socialistas. A crise levou ao Governo após duas derrotas um líder da direita sem carisma e muito fracote. Até um "burro" à frente do PP Espanhol ganhava as eleições.
Vai ser este o próximo assunto do Dr ABC.
Será que o Dr ABC vai ter em conta que em todo o lado da europa aonde há eleições quem está no governo leva pela medida grande? Acho que não, porque as vistas são pequenas.


PS: Não fiquem apreensivos os socialistas, porque voltarão ao governo quando ocorrerem eleições na Itália, França, Alemanha e em outros países onde a direita governa. A crise a isto conduziu.

Anónimo disse...

Come uns róbalos que isso passa-te!