segunda-feira, 7 de março de 2011

Socorrro financeiro em vez de «resgate financeiro»

Por que motivo quem não é apoiante do Governo se conforma com a tradução de «bail-out» pelo eufemismo de «resgate financeiro», em vez de «socorro financeiro»?... Não pressupõe o resgate a libertação de um refém? Mas o Governo português foi vítima de rapto ou, ao contrário, gastou o dinheiro do saque?...

6 comentários:

Orlando Braga disse...

Seria mais correcto: "solidariedade financeira".

floribundus disse...

meu caro
em vez de um erre a mais devia colocar mais uns os

'socorrooooo!'

ninguém acode
quem está mal é que se fode

Anónimo disse...

Bailout
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Bailout é uma palavra inglesa (de bail: fiança, garantia) que, em economia e finanças, significa uma injeção de liquidez dada a uma entidade (empresa ou banco) falida ou próxima da falência, a fim de que possa honrar seus compromissos de curto prazo. Em geral, os bailouts são dados pelos governos ou por consórcios de investidores que, em troca da injeção de fundos, assumem o controle da entidade.

Freqüentemente o bailout é uma solução para problemas temporários de fluxo de caixa nas organizações contam com uma base suficientemente sólida, em termos de ativos.

O bailing out de uma empresa pelo governo é controverso porque a causa da falência pode ser considerada como falha em satisfazer o consumidor e portanto, seria uma intervenção governamental no mercado, sobrepondo-se à vontade dos consumidores. Ademais, a decisão governamental podem determinar quem vai sobreviver, a exemplo do que ocorreu recentemente nos Estados Unidos, quando algumas empresas foram socorridas, enquanto outras não o foram - e faliram. Outra crítica freqüente é que oa ajuda a empresas à beira da falência é feita com recursos públicos e a ajuda a alguns banqueiros pode significar inflação, prejudicando o conjunto da população.

Os bailouts dados pelo governo são geralmente reservados a casos em que a empresa é considerada "grande demais para quebrar" — política justificada pelo argumento de que a falência de determinadas empresas causaria graves perturbações em toda a economia, a curto prazo.

Kruzes Kanhoto disse...

Gastou o dinheiro que nos sacou...a dar à boiada.

Mani Pulite disse...

O SÓCRETINO FALHOU EM TUDO EXCEPTO NO ENRIQUECIMENTO ILÍCITO.

Anónimo disse...

O ante projecto ou uma espécie de projecto do PSD que circula, esquece-se do LADO HUMANO e da FALTA DE SEGURANÇA, da JUSTIÇA e da IGUALDADE NOS SACRIFÍCIOS...
É só DESPEDIR, PRIVATIZAR...pois assim, temos pena, mas mal por mal, deixar estar assim...