domingo, 22 de maio de 2011

Um Governo de irresponsabilidade nacional: PS-CDS


Paulo Portas evita dizer, de forma clara e inequívoca, que o CDS não participará num Governo com José Sócrates ou o PS: não responde, ilude a questão, contorna, desvia, tergiversa. Portanto, pode concluir-se que Portas aceitará coligar o CDS com quem mais ofereça: PSD ou PS. Não se trata só de evitar pronunciar-se para melhorar a sua posição negocial com o PSD.

Esta hipótese é suportada não apenas pela recusa de Paulo Portas em se pronunciar, de forma clara e directa, sobre a questão, mas também porque o líder do CDS propôs um Governo PS, PSD e CDS e insistiu nessa ideia há dois meses. Lembro. Em 15-7-2010, Paulo Portas afirmou no Parlamento que «o País deveria ter era uma coligação com o PS, PSD e o CDS»; e em 16-3-2011, voltou a defender a mesma proposta: um «Governo de responsabilidade nacional que mobilizasse os melhores no PS, no PSD e no CDS». Essa proposta de um governo PS, PSD e CDS - ainda que sem José Sócrates - constava da moção «Mudar de vida» que Paulo Portas levou ao XXIV Congresso do CDS, de 18 a 20 de Março de 2011, em Viseu. Analisemos o tabuleiro e a movimentação possível das pedras:
  1. Está fora de causa que o líder do PSD abdique de ser primeiro-ministro;
  2. O PS está teoricamente isolado, pois o Presidente não aceita empossar um governo minoritário e é inviável um governo de esquerda com os anti-FMI do Bloco e do PC;
  3. Portas prefere ser primeiro-ministro de um Governo PS-CDS (e alguma ovelha tresmalhada social-democrata) do que vice-primeiro-ministro de um Governo PSD-CDS.
  4. Existe uma grande pressão no PS para que os socialistas não percam o poder;
  5. Uma parte significativa dos socialistas encostados ao Estado preferem dar a Portas o doce (e amargo...) do cargo de primeiro-ministro do que sair dos privilégios do poder, com a condição de continuarem a mandar e a reter as posições e os sectores-chave (informações, economia e segurança social);
Fez muito bem Passos Coelho em exigir ontem, 22-5-2011, a Paulo Portas que clarifique a posição ambígua do CDS  e em repetir a pergunta até que Portas responda - aliás, devia tê-lo feito logo no debate televisivo com o líder do CDS, em 13-5-2011. Portas deve responder ao povo se admite, ou não, participar num Governo com José Sócrates ou com o Partido Socialista. Não basta dizer que com José Sócrates não; ou utilizar fórmulas avessas, como dizer no debate com Louçã, de 19-5-2011, que José Sócrates, se for eleito «não tem nenhuma solução [maioritária] para apresentar o Presidente da República»... Importa também que Portas negue a participação do CDS num Governo PS sem José Sócrates.

O contador que aqui pus em 10-5-2011, continua a contar. Já passaram doze dias e a questão permanece. Enquanto Portas não responder, os portugueses devem concluir que votar CDS pode ser apoiar um Governo PS-CDS.

12 comentários:

Anónimo disse...

Seja qual for a solução, durará 18 a 24 meses. Entretanto, a cada trimestre o FMI aterrará e fechará a torneira.

Mas, isto é wishfull thinking: "Portas prefere ser primeiro-ministro de um Governo PS-CDS".

O PS pode estar à beira do descalabro, pois para andar a catar Pakis e Indianos para as manifs, só pode significar afundanço. Mas, daí a ser governo com Portas a PM, isso seria pior que 1755!!!

Portas quer ser MNE e quer ter 4 Ministérios. Só isso. Portas não aceitará Sócrates como Chefe, pois consegue dar melhor a volta a Passos. Ele sabe-o.

Sócrates é intratavel e incorrível. Um selvagem.

Anónimo disse...

Chamaram africano de massamá a Passos, e depois levam africanos de Odivelas pra Evora.

Anónimo disse...

Passos já estava a ir bem com o debate, mas já voltou a estragar tudo: FMI MAIS UM ANO??? ANULAR FERIADOS e outras que tais...que não se dizem em campanha quando está em causa tirar um mentiroso do poder.

Anónimo disse...

ADministradores que exercem funções na administração de 62 empresas?????pensava que já não me conseguiam surpreender mais estes socialistas, mas...

Anónimo disse...

Colocar a família toda no Estado, não é crime segundo o código penal? então porque é que o PS mete a família toda nas câmaras e no Estado sem consequências?

Anónimo disse...

E quando eu julgava que eles já não me podiam surpreender mais, eis que me disseram que o PS quer implementar uma lei onde os funcionários públicos têm de residir a menos de 25 KM do serviço, para não chegarem atrasadas.
Fazer as pessoas MUDAR DE CASA pra manter o emprego?!
Eles podem tudo e o funcionário público nem 1 peido já pode dar?

Anónimo disse...

30 AJUSTES DIRECTOS DO ESTADO A EMPRESAS FÍCTICIAS, MAS PARA ONDE FOI O NOSSO DINHEIRO?

Anónimo disse...

Por acaso não tenho essa ideia.
Acho que o Portas não se define porque não quer afastar simpatias mais à esquerda.
Ele anda a fingir que pode ser PM.
Não creio que ele aceite participar num governo de enterro nacional.Ele conhece o grau de confiança que o Vígaro merece e sabe que um novo mandato do escroque acabaria com o pouco que resta.
Não se deixaria queimar dessa forma.

Mani Pulite disse...

QUEM VOTAR NO PORTAS CORRE O RISCO DE ACABAR NOS DIAS SEGUINTES NO HOSPITAL COM UMA INDIGESTÃO DE QUEIJO LIMIANO.SE PORTAS NÃO DISSER CLARAMENTE MUITO EM BREVE QUE NUNCA POR NUNCA SE COLIGARÁ COM O PS,COM OU SEM SÓCRATES,SÓ PODEMOS CONCLUIR QUE NA SOMBRA JÁ FOI TECIDO UM ARRANJINHO.PARA O PS O PODER REAL NO ESTADO,COM A MANUTENÇÃO DOS TACHOS E DAS PANELAS;PARA SÓCRATES O CONTROLO DO PS E NA SOMBRA DE TUDO O RESTO;PARA PORTAS O PENACHO DE SER PRIMEIRO MINISTRO E DE TER ALGUNS MINISTROS EM MINISTÉRIOS RENTÁVEIS ONDE HAVERÁ QUEIJO EM ABUNDÂNCIA PARA DISTRIBUIR A FAMILIARES E AMIGOS,COMO UM TAL DE PINHEIRO.É CLARO QUE DEPOIS DA HECATOMBE SOCIALISTA EM ESPANHA SERIA PRECISO MUITA FALTA DE VERGONHA NA CARA PARA PORTAS PODER JUSTIFICAR ESTE CASAMENTO CONTRA-NATURA PERANTE OS PORTUGUESES E OS SEUS AMIGOS DO PP ESPANHOL.

Caboclo disse...

Portugal é um deserto cultural ..cada vez pior ..
Vejam o video promocional do Serralves em Festa . A musica do vídeo é em inglês ..que deserto..

http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=1856069

RASM disse...

Se Portas se atrever a fazer qualquer coligação com os "ladrões" do PS, decerto que será o seu enterro politico.Sempre votei CDS mas se se confirmar esta traição, nunca, jamais darei o meu voto a quem traiu o seu eleitorado.

Caboclo disse...

RASM para não correres riscos desnecessários vota Psd !
Assim Portas vai ficar esperto...