segunda-feira, 27 de julho de 2015

Crime e castigo

Estes dois postes do José da Porta da Loja - «A bataglia de Ricardo Salgado pela honra perdida» e «Os sindicalistas PS(P)» - merecem amplificação e comentário.

É evidente a campanha orquestrada para atacar o juiz Carlos Alexandre por ter decretado prisão domiciliária a Ricardo Salgado em vez de... perneira eletrónica. A velha tática da fulanização, de redução do inimigo a um só indivíduo, para derrotar a causa. Todavia, o juiz Carlos Alexandre não tem culpa neste cartório. Portanto, a orquestra deve procurar outro bombo.

O ataque imediato, ancorado nos sindicalistas policiais de coro, de que o juiz compromete a segurança da população de Cascais, e desperdiça dinheiro público, ao mandar vigiar a casa de Ricardo Salgado e controlar as suas visitas, acaba por embaraçar a polícia. É que nunca ouvi os mesmos sindicalistas a insurgirem-se contra a vigilância permanente das casas de Nafarros e do Vau (para lá do apartamento de Lisboa) do ex-presidente Mário Soares. Sem falar nos serviços gratificados (contratação de polícias para serviços privados) que esses não parece prejudicarem a alocação de agentes à segurança de todos...

Afinal, revelou Mariana Oliveira no Público, de ontem, 26-7-2015, que o Ministério Público apenas pediu a proibição de Ricardo Salgado se ausentar do país e o contacto com outros arguidos. Constrangido pela discordância do Ministério Público e pela interpretação que um tribunal superior fizesse dessa divergência, na iminência de um habeas corpus que libertasse Salgado até desta prisão domiciliária e perante informação de venda e de transferência de património para o Brasil que pode indiciar perigo de fuga de Ricardo Salgado, que também possui nacionalidade de um país que não extradita nacionais (o Brasil), eventualmente até perante alguma justificação cardíaca (pacemaker?) do banqueiro de 71 anos que impedisse a aplicação de perneira eletrónica, o juiz de instrução Carlos Alexandre decide-se pela prisão domiciliária com vigilância da polícia e controlo das visitas. Salgado está preso.

Poderia o juiz ter decretado prisão preventiva a Ricardo Salgado? Poderia, sob risco de a sua decisão ser revogada por tribunal superior. Todavia, penso que no atual clima de alarme social, seria difícil ao tribunal superior mandar libertar Salgado da prisão preventiva, com perigo de fuga para o Brasil.

Em qualquer caso, é uma pena esta segunda decisão do Ministério Público de não pedir a prisão preventiva de Ricardo Salgado. O que menos precisamos é que o Ministério Público fique numa posição frágil perante o público, entendido pelos socratinos como tendo dois pesos e duas medidas. Ainda que Ricardo Salgado seja desde sempre o banqueiro dos socialistas e partner de Sócrates em vivos negócios lúlicos. Não pode perpassar a ideia de que o Ministério Público português teme a queda do regime se Ricardo Salgado for posto na prisão-prisão e decidir abrir a boca sobre financiamentos e negócios de Estado. E não interessa que eu e o setor patriótico pense que não é assim; o que interessa neste momento para a eficácia da justiça é o que o público pensa.

A cisão entre o Ministério Público e a magistratura, neste caso, é muito perigosa.


Limitação de responsabilidade (disclaimer): Ricardo do Espírito Santo Silva Salgado, indiciado, em 24-7-2015, por «burla qualificada, falsificação de documentos, falsificação informática, branqueamento, fraude fiscal qualificada e corrupção no sector privado», e os demais arguidos nestes processos, objeto das níticas dos média, que comento, gozam do direito constitucional à presunção de inocência até ao trânsito em julgado de eventual sentença condenatória.
José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa, arguido indiciado, em 24-11-2014, pelos crimes de corrupção ativa por titular de cargo político, de corrupção ativa, de corrupção passiva para acto ilícito, de corrupção passiva para acto lícito, de branqueamento de capitais, de fraude fiscal qualificada e de fraude fiscal (SIC, 26-11-2014) no âmbito da Operação Marquês, recluso detido preventivamente no Estabelecimento Prisional de Évora sob o n.º 44, goza do direito constitucional à presunção de inocência até ao trânsito em julgado de eventual sentença condenatória, e não é arguido ou suspeito de ilegalidade ou irregularidade neste caso.

14 comentários:

Costypras disse...

Costa que tenho uma ministra a proteger o Salgado e as minhas Costas...

Anónimo disse...

Ai, se o Salgado fala! Até o Compadre Sousa Tavares ficará sem cabelo.

Anónimo disse...

Alguém sabe as razões porque o Dr ABC sempre, mas sempre, que "abre" a boca é para "atacar" alguém da área política do PS?
Eu sei e são três as principais razões:
1) - Devido à sua imparcialidade;
2) - Porque no "seu" partido, o PSD, são todos perfeitos, não há nada a apontar a ninguém. E quando surge algum caso, o que é uma raridade, passa ao de leve, levemente, por ele e depressa arranja justificações nos casos dos outros;
3) - E, finalmente, porque tem uma sanha doentia pelo Sócrates.

Por isso, não é de passar cartucho a tão imparciais, e pessoais, opiniões doentias...

Anónimo disse...

É uma oportunidade histórica para afastar os criminosos do poder e regenerar o regime, abrindo um futuro diferente para os portugueses.
Contudo, estou convicto que a Cosa Nostra vai mostrar o seu poder, que tem sido avassalador nestes 41 anos, e vai triunfar sobre a justiça e sobre os portugueses de bem, mais uma vez.
A posse do quase monopólio da imprensa e TV's, dá-lhes um grande poder. São eles que marcam a agenda noticiosa, obliterando factos, silenciando opiniões, impondo as suas aldrabices e manipulações.
O processo Casa Pia foi o exemplo de como magistrados, polícias e jornalistas se dobram ao submundo do crime organizado.
Neste momento, Portugal não será muito diferente da Sicília, a não ser na coragem e heroismo de alguns agentes da lei que na Itália ainda lutam com risco das próprias vidas.
Por cá, a cobardia é a marca d'água. Basta perigar o ordenado ou um subsídio e balanceiam-se para o adversário, esquecendo regras e princípios.

Quanto à segurança a residências das eminências do regime, veja-se a casa de férias do Sampaio no Algarve. Não são poucos os elementos que a vigiam e protegem.

Anónimo disse...

Gastos com a vigilância? Quanto custa aos contribuintes vigiar as casas do Dr. Soares em Lisbos, no Algarve, na zona de Sintra?

Os ratos do largo são muito falados porque...corrupção, amiguismo, pedofilia, máfias,etc, etc...

Anónimo disse...

o bandalho das 15h06m, gosta de chibatadas. Não gosta do DPP, mas não sai daqui, é um falhado xuxa, cheio de medo das verdades que por aqui se escrevem. Vais levar no focinho em 4 de Outubro.

Anónimo disse...

Até na revista Época/Brasil desta semana sobre Lavajacto se fala da "atenção especial " ...



Não se esqueçam de fazer trocadilhos, chorilhos com o nome de Costa, Sócrates e Soares.
O público leitor SÓMENTE das caixas de comentários delira...

A Mim Me Parece disse...

O bandalho das 15:06 anda por aqui a conspurcar o DPP desde os idos dos escândalos de pedofilia da Casa Pia. Então teria como principal missão lavar o porco Paulo Pedroso desde quando ele ainda não tinha sido pescado com pinças da prisão de onde nunca deveria ter saído para extrair com urgência aquele sinal que tinha em entrecoxas e que os miúdos da CP tão bem sabiam identificar. E que alegria que teve quando pedófilo PP foi recebido como um herói na Assembleia da República!...

O Palácio do Mártir da Pátria disse...

A acreditar no Expesso do mano Costa, Salgado é o novo Mártir da Pátria...logo a seguir a Gomes Freire de Andrade...coitadinho já nem pode ir à missa e confessar os seus mais que muitos pecados...e o verdugo o "sinistro" inquisidor Alexandre...palavras para quê...está tudo dito...entretanto para o lado do Largo das Ratazanas e da Cambra abrem-se garrafas de Dom Pérignon....o Constitucional acha que não ha enriquecimento injustificado e a corrupção deve ser livre e constitucionalmente protegida...boys toca lá a gamar!!!

Avante Kamaradas disse...

Nunca antes tinha visto tantos e tão bons Socialistas solidários com o Grande Kapital e um Banqueiro Explorador do Povo Trabalhador...Avante Kamaradas!...e de pé possuidores de offshores!!!!

Anónimo disse...

Até o Tribunal Corrupcional defende a Camorra.
Só à bala os desalojam do bolso do contribuinte.
Enriquecimento sem causa não é crime. Não vá o Diabo tecê-las e o estado confisque os offshores aos camaradas que há 41 anos livraram os portugueses das garras daqueles fássistas que morreram pobres e jazem em campa rasa.
Neste país, o Espírito Santo inspirou muitos ateus, como o Barão de Nafarros.

Anónimo disse...

Para alguns bandalhos que pululam por aqui se a justiça castiga funciona muito bem, se não castiga é uma merda. No caso de Paulo Pedroso apesar da justiça não o ter punido, para esses bandalhos, ele continua a ser "pedófilo". Bandalhos...

Uma pergunta aos bandalhos: alguma vez assistiram a um Juiz deslocar-se à Assembleia da República com a SIC atrás para filmar o ato da prisão de um deputado?
Sabem quando foi?

Cérebro Bovino Xuxa disse...

O Pedroso que foi fazer uma cirurgia para tirar o sinal que os miúdos da Casa Pia identificaram?
Esse é inocente. Se o juiz não condenou, é inocente.
Mas, pelo sim, pelo não, o governo socretino alterou a lei e violar 50 vezes a mesma criança passou a contar como apenas um crime.
Curiosamente, o Al Capone foi condenado por crimes fiscais. A Justiça federal nunca conseguiu provas dos assassinatos que cometeu e ordenou.
estava inocente, claro.
Já no caso do Duarte Lima, Isaltino e Tecnoforma, são todos culpados, claro.

Anónimo disse...

Tanta indignação pelo facto do Paulo Pedroso ter sido acusado e ilibado pela justiça e tanta calmaria pelos milhões de abusos, condenados pela justiça, ocorridos por graúdos da Igreja e por professores e educadores e treinadores, etc. Enfim, o Paulo Pedroso é militante no PS por isso toda esta relevância.
Que acha Dr ABC?
Essa coisa da pedofilia ocorrida nesses "lugares" deixou-o sem palavras!... ou melhor manteve, apenas, as suas palavras em relação ao Pedroso. E por interesses políticos ainda, por vezes, trás à baila o Ferro Rodrigues e outros socialistas. Mas de outros partidos nem um. Sintomático no que respeita à imparcialidade da treta....