sábado, 16 de maio de 2020

A censura socialista na TVI

«If liberty means anything at all it means the right to tell people what they do not want to hear.»
(Se a liberdade significa algo é a o direito de dizer às pessoas o que elas não querem ouvir - tradução minha)


Sérgio Figueiredo, em resposta (de 17-3-2020) a Ana Leal sobre o cancelamento do programa de investigação desta jornalista na TVI (Lusa, 15-5-2020):
«Jornalismo é informar, mas é, sobretudo,  ter a noção do papel que desempenha na sociedade. Por isso, também é filtrar, ter a noção do tempo e do modo como o nosso trabalho impacta na vida dos outros. Enquanto os incêndios não se apagam, não é hora de questionar os bombeiros. Não ignoramos as falhas, mas estar a insistir nelas, estar sobretudo preocupado em denunciar o que não funciona, assusta as pessoas e afasta-as da antena, provoca rejeição. As televisões têm agora a preocupação de informar, de esclarecer, de ser pedagógicos, de perceber que as pessoas precisam sobretudo tranquilizar-se e confiar». 
Sérgio Figueiredo é um leftover do socratismo, que António Costa encaixou, como outros. Do fausto mecenático de presidente da Fundação EDP desde 2007, quando a empresa ainda estava sujeita ao controlo do Estado no qual o amigo José Sócrates imperava, foi-lhe feita a oferta, que não podia recusar, pelo kompromat, de controleiro da informação da TVI. De cavalo, passou a burro. De carga. Alombando com a albarda socialista e comendo, certamente, ração melhorada para compensar a diferença de salário. O dono de turno - Costa - puxa-o pela arreata. E Figueiredo obedece. Silêncio, Ana Leal!...


* Imagem picada daqui.

1 comentário:

Anónimo disse...

Aos cidadãos interessados, assinem e divulguem a seguinte petição contra o uso de máscaras:

- Anulação do Artigo 13.º-B presente no Decreto-Lei n.º 20/2020

https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT99605