domingo, 6 de setembro de 2015

O hôtel particulier de Sócrates

As duas casas de Sócrates na rua Abade Faria, 33, Lisboa (excerto).
CM, 5-9-2015, imagem do Google Earth.

O CM, de 5-9-2015, divulga o hôtel particulier de Sócrates no quarteirão da Rua Abade Faria: uma casa nas traseiras do prédio n.º 33 da rua Abade Faria, em Lisboa; e outra, de serviço, com frente para a rua Abade Faria, n.º 33, e que permite o acesso à vivenda das traseiras. Uma inspiração parisiense.

E já que Sócrates vai viver na vivenda interior, como diz o CM, resguardada de olhares indiscretos e do bulício das câmaras, é possível que na casa que dá para a rua Abade Faria, além do polícia que se acomoda no hall, seja instalada a sua criada angolana - já que o mordomo deve ter ficado em Paris...

Prédio azul-claro de três pisos de Sócrates de frente para a rua Abade Faria, 33,
em Lisboa, à esquerda na foto face ao Cantinho do Abade. Esta primeira casa
terá cerca de 384 m2, distribuídos por três pisos (r/c com hall e garagem) e dá
acesso à vivenda interior onde o CM revela que Sócrates viverá e que abaixo
exponho. Imagem do Street View do Google Maps, captada em maio de 2014.


O quarteirão onde vive vive agora Sócrates situa-se no Bairro dos Atores. Where else?...

O CM, de 6-9-2015, revela ainda que a «vivenda de luxo» tem úm pequeno jardim e uma piscina coberta, que o Público, de 5-9-2015, diz ser aquecida. O Observador, de hoje, 6-9-2015, a partir do Bing Maps mostra a vivenda interior (dentro do quarteirão) e o seu logradouro, antes das obras de reabilitação.


Em 18-4-2015, o CM, com base em informação já apurada pela investigação do Ministério Público, informava que a casa e o anexo interior da rua Abade de Faria, entre o Areeiro e a Alameda D. Afonos Henriques, formalmente em nome de Sofia Fava (ex-mulher do primeiro ministro), havia custado, entre compra (no ano de 2008) e reabilitação, a verba de 850 mil euros. Alegadamente, segundo indica o CM, de 30-3-2015, também financiada por Carlos Santos Silva, o engenheiro de palha do falso engenheiro Sócrates, Sofia Fava comprou, em fevereiro de 2012, um monte no Alentejo pelo valor de 750 mil euros, com 12 hectares e uma casa de cerca de 500 m2 com piscina, onde atualmente vive com o companheiro, notabilizado pelo serviço de estafeta frequente até à prisão de Évora, a levar jornais e outros produtos.

Contava uma vizinha na rua Abade Faria, na CMTV, na noite de 5-9-2015, à chegada do ex-atual líder socialista à sua nova prisão domiciliária, que a casa pertencia a Sócrates - tendo depois emendado, dizendo que era da senhora...

Pesquisando no Google Earth (imagem de 2015), percebe-se melhor a casa escondida no logradouro do quarteirão, atrás do n.º 33 da rua Abade Faria, em Lisboa, próximo da Alameda D. Afonso Henriques.


A casa interior de Sócrates nas traseiras da Rua Abade Faria, 33, Lisboa
(dentro da elipse rosa). Google Earth, 2015.

A casa interior de Sócrates nas traseiras da Rua Abade Faria, 33, Lisboa
(colorida a rosa). Google Earth, 2015.
O CM, de 6-9-2015, estende o jardim da vivenda para a esquerda até ao edifício leste.

A vivenda interior é uma casa de cerca de 200 m2, distribuídos por dois pisos e ainda com outro de águas furtadas (salvo seja!...), com um pequeno jardim e, segundo o CM, de 5-9-2015, piscina. Atendendo a que Sócrates está em prisão domiciliária, não parece fácil prevenir fugas e entradas através dos prédios vizinhos.

A casa tem uma bela pintura ocre e cercada por árvores. Sócrates caprichou novamente. Sai do apartamento de luxo do Heron Castilho para um hôtel particulier na rua Abade Faria. Há vícios que nunca mudam.


Atualização: este poste foi atualizado às 23:10 e 23:16 de 6-9-2015.


Limitação de responsabilidade (disclaimer): José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa, arguido indiciado, em 24-11-2014, pelos crimes de corrupção ativa por titular de cargo político, de corrupção ativa, de corrupção passiva para acto ilícito, de corrupção passiva para acto lícito, de branqueamento de capitais, de fraude fiscal qualificada e de fraude fiscal (SIC, 26-11-2014) no âmbito da Operação Marquês, recluso detido preventivamente no Estabelecimento Prisional de Évora sob o n.º 44, goza do direito constitucional à presunção de inocência até ao trânsito em julgado de eventual sentença condenatória.

35 comentários:

Anónimo disse...

Aliás, nem outra coisa era de esperar. Um indivíduo que é autor de projecto de uns casebres, feitos casa, em Porto da Carne, Guarda, só pode ter bom gosto. Para além do feito épico, de realizar um exame de inglês técnico, seja lá o que isso for, no filosófico Pap'Açorda, no Bairro Alto. Há labrgeos, que serão sempre labregos, por mais Mercedes que usem, ou que passem férias em Formentera.

Anónimo disse...

A eterna pergunta continua sem resposta: onde é que o tipo arranjou tanto dinheiro para levar uma visa de milionário? As pessoas pensam que foi através da corrupção e, também por isso, era bom que o tipo desse uma explicação aceitável. A história de que um amigo lhe emprestou milhões é infantil demais para que, alguém que pensa, acredite.
Restaurantes de luxo, vida de luxo, várias casas no valor de centenas de milhares de euros, donde veio o dinheiro? Quem de direito deve investigar.

Anónimo disse...

Só temos um jornal que cumpre om seu dever de informar: o Correio da manhã

Parabéns ao jornal e ao autor deste blog

Anónimo disse...

Este sacripanta bem soube prevenir-se para o futuro!

Que grande filho da ...

Anónimo disse...

Parece que dinheiro não é problema para o criminoso. A ex-mulher também não vive mal. O sobrinho parece que é multimilionário. A mãe veio visitá-lo num carro de luxo com motorista. Os tios têm uma fortuna em offdhores.
Uma família muito rica.
Mas, então porque é que o tipo pedia dinheiro emprestado para pagar as contas e o ordenado ao motorista, etc?
O Sócrates está respaldado na maior organização criminosa que passou por este país. E é por isso que que se dá ao luxo de insultar a inteligência de toda a gente, de mandar o advogado atacar os juízes, de meter toda a imprensa em respeitinho, todos os comentadores a falar dele com pinças.
Sócrates abre a boca e a justiça entra como faca em manteiga pelo Largo do Rato adentro e neutraliza o maior cancro deste país.
Evidentemente os cancerosos temem-no. Soares não lhe larga a porta.
depois, há os cobardes do jornaleirismo. Continuam a tratar o PR por Cavaco e o Sócrates por engenheiro.
O poder mediático coloca o PS sempre próximo do poder político.

O Costa está em pânico. sabe que o 44 do 33 é vingativo e mesquinho Costa nunca dominou os bastidores. E vai cair. Lamentavelmente chegou aqui. Noutro país, Costa seria lembrado pelos jornalistas do que fez no processo Casa Pia, de como ajudou abusadores de crianças indefesas a fugir à lei. serviu-se de um cargo político. Não foi perseguido pela justiça apesar das provas serem públicas. Não é penalizado pelos eleitores desta estranha sociedade.

A Mim Me Parece disse...

"Este sacripanta bem soube prevenir-se para o futuro!

Que grande filho da ..."

Bem que fez o Anónimo das 00:31 em deixar um intervalo entre os dois parágrafos. Porque esse é o intervalo entre o apreço por um gatuno bem sucedido e o 2º é o vilipêndio do gatuno que se deixou apanhar:

Que grande filho da puta!

Anónimo disse...

Segundo o CM, a filha do Vara também é muito rica.
Estes socialistas, mal passam por um governo, ficam abastados.
A Vivenda do Socretino é bem estranha, dentro de um conjunto de prédios.
O tipo já não consegue renunciar ao luxo, desde que enriqueceu com o dinheiro dos portugueses.
É esta quadrilha do socialismo corrupto que diz representar os pobrezinhos e os trabalhadores. Até salivam pelo dinheiro do Estado.

Anónimo disse...

Pela fotografia aeria parece que o anexo de luxo destoa do resto da urbanização. Será uma construção legal?

Anónimo disse...

Tudo indica que o chico esperto já não andava tranquilo com as roubalheiras que fazia e escondeu ou mandou esconder os sinais exteriores de riqueza...

Pobre país, que tanta carneirada tem para alimentar escoroques deste calibre!

«33 Forte / 44 Brutus» disse...


Tenham calma , o assassinato político do Toni Chamuças só vai ocorrer depois a 5 de Outubro , se entretanto não tiver ido numa das urnas...

Anónimo disse...

"...os cobardes do jornaleirismo. Continuam a tratar o PR por Cavaco e o Sócrates por engenheiro."

Ora aí está! Um, doutorado em Economia e Chefe de Estado, é o Cavaco, o outro que nem licenciado é, muito menos engenheiro, porque nunca se inscreveu na Ordem dos Engenheiros (nem podia, porque o curso da Universidade Independente nunca foi reconhecido pela Ordem), é o "Engenheiro" Sócrates. O respeitinho é muito bonito...

Anónimo disse...

A pobreza (profissional e ética) dos jornalistas portugueses é tão grande que sempre engoliram as trampas que o Sócrates mandava dizer sobre o que estudava em Paris. Em tempo algum Sócrates tirou um mestrado na Sorbonne, desde logo porque a sua "licenciatura" é sobre Engenharia e portanto não poderia prosseguir os estudos em Filosofia, ou Filosofia Política. Depois, porque a Sorbonne é uma das Universidades mais exigentes da Europa e um "certificado" da Universidade Independente não serve para nada. Os requisitos da Sorbonne devem impor um domínio muito bom do francês e uma nota final de licenciatura do 16 para cima. Nada disto se aplica a Sócrates.

Sócrates deve ter feito um curso fora da oferta regular da Universidade, tendo para isso um Tutor. Não devo andar longe da verdade se disser que os bons ofícios do então Embaixador em Paris e militante socialista Seixas da Costa, e contactos junto do PS francês ajudaram a que a Sorbonne arranjasse um poiso para que Sócrates recompusesse a sua imagem junto dos idiotas que não percebem como funciona o Ensino Superior. Isto é fácil de deduzir e seria fácil de saber se os jornalistas portugueses quisessem. Bastava consultar o site da Sorbonne e verificar os requisitos de admissão ao 2.º Ciclo de Estudos naquela Universidade, para saber se batia certo com o que pandilha socrática andou a propagar. Ridículo!

antónio silva disse...

Socrates só é libertado depois de se saber que seria Rangel a apreciar a revisão das medidas de coação. Naturalmente que Carlos Alexandre conhece a massa de que é feito o benquista-comentador-prósocialista e filosocrático. Por isso, antecipou-se para não ser desautorizado e libertou o 44 na véspera do seu aniversário, um pretexto que lhe dá a magnanimidade necessária para não parecer antecipação. E depois dizem que a justiça está contaminada pela política? Pois está: Pinto Monteiro, Cândida Almeida, Noronha, Rangel e outros mais.

Anónimo disse...

E a fava?
E o pai da fava?
E a fortuna da fava?
Tudo perguntas por responder.

Anónimo disse...

É da família da Fava Rica. Não conhece? Bem longe da Fava Comum, esses pindéricos.

Anónimo disse...

Pindéricos somos nós e bem pindéricos para termos tido um 1º ministro deste jaez...

No fundo, sempre gozou e continua a gozar com todos os portugueses e até com os juízes... que escroque!!!

Operação Abade disse...

Costa que o Costa anda borrado com os mistérios da mansão do Abade de Faviscos....e que o processo na Cambra de Lisboa já foi transformado em bolo de anus....

Anónimo disse...

E o maridão da Fava? É o moço de recados da famiglia.
Como é que a velha nação portuguesa consegue produzir tanto lixo como os Monteiro, Carvalho, Pinto de Sousa, Varas, Dias Loureiro, Duarte Lima, Isaltino, Lello, Valentim Loureiro e Companhia?

Anónimo disse...

É um enorme embaraço para Portugal. À segunda só cai quem quer. Além de corrupto, o Sócrates é um aldrabão. É tudo mentira, desde o currículo às qualificações. É uma vergonha para o partido dele e para quem votou nele. Bolas, nem o Santana Lopes consegue ser tão trafulha. Nem chega aos pés do Sócrates.

Anónimo disse...

Bárbara Vara, filha de Armando Vara, pode vir a ser constituída arguida no quadro da “operação Marquês”. Tudo porque o pai disse desconhecer a origem do milhão de euros que Joaquim Barroca transferiu para uma conta que tinha na Suíça em conjunto com a sua filha. Segundo o Correio da Manhã desta segunda-feira, ao dizer que desconhece a origem desse dinheiro, Armando Vara acaba por empurrar a filha para o centro da operação Marquês.

Bárbara Vara, empresária que trabalha com Jorge Mendes e gere a imagem de jogadores como Cristiano Ronaldo, já fora alvo de buscas e, depois destas declarações do pai, deverá agora ouvida no processo e constituída arguida, podendo mesmo ser também acusada de fraude fiscal e branqueamento de capitais.

http://observador.pt/2015/09/07/armando-vara-empurra-filha-centro-da-operacao-marques/

Anónimo disse...

Veremos se a acusação consegue ou não provar em tribunal que Sócrates cometeu os crimes de que é suspeito. Mas há um facto que já foi admitido por Sócrates e pelos seus coarguidos: durante anos, José Sócrates recebeu secretamente dinheiro de Carlos Santos Silva. A defesa de Sócrates trata isto como um assunto privado, uma relação entre amigos. Mas Sócrates foi secretário-geral do Partido Socialista e primeiro-ministro de Portugal, e Carlos Santos Silva foi administrador do Grupo Lena. Ou seja, Portugal teve um primeiro-ministro e o PS um secretário-geral cujas despesas eram pagas ocultamente pelo administrador de uma empresa com negócios com o Estado. Isto pode ser uma questão judicial, se esse dinheiro tiver tido origem em actos de corrupção, mas deveria ser sempre, e em qualquer caso, uma questão política, para ser discutida politicamente. Noutros países, não seria normal nem aceitável. E aqui? Que diz o PS? Que dizem os outros partidos? Acham isto aceitável? Mais: acham isto normal? E se todos acham isto aceitável e normal, que devemos nós, os cidadãos, pensar de tudo isto – e deles?

http://observador.pt/opiniao/we-need-to-talk-about-socrates/

Anónimo disse...

Sempre achei que era um vendedor de banha da cobra e só num país de ignorantes e gente pouco esclarecida terá sido possível que esta criatura estivesse tanto tempo no poder...

Mas não está isento de culpa o Sr. Cavaco ou se quiserem o Prof. Cavaco ou Dr.Cavaco, que permitiu que este inenarrável se mantivesse lá tanto tempo!!!

Anónimo disse...

É um simples recuado.
Como não rem que provar onde foi buscar os milhões de euros para a sua compre e respectivos arranjos, o 33 já se está a rir e a mandar os juizes à fava

Anónimo disse...

Se houver um jornalista em Portugal, coisa que está por provar, e se essa raridade quiser fazer rir os portugueses com mais uma boa comédia, tente contactar algum dos indivíduos que se manifestaram junto da cadeia de Évora e pergunte-lhes porque o fizeram.
Vai ser um fartote.
Trata-se de mais uma operação à boa maneira do sucesso de vendas do livro escrito pelo Vital Moreira e assinado pelo Sócrates.
Fica a dica. Só não posso dar o nome do cantante.

Anónimo disse...

http://www.nouvelordremondial.cc/2015/06/21/complot-secret-visant-a-faire-entrer-50-millions-dimmigres-africains-en-europe/

Complot secret visant à faire entrer 50 millions d’immigrés africains en Europe

Les économistes de Bruxelles déclarent que la Grande-Bretagne et d’autres États de l’UE devront accueillir 56 millions de travailleurs immigrés d’ici à 2050 pour compenser le déclin démographique dû à une baisse de la natalité et à une hausse de taux de mortalité dans l’ensemble de l’Europe.

Anónimo disse...

O anexo de luxo construido pelo "grande amigo" será clandestino?

Anónimo disse...

Corre o boato que a mãe do tipo, sem nunca ter trabalhado, recebe uma pensão de três mil e tal euros. Será verdade? Para evitar especulação deveria ser esclarecido pois, a ser verdade é grave.

Cada cavadela, cada minhoca disse...

Parece que o anexo não é clandestino :)
Trata-se de um barracão, segundo o CM.

"Prisão de luxo em 'barracão'

Ex-primeiro-ministro vive num edifício descrito na Conservatória Predial como tendo um barracão onde está agora uma moradia."

http://www.cmjornal.xl.pt/exclusivos/detalhe/20150907_2340_socrates_preso_em_b_arracao.html

Nem faria sentido se esta não fosse também uma trafulhice. Toda a vida deste homem é uma vigarice.
E tem todo o PS a aparar-lhe os golpes. O partido quadrilha.

Será que a Câmara xuxa vai mandar demolir o palácio clandestino ou vamos assistir a mais um favorecimento?

Abarracado disse...

Costa que o Costa vai mandar instalar piscinas aquecidas em todas as barracas de Lisboa...

Anónimo disse...

Quem era o Presidente da Camara de Lisboa, quando foram autorizadas as obras na casinha da Rua Abade Faria, na casa da filha do Arquiteto Fava?

Anónimo disse...

O que o PS nos oferece, não baseado em futurologia, mas em factos:
- 3 Resgates financeiros.
- 1 ex-PM em prisão preventiva por alegados esquemas de corrupção.
- 1 ex-PM raivoso e vingativo que se virou contra os parceiros da matilha.
- 1 candidato a PM que cada vez que abre a boca, é um voto para a coligação atualmente no poder.
- Sucatas. Robalos..

Se isto não acabar tudo em manchete do CM por violência domestica no Largo do Rato..Com traições, Mortos, Sangue, Vingança, Crimes Passionais..Etc..E sumariamente é ISTO que o PS nos tem proporcionado..

http://www.jornaldenegocios.pt/economia/politica/detalhe/socrates_diz_que_esta_ao_lado_do_ps_e_de_antonio_costa.html

Anónimo disse...

Parece-me que os portugueses preferem Sócrates a primeiro-ministro a António Costa: é que Sócrates é o original e Costa a imitação. Os portugueses sabem muito, sabem até que Sócrates lhes poderá dispensar umas massas...quem sabe ? É que Sócrates é o homem das massas.

http://www.jornaldenegocios.pt/economia/politica/detalhe/socrates_diz_que_esta_ao_lado_do_ps_e_de_antonio_costa.html

Abade de Faviscos disse...

Costa que cada vez que abro a cloaca aqui do 44/33 o Costa Coitadinho perde 100000 votos...a ser assim ainda acabo Rei dos Xuxas...

Vasco disse...

Abade Faria 33 com gárgulas e tudo... Não sugere nada?

Anónimo disse...

José Socrates sempre:ele domina tudo e todos....