quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

A esperança de «magistratura activa»

Estive no almoço em Alcobaça com o candidato Prof. Cavaco Silva, em 10-1-2011. A sala estava cheia, com muita gente de pé e sem espaço nas mesas, o entusiasmo da confiança na vitória era grande, mas também sereno,  e o ambiente saudável. Não se lavou roupa suja e não se atacaram os adversários com acusações e insultos: apresentaram-se ideias e compromissos e transmitiu-se uma esperança há tempos contida.

Sobrava nos apoiantes a angústia com a próxima vinda do FMI/União Europeia, na sequência do apelo iminente do Governo Sócrates para acesso ao Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF), mas também a convicção de que esse castigo é iniludível. No início, o cumprimento das exigências de austeridade do Estado afundará ainda a recessão, como nos tratamentos dos doentes que têm de piorar um pouco antes de melhorar e o exemplo da Grécia, onde se alcançou o objectivo de diminuição da despesa do Estado, mas se ficou muito longe do objectivo de arrecadação de impostos, devido ao agravamento da recessão económica com a inevitável retracção do consumo.

Os agricultores queixaram-se da burocracia do Ministério, que lhes impõe cada vez mais procedimentos administrativos e lhes atrasa as candidaturas. Muito embora esta região dispense as ajudas ao rendimento e apenas pretenda investir na modernização das explorações, na transformação, passando da agricultura à indústria agro-alimentar, e no acesso à exportação, mesmo quando sofre o dumping dos países vizinhos no envio de camiões de fruta a preço mínimo. Quanto mais inútil um organismo, como o Ministério da Agricultura, se torna, maior a tendência para a burocratização sobre o sector que tutela, para justificar a sua existência e necessidade...

O Prof. Cavaco Silva demonstrou uma boa forma notável, na resposta sólida - derivada do tal estudo dos dossiês que os poetas desprezam - às questões formuladas pelo eng. Jorge Soares, representante dos agricultores da região, no discurso confiante e na promessa da «magistratura activa» que o povo aguarda. Esperamos que a genica algarvia do Prof. Cavaco Silva, de que tenho falado, se projecte agora na transformação do regime decadente numa República moral, viável e feliz.


* Imagem picada daqui.

2 comentários:

Mani Pulite disse...

O LEILÃO LÁ PASSOU COMO SE PODIA PREVER.DÁ PARA AGUENTAR O MÊS DE JANEIRO E EVITAR PERTURBAÇÕES ANTES DAS PRESIDENCIAIS.DEPOIS EM FEVEREIRO TUDO SERÁ DIFERENTE.A SUBIDA BRUTAL DO JURO DA DIVIDA A 4 ANOS DÁ-NOS JÁ UMA INDICAÇÃO DO QUE AÍ VIRÁ E NÃO SERÁ NADA BOM.EM FEVEREIRO O RESGATE SERÁ INEVITÁVEL.

Anónimo disse...

O TAXAS LÁ SE ALIVIOU.ATÉ À PRÓXIMA CÓLICA...