quinta-feira, 14 de julho de 2011

O efeito da demora

A demora, por si só, não é hesitação. É demora. E a demora trava o impulso e redobra a inércia. Tudo o que se adia custa mais a fazer - ou não se faz.

É no estado de graça - que não é mais do que o choque dos adversários e a expectativa dos apoiantes - que se tem de decidir. Romper, avançar, demonstrar firmeza e consistência. Passado o efeito do knock out, o adversário recompõe-se e os apoiantes desiludem-se se não houver o golpe final. Não existe melhor oportunidade de vencer do que quando o adversário está encurralado e atarantado e a claque se une ao pugilista na sua luta porque acredita na sua força e confia, temporariamente, que o combate não está combinado.

Repito a agenda: auditoria imediata das contas públicas e publicação rápida do «desvio colossal» e dos abusos; substituição imediata dos dirigentes e agentes socratinos; e responsabilização judicial dos dirigentes e agentes corruptos e prevaricadores.


* Imagem picada daqui.

16 comentários:

floribundus disse...

'Paris é uma festa'

nós comemoramos a «tomada da pastilha»

Anónimo disse...

Pois é Dr ABC, começa a perceber-se, e mais depressa do que era normal, que apenas mudaram as "moscas". E começa a perceber-se, também, e com muito, muito ênfase, que é facílimo falar e dificílimo fazer.
Essa do corte objectivo nas despesas do estado, que o Passos, ontem, pedia e dizia que tinha formas de empreender rápida e efectivamente, está a demorar uma eternidade. Tem havido uns cortezinhos, e mesmo esses de resultado duvidoso, que não são mais do que mandar areia para os nossos olhos.
A onda laranja está a esvaziar-se com uma força nunca vista.
Vamos ajudar o Passos a cumprir as irrealizáveis promessas.

Anónimo disse...

De 3 em 3 meses, aterra em Lisboa um avião que transporte os "homens do fraque".

PPC e ACS não vão conseguir travar a tempo. O automóvel despista-se e os condutores vão ficar sem carro, e nós sem país.

É a vida!

É preciso não esquecer que se os homens do fraque não passarem o cheque não há salários para a Função pública, nem pensões para os Pensionistas.

Portugal é um país PEDINTE.

Anónimo disse...

Nem precisei esperar para saber que o governo Passos nunca iria empreender qualquer diligência para apurar responsabilidades e confiscar os offshores socialistas.
Por isso nem votei nestas eleições.
Não sujo as mãos em pretensos políticos honestos.Não há disso nestes partidos.Nunca passariam no filtro.
Nem percebo porque se criou a ilusão de tal.
Passos nunca prometeu justiça nem o combate à corrupção generalizada.
Porque iriam estes políticos instalados,combater os seus próprios partidos e correlegionários? estamos a ficcionar?

Claro que espero deste governo que se comporte como algo mais que a quadrilha de ladrões que se acoita no Largo da Rataria.
Mas isso não chega,não é nada!
Se queremos mudar,renovar a moral e a decência de quem ocupa cargos públicos,temos que ser nós portugueses a correr com a maralha e a impor regras.
Não aceitem mais ilusões.Esta gente vai tentar resolver a miserável herança socialista com medidas de pura punição dos inocentes.Os culpados vivem que nem marajás.
Não acreditem na banha-da-cobra.
Após 37 anos de aldrabices e roubalheira,chega.

Isabel disse...

Cá estou, a fazer um relatório de auto-avaliação, a ser avaliado por pares, tal como Sócrates quis e Maria de Lurdes Rodrigues ordenou.Até gosto de escrever, até gosto de trabalhar...só esperaria "um pouco mais de azul". Foi também nisso que votei.

fb disse...

Parece que é possível fazer tudo num mês!
Após a desgraça deixada pelo governo anterior, eu pergunto: por que razão não temos calma e damos algum tempo ao Governo para apresentar resultados?
Por exemplo, até ao fim do ano.
Vamos trabalhar e deixar o Governo trabalhar.
No final do ano vamos fazer o balanço.
Dêem tempo às pessoas para trabalhar e apresentar resultados.
Se vamos entrar no criticismo fora do tempo seremos piores do que a máfia socratina ressabiada.
Ou queremos ser o povinho constantemente profeta da desgraça?

lawrence disse...

Grandes expectativas haviam em relação ao novo governo!
Logo no dia seguinte, todos os boys socretinos e todas as roubalheiras já deviam estar expostas na praça pública!
Expectativas até de quem não votou laranja pelo que vejo.
Ora bem:
Quando o governo quer saber quantos tachos foram distribuídos ao longo da "ditadura" socretina, quem vai ter que responder? Os boys ainda instalados? E vão responder depressinha?
Vejo que todos querem respostas já, quando andaram 6 anos a "papar" com o socas sem exigirem resposta nenhuma!
E se o PSD não os tivesse "abatido" do governo, nenhum destes que agora quer respostas rápidas tinha feito qualquer pergunta!
E já agora, discordo que neste corte do 13º mês não se vá também aos rendimentos da bolsa e outros lucros!
Lá se continua a sacar a quem menos pode!
Sempre com a desculpa de que os "gatunos" podem fugir para outros lados!
Fugir para onde? Está tudo de pantanas! Agora é que eles deviam também contribuir porque nem essa carta eles podem jogar!

Anónimo disse...

«Desvio colossal» é o que vai nas vossas cabecinhas...

Anónimo disse...

Os dirigentes na função pública nomeados pela camarilha socialista já estão a sentir-se mais "seguros" que nunca.

A gestão danosa neste mês está a ultrapassar todos os limites.

O que espera o Governo para os demitir?

Isto é inconcebível.

Esta passividade do governo é uma afronta a quem votou pela mudança.

Anónimo disse...

Agir rapidamente e em força, nada de graçolas. Para isso é naturalmente preciso mexer em interesses de há muito instalados e que atravessam os partidos do arco. No adro estamos à espera.

Anónimo disse...

«Interesses instalados»?

Vão sanear os funcionários públicos do PSD e que desde o PREC enxameiam o Estado e a Função Pública?

Anónimo disse...

Pois é...
Cortar 50% do Subsídio de Natal é a medida mais fácil para o governo e a pior para o contribuintes.
E porque não acabar com tanta mordomias dos políticos ( antigos presidentes da República que continuam a mamar, fundações Mário Soares e quejandas, deputados, presidentes de câmara vitalícios ( já reformados, mas a mamar na teta),assessores e mais assessores,empresas públicas, etc..etc.etc..
Ao governo não lhe interessa fazer justiça, pois muitos dos que governam também têm telhados de vidro...
Infelizmente é assim...
Votei num dos partidos que governa, mas já estou a ficar desiludido...

Henrique Sousa disse...

Gostei do comentário da colega acima, «um pouco mais de azul» é o que todos esperamos. Então essa anacronia que é a avaliação de professores é para continuar? Do meu lado podem esperar sentados e deitados que não mexo uma palha. Quero ver só o que me acontece. Mas apesar de não me arrepender de ter contribuído com o meu voto para este novo governo do PSD e ter feito oposição cerrada a Sócrates, não hesitarei em criticar o seu substituto e equipa, caso não cumpram com o que todos deles esperámos.
Além disso parece que as cúpulas ignoram simplesmente o contributo e anseios das pessoas que estiveram na linha da frente do combate e que podem agora sentir-se defraudadas e ignoradas.
Haja coragem, PSD!

Henrique Sousa disse...

O mínimo que se pedia era que houvesse uma auditoria das contas públicas para que nenhum outro governo no futuro se atrevesse a brincar com a coisa pública como os socretistas fizeram. E que se tirassem as consequências que se impunham, pois não se pode brincar assim com o futuro das pessoas. As obras nas escolas são um exemplo onde muito «cambalacho» houve e continua a haver. Investigue-se! Que párem com essa sangria das PPP que o povo tem vindo a pagar sem proveito para o estado.

alberico.lopes disse...

Costuma-se dizer que "cadelas apressadas parem câezitos cegos"!Por isso,caros comentadores,não exasperem!Este governo tem 20 dias!Que queriam que já tivesse feito?Que tivesse posto toda a gente na rua?Não acham que o método que está a ser seguido é o mais apropriado,por forma a que quando se tomarem as decisões elas jamais tenham de voltar para trás?Somos muito apressadinhos!Estivemos mais de 6 anos à espera de mudar a quadrilha e,agora,querem que tudo se faça duma vez?Tenham calma!Ou seremos tão espertos/imbecis,que julguemos que os novos governantes,a contar pelo Passos Coelho,um HOMEM inteligente e bem formado,não sabem o que estáo a fazer?Já viram a qualidade do Min.das Finanças?Do Nuno Crato?Da Assunção Cristas?De como falam pouco e quando o fazem não deixam qualquer ponta para serem torpedeados por monhés como o do Expresso ou o do lacinho?Já viram que o governo tem de se precaver contra as meninas da SIC,como por exemplo aquela que pôs os cornos ao marido e se juntou ao barqueiro do Douro e astronauta luso,a espumar pela boca quando foi anunciada sobretaxa do 13º.mês?
Temos de ter alguma calma. Está prometido que no dia 28 de Julho,os cortes na despesa já começarão a ser elencados!Acham muita demora?Eu não!
Abraços!

Anónimo disse...

O Nuno Crato vai pôr em marcha no ensino a «Revolução Cultural» do tempo de Mao.

Aquilo deu resultado.

Aplicado em Portugal, em dois anos teríamos menos 100 mil ou 120 mil professores!

O que não se perdia nada, diga-se de passagem...