terça-feira, 11 de outubro de 2011

SócratesPo(rte)

O percurso académico do ex-primeiro-ministro José Sócrates em Paris, para onde terá dito (segundo o Expresso, de 10-6-2011) ir estudar Filosofia, já está embaraçado em nova polémica, bem como o seu alegado trabalho como «representante especial dos interesses do Brasil na Europa» e  em África. Revelou-o Paulo Pinto de Mascarenhas, no CM, de 6-10-2011, na sua crónica do «Correio Indiscreto». Transcrevo a notícia e depois comento.
«Sócrates foi recusado duas vezes em Paris
Correio Indiscreto conta-lhe as peripécias de José Sócrates para ser aceite em universidade de Paris

6 Outubro 2011
Por: Paulo Pinto Mascarenhas

A licenciatura domingueira do ex-primeiro-ministro José Sócrates continua a dar que falar. Mas desta vez dá que falar em francês. Rima e é verdade: a entrada de Sócrates no Instituto de Estudos Políticos de Paris, mais conhecido como Sciences Po da Sorbonne, foi por duas vezes recusada. Isto porque o currículo académico em Engenharia não terá sido considerado à altura da instituição francesa, que tem todos os anos 35 mil candidatos para 3500 lugares.
À terceira lá foi aceite nos estudos de Filosofia, mas para isso teve de entrar em acção o diplomata Francisco Seixas da Costa, embaixador de Portugal na capital francesa, que mexeu e remexeu os cordelinhos necessários para permitir a entrada do ex-chefe de governo na universidade.
Seixas da Costa esteve também na cerimónia de atribuição do doutoramento honoris causa ao ex-presidente brasileiro Lula da Silva, de que o Correio indiscreto deu conta aqui na edição da semana passada.
Nesse dia ficou provado, a quem ainda tivesse dúvidas, que José Sócrates aceitou o convite que lhe foi endereçado por Lula e pela sua sucessora Dilma para ser uma espécie de representante especial dos interesses do Brasil na Europa.
Sem terem de passar por Portugal, uma das portas de entrada dos brasileiros no Velho Continente, grandes empresas do país-irmão, como a gigante petrolífera Petrobras ou a cimenteira Camargo Correia, vão dispor de Sócrates como cartão-de-visita na UE.
Os serviços prestados não se ficam por aqui: o famoso ex-assessor de imprensa Luís Bernardo vai ser a lança de José Sócrates – e do Brasil de Dilma Rousseff – na África lusófona, de Angola a Moçambique.»
Paulo Pinto Mascarenhas conta-nos quatro coisas:
  1. José Sócrates candidatou-se ao prestigiado Institut d'Études Politiques de Paris, mais conhecido pela apócope Sciences Po, em Paris.
  2. A sua candidatura terá sido recusada duas vezes.
  3. O embaixador de Portugal em França, Francisco Seixas da Costa, «mexeu e remexeu os cordelinhos necessários» para que, à terceira vez, a candidatura de Sócrates fosse aceite.
  4. José Sócrates será o «representante especial dos interesses do Brasil na Europa», nomeadamente da Petrobrás e Camargo Correia.

Vamos esmiuçar os factos que Paulo Pinto de Mascarenhas alega. Sem confirmação, apenas colocamos questões sobre o SócratesPoGate.
  1. Sócrates não desmentiu o que terá dito sobre ir estudar Filosofia para Paris. A Sciences Po é um prestigiado «grande établissement», um instituto universitário, sem nome de universidade, assim à maneira do socialista ISCTE, que também pretende essa autonomia da Universidade Técnica de Lisboa. O instituto universitário está classificado em 35.º na área das Ciências Sociais no QS World University Ranking de 2011 e, nesta ordenação, em primeiro lugar entre os estabelecimentos franceses.
    Mas é provável que seja esta a escola e que Sócrates tenha mesmo aí sido admitido. Aliás, José Sócrates esteve na sessão de doutoramento Honoris Causa do ex-presidente brasileiro Lula da Silva, na SciencesPo, em 27-9-2011, segundo informa o próprio instituto. Vistos os cursos à procura de Filosofia, só nos aparece um «double cursus sciences sociales et philosophie», que dá um diploma duplo nas Ciências Sociais e Filosofia, em conjunto com a Sorbonne-Paris IV. Será esse o diploma/curso?
  2. Num instituto superior com enorme procura e baixa taxa de admissão, é normal que a candidatura de Sócrates fosse recusada, tendo em conta o seu fraco currículo académico - bacharel em Engenharia Civil, licenciatura pela Universidade Independente em Engenharia Civil e uma Pós-Graduação em Gestão de Empresas pelo ISCTE (terá feito apenas a parte curricular do MBA e, portanto, não tem o mestrado, não é mestre). Falta informação sobre o processo de admissão. Como aqui se descreve? Currículo, prova, entrevista? Sócrates terá mesmo sido recusado duas vezes e só entrou à terceira?
  3. Não posso crer que o embaixador de Portugal em França tenha tido qualquer contacto, directo ou indirecto, com a escola, com o intuito de beneficiar a candidatura do cidadão José Sócrates perante outros candidatos. Mas se o fez, deve ser destituído da função: um embaixador de Portugal não pode ser envolvido em tal serviço particular, nem desprestigiar o País em semelhante escândalo. O ministro Paulo Portas deve chamar o embaixador para que este explique e, caso se confirme, demiti-lo. E seria útil que o embaixador desmentisse publicamente ter tido qualquer contacto pessoal, telefónico ou escrito, com qualquer membro ou colaborador da referida escola.
  4. Diz ainda Paulo Pinto de Mascarenhas que Sócrates será o «representante especial de interesses do Brasil na Europa e em África (onde alegadamente terá o apoio do seu assessor de imprensa, Luís Bernardo). Se for como diz o jornalista - e falta confirmação -, que Sócrates passe a ser «cartão-de-visita» (sic) da Camargo Corrêa, reactiva-se a ligação empresarial a Armando Vara, presidente do Conselho de Administração da Camargo Corrêa África, desde 1-9-2010. Uma Sovenco africana? E será que, agora no estrangeiro, vai reforçar o grupo da Cova da Beira, com os seus amigos: Carlos Manuel Santos Silva, vice-presidente do Grupo Lena; o famoso professor António José Morais e  Horácio Luís de Carvalho - o do Tetra e do Siresp (ver também «O Dossiê Sócrates», p. 330), depois recuado em Inglaterra,  tendo alargado depois os negócios da HLC Environmental Holdings para além do ambiente, e da Carbon Capital Markets, com a Aeolus Wind (energia eólica), para o Brasil (Zephyr) onde entrou na energia eólica e na biomassa (capim-elefante) e também pretende entrar no bio-diesel, com uma esmagadora de soja e uma esmagadora de mamona, e ainda para a África do Sul e a Ucrânia. E ainda com os seus tios Júlio e Celestino? Ou, quiçá, também com o reforço dos seus primos Bernardo, o angolano, e Hugo, o chinês?

O ex-primeiro-ministro não abandonou a política. Do que me é dito, Sócrates continua a comandar os seus homens instalados no aparelho de Estado e a imperar no Partido Socialista, onde António José Seguro é pouco mais do que um verbo de encher balões furados. Enquanto  se delicia com a omissão deste Governo PSD-CDS o responsabilizar pelos contratos das parcerias público-privadas, do Magalhães e outros negócios, Sócrates, qual «Príncipe da Grã-Ventura» no deslumbramento de novo nababo  em Paris, vai preparando a sua candidatura às presidenciais de 2016, que Guterres também quer. Por isso mesmo, é legítimo aclarar o seu percurso antigo e actual.


Actualização: este poste foi actualizado às 12:58 de 11-10-2011.

Limitação de responsabilidade (disclaimer). José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa, Francisco Seixas da Costa, Luís Bernardo e Armando António Martins Vara, e outras entidades referidas nas notícias dos media que comento não são suspeitos do cometimento de qualquer ilegalidade ou irregularidade neste assunto.
José Sócrates não chegou a ser constituído arguido no caso do Aterro Sanitário da Cova da Beira, tendo alegadamente (
CM, de 10-10-2011) o procurador encarregado do processo recusado a busca domiciliária de José Sócrates, que a Polícia Judiciária alegadamente pediu - como conta hoje o José, na sua Porta da LojaJosé Sócrates é testemunha no processo do aterro da Cova da Beira, indicado pela ex-mulher do professor António José Morais, Ana Simões.

76 comentários:

Anónimo disse...

Por falar em Sócrates e em negociatas, talvez o Ministro Álvaro venha a fazer alguma coisa:

http://economico.sapo.pt/noticias/economia-vai-renegociar-novas-concessoes-rodoviarias_128679.html

O Ministério da Economia, liderado por Álvaro Santos Pereira, vai renegociar os contratos das novas concessões rodoviárias.

O Governo vai iniciar uma nova frente de renegociação de contratos com as concessionárias rodoviárias das novas concessões adjudicadas pelo anterior Governo de José Sócrates. Esta renegociação poderá também ser alargada às concessões SCUT (sem cobrança ao utilizador) e às que já deixaram de o ser.

"Está a ser estudado o cancelamento, suspensão ou revisão de um conjunto de troços incluídos nas subconcessões em curso, em virtude das actuais condições financeiras", adiantou ao Diário Económico fonte oficial da Secretaria de Estado das Obras Públicas.

A mesma fonte acrescenta que "esta medida abrange dois tipos de troços: de concepção/construção ou aumento de vias concluídos, cujos trabalhos ainda não se tenham iniciado ou se encontrem numa fase inicial; e os troços de requalificação, beneficiação, conservação, operação e manutenção, passíveis de serem cancelados", cuja manutenção ficará a cargo da Estradas de Portugal (EP). O Diário Económico já havia avançado que o Governo iria cancelar a construção de parte do IC3, integrada na concessão do Pinhal Interior, sendo também conhecidas as intenções de suspender uma parcela da concessão do Baixo Tejo. Questionada sobre os outros novos cortes em concessões, a tutela disse que, "a seu tempo, serão conhecidos mais detalhes".

Anónimo disse...

Nas zonsa do Pinhal Interior, é com estupefação que vemos dezenas de grandes máquinas nas estradas a removerem terras.

E assim vai o país dos Coelhones tontos. O Coelhone delicia-se com a família Mota, e os tugas, tontos, pagarão a electricidade 9% mais cara em 2012.

Isto é o maior saque de que há memória, e Passos Coelho é o instrumento do saque, para pagar aos grupos financeiros e da construção que saqueiam o resto do que ainda existe de Portugal.

Portugal está morto.

Anónimo disse...

Seria útil que o embaixador desmentisse?!
Acha mesmo que esta gente tem pejo em desmentir,ainda que seja verdade?
Andam a mentir há 37 anos e ninguém os prende...

Anónimo disse...

Protegido como deve estar, pelo Grupo-dos-ricaços-que-mandam-no-Mundo, ele vai longe.

Pelo menos estão publicadas as fotos que comprovam isso.

E ninguém o vai chamar à pedra porque as forças são universalmente poderosas.

Ele só abriu a cova a Portugal.
O resto do funeral é com outros gatos-pingados, que pertencem à mesma Funerária embora portadora de logótipo diverso.

País de gente menor, formatada durante 37 anos para o seu ÓBITO.
Que repouse em Paz.
P.N.A.M.

Anónimo disse...

Caro Dr. António Balbino Caldeira, bom post e bem dirigido, como uma seta, ao coração de um dos alvos da nossa desgraça.

Veio agora o outro alvo da nossa desgraça informar que Portugal deve 400 mil milhões de euros.

Meus amigos, para pagar 80 mil milhões são os tormentos anunciados, para os 400 mil milhões é só imaginar!

Napoleão

Anónimo disse...

O outro alvo é aquela figura do antigo MF, prof. de finanças -- qual a qualidade dos seus alunos?

Anónimo disse...

Custa-me a acreditar que um embaixador sério e competente como o socialista Seixas da Costa se tenha emporcalhado neste novo affaire Sócrates.Se é falso que esclareça e desminta.

Anónimo disse...

Sócrates dará um bom Presidente.

Não vai ficar a cortar fitas ou a visitar cemitérios.

Anónimo disse...

Presidirá à República dos Abichanados.
Para tal,dar-se-à independência à Berlenga.

Anónimo disse...

http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/10/dilma-sanciona-lei-que-preve-aviso-previo-de-ate-90-dias.html

se aqui é arcaico aí é jurássico..taindes perdidos..

Anónimo disse...

A antiga Primeira-Ministra da Ucrania apanhou 7 anos de prisão, acusada de ter prejudicado a Ucrania nos negócios do gaz natural com a Rússia.

E os multiplos negócios em que o Delinquente prejudicou Portugal? As Parcerias público-Privadas que aasinou? Os Magalhães? A venda obrigatória de dívida pública à banca?

Não tem que ser julgado, o Delinquente?

Anónimo disse...

No blogue "A Porta da Loja",leiam este post "O Direito vai de carrinho ao cinema ver o Tintin em 3d".
Está lá desmontado o esquema que a máfia socialista usa para fugir às grades da cadeia.

Anónimo disse...

E o Isaltino é agora que vai para a cadeia? Ou vai arranjar mais um "incidentezinho"?

Anónimo disse...

Isaltimo?! É uma cabala,uma campanha negra...
Só tem que repetir os slogans dos socialistas com o rabo preso na Casa Pia,Freeport,Face Oculta,Terminal Contentores,you name it!
Aprenda com o Zé da Cova da Beira ou com o Vara.

+ou- disse...

Não percebo, é como com tanto "mal dizer" diário, com tanta "safadeza” a céu aberto, com tanta corrupção à vista e não desmentida (provas destruídas, blá, blá…) e tanto “embuste” generalizado, não há "calhau" que decida rolar "colina abaixo" e esmague todo este imenso e bem organizado bando que, de poderoso, só tem a ignorância e cobardia dos seus milhões de pategos conterrâneos.
Estamos todos a pagar "forte e feio" e merecidamente, porque, apesar de a todo o momento, nos atirarem com “merda” para os olhos, limitamo-nos a pestanejar e, merdosos como somos, assim continuamos caminhando borrados e mal cheirosos – que não para a fonte…
Claro que merecemos nos “caguem em cima”, e muito!
Parece que para nada mais servimos; estamos "formatados" para servir de latrina e... não culpem disso o mais que defunto e putrefacto Salazar; ele, afinal, nada percebia desta "merda"...

Anónimo disse...

Quantos anos de cadeia devem ter os governantes que actualmente estão a destruir a economia nacional e a alienar o vasto património social e empresarial acumulado?

7? 10? 15?

Sabem quantas empresas e estabelecimentos fecham diariamente e quantos suicídios acontecem?

Anónimo disse...

Bora lá, ó Anónimo.
Dizes "Sabem quantas empresas e estabelecimentos fecham diariamente e quantos suicídios acontecem?"
E eu pergunto: Aumentaram os suicídios ou ACHAS que aumentaram?

Anónimo disse...

Caro Dr. ABC, continuamos com este folhetim falhado? Hoje 12 Outubro o que nos deve preocupar é o que o Socras faz?

Anónimo disse...

Os suicídos, infelizmente, aumentaram.

Está na PORDATA.

Anónimo disse...

Isto é em Portugal. O país que foi dirigido pelo Grande Vigarista:

http://economia.publico.pt/Noticia/insolvencias-aumentam-10-no-terceiro-trimestre-do-ano-1515776

Até Setembro, registaram mais de 3400 falências judiciais em Portugal, com destaque para os sectores da construção e do comércio.

De acordo com dados recolhidos pela COSEC, o aumento homólogo foi de 10%, comparando com as 3095 insolvências declaradas até Setembro de 2010.

Das 3408 falências judiciais registadas nos primeiros nove meses deste ano, praticamente metade foram protagonizadas por empresas ligadas à actividade da construção e do comércio.

Os distritos de Porto, Lisboa e Braga lideraram o ranking das insolvências nacionais, seguindo a tendência já registadas em trimestres anteriores. Pelo contrário, Beja e Bragança consagraram-se como os distritos com menos falências judiciais, representando apenas 0,8% do total.

Anónimo disse...

Isto é o Brasil, dirigido pelo Lula:

http://www.infomoney.com.br/negocios/noticia/2226459-numero+falencias+empresas+cai+entre+janeiro+setembro+2011

SÃO PAULO – O número de falências decretadas recuou 7,89% entre janeiro e setembro deste ano, na comparação com o mesmo período de 2010, passando de 570 para 525 registros, segundo dados divulgados pela Serasa Experian nesta quinta-feira (6).

Do total das falências nos nove primeiros meses do ano, os decretos das micro e pequenas empresas caíram de 511 para 469, e das médias empresas passaram de 50 para 39. No entanto, em relação às grandes empresas, o número passou de nove decretos para 17.

Levando em consideração o mês de setembro, em relação a agosto, o número de empresas que tiveram a falência decretada passou de 65 para 82, um crescimento de 26,15%. Dessas, 75 eram micros e pequenas empresas e sete eram médias.

Anónimo disse...

Dado os suicidios estarem a aumentar convida-se o governo de Miguel Relvas a taxar uma sobretaxa adicional ás agencias funerarias

Anónimo disse...

O suicídio é crime.
As coimas respectivas podem reduzir o défice.

Em Paris alguém se está a rir disto tudo.

Anónimo disse...

Foi o Socrates, Cavaco e Mario Soares que rebentaram com esta m-rda toda. Agora sim o Relvas tambem nao é nenhum santinho porque é intelegente suficiente para vir a orientar-se com o dinheiro da troika. Veremos mais tarde. Eles sabem que ninguem vai preso

Anónimo disse...

Ó Anónimo Suicidário. A burrice não paga imposto e aminha fonte tb é o PORDATA. Qual é a parte de interpretação dos gráficos que não percebes? E já agora os dados disponíveis vão até 2009 e de 2008 para 2009,pasme-se, até baixaram.
E já agora a culpa do pico em 2002 foi do Governo Durão Barroso?

Anónimo disse...

Só mais uma coisinha. Se tivessem experiência nas empresas percebiam que a insolvência (assim se chama) tem como objectivo proteger credores e em regra resulta de muitas origens. A crise apenas apura, estreita a malha e evita a gestão com o dinheiros dos outros, seja dos trabalhadores, dos fornecedores, do estado ou da banca. A purga devia ter ocorrido mais cedo para que "empresários" da treta não arriuinassem empresas com futuro. Têm dúvidas? Falem com um Administrador de Insolvência ou com um Chefe de Repartição.

Anónimo disse...

Tem razão,mas mais nocivos que os "empresários da treta" são os chefes de repartição e administradores de insolvência.Não conheço nenhum que seja pobre e não criam cabras...

Anónimo disse...

este governo nao trouxe surpresas, Em vez de governar acabando com o compadrio nas empresas publicas, corrupçao, mordenias megalomanas,
como sempre opta governar lapidando especificamente os que trabalham e os mais necessitados.

Anónimo disse...

Relvas entrou para a politica com sapatos baratos e com uma mao atras do rabo e outra á frente do rabo. Actualmente ja tem uma empresa no Brasil. Nao sei bem amanha quantas empresas irá ter no mundo e caraibas

Anónimo disse...

Existe intenção do CDS de chamar os responsáveis pelo buraco de 700M nas SCUT ao Parlamento.
Habilidosos estes corruptos.
Em vez de mandar a PJ nos calcanhares dos gatunos do socialismo da treta,tornam tudo isto num teatro de cordel,branqueando a vigarice.
Mais uma vez atiram areia aos olhos dos pobres contribuintes para o bodo dos políticos.
Uma questão criminal passa a questão política.
Adivinhem como vai acabar...

Anónimo disse...

Para os emissários do Parisiense, que dizem estar a rir-se, apenas e só uma ideia banal, morreu o pai e o irmão, por circunstâncias banais em duas semanas. A banalidade não pára em Badajoz. Tem alcance global.

Anónimo disse...

Quanto aos gestores de insolvência, sabem muito sobre muita coisa, menos sobre gestão.

Os das repartições não passam de amanuenses pagos como nababos, que apenas servem de instrumento ao novo Estado de Direito, em substituição da antiga polícia política. Agora, são a polícia da penhora.

Ao menos, os empresários têm TODOS os dias que tentar arranjar trabalho, que gere rendimento para pagar salários, para pagar a luz, para pagar as rendas.

Os gestores de insolvência gerem as suas relações com os nababos dos tribunais e das repartições. Cosa nostra.

Anónimo disse...

Estamos no esplendor duma República Fiscalista e Confiscatória.

Quem puder sair do país, que fuja!

E já!

Anónimo disse...

Off topic.

Algo está muito mal, num pais que se diz desenvolvido...!

É para mim completamente sureal o atendimento ao qual fui sujeito hoje num balcão da CGD no concelho de Paços de Ferreira.

Factos:
Apôs 15 minutos de espera, pedirem para voltar de novo ao balcão de de 15/20 minutos para ter disponível em notas de 50/100 ou 200€ para entrega em numerário de 2000€.

De regresso:

- única caixa disponível sem ninguém para atender durante cerca de 10 minutos

- aglomeram-se 10/12 pessoas na fila.

- um gestor ou sub-reitor ao telemovel, com conversas sobre passwords num tom que não deixava a todos os presentes indiferentes a conversa…!

- 3 funcionarias em amena cavaqueira aglomeradas numa das secções

- 2 clientes numa secretária próxima sem compreenderem a demora no
- verifica-se que uma funcionaria volta de novo para atender este referidos clientes e de seguida sai para lanchar, ficando os mesmos ai á espera…!
- entretanto chega o funcionário da caixa que tb se tinha ausentado para ir lanchar…

- o gestor que no fim do telefonema se junta ás funcionarias....

muito mais teria para descrever, sendo que mais surreal se tornaria...!

Com um atendimento destes na minha empresa, ou já tinha fechado portas, ou "extorquido dinheiro" aos clientes para a manter...!

Anónimo disse...

A Caixa é o banco do Estado. Está na maior. Apesar de estar falida, não falta um centimo de salário e comissões aos seus directores e administradores.

Há sempre um aumentozinho de impostos à espara, para lhes pagarem os saláriozinhos.

O Bispo Marcelo veio falar no fim do 13º e 14º mês em 2012.

Preparem-se, que o avião está a cair, e não há paraquedas.

Anónimo disse...

Colocar os pensionistas a pagar ADSE,a partir dos quatrocentos e tal euros?!
E que tal acabar com as reformas múltiplas e colocar um tecto nos 2500 euros?
Que tal acabar com as pensões vitalícias e reduzir o número de autarquias e burocratas?
Que tal recuperar o dinheiro que está nos Offshocrates e foi obtido à custa de corrupção e roubo?

Anónimo disse...

Volta Sócrates.

Estás perdoado.

Esta malta vai destruir o país mais velhinho da Europa!

Vamos ficar pior do que a Grécia.

Agradeçam às Exmas Personalidades que precipitaram Portugal no poço!

Desde os fala-baratos Medinas, Marcelos, Barretos Fujões à Tropa, Marques Mendes, Santanas e outras inutilidades nacionais.

Agradeçam e ponham-se já saltar a fronteira!!!!!!!

Anónimo disse...

Um rapazinho que fumava gansas vem dizer a mim que tenho que trabalhar mais 1/2 hora. Este pais está bonito

Anónimo disse...

Como eu previa Portugal acabou, e como acabou, estes já não ganham mais eleições.

Merkelzinha, já podes levar para a Alemanha os operários portugueses que querias, isso é que é cá um jogo de ancas, sua marota!... Não te esqueças de dizer ao filósofo que já pode voltar, será recebido "em ombros".

É pá! Qual é o médico que é especialista em lipo-aspiração?

Napoleão

Anónimo disse...

O Medina Carreira e o Santana Lopes deram cabo de Portugal.
O que nos safou foram os seis anos de Sócrates e outros tantos de Guterrada.
Bem visto.

Anónimo disse...

Enquanto o nababo Sócrates se rebola de gozo em Paris gastando o dinheiro que roubou durante 16 anos aos Portugueses esta merda de Coelho nada faz para o responsabilizar e meter na cadeia.Só o protege enquanto arrasta os Portugueses para uma miséria cada vez mais profunda.

Anónimo disse...

Esta classe política,além de desonesta e corrupta,acha que somos um verbo de encher.
Mas talvez tenham uma surpresa.
Há já muito desemprego e carência,enquanto no país vivem paredes meias,parasitas do Estado a rolar em Mercedes e BMW topos de gama.

Anónimo disse...

Quando é que a tropa sai dos quarteis no lugar de irem defender interesses estrangeiros?

Só a tropa é que pode defender o Povo!

Estar à espera da classe politica é como estar à espera que os ladrões entrem em casa!

Ferreira, Luís Manuel Silva disse...

Deixem lá o Sócrates, esse senhor é do passado e deveria era estar preso por aquilo que fez ao país.
Agora deveríamo-nos preocupar com o Pedro Passos Coelho que acabou de anunciar medidas brutais que vão levar isto para o abismo e tudo para os algozes mercados financeiros, abutres bnaqueiros e invaosra troika verem.
www.daescritaaleitura.blogspot.com

Anónimo disse...

Sócrates é do passado???
E a crise que o vígarista causou,também é do passado?
Boa tentativa!
Mas descolar a miséria que se vive,da figura do trafulha,não pega.

Anónimo disse...

As ajudas de custo que o Miguel Relvas roubou no 2º governo de Cavaco Silva nunca as devolveu. Esse deveria de ser hoje preso, chamado à justiça, vergonha de portugueses. Agora está armado em seria a governar. Com ele atençao ao dinheiro da troika. pode levar a mesma volta que levou os subsidios que portugal recebeu.

Ferreira, Luís Manuel Silva disse...

É claro que o Sócrates tem muita culpa da situação que estamos a viver, mas cuidado, não podemos ser setários.
Os do PSD não são nenhuns santinhos, nem os do CDS, eu não me esqueço dos corrutos no tempo do Cavaco e do Barroso, além disso eles sã neoliberais e castigam muito o povo, por isso a Troika e o défice são apenas argumentos para que eles façam o que sempre sonharam, colocar o povo na misériea e a trabalhar como escravos para os servir.

Anónimo disse...

Ouça,caro Luis.
Estou-me positivamente nas tintas para essa luta alegórica de esquerdas e direitas.Cada um persegue os seus moínhos.
A bancarrota Sócrates não pode ser imputada a mais ninguém que não ao PS,que governou em maioria absoluta num primeiro mandato e sem oposição no segundo.
Antes disso tivemos três anos PSD/CDS,antecedidos de seis anos Guterres.
Se quer atribuir culpas ao Marquês de Pombal ou ao Fontes Pereira de Melo,é-me indiferente.

Anónimo disse...

E tanto assim é,que durante anos os seus camaradas andaram a traçar cenários óptimistas e a desancar quem,como Ferreira Leite,lançava alertas vermelhos.
Mas nem vale a pena entrar em pormenores.Todos os conhecemos demasiado bem.

Anónimo disse...

Então Sr. Professor A. Balbino Caldeira:

Onde está a sua EUFORIA com a VITÓRIA do PSD, a seguir às últimas eleições legislativas portuguesas?

Onde está todo o seu OPTIMISMO que então transpirava dos seus escritos?

Bem sei que lhe disse:
"Para a Páscoa falamos!"

Mas afinal, pelo andar da "carruagem", penso que não vai ser necessário esperar tanto tempo!

VEREMOS!

Anónimo disse...

Bastaram quatro meses para estes tipos passarem o ónus de seis anos de vigarice para este governo.
Estavam convencidos que não pagavam as falcatruas do aldrabão que está em Paris a gozar a vida como um sheik do petróleo.

Anónimo disse...

Tão cedo não vamos esquecer deste «murro no estômago» no dia 13 de Outubro, dia de Nossa Senhora do Rosário!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Ò Melga,pelo teu aspecto tens lugar marcado na Opus Gay,se te deixarem sair do manicómio.Ahahaha!

Marcelo Borges disse...

oi desejo a todos uma boa tarde e que Deus Abençoe todos que estão lendo esta mensagem, amem!
http://www.radioelos.hd1.com.br

Marcelo disse...

Muito bom seu artigo, gostaria de seguir seu blog obrigado e parabéns!!!

Anónimo disse...

Este PEDRO é mais um daqueles PSs que só tem visão traseira.É da facção Sócretina.

Anónimo disse...

O de Paris viu o pai e o irmão morrerem por uma questão banal em 2semanas. A Natureza também vai chegar a Paris. Pode ele esperar por isso. o que faltava era o pai e o irmão terem morrido por causa do Vigarista.

Há o país antes do Vigarista. Há o país depois do Vigarista. Tem que pagar caro. Muito caro

Anónimo disse...

É pá, grande notícia esta!
Então o Sócrates conseguiu entrar no Sciences Po da Sorbonne que tem todos os anos 35 mil candidatos para 3500 lugares. É obra. Os meus parabens ao Sócrates.
E parabens também ao Passos Coelho por não ter aumentado o IVA do vinho e do leite achocolatado. E já agora os meus agradecimentos por, enfim, o nosso primeiro ter reconhecido que a crise internacional tem graves consequências no nosso país. É que no tempo do Sócrates essa crise pouco ou nada influenciava os nossos problemas porque estes eram apenas devido aos desmandos do governo Sócrates. Está certo agora o Passos.
O CDS que sempre votou contra tudo o que previa aumento de impostos aprova agora tudo com o maior aumento da carga fiscal de que temos memória. É a vida!...
No que respeita às derrapagens deste ano gostava de conhecer a sua cabal justificação. Terá sido a Madeira? O BPN? A cobrança de impostos que ficou muito abaixo do previsto? O corte nas despesas que falhou? O que foi de facto?
O Dr ABC por certo tem as respostas, mesmo que sejam apenas adivinhações.

Paulo Lopes disse...

Quatro meses de Governo é que desequilibraram o país? Ou foram seis anos de mentira?
Sem partidarismos fosse este partido ou o outro ou outra coligação que lá estivesses. Não nos enganem mais..

Em relação a situação a que chegamos até agora eu continuo a espera que os responsáveis como aconteceu em outros país sejam chamados a dizer-nos porque é que fizeram negócios do estado absolutamente ruinosos?
E o Sr. Procurador da Republica foi avisado por Juízes ou ex-Juízes do tribunal de contas que tem os relatórios todos de que é que esta a espera para se por a investigar a sério o que é que foi feito?

Que se chamem pessoas que continuam alguns no Parlamento a justificar o injustificável e que respondam não só em termos políticos mas em termos judiciais, respondam ao país, que foi muito grave o que fizeram. E aqui há governantes, ministros, secretários de estado e outros que já haviam de estar a responder por isto...
"José Gomes Ferreira"

http://www.youtube.com/watch?v=FbneNn2tjKg

Anónimo disse...

Ó Dr ABC, ouvi dizer que não vamos morrer da doença mas sim da cura que o Passos nos está a aplicar.
Concorda Dr ABC?

Anónimo disse...

Até querem tirar os feriados religiosos desta Terra de Santa Maria.

Nem no tempo do PREC e do Vasco Gonçalves se eliminou os «dias santos», que estão enraizados na Tradição e Cultura portuguesas.

Isto é invenção do maçon Relvas e dos judeus que andam à volta dele!

Anónimo disse...

Vamos ver a partir da chegada do dinheiro da troika por quantas vezes se multiplicará o patrimonio do Relvas no Brasil e Caraibas

Anónimo disse...

Relvas está-se enchendo.

Os «irmãos» são para as ocasiões!

Anónimo disse...

Se se quer responsabilizar criminalmente o primeiro a dever ser responsabilizado é Pinto Monteiro,o grande encobridor do Sócretino, e como tal o segundo maior responsável pela bancarrota Sócrates.Ou julgam que não temos memória?Enquanto Passos e Cavaco não demitirem Pinto Monteiro não podemos acreditar em nada do que dizem.

Anónimo disse...

Portugal está FALIDO.

Sócrates foi o MAIOR responsável da FALENCIA de Portugal.

Há mais. O Soares. O Flopes. O Barroso. O Sampaio. O Cavaco. O Teixeira dos Santos.

Há no entanto, um GRANDE Português, a quem todos os portugueses que ainda existem devem muito, e chama-se Henrique Medina Carreira.

Ele alertou para o bando de Incompetentes e Criminosos que têm dirigido o país.

Eles hão-de ser julgados, e não vai ser nas urnas. Vão para as urnas. Garantidamente.

Deve mais a Estradas de Portugal, do que o BPN + Madeira x 5 vezes.

Vão falar com o Almerindo, que fuigiu da Estradas de Portugal.

Portugal Morreu, por culpa dos portugueses.

Paulo Lopes disse...

"Creio que o Dr. Passos Coelho é uma pessoa honesta, que quer mudar Portugal e tem uma enorme batata quente nas suas mãos.

Não deve transigir, porque dos fracos não reza a história."

http://jose-maria-martins.blogspot.com/2011/10/os-portugueses-estao-passar-mal-por.html

Anónimo disse...

Portugal está sob o domínio do IV Reich!

É uma vergonha, mas é a mais pura verdade!

Paulo Lopes disse...

Apesar do governo ser outro, ainda parece que o PS é quem manda, especialmente nos média.

Lembram-se certamente que no governo PS, o tempo dado nas TV's à oposição era sempre a fugir e vinham logo em seguida os fazedores de opinião do PS para manipular essas declarações? Pois, hoje o PS continua a dominar a informação e a distorcer e manipular todas as medidas do governo com o seu batalhão de comentadores entrincheirados como uma infestação de ratos.

Para bem da saúde pública, chamem urgentemente a brigada de desratização.

A bem da Nação!

J.F. disse...

Grande condomínio de luxo está a ser construído em Luanda, foi dificil saber quem era o proprietário mas... dois irmãos de Sócrates, tinha que ser.

Indignados disse...

Indignem-se contra os ex-governantes e políticos que conduziram o País a esta situação.

Anónimo disse...

Sócrates fez bem em ir para Paris.

Aturar esta canalha de ingratos não é nada fácil.

Eu que o diga!

Anónimo disse...

Realmente,parece que ninguém está grato pela bancarrota...

Anónimo disse...

Quando chegar o dinheiro da troika vamos ver aonde vai parar a fortuna pessoal de alguns dos actuais governantes.

Anónimo disse...

O Relvas tem negócios no Ultramar Luso Tropical!

Anónimo disse...

Muitas das coisas que se decidem nos governos fazer mover dinheiros que não se deveriam mexer.

Algum dinheiro veio do Brasil para que certa pessoa decidisse a adopção da grafia brasileira em Portugal e, por via disso, nos PALOPS...

Francisco Seixas da Costa disse...

Porque fui informado que o assunto foi aqui referido, apreciaria se pudesse ter a amabilidade de reproduzir a minha carta que o "Correio da Manhã" hoje divulga:

"O “Correio da Manhã” publicou, na passada semana, uma notícia relativa à admissão do Engº José Sócrates no Instituto de Estudos Políticos, na qual se afirmava que o embaixador de Portugal em França “mexeu e remexeu os cordelinhos para permitir a entrada do ex-chefe do governo na universidade”, após uma suposta “terceira recusa” à sua admissão.

Isto não corresponde à verdade. Nunca me foi pedida, nem eu levei a cabo, qualquer diligência para facilitar o acesso do Engº José Sócrates ao Instituto de Estudos Políticos, nem nunca chegou ao meu conhecimento que tenha havido qualquer dificuldade na respetiva admissão naquela escola.

No que me toca, e sobre este assunto, os factos são muito simples e não admito que sejam contestados.

Em inícios de Julho, o antigo Primeiro-Ministro contactou o embaixador de Portugal, porque gostaria de obter uma informação sobre os cursos existentes em Paris, numa determinada área académica que estava a pensar frequentar. Como na altura veio publicado na imprensa portuguesa, foi-lhe proporcionado um contacto com dois professores universitários, que melhor o poderiam elucidar sobre o assunto. A intervenção do embaixador de Portugal neste processo começou e acabou ali.

Só no final de Agosto, quando regressei a Paris, é que vim a saber que o Engº José Sócrates havia escolhido aquela escola e que nela fora admitido."