terça-feira, 7 de julho de 2020

Mexia...

Cockeye's song (música de «Once upon a time in America», 1984),
do magnifico Ennio Morricone (que morreu ontem, aos 91 anos).

António Mexia, presidente da EDP, e João Manso Neto, presidente da EDP Renováveis, foram ontem, 6-7-2020, suspensos destas funções pelo juiz de instrução do TCIC, Carlos Alexandre, no processo relativo às rendas recebidas pela EDP com a justificação da disponibilização de potência não utilizada nas barragens e ainda pelo negócio de construção da Barragem do Alto Sabor. De acordo com a notícia de ontem no Observador, Mexia e Manso Neto são «suspeitos do crime de participação económica em negócio e de corrupção ativa do ex-ministro Manuel Pinho, João Conceição (ex-consultor de Pinho e atual administrador da REN) de um ex-diretor-geral de Energia (Miguel Barreto) e ainda do ex-secretário de Estado Artur Trindade» (negrito meu).

O processo EDP, a cargo do juíz de instrução n.º 2 do TCIC, Ivo Rosa, foi desempilhado pelo juiz Carlos Alexandre quando esse processo, entre outros, lhe foi cometido, e sobrecarregado com mais trabalho, pelo Conselho Superior de Magistratura (CSM), por incapacidade do segundo juízo, que contava com quatro juízes (uma delas, Mariana Gomes Machado, sobrinha da precandidata presidencial socialista Ana Gomes) mas que, alegadamente, segundo o CSM, e a sobrecarga do processo Marquês, não conseguia lidar com o serviço pendente. Note-se que no primeiro juízo, Carlos Alexandre está sozinho e dá conta do trabalho  - e agora, por indicação do CSM, de algum do colega... 

António Mexia é um dos últimos donos disto tudo a cair. Movendo-se muito bem na finança, quadro do grupo Espírito Santo, é-lhe imputada influência na gestão de Paulo Teixeira Pinto no BCP, que culminou na ruína do rival. Na política relha, saltou de ministro do PSD, em 2005, para CEO (chief-executive officer) da EDP em 2006, já na quase-ditadura de José Sócrates, que serviu. Mesmo após ter sido constituído arguido, em 2-6-j2017, por corrupção ativa e participação económica em negócio, foi mantido, certamente com o beneplácito de António Costa, cuja autonomia geo-estratégica afirma numa reedição lusitana do conflito sino-indiano, na liderança desta empresa de dimensão internacional pelos chineses da Three Gorges, que detém 21,47% do capital da EDP, e pelos asturianos da Corporación Masaveu que possuem 7,19% da elétrica portuguesa e afirmam seguir «um modelo de cultura familiar, limpo, honesto». Sem o poder do cargo, por maior que seja a quantidade acumulada de informação - que com a passagem inexorável do tempo se torna obsoleta e menos perigosa -, Mexia conhecerá o ostracismo disfarçado por que passam os seus amigos Manuel Pinho, Ricardo Salgado e José Sócrates. 


1 comentário:

Anónimo disse...

Cultivar amizades com tantos pergaminhos, será sempre cunho de um óptimo chefe.

Infelizmente, creio que tal chefe passará imensas horas a engomar pergaminhos que, como se sabe, enrugam por dá cá aquela palha.

Abraço