segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Costa 2007-2013: exclusividade na CMLisboa (?), IRS e IVA

Neste poste procuro aprofundar as questões levantadas no poste «António Costa: remunerações e impostos», de 9-9-2015, sobre os seus rendimentos e impostos entre 2007 e 2013, quando acumulou a função de presidente de Câmara com o debate na «Quadratura do Círculo», na SIC, e atualizo a tabela de simulação de impostos e remunerações que apresentei no referido poste. Para tanto, procurei  esclarecimentos junto de um consultor fiscal, que corroborou a minha interpretação (baseada no que escreveu o José da Porta da Loja, em 11-3-2015) e chamou-me a atenção para a questão do IVA, que não tinha tratado nesse poste.

A partir desse esclarecimento, atualizo a tabela da simulação do referido poste com o cálculo do IVA devido se eliminada a isenção dos direitos de autor prevista no n.º 16 do art.º 9.º do Código do IVA), além de manter o cálculo de devolução de 50% do salário como presidente da Câmara Municipal de Lisboa por perda de exclusividade e do IRS adicional de trabalho dependente (sobre 100% da matéria coletável) se eliminada a exceção de direitos de autor (conforme a alínea a do art.º 7.º  da Lei 63/85).  De acordo com os pressupostos e dados referidos no meu poste, de 9-9-2015, se a interpretação que indico for adequada e correta a simulação do cálculo que faço, então o benefício eventualmente indevido da exclusividade na CMLisboa, entre 2007 a 2013, e os impostos adicionais (IRS e IVA) que, nesse período e interpretação, António Costa deveria pagar, podem ascender,  a cerca de 455.688 euros, a que, nessa circunstância, devem ser somados os juros compensatórios e as coimas.


A interpretação
Segundo o consultor fiscal a quem pedi apoio, as conversas mantidas pelos intervenientes no programa «Quadratura do Círculo», emitido pela SIC, não constituem criações intelectuais para efeitos do Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 63/85, de 14 de março. Porquê?
  1. Tais conversas integram-se no âmbito do disposto no art.º 7.º daquele código, o qual, sob a epígrafe «exclusão de protecção», refere no seu n.º 1, alínea c:«(…) debates públicos sobre assuntos de interesse comum». 
  2. Assim sendo, os rendimentos auferidos pela participação no referido programa estão sujeitos a IRS, segundo o regime geral, isto é, sem o benefício previsto no n.º 1 do art.º 58.º do Estatuto dos Benefícios Fiscais, que prevê o englobamento de apenas 50% do rendimento para efeitos de tributação em IRS. 
  3. De igual modo, não haverá lugar à isenção prevista no n.º 16 do art.º 9.º do Código do IVA, pelo que a prestação do serviço determinará a liquidação de IVA, à taxa legal (agora 23%). 
  4. A indevida consideração desses rendimentos como provenientes de direito de propriedade intelectual deverá implicar:
    a) a correcção das declarações apresentadas, no prazo de caducidade (quatro anos contados do ano seguinte daquele a que respeitam os rendimentos);
    b) o pagamento do imposto em falta, acrescido dos juros compensatórios (art.º 35.º da Lei Geral Tributária), actualmente de 4% ao ano, contados dia a dia;
    c) a instauração do respectivo processo de contra-ordenação, para aplicação das coimas correspondentes às infracções cometidas pelo sujeito passivo. Consoante os impostos – IRS e/ou IVA – as coimas serão de valor fixo e variável, podendo, na última hipótese, ir até metade do imposto em falta.

Aliás, consta que um conhecido fiscalista paga IRS a 100% do valor recebido e liquida IVA (a 23%) pelos seus comentários num programa de debate televisivo porque entende que a lei assim o estipula... Porque é que António Costa, político - e, por isso, sujeito à máxima «quia suam uxorem etiam suspicione vacare vellet», de Gaius Julius Caesar sobre a sua mulher Pompeia - Plutarchi (46 d.C.-120). Vitæ, Julius Cæsar. X. - procede de forma diferente?


O cálculo
Por efeito deste esclarecimento, e introduzindo o IVA, refaço a simulação do cálculo, mantendo a  devolução de 50% salário na CMLisboa, por perda de exclusividade entre 2007 e 2013), e se essa participação não for considerada ao abrigo dos direitos de autor, dos impostos (IRS e IVA) adicionais. Faço-o a partir da interpretação, cujos diplomas legais, pressupostos e dados das declarações de rendimentos de António Costa junto do Tribunal Constitucional, que consultei em 5-3-2015 (ao abrigo do art.º 5.º da Lei n.º 4/83, de 2 de abril), nomeadamente as remunerações da como  e da estação de televisão SIC, pela sua participação no programa de debate político «Quadratura do Círculo», desde 2007 a 2013. Note-se que, entre agosto de 2007 e o final de 2013, António Costa terá recebido cerca de 592.365 euros brutos da SIC/Impresa pela sua participação no programa de debate semanal «Quadratura do Círculo».




Para lá da questão legal, António Costa deve uma explicação ao povo sobre este assunto.


Nota: este poste deve ser lido e analisado em conjunto com o meu poste de 9-9-2015, «António Costa: remunerações e impostos» que, por economia de espaço, não colo aqui, mas dou como reproduzido.

Limitação de responsabilidade (disclaimer): António Luís Santos da Costa, objeto das notícias dos média, que comento, não é arguido ou suspeito do cometimento de qualquer ilegalidade ou irregularidade neste caso. A simulação que acima fiz, baseada nos valores de remunerações indicadas nas declarações de rendimentos de António Costa no Tribunal Constitucional, entre 2008 e 2013, e nos pressupostos indicados de não exceção da remuneração de trabalho independente como direitos de autor e de, por isso, comprometimento da exclusividade que apenas os permite, representa um cálculo alternativo de acordo com os pressupostos enunciados.
Se existir qualquer erro nesta simulação, façam o favor de o apontar na caixa de comentários ou para o meu email, que emendarei.

85 comentários:

Anónimo disse...

O Costa da cobertura da Avenida da Liberdade, em Lisboa, dirá logo que lhe convenha, que "isto é política dos casos". Para além disso, dirá ao seu povo, que comparado com o "44" do "33", ele só tentou fazer coisas, sem enriquecer. No fundo, Costa dirá à peixeira da Nazaré e ao pescador das Caxinas, que o ex-genro do Arq. Fava é que toma banho num barracão com piscina. Ao contrário dele, que viveu apenas uma coberturazinha, que afinal era propriedade da família Violas de Espinho. Fornicados estão os tugas, que sem darem por isso, têm que pagar a vaselina com IVA a 23%, a não ser que a Comissão Europeia, venha dizer que a vaselina aguente com IVA a 35%. A vida Costa!

Anónimo disse...

O Costa foi o nº2 do Sousa e nunca se demarcou dele, como fez o Seguro. Já não o consigo ouvir. Tudo o que diz soa a falso e a improviso. O Seguro parecia mais honesto e menos demagogo.

Anónimo disse...

Há por aí uns comentadores muito burros. E egoístas, só olham para o próprio umbigo.

Em Portugal já não há muito para taxar. A fuga ao IVA já é das mais baixas das Europa e do mundo. O que querem taxar agora? As prostitutas? As mulheres a dias? Se se entra num clima de perseguição fiscal à raia miúda nada de bom sucederá a este país. Muitas pessoas tiram 200 ou 300 euros de biscates. Fazem umas limpezas, uns serviços de electricista ou carpinteiro, passam a ferro, vendem umas coisas na feira ou na internet... mas se forem a pagar impostos, ficam sem metade do que ganham... e aí já não lhes compensa ter o rendimento extra, compensa mais pedirem o RSI, irem à junta ou à IPSS pedir comida e dinheiro para pagar as contas, pedirem habitação social. E aí é o Estado que sai lesado.

Se o dinheiro dos impostos não dá para mais, o Estado tem de pôr as contas em dia. A maior parte da despesa vai para salários e para prestações sociais. Se o Estado não pode despedir, nem pode mexer no sacrossanto SNS ou na sacrossanta escola pública, então só lhe resta congelar salários e pensões, e cortar nos salários e nas pensões mais altas.

As alternativas são:

- aumentar impostos, o que causará mais miséria, desemprego, falências, emigração.

- reordenar a função pública e despedir, mas o TC certamente chumbará.

Têm outra solução? Não nos venham tapar os olhos com areia, dizendo que o Passos é um lobo mau que ataca funcionários e pensionistas por sadismo. Não há dinheiro em Portugal para mais, o Estado continua a ter uma despesa excessiva e temos de pôr de lado as fantasias e pensar que não podemos viver como ingleses ou alemães, com o nosso PIB temos de trabalhar mais que os outros e ganhar menos, e viver poupando. Se quiserem culpar alguém, mandem cartas ao PCP, ao Vasco Gonçalves, ao Cavaco, ao Mário Soares, ao Guterres ou ao Sócrates.

Anónimo disse...

O Costa é tão burro que nem capacidade para aliciar os funcionários públicos a darem-lhe o voto ele tem

Bastava prometer repôr o horário das 35 horas, como muitos funcionários que também vivem do orçamento de Estado, continuam a ter (é uma questão de igualdade!!!).

Há muito funcionário público revoltado com o Passos, que o obrigou a um horário inútil, pois não é com mais 1 hora que há mais produtividade na função pública.

Conclui-se assim, que apesar do Passos ser fraco, o Costa também é muuuuito fraco!!!

Anónimo disse...

Caro Prof. ABC, julgo que não deveria incluir no cálculo o valor do IVA pois, caso não tenha sido declarado o rendimento como "direitos de autor", o contribuinte deveria ter cobrado à SIC o valor da remuneração acrescido de IVA e, aquando da declaração trimestral, esse valor de IVA seria entregue às Finanças (ou seja, contrariamente ao que o cálculo que apresenta induz, não seria retirado ao montante que efetivamente foi recebido). Do lado da SIC o IVA pago ao contribuinte não seria um custo e acabaria por abater no cálculo do IVA que a SIC teria que entregar às Finanças. Pode efetivamente haver razão para a administração fiscal questionar a opção, mas em sede de IVA não terá resultado qualquer prejuízo para o Estado.

Anónimo disse...

Tiro e queda. Antes de ser já o era.
O Dr ABC não podia deixar de, mais uma vez, trazer para aqui, blogue de uma imparcialidade sem limites, outra noticiazinha do António Costa. Ridículo!...
Mas não fala do "esquecimento" do Passos em pagar à Segurança Social!
Nem da Tecnoforma?
Por que será?
Eu sei!...

Anónimo disse...

Aquele que quer ser PM deve esclarecer estas situações. Costa devia fazê-lo.
A Tecnoforma foi tão escrutinada e com tanto desejo que houvesse alguma marosca, que acredito que ficou tudo dito sobre isso. Já no caso de outros políticos basta olhar as evidências e vida faustosa que levam, para ficar uma dúvida razoável sobre o modo honesto como ganharam os cobres. Mas isso só é possível retirando as palas Esquerda e Direita dos olhos.

Anónimo disse...

Se há despesa com pessoal é fácil resolver. Despeçam os "boys" e substituem-nos por funcionários do quadro, onde existem juristas, engenheiros, economistas, etc, etc. Além do mais, dentre os funcionários há milhares de PPDs e CDSs. Portanto é muito fácil. Acresce que estes funcionários são experientes, contrariamente aos "boys" que nada sabem da vida. Muitos deles nunca trabalharam, não têm curso superior e a maior parte deles foram maus alunos. O remédio é este e não outro, pois como se sabe "boys" na Administração Pública, são aos milhares.

Anónimo disse...

para o sapiente das 29 de setembro de 2015 às 00:32

como fp lá terei que engolir esse sapo e votar no Costa

Anónimo disse...

"nuno granja PERMALINK
29 Setembro, 2015 13:25
Nunca simpatizei muito com Passos, o facto de ter feito uma parte significativa do percurso politico acompanhado pelo Relvas suscita-me sérias dúvidas e tenho sérias reservas quanto a muitos aspectos da actuação deste governo.
A seu favor tem a resiliência, o ter aguentado o barco no meio de diversas tempestades (troika, irrevogável…), o ter dito não ao DDT e a muitos DDs do PSD e e mais algumas coisas.
Para mim não votar não é opção e como não espero encontrar um politico que seja 100% digno da minha confiança (Rui Rio e Henrique Neto andam lá perto) vou votar no mal menor.
Parafraseando o que um inglês disse sobre a vitória do Cameron, Passos é o “the devil we know” tuga
Quanto ao Costa, só quem andasse muito distraido é que podia ver naquela nulidade sem coluna vertebral alguém capaz de ser um bom PM nos tempos que correm.
Ainda ontem achei piada ao MST a falar dos “erros” do Costa (não assinar orçamentos futuros + um longo etc). Não são erros, o Costa é mesmo assim."

Nota: Não resisti a copiar este comentário do Blasfemias.net. Identifico-me com esta forma de pensar. Obrigado ao autor Nuno Granja.

Anónimo disse...


A Coligação vai ganhar as eleições. Quem lhe deu o triunfo foi Sócrates e mais ninguém. A culpa é da vida desmesurada, faustosa e injustificada desse político, que se serviu do lugar. Um homem que deixa o poder e vai para Paris residir, vivendo à farta e gastando à grande era de desconfiar. António Costa só tem culpa numa coisa: devia ter largado o verme. O PS foi destruído pelo caso Sócrates e pelo próprio Sócrates. Só não vê quem for cego...

Anónimo disse...

A Maria Luís Albuquerque disse, há pouco, que na vigarice das contas da Parvaloren, pediu para os administradores serem "mais optimistas!. Passos disse que concordava e que faria o mesmo. Agora, a falsificação de documento e de contas chama-se optimismo? Não há dúvida. Este governo é trapaceiro.

Anónimo disse...

E a compra de 30% da OI pela PT, com o triunvirato da vigarice nos comandos, Salgado, Bava e Granadeiro, a mando do Dono Disto Tudo, Sócrates? A PT pagou por 30% da Oi, 3.000 milhões de euros. esses 30% da Oi valem hoje 150 milhões de dólares. Grande Sócrates, que a rapinar não tem outro igual.

Anónimo disse...

Digam o que disserem este site s´terá credibilidade quando fizer jornalismo imparcial. não vejo elementos psd em lado nenhum aqui não vejo elementos sobre o pcp aqui entre outros mais

tem coragem e posta isto e depois mostra algo mais

Anónimo disse...

Imparcial é o Público e o Diário de Notícias. Imparcial é o Expresso do Costa brother. Por aqui, há a perspectiva dos portugueses, que nunca será imparcial. Há os interesses dos portugueses, e esses são absolutamente parciais.

O Partido Comunista foi sempre parcial a defender uma sociedade estrangeirada, de base soviético-cubana. Perspectiva parcialmente comunista e que nada tem que ver com os portugueses.

O Partido socialista defendeu sempre os interesses da sua nomenklatura maçon, contra os interesses dos portugueses, na senda desse Afonso Costa que deixou Portugal na miséria durante a I República.

Portanto, Kamarada, se queres imparcialidade, vais para as Corporações, que lá só se defendem os interesses maçons de forma absolutamente imparcial.

Anónimo disse...

A LOURA SEBENTA DAS FINANÇAS MANDOU MARTELAR AS CONTAS DA PARVALOREM/BPN PARA QUE O ANÍBAL DE BOLIQUEIME ACABASSE O SEU MANDATO DE FORMA NÃO HORIZONTAL, AFINAL SÃO TODOS DA MESMA QUADRILHA, O RELVAS, O COELHO DAS ONGS, O ANÃO, O ANÍBAL E OS VIZINHOS DA COELHA, DIAS LOUREIRO, SÓCRATES, VARA, OS DO BPN, DO BES ANGOLA E BES VELHO E AGORA OS DA CGD. Ó PROF CALDEIRA TENHA UM POUCO DE VERGONHA QUE JÁ ENJOA.

Anónimo disse...

" DIAS LOUREIRO, SÓCRATES, VARA, OS DO BPN, DO BES ANGOLA E BES VELHO E AGORA OS DA CGD. Ó PROF CALDEIRA TENHA UM POUCO DE VERGONHA QUE JÁ ENJOA."

Kamarada, enganou-se, pois o mestre de vilar de massada, faz parte de um gang diferente. Às vezes, as feijoadas enoam para alguns. Mas, há malta que gosta de feijoada, Kamarada, por aqui, queremos porquê QUE O COSTA ESTAVA EM DEDICAÇÃO EXCLUSIVA NA CAMARA DE LISBOA, E MESMO ASSIM AUFERIU LARGOS MILHARES DE EUROS A DIZER UMAS COISAS NA SIC E A ESCREVER UNS TEXTOS NO CORREIO. Se puder pedir ao Costa, os esclarecimentos, a gente agradece.

Anónimo disse...

O coelhone na Porta da Loja

Anónimo disse...

Manuel José Dias Loureiro e Jorge Coelho são accionistas da Valor Alternativo, uma sociedade anónima gestora que administra e representa o Fundo de Investimento Imobiliário Valor Alcântara, que foi constituído com imóveis adquiridos com o produto de reembolsos ilícitos de IVA, no montante de 4,5 milhões de euros.
A Valor Alternativo e o Fundo Valor Alcântara têm a mesma sede social, em Miraflores, Algés, e os bens deste último já foram apreendidos à ordem de um inquérito em que a Polícia Judiciária e a administração fiscal investigam uma fraude fiscal superior a cem milhões de euros.

Anónimo disse...

Olha a Lígia Correia, perdão, Lídia Almeida Santos Pinto de Sousa, voltou às 18h10 e 18h15, mas... anónima.

Anónimo disse...

E agora a pergunta de um milhão.
Será que até ao dia das eleições o DR ABC vai postar aqui, nesta casa cheia de "imparcialidade", alguma coisinha relacionada com o António Costa?

A minha resposta: acho que vai aparecer mais qualquer coisinha.

Após as eleições volta para aqui o Sócrates!...

Anónimo disse...

A ruptura com a “era Sócrates”, no meu entender, seria fundamental para uma afirmação plena da liderança de António Costa. Porque esta “era Sócrates” não foi um período qualquer. Foi um dos períodos mais negros da História Contemporânea de Portugal, onde um Primeiro-ministro usou o poder político para em concubinato com interesses económicos dominantes criar em Portugal um capitalismo de Estado sul-americanizado.
Um capitalismo de Estado onde o poder político controlasse o sistema financeiro (através da CGD, a aliança com o BES e o assalto ao BCP), controlasse as principais empresas do país através do GES e tivesse influência decisiva nos Media – daí a tentativa de controlo da TVI e a tentativa de cerco económico a Francisco Balsemão.
Todos sabemos como acabou a “era Sócrates”. Portugal acabou resgatado pelo crescimento exponencial da dívida pública sob o ar angélico de Teixeira dos Santos. O GES/BES – estreito aliado de Sócrates – ruiu fragorosamente nas barbas de um Banco de Portugal inoperante.
José Sócrates e Ricardo Salgado estão, agora, em prisão domiciliária.

http://joaorendeiro.com/wordpress/?p=2361

Anónimo disse...


Isto de sondagens é tudo treta. O PS vai ganhar as eleições e com muita vantagem. Tal vai acontecer e a partir daí será necessário reformular todo o quadro legal que regula as sondagens. Está tudo instrumentalizado. Se a Coligação ganhar este povo precisa de tratamento psiquiátrico e contra a amnésia. As sondagens são mentiras grosseiras.

Anónimo disse...

30 de setembro de 2015 às 15:38

Kamarada, tens saudades da União Soviética. Compreendo-te. Quando andavam por aí os capitalistas, a dizer bem dos mercados, e sabíamos que as amplas liberdades dos kamaradas de Cuba e da Roménia é que faziam os povos felizes. O povo queria trabalhar no campo e para o partido. Sondagens? O que é isso? Quem não cumpre as ordens, tem que obter tratamento psiquiátrico. Até o glorioso Dr. Soares, aquele que enviuvou há umas semanas, e que foi sempre um paladino do kapital contra o povo trabalhador, foi apelidado de maluco, pois necessitava de apoio psiquiátrico, porque andava a dormir com o grande capital americano. Sondagens, camarada, são um anátema do kapitalismo. Precisamos de libertar o povo das malditas sondagens. Avante, kamarada! Viva a Internacional comunista e socialista em uníssono.

Anónimo disse...

Eu votarei PS e tenho telefone fixo. Aliás, em minha casa são 10 (dez) votos para o PS, quando em 2011 foram para o PSD. Portanto, também desconfio das sondagens, manifestas falsidades para auxiliar a Coligação de mentirosos. Paciência, desta vez vamos votar PS até que o PSD arranje um novo líder que fale verdade e não prejudique a classe média, como o fez.

Anónimo disse...


Também tenho memória. Cortaram-me o salário, aumentaram-me o horário de trabalho, reduziram-me as férias, roubaram-me os subsídios, aumentaram-me o IRS e ameaçaram-me que me despediam. Depois disto vou votar na Coligação? Claro que não. Eu e a família votaremos no PS. E sem dúvida da justeza e justiça da intenção. PSD nunca mais.

Anónimo disse...

Sócrates roubou? Se roubou deve ser julgado e condenado. Isto não significa que irei votar na Coligação. Quero que o Sócrates se dane. Mas vou votar PS.

Anónimo disse...


Agora o mentiroso andar de crucifixo no bolsa e a pedir apoio à Senhora de Fátima. Deus não gosta de mentirosos e a mentira é um pecado. Abaixo a Coligação. Viva o PS.

Anónimo disse...

30 de setembro de 2015 às 15:43
30 de setembro de 2015 às 15:50
30 de setembro de 2015 às 15:48
30 de setembro de 2015 às 15:56

Miguel, sente-se que por aí no Ministério há pouco que fazer. O funcionalismo público continua igual a ele próprio, em vez de fazer alguma coisa, para melhorar a nação, põem-se a escrevinhar coisas em blogs. Vergonhoso, Abrantes, tens um blog escarro, e em vez de ires trabalhar para o teu blog, vens para aqui poluir do parcial DPP. É que aqui, defende-se Portugal e os portugueses, daí aqui ser-se parcial. Absolutamente parcial e a favor de Portugal. Contra os vigaristas que passam as tardes a tentar passar as ideias da vigarice socrática. Vai trabalhar, malandro. no passaras.

Anónimo disse...

Quem será o novo líder dos Ratos? Será que o Seguro voltará? Foi sério e consistente, pois nunca apelou ao voto no ex-presidente da Câmara de Lisboa. Para onde irá o Costa, a partir de 5 de Outubro? Há quem diga que vai para a Fundação Saramago. Ou talvez vá para o Grupo Lena, atendendo a que eles não vão lá meter o Sócrates. Coitado, o que irá fazer agora o Soares, a partir de 5 de Outubro? Irá voltar a escrever nos jornais? Só se for a enfermeira a escrever, pois ele já não diz coisa com coisa.

Anónimo disse...

Quem me dera ser possuidor de terrenos na zona onde construírem o futuro aeroporto de Lisboa.

Anónimo disse...

Fala-se no António Vitorino. Mas, este gosta mais de dinheiro do que o Sócrates. Será que o Ferro quererá voltar? Ou será a vaga de fundo do Beleza?

Anónimo disse...


Estes tontos matam-se e esfolam-se por causa da Coligação. Cambada de burros, então vocês não vêem que o que eles querem é o poder? É assim que pensa o Abrantes, o tal do Ministério da Justiça. O tal que não faz nada e manda a nação para baixo. Pois que se dane a Coligação. Agora vem a conta do BES para pagar. É só um momento. Votem e ela ai estará pela mão dum novo aumento de impostos.Viva a Coligação patriótica.

Anónimo disse...

http://www.jornaldenegocios.pt/economia/politica/eleicoes/legislativas/detalhe/coligacao_com_41_e_ps_com_29_na_maior_sondagem_das_legislativas.html

A Marktest divulgou esta quarta-feira a sondagem com a maior amostra das legislativas, 1.607 pessoas. De acordo com a empresa de estudos de mercado, a coligação obtém 41% dos votos, enquanto o PS se fica pelos 29%.
A coligação Portugal à Frente poderá estar perto da maioria absoluta. De acordo com o barómetro político da Marktest, realizado nos dias 22, 23 e 29 de Setembro e que a empresa qualifica como a "maior sondagem das legislativas", a candidatura que junta Passos Coelho e Paulo Portas recolhe 41% dos votos. O PS fica-se pelos 28,6% dos votos, ao passo que a CDU recolhe 9,3% dos votos e o Bloco de Esquerda alcança 8,7%.

Anónimo disse...

Será que as sondagens mostram que os portugueses não querem um oriundo de Goa, para PM? Já imaginaram um oriundo da Europa a ser eleito em Moçambique? Não.

Anónimo disse...

Alguém me pode actualizar os números da Eurosondagem ? O PS já tem maioria ?
.
Não encontro na net e não consigo ver a SIC (nem SIC N). No Expresso nada é dito... Estão a guardar segredo ??
.
Bruno

Anónimo disse...

Contrariamente às sondagens publicadas - que dão a vitória à Coligação - O PS vai ganhar e folgadamente. Porém, sem maioria. É esperar para ver. Afinal os indecisos e os que não respondem são os que têm medo dos patrões e líderes políticos da Coligação. Professores, funcionários autárquicos, trabalhadores da saúde, dos tribunais, etc etc., em suma funcionários e seus familiares directos votarão PS. Vai ser uma grande vitória.

Anónimo disse...

Para mim há dois blogues totalmente imparciais. O "doportugalprofundo" e o "portadaloja". Nestas duas "casas" não se fala da coligação PàF, apenas "atacam" o PS e o António Costa em particular. Dá gosto ler os posts ali colocados pelos donos. Aprende-se muito e ajuda a esclarecer tudo.
Só me resta uma pequena dúvida: não há nada, mas mesmo nada, a criticar no seio da PàF? Nunca vi nada assim... mas como só tenho 63 anos ainda estou a tempo de perceber esta imparcialidade de funil..

Anónimo disse...


Concordo. Desde há muito que habituei a frequentar o blog do Dr. ABC., por causa dos casos de pedofilia e, posteriormente, da licenciatura de Sócrates. Sempre votei PPD/PSD, sendo um simpatizante leal e solidário, que não cúmplice. No entanto, este PSD tirou-me do sério. A política de Passos, a pretexto de imposições da troyka, virou-se contra funcionários e pensionistas, de forma agressiva e até violenta. Aí desisti de apoiar esse individuo, parcial e perseguidor, concluindo no sentido de não votar no partido. Aos escândalos do PS sempre ABC esteve atento. Aos escândalos do PSD o mesmo ABC esteve ausente. Dois pesos e duas medidas. É por isso que o PSD perdeu interesse, porque é como ou outros ou pior.

Anónimo disse...

1 de outubro de 2015 às 11:44
1 de outubro de 2015 às 14:10
1 de outubro de 2015 às 14:55
1 de outubro de 2015 às 15:58

Choram choram, chora o amanuense de serviço. Está em panico, aflito, ou antes, o chefe dele já lhe disse, "estamos perdidos", temos que ganhar a batalha da internet como o Obama".

Imparcial é o DN e o Expresso e o Público. Aí, nesses jornalecos, é tudo imparcial, as primeiras páginas, os artigos encomendados, o socialismo está em pânico.

Aqui, no DPP, é uma parcialidade assumida por Portugal. Aqui não se defendem os maçons, nem os vigaristas, nem os pedófilos. Na Cosa Nostra, o Camarada Vital defende e escreve livros aos vigaristas. No Corporações do Abrantes, defendem-se os Pedrosos e outros afiados com as crianças. Na cancio a juglua, defende-se os maçons. Mas é tudo absolutamente imparcial.

Dia 4 de Outubro, o Costa lá terá que ir trabalhar para a sociedade de advogados do Sampaio e do Vera Jardim. Que chatice, trabalhar, mesmo pertencendo à casta.

Anónimo disse...

Será verdade que o Vicente Jorge Silva vai desfilar com a Coligação?
E o Seguro foi convidado para a arruada do Chiado, e ainda não respondeu. Preparar-se-á para ser o próximo Secretário-Geral?

Anónimo disse...

"António Costa começou por desdenhar da vitoriazinha de António José Seguro nas eleições europeias, mas agora parece contentar-se com uma derrotazinha, uma derrota por poucos, que lhe permita, com acordos e conciliábulos, completamente à margem do que é o passado e a história do PS, arranjar um saco de gatos na Assembleia da República para proteger a sua continuidade política", acusou Lobo Xavier, num almoço da coligação PSD/CDS-PP em Lousada.
António Lobo Xavier apelou a uma maioria da coligação PSD/CDS-PP "para governar pela positiva", mas também "para evitar um cenário de Grécia, que parece que é aquilo que está por detrás do pensamento do PS".

Anónimo disse...

A antiga ministra Maria de Belém, que é potencial candidata a Presidente da República, já confirmou a sua presença, mas que, até ao final da manhã, o mesmo não aconteceu em relação a António José Seguro.

Anónimo disse...

Acompanhar monhés é como dormir com repteis. Pode-se ser picado mortalmente.

Quem não se sente, não é filho de boa gente.

Vai-te fornicar, monhé dum cabr...

Anónimo disse...

Já repararam que antes de eleições legislativas aparece sempre qualquer coisinha a tentar "decapitar" o PS?
Foi a pedofilia da Casa Pia que, pasme-se, só tinha protagonistas ligados ao PS, depois lá apareceu a assustadora pedofilia por tipos da Igreja e, tb, de professores, técnicos desportivos, etc, e o Dr ABC "calou"...
Depois foi o curso do Sócrates. Uma treta.
Mais tarde o caso Freeport. Uma cabla política parida por uma carta "anónima" de um tipo nada anónimo do CDS que teve ajuda de um, segundo dizem, polícia...
Agora o caso Operação Marquês. Começou com dinheiros da Venezuela, de Angola, das PPPs, da Parque Escolar, das casas e casinhas da mãe do Sócrates, etc, mas que, parece, ficou reduzido ao Vale do Lobo. O segredo de justiça mantém-se aberto apenas ao Correio da Manhã e a acusação tarde.

Conclusão: antes de eleições legislativas aparece sempre qualquer coisinha para tentar "decapitar" o PS. A direita gosta e aproveita.

Nota: aonde pára o Marco António, secretário geral do PSD, figurinha tão activa em outras campanhas eleitorais do PSD?
Será que o Dr ABC vai investigar o paradeiro do pequenote tão importante do seu PSD? Sim... mas só depois das eleições e caso não apareça mais nenhuma coisinha relacionada com o PS.

Anónimo disse...

1 de outubro de 2015 às 15:58


Ahahaha!
O socretino aldrabão, veste mil farpelas para vir vomitar patranhas que de tão ridículas, só fazem rir.

Anónimo disse...

1 de outubro de 2015 às 17:06

Tenho pena de ti. Já estive para ira às Corporações, fazer a tua figura, e dizer que o Brantes é um gajo imparcial, pois só defende os pedófilos e os maçons. Mas, depois, pensei na famosa Fundação da Prevenção Rodoviária do Vara, que parece que houve uma palmada de quanto? Diz lá? E também aquele deputado Magalhães da Internet, que decidiu construir lá no teu Ministério da Justiça, o busto da Irmandade, num mármore raro, como tudo que é maçon, e que custou quanto? Depois, lembrei-me do bajolo que disse "estou-me a cagar para o segredo de justiça", mas parece que o tal ferrinho não se referia ao Cruz, mas antes ao Paulino, da verruga na anca esquerda ou direita? diz lá. Ahh, e não me consigo esquecer dos robalinhos do Armando e da Bárbara. Tudo gente imparcial, claro.

Anónimo disse...

preocupação de coisas menores e com pouco substância - vejam isto - para aonde os nossos impostos.

Estado comprou mais de 1900 carros a diesel ao grupo Volkswagen - Só...cadê as outras marcas alemãs?

Anónimo disse...

Os 15 anos de governação do tal partido levou Portugal ao descalabro financeiro, ao colossal endividamento e à bancarrota, só evitada porque O Dr. Teixeira Santos e os sousa pediram o resgate internacional, pediram um empréstimo de mais 78 mil milhões para viabilizar Portugal e comprometeram-se com gravosas medidas de austeridade implementadas pelo governo que sucedeu ao do sousa. A Troica vasculhou as contas do sector público e obrigou a contabilizar como dívida do Estado mais cerca de 30 mil milhões que o sousa tinha "debaixo do tapete".
A corrupção tem sido uma importante causa do endividamento. qualquer obra pública custava o triplo do valor orçamentado sem que fossem apuradas responsabilidades. O Engº João Cravinho ousou apresentar propostas de lei anti corrupção mas foi imediatamente "corrido" para fora do País.
Como é possível um partido desses ter a votação anunciada nas sondagens? Os portugueses não têm bom senso? Não sabem distinguir o trigo do joio? São passivos para com a corrupção? Querem uma 4ª bancarrota? Pretendem o regresso da Troica? Não se aperceberam da falta de ética, do modo sujo e sem escrupulos como o Dr. Seguro foi afastado?

Anónimo disse...

A coligação Portugal à Frente recolhe 37,7% das intenções de voto, de acordo com o último barómetro da Eurosondagem antes das eleições do próximo domingo, divulgado esta quinta-feira. É uma subida de 2,2 pontos da coligação face ao último estudo, em que tinha 35,5% e estava atrás do PS. Os socialistas, por seu turno, caem 3,3 pontos para 32,7% e deixam a primeira posição. É a primeira vez que a coligação passa para a liderança do barómetro da Eurosondagem.

http://www.jornaldenegocios.pt/economia/politica/eleicoes/legislativas/detalhe/eurosondagem_coligacao_ultrapassa_ps_e_lidera_com_cinco_pontos_de_avanco.html

Anónimo disse...

o socialismo chique do Costa.

http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/politica/detalhe/20151001_0418_senhora_anonima_chama_se_mabel.html

"Não foi por falta de dinheiro que o meu filho emigrou para a China." As palavras são de Mabel Maria Silva, a mulher que interrompeu os discursos socialistas no almoço-comício de terça-feira em Setúbal. Está desfeito o mistério sobre a identidade da senhora ‘anónima’. Licenciada em Engenharia Civil, a ex-subdiretora regional do Ambiente e do Ordenamento de Lisboa e Vale do Tejo, residente em Lisboa, contou ao CM que foi opção do filho ir viver para fora. "Nada daquilo estava combinado. Sou apoiante do Partido Socialista e foi espontâneo." Mabel Silva, casada e mãe de dois filhos, é funcionária da Agência Portuguesa do Ambiente. Encontra-se de baixa médica. Na internet, Mabel Silva arrenda uma vivenda para férias no Algarve, na zona de Alporchinhos. A habitação, de três pisos e a cerca de 50 metros da praia, pode ser arrendada por 1380 euros por semana, segundo anúncio no site da agência HomeAway.

Anónimo disse...

A dita Eng. Mabel, que é mãe do jovem licenciado que foi para a China, mas que afinal nem precisava de ir, afinal teve um processo disciplinar por agressão na Direcção Geral do Ambiente onde era Sub-diretora. Isto é o socialismo tuga. Desleixado. Calão. Vígaro.

http://www.dgsi.pt/jtca.nsf/a10cb5082dc606f9802565f600569da6/2d2e8cbd4d104be080256ed20045bbcf?OpenDocument

Anónimo disse...

Um bando de vigaristas. Metade do último governo xuxa está a contas com a Justiça, existindo já condenações por corrupção. Uma quadrilha destas ainda disputa a vitória eleitoral? grande trabalho do jornalismo corrupto.

Anónimo disse...

Por isso mesmo voto PNR
VIVA PORTUGAL

Anónimo disse...

Reportagem da campanha: "Ganha o Coelho porque eles são dois e o Costa é sozinho..."

http://www.jornaldenegocios.pt/economia/politica/eleicoes/legislativas/detalhe/reportagem_da_campanha_ganha_o_coelho_porque_eles_sao_dois_e_o_costa_e_sozinho.html

Anónimo disse...

Abrantes,

PO que vai ser da tua vida, depois de 5 de Outubro? Compra umas caixas de Rennie, hoje, pois na segunda-feira, nem guronsan, nem rennie, haverá nas farmácias.

http://www.publico.pt/politica/noticia/candidatura-de-maria-de-belem-criticada-no-ultimo-almoco-socialista-1709890

Depois de algumas dificuldades no início do discurso, quando o sistema de som não queria colaborar, Carlos do Carmo decidiu elogiar António Costa, destacando as dificuldades que tinha tido de ultrapassar nos últimos tempos. “Foi muito duro para António Costa fazer campanha com um ex-primeiro-ministro preso, com camarados do partido sistematicamente a dar entrevistas a deitá-lo abaixo e nas costas de António Costa apresentar-se uma candidatura a Belém.” A assistência aplaudiu.

Momentos antes, Fernando Medina, presidente da câmara de Lisboa, arrancara aplausos da assistência com o seu ataque virulento ao PCP e BE. Dirigindo-se aos eleitores que “estavam a pensar PCP ou BE”, deixou no ar a ameaça do caos.

“Mas vocês acham que se as propostas do PCP vencerem, no dia a seguir, as vossas poupanças estavam seguras nos bancos?”, questionou antes de lembrar, a propósito do BE, que as legislativas não eram “um concurso de beleza nem de simpatia”. E que importava também fazer algumas perguntas. “Mas algum de vocês acredita que se tomarmos uma posição de ruptura no euro ou de renegociação unlateral que isso vai melhorar a situação do país?”

Anónimo disse...

Tó-Zé Seguro acabou de dar um mergulho no Rio Mira, junto a Vila Nova de Milfontes.

Ufff, que bem que se está no Alentejo Litoral, e apreciar a paisagem alentejana sem selvagens.

Anónimo disse...


O Abrantes não precisa da política para nada. Vive bem e à farta. Tem um rendimento elevado e um razoável património. Por isso, o Abrantes não precisa de bajular nenhum político. Porém, tem as suas convicções e não tolera mentirosos e gente falha de carácter como Passos Coelho. Também, não gosta de "gays" como Portas, embora os tolere, mas longe. Portanto, ninguém se preocupe com o Abrantes que não precisa de Passos para lhe melhorar a vida. Preocupa-te com tua vida, que parece ser má.

Anónimo disse...

Guronsan. Muita dose de Guronsan.

http://www.jornaldenegocios.pt/economia/politica/eleicoes/legislativas/detalhe/faltam_alguns_votos_para_a_maioria_diz_portas_em_sms_aos_militantes.html

Mas, como Portas diz que faltam poucos votos para a maioria, é essencial mobilizar o máximo de pessoas. "Fale com os amigos para que se juntem a nós", pede o líder democrata-cristão, que termina a missiva electrónica a pedir para a mensagem ser reproduzida: "Conto consigo! Passe palavra".

Anónimo disse...

A luta continua
A vitória é certa.

Anónimo disse...

https://www.youtube.com/watch?t=107&v=ynpleokhjx4

isto é Portugal!! Não adianta andar aqui com filosofices.

Anónimo disse...

Notícia sobre o nº 1 do Costa: O sócrates vai votar sem proteção policial.

Comentário no café: Arrisca-se a levar uma carga de porrada.....não é que não mereça.

Anónimo disse...

3 de outubro de 2015 às 00:02

parece um post do 31 da Armada

A análise do discursoé tramada, não se consegue esconder a pele do lob...

Anónimo disse...

balbino faz a mal que amanhã esse peidola vai ser assada. começa a olhar para trás cabrão de merda

Anónimo disse...

O Abrantes não gosta de gays nem de mentirosos. Por isso apoiou sempre o Sócrates, de quem recebia avença.
Ò Abrantes, senta-te em cima de um daqueles objectos das Caldas, dos de litro!

Anónimo disse...

O Abrantes está preocupado. De outra forma, não andava por aqui, em território hostil, todos os dias a clamar e a dizer mentiras sucessivas, tal e qual o chefe sócrates.

Anónimo disse...

A Igreja e os media em versão "politicamente correcta".

Imagine-se que um padre assumia em público que vivia com uma mulher. Era logo posto for da Igreja. Este assume-se a viver com um tipo, e é um herói!

http://rr.sapo.pt/noticia/35841/padre_no_vaticano_assume_se_como_homossexual_em_vespera_do_sinodo_para_a_familia

Na véspera do arranque do sínodo dos bispos um padre polaco que era funcionário da Congregação para a Doutrina da Fé (CDF) revelou que é homossexual e que vive há vários anos com um parceiro.

Numa entrevista a um jornal diário italiano publicado este sábado e depois numa conferência de imprensa, Krysztof Charamsa, que colabora com a CDF desde 2003, defende que é preciso dizer ao sínodo que o amor homossexual “também é familiar”.

Anónimo disse...

A maioria dos portugueses estão calmos e serenos. Não são de esquerda nem de direita, são por um futuro melhor e a sua visão do futuro vai mais longe que o seu umbigo. Os outros, aqueles que comem da gamela, estão excitados e revoltados. Evoluam porra. Não escolhemos o melhor, mas o menos mau e assim vamos filtrando lixo que não queremos a governar o país.
Já alguém viu a foto de jantar de hoje do 44?

Anónimo disse...

o vígaro ainda janta? Só se fosse raticida.

Anónimo disse...

Vai começar o caldo, entornado.

http://www.publico.pt/politica/noticia/grupo-de-socialistas-vai-propor-congresso-extraordinario-do-ps-depois-das-presidenciais-1710083

Grupo de socialistas vai propor “congresso extraordinário do PS depois das presidenciais”

Costa Poucochinho disse...

Estejam tranquilos Kamaradas e mantenham o Costa como secretário durante mais 100 anos...os Portugueses terão assim a garantia que o PS-Partido dos Salteadores nunca mais ganhará uma eleição....

Anónimo disse...

ai tanta azia, e já esgotaram todos os stocks de rennie e de kompensan.

Anónimo disse...

Desaire num PS desonrientado, sem rumo e sem um chefe credível e realista. E, ainda mais, um partido falido.
O Dr. António Costa recuou várias vezes no assumir a liderança do partido, esperando o momendo que lhe pareceu oportuno. Nessa altura espetou a faca nas costas do seu colega José Seguro e, de forma sem ética, ignóbil e suja, atacou. José Seguro foi humilhado mas teve um comportamento com nível.
O Dr. António Costa, não se demarcou claramente do vigarista corrupto, não teve a humildade de pedir desculpa aos portugueses pela bancarrota, o endividamento e o descalabro financeiro a que o último governo do seu partido sugeitou o país. Acusou PPC de ter chamado a Troica e de ser o causador da austeridade que o seu partido negociou com a Troica. Mentiu, retocou os factos, substituiu a verdade "real" pela sua verdade que inventou e repetiu, repetiu, repetiu, pensando que esse truque ainda surtia efeito. Não conseguiu enganar a maioria dos portugueses. Depois das críticas feitas ao Seguro só lhe ficava bem pedir a demissão. Portugal precisa de um PS com gente credível, honesta, competente e sensata.

Costa Poucochinho disse...

Talvez devesse sair pelo meu pé...o Ferrugento e o Vesgo da Selva não me deixam...não querem acabar reformados num aterro presidiário...conclusão....vou acabar por sair de empurrão...triste destino....acabar como o 44/33....

Anónimo disse...

Relvas, mafiosi, falava ontem no Ferro ir para presidente do Parlamento. A tugolandia ainda não percebeu que a alarvidade tem limites.

Costa Poucochinho disse...

Depois de ser esmagado pelo Passos ainda vou acabar em Beleza...chato isto de eleições a sério...só gosto de primárias e de alimárias !

Vesgo da Selva disse...

Queria ser forcado...acabei Enforcado e Empalado por uma Coelha...vou-me atirar ao Tejo em Santarém....

Cagalhão Fumegante disse...

Para Presidente só da Pia Ferrugenta....

Anónimo disse...

Danos colaterais do Costa.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/media/detalhe/director_da_sic_noticias_sai.html

António José Teixeira que era, desde 2007, director da SIC Notícias, canal de informação da estação de Carnaxide, deixa esta segunda-feira, 5 de Outubro, as funções, anunciou a empresa em comunicado, sem explicar as razões.

Anónimo disse...

baixem-se, é fogo real, não é só fumo...

http://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/antonio_galamba_costa_nao_tem_mandato_para_negociar_com_a_coligacao.html

Acordos à direita são algo novo para Costa, garante Galamba. "Manifestamente, não foi essa a opção feita por António Costa na campanha, e nem sequer consta da sua moção". O ex-dirigente não esquece as pressões que foram feitas, em 2013, precisamente para que Seguro não firmasse um acordo com a maioria. "Os mesmos que tentaram criar um ambiente adverso nessa altura são os que criaram as condições para não ganharmos", sublinhou.

Anónimo disse...

Consta que o viúvo Soares está com hemorroidal na boca, e como tal não consegue dizer nada sobre o resultado poucochinho do seu protegido de Goa.

Anónimo disse...

José Lello, um dos deputados da ala mais próxima de José Sócrates, considera que o caminho correcto é "qualquer tipo de acordo entre o PS e a coligação. Tem de haver". Lello deixou críticas à posição de Jerónimo de Sousa, que lembrou que é possível um governo de esquerda. "Esta posição louca da CDU que agora quer ser governo com o PS… na campanha não queriam, quando foi o Orçamento Limiano também não quiseram", recorda, em declarações ao Negócios.

http://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/jose_lello_defende_qualquer_tipo_de_acordo_com_a_coligacao.html

Chaimite disse...

O porquinho da india lixou-se...ahahah

Anónimo disse...

Sócrates vê o acesso ao seu processo adiado pelo menos por mais dez dias


Pois é estão a ver se arranja mais provas. Imagino uma série de RDE (relatos diligência ext ) para inquirir a mulher-a-dias e o homem do lixo para ver de encontra, qualquer coisinha.

Mas de mestre é pegar no processo e extrair n certidões para dar origem a outros inquéritos. Daqui a 30 anos ainda estão em investigação.


Anónimo disse...

1) Agradeço ao Dr. antónio Caldeira por nos ajudar a conhecer melhor o António Costa.

2) Todos os analistas reconhecem que António Costa se mostrou incompetente na gestão da sua campanha eleitoral. Como 1º ministro não seria melhor.