quinta-feira, 19 de maio de 2011

A confrontação de José Sócrates com o seu percurso académico

Enviei ao Dr. Pedro Passos Coelho um exemplar actualizado do meu livro «O Dossiê Sócrates» para poder usar no debate com José Sócrates na sexta-feira, 20-5-2011, na RTP-1.

Ontem, o primeiro-ministro usou a demagogia, e acusou o líder do PSD de insultos a «500 mil portugueses», para recusar uma auditoria externa (mesmo externa...) ao programa Novas Oportunidades do seu Governo, proposta em 16-5-2011, por Passos Coelho. Não tem motivo para essa recusa. Aliás, nem o presidente da Agência Nacional de Acreditação, Luís Capucha, entidade que gere as Novas Oportunidades, deve ter qualquer receio de uma auditoria externa (realmente independente) ao organismo que dirige, e às empresas envolvidas no programa, nem esse pedido legítimo, creio, justifica a irritação e a sua falta de respeito e consideração, enquanto funcionário do Estado, pelo líder da oposição.

O momento em que o primeiro-ministro vem defender o rigor do programa Novas Oportunidades constitui uma oportunidade de ouro para que José Sócrates seja confrontado com a mistificação do seu percurso académico e a falsidade do seu título de engenheiro. Essa confrontação directa é oportuna: não só por causa da frase ácida de Carrilho , em 17-5-2011, sobre o «percurso pessoal» e a tendência do primeiro-ministro para o «fast-food educativo», mas também porque começou em 16-5-2011, o julgamento do caso da Universidade Independente.

A qualificação dos portugueses, especialmente daqueles com menores habilitações, deve ser uma prioridade política em Portugal. Bem como a possibilidade de frequência da universidade por quem o deseje e demonstre ter capacidade de o fazer e a obtenção dos graus no ensino superior - uma possibilidade que, todavia, já vem dos velhinhos exames ad hoc.  Não está em causa a vontade de maior qualificação das pessoas e esse objectivo do Estado. Mas esse objectivo de qualificação e valorização não deve impedir o rigor e ainda a fiscalização da utilização dos dinheiros públicos. Porque a promoção do facilitismo do programa é que lhe degradou a sua reputação e embaraça muitos dos que conseguiram legitima e normalmente os diplomas. O que, como se sabe, não é o caso de todos, desde o último ao primeiro.


Limitação de responsabilidade (disclaimer): José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa não é arguido do cometimento de qualquer ilegalidade ou irrregularidade relacionada com o seu percurso académico.

7 comentários:

Mani Pulite disse...

O LIVRO DEVE SER LEVADO PARA O DEBATE E POSTO BEM À VISTA EM CIMA DA MESA PARA METER NA ORDEM O VIGARISTA.GOSTA DE FAST FOOD EDUCATIVA?VAI TÊ-LA ATÉ DIZER BASTA!

Anónimo disse...

Penso que se PP Coelho colocar num canto da mesa o livro do professor e no outro os documentos que mostram mais de 300 milhões de euros em offshores,será suficiente para amansar o aldrabão.

AL disse...

Basta procurar alguns endereços que constam no Google e que atestam a grande aldrabice que são as novas oportunidades.

Anexo alguns:

vas-oportunidades-12-ano-iid- 49212407 - Em cache - Semelhante
TRABALHOS FEITOS - NOVAS OPORTUNIDADES - Lisboa - Outras vendas ...
- 2 visitas - 06/01/10
Vendo todos os trabalhos que correspondem do 9º até ao 12º ano, nas novas oportunidades. contacto: jndrd5@gmail.com Preço: A discutir por e-mail.
lisboacity.olx.pt › ... › Outras vendas - Em cache - Semelhante

Trabalho completo novas oportunidades 12º ano - Souto de Lafões ...
Vendo trabalho novas oportunidades do 12º ano certificado com 80 creditos ...
soutodelafoes.olx.pt/trabalho-completo-no

ELABORAM-SE TRABALHOS NOVAS OPORTUNIDADES - Crespos - Outros ...
Elaboro trabalhos das novas oportunidades a um preço muito acessível. Sou licenciada, e tenho muita experiência em elaborar trabalhos.
crespos-braga.olx.pt/elaboram-se-trabalhos-novas-oportunidades-iid- 75803553 - Em cache


País - Trabalhos do Programa Novas Oportunidades à venda na ...
19 ago. 2010 ... Trabalhos do Programa Novas Oportunidades à venda na Internet por 400 euros - RTP Noticias, Áudio.
www.rtp.pt/noticias/?...Trabalhos...Novas-Oportunidades...venda...



País - Trabalhos do Programa Novas Oportunidades à venda na ...
19 ago. 2010 ... Luís Capucha, da Agência Nacional de Qualificação, revelou ...
tv1.rtp.pt/noticias/?...Trabalhos...Novas-Oportunidades...venda... - Em cache
Mostrar mais resultados de rtp.pt

Isabel Filipe disse...

Boa Tarde António,

Acho que fizeste muito bem.
Espero que PPC use este teu extraordinário trabalho como uma "arma" a favor dele ... e a favor de Portugal ...(embora, infelizmente não acredite muito ....)

Anónimo disse...

Penso que se PP Coelho colocar num canto da mesa o livro do professor e no outro os documentos que mostram mais de 300 milhões de euros em offshores,será suficiente para amansar o aldrabão.
19 de Maio de 2011 03:3

MAIS OS 100 MILHOES DO OFFSHORE DO TIO….JÁ SÃO 400 MILHOES DE EUROS
QUE FAZIAM BASTANTE JEITO A QUEM FORAM ROUBADOS

rita disse...

Óptimas ideias... Essa coisa tem de ser ANIQUILADA!!!

Anónimo disse...

Espero que P. Coelho consiga desmascarar as mentiras de Sócrates