domingo, 12 de junho de 2011

As pastas da Justiça e Administração Interna

As pastas ministeriais que mais me preocupam no próximo elenco governativo - para além do sector económico e da educação - são as da Justiça e da Administração Interna. A direcção do PSD preferia tê-las reunidas numa só, mas surgiram rumores de que podem ser divididas.

O CDS não pode, na conjuntura actual, receber o ministério da Justiça, repetindo uma opção do estilo Celeste Cardona, de 2002. Não é saudável à imagem do executivo, nem ao próprio CDS.

Pelo outro lado, o CDS pode receber a Administração Interna, desde que os serviços de informação fiquem na dependência directa do primeiro-ministro. Os serviços de informação têm de ser reestruturados de alto a baixo e um militar de fibra e engenho colocado na sua chefia. Num Estado de direito democrático os serviços de informação devem funcionar, no estrito respeito da lei, para a segurança interna e a protecção do Estado, e jamais como serventuários do despotismo de um Governo/Partido contra os seus opositores.

2 comentários:

Anónimo disse...

A sociedade civil tem que ganhar peso.
As eleições não podem ser um cheque em branco aos partidos políticos,todos eles cheios de malfeitores.
Destruiram o que levou séculos a construir,em três décadas.
Já mostraram que não são capazes nem querem renovação.
A Justiça tem que ser feita em nome do povo.
Correr com Noronhas e Pintos!
Expurgar a Maçonaria e as ligações partidárias.
O que existe não é Justiça,é uma vigarice e não há ninguém neste país que não o saiba.

Mani Pulite disse...

É URGENTE A APROVAÇÃO DE UMA LEI DA TRANSPARÊNCIA E DO CONFLITO DE INTERESSES.TODOS OS QUE SERVEM O ESTADO EM LUGARES ELECTIVOS OU DE NOMEAÇÃO DEVEM DECLARAR NOS SEUS CVs A SUA PERTENÇA A OUTRAS ORGANIZAÇÕES FORA DO ESTADO,NOMEADAMENTE A ASSOCIAÇÕES SECRETAS E DISCRETAS,OU SEJA,TENDENCIALMENTE CLANDESTINAS.É UMA MEDIDA ESSENCIAL PARA DEFESA DO ESTADO DE DIREITO E DA LIBERDADE DOS CIDADÃOS.TODOS ESSES CVs DEVEM SER PÚBLICOS LOGO ACESSÍVEIS A QUALQUER CIDADÃO.