quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Portas e Relvas

A visita a Portugal, em 1-9-2011, de Mariano Rajoy Brey, líder do Partido Popular espanhol e, segundo as sondagens, próximo presidente do Governo, um galego de Pontevedra, ficou atravessada na garganta de Paulo Portas.

Os ataques oficiais violentos de figuras do PP (e directos no Parlamento ao ministro das Finanças!), e do i, o seu diário oficioso, ao Governo derivam de Portas não ter conseguido o poder que desejava no executivo. As grandes decisões políticas e económicas são tomadas em São Bento, sem a sua influência, e, como é habitual, vão já preparadas para o Conselho de Ministros. Por isso, Paulo Portas agita.

O périplo de Passos Coelho por Madrid e Berlim, na passada semana, que não levou Portas, o seu ministro dos Estrangeiros, já tinha aborrecido. Agora, somou-se a visita de Mariano Rajoy a Lisboa, com o pretexto da Universidade de Verão do PSD de 2011, um evento que fica para a história do partido com o grito de «Soares é fixe!» (um amigo diz-me que, nesta toada de Castelo de Vide, terra de Carlos Melancia, bem podiam ter clamado «Soares é fax!»..). No Governo Mariano Rajoy foi recebido pelo... Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas e não pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros. Pode argumentar-se que Rajoy preferia ser recebido por um ministro de um partido congénere no Partido Popular Europeu, o PSD. Mas o que se demonstra, para as relações de poder, internas e externas, é que o número dois do Governo é Relvas e não Portas - o que não foi composto pelo jantar privado de Passos com o ex-Presidente brasileiro, Lula da Silva, no qual esteve Portas... mas também Relvas.

Porém, o desconsolo não ficou por aqui. Mariano Rajoy foi recebido pelo Presidente Cavaco Silva, no palácio de Belém. E, por tabela, também o Presidente foi colocado no mesmo cesto de amargura, como se percebe deste remoque de Luís Filipe Coimbra, no 31 da Armada, blogue oficioso do PP, em 3-9-2011.

Ora, importa lembrar que a resolução da crise gravíssima em que o socialismo afundou Portugal, não tolera estas guerras intestinas no Governo. Convém que se ponham todos a remar para o mesmo lado e com coragem e vigor.


* Imagem editada daqui.


Actualização: este poste foi emenado às 14:21 de 9-9-2011.

15 comentários:

Anónimo disse...

Remar com portas é uma tarefa impossível.Com relva a galera fica parada.O comandante só tem uma solução.As portas ficam a boiar,a relva vai para o fundo,escolhe marinheiros fortes e destemidos que sabem remar com remos bem afiados e aponta o leme ao único porto seguro:a limpeza geral da podridão do Estado.Aconselha-se a leitura prévia da História da batalha de Lepanto.

Anónimo disse...

Um é um político ocasional.O outro um gatuno profissional.

Anónimo disse...

Se o velho Don é fixo,o menino Duartinho é faxo.

Anónimo disse...

ASSUNÇÃO ESTEVES - aos 42 anos com 484 contos/mês (2.420 euros) após 10 anos de trabalho?...
Bem trabalho, trabalho e teria acumulações?



Assim sim !!!

Há muitos mais incluindo o Presidente desta República e que gosta muito do Facebook.

Anónimo disse...

Pois, por alguma razão se diz que a Irmandade maçon tem mais influência neste governo, do que no anterior.

Ao que Portugal chegou, depois de ser dirigido por um salteador profissional, agora tem um viajante fantasma que mais parece um rosadinho lavrador.

Anónimo disse...

Se Passos quer iniciar uma guerra idiota com Portas é lá com ele e defina-me quem é a segunda figura do governo, porque eu não sei o que é.
Acho que Passos é gémeo de Sócrates, como o PS e PSD são gémeos, como irmão que por vezes parecem desavindos, no fundo nas PPPs, Fundações e IPs e em outros negócios não desalojam os seus camaradas, daí ser mais fácil ir pelo lado da receita como muito atabalhoadamente o Ministro das Finanças tentou dizer.
Saiba Vª Exª que não tenho medo do que afirmo e neste momento em que se vive uma guerra civil não declarada, mais tarde ou mais cedo as coisas a pagar serão pagas da forma do costume e como é costume nessas coisas, espero que não venha a ser declarada, mas se entrarmos em incumprimento, coisa em que acredito de forma clara, ela será assimétrica, porque a contracção da economia não (?) foi calculada pelo governo e logo o lado da receita não será possível.
O inevitável é uma questão de tempo, porque tudo foi orquestrado como no Iraque,Afeganistão (ópio), no Norte de África e agora mais uma vez na Europa continental. Blair colocou as peças e bem podem clamar do MI6, porque aconteceram coisas sempre como o lema: "That's all about oil", o incidente da Escócia idem.
Boa tarde também para si.

Anónimo disse...

Consta que na Université d'Été du PSD a sobremesa diária obrigatória era melância e no seminário de estudos arqueológicos se ensinava a fazer um fax em qualquer dia da semana,incluindo aos Domingos.Diz-se também que o "reitor" Calvo Rabbit só assinava os diplomas ao Domingo e em 2012 on change.O novo "reitor" vai ser um filusufu errante que falta muito às aulas.Honni soit qui mal y pense!

Anónimo disse...

a pergunta que faço ao anonimo das 16h06 é querer saber quem é o gatuno profissional. Que eu saiba o Portas é so um governante extravagante. Eu penso que se refere ao outro

Anónimo disse...

Caro Dr. ABC, temos um novo revolucionário, em Portugal.

-- Soares é fixe, gritavam!

Pois eu grito: "Enloucou" de vez o fixe! Com que então uma revolução "desta vez a sério"?

Prontos, vão-lhe às massas da fundação, só pode ser.

Napoleão

Anónimo disse...

Ora, a Fundação Mário Soares, quantos milhões recebe da CMLisboa? E do Ministério/Secretaria de Estado da Cultura? E de outras fontes públicas?

Ljer disse...

A Fundaçao Mario Soares está de pedra e cal neste pais. Pode faltar dinheiro para o contribuinte expoliado mas para a fundaçao MS dificilmente faltará alguma coisa por parte do estado. Aguentemos

Anónimo disse...

Soares, já velho, E mesmo a dormir, vê mais longe do que esta cambada de indigentes mentais!

Anónimo disse...

Pois vê.Encontra sempre uma maneira de parasitar a sociedade.
Vai entregar a alma ao Criador sem que alguma vez o tenham confrontado com os seus crimes.

+ou- disse...

Não só uma cambada de "indigentes mentais" se trata, mas de verdadeiros "zombies assimilados” (que não à rasca).
Assim, não é difícil a um qualquer Drácula – “fixe” ou “fax” - de lhes sugar todo o inquinado sangue, mesmo que já “sepultados, em plena e pestilenta putrefacção”, mas ainda com energia (e instruções) suficiente para "gemerem" algo tão indecoroso e inapropriado como fizeram.
Ainda bem que os nossos antepassados – criadores e construtores desta nação - perderam, e há muito, a faculdade de nos cuspirem… doutro modo, teria havido um verdadeiro dilúvio de escarros naquela “universidade da treta” e em toda aquela "formatada gentalha".
Totalmente ilógico, a despropósito e só possível num cemitério... de idiotas exangues de ideias e, pior, de alma.

Anónimo disse...

O gatuno especialista em políticos ocasionais não sou eu.Dixit!