terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Mário Soares e os jornalistas «comprados»



Vai atrasado, mas segue. Aqui não se deixa passar a ironia da amargura poética do Dr. Mário Soares, na sua crónica de 4-2-2013, contra o sistémico Diário de Notícias que abriga semanalmente a verve caduca dos seus comentários mal transcritos:

«Há bastante tempo percebi que alguns jornalistas estavam a ser comprados pelo Governo, direta ou indiretamente. Simplesmente mudaram de ideologia e de sentido para agradar a quem lhes pagava. Felizmente há ainda exceções. Honra lhes seja. Mas os jornalistas dos jornais, das revistas e das rádios e televisões têm uma terrível dificuldade. Para agradar a quem lhes paga, dizem o que muitas pessoas não querem ler, ouvir ou ver. E se o não fazem correm o risco de ser despedidos.»

Soares diz que percebeu tarde. Eu diria que o reconhece em má hora. O que fazer com os jornalistas já ele sabia há muito. Melhor do que o recuado golden Jaime Gama alegadamente recomendava, Soares não se limitava a comprá-los ou desprezá-los. Perseguia-os, segundo contou em tempos Joaquim Vieira (ele próprio uma vítima), por causa das tropelias de aqui e de além Macau. Tarde piou. E numa hora que já não é sua, de um tempo que o desprezou, alheado da construção desengonçada da imagem polida pelos média canhotos.

Um amigo meu contou-me que se tem deliciado a ler o novo DN, tão cavaquista (ou montezista...) agora, como socratino foi no passado, sistémico sempre. Um mudança total, despudoradamente praticada pelos mesmos que no passado, a outro soldo (uma nuance ácida do atual poder melífluo), soltavam cobras e lagartos contra o Presidente Cavaco Silva...

Soares queixa-se afinal de quê? Do poder financeiro ser outro, mediado por um inimigo e com origem numa fonte que nunca controlou por ter apostado em força errada. Num eterno retorno, dos homens que ascendem ao zénite solar com asas de cera e coração tão rijo quanto uma mó de moinho, Soares volta, então, ao ponto de partida de fama patética e de enjoo moral.


* Imagem picada daqui.

9 comentários:

Anónimo disse...

Politécnicos recusam leccionar cursos curtos aprovados pelo Governo

Estão com receio que lhes 'caiam os parentes na lama'??

Anónimo disse...

Caro Professor Balbino Caldeira,

Desculpe-nos o vernáculo, "são umas putas, Senhor, são umas putas"....estes jornalistas. Como é uma puta, esse tal de Dr. Soares, antigo militante do Partido Comunista, depois crítico de Álvaro Cunhal, quando lhe dizia "olhe que não, Dr.", e comparsa de negócios de Berlusconi e de Robert Maxwell, quando o Partido Socialista tinha um pasquim diário chamado "Portugal Hoje". Companheiro de tertúlia do ex-Secretário da Defesa norte-americano, Frank Carlucci, parceiro de ideia de Mitterrand, de Bruno Craxi e de tantos outros, velhacos e delapidadores de uma Europa falida.

Felizmente, que Soares já não é fixe para o Tuga, que percebe agora que as historietas de Soares serviram apenas para encherem o baú dele, do Melancia, do Sócrates, e de tantos homens de negócio socialistas e não só.

Soares, para pena dele, só recuperará na estima dos tugas, quando for a caminho dos Prazeres, e se discutir se vai para o panteão.

O fim de uma nação tem que ter um preço elevado. Graças a Deus!

Anónimo disse...

Num país, em adiantado estado de auto-destruição, em que a co-adopação e o casamento gay, são os elementos de progresso, temos um país em regressão demográfica, graças aos Pachecos aliados aos vendilhões de Pátria.

http://www.noticiasaominuto.com/pais/172462/sete-anos-apos-referendo-100-mil-abortos-em-portugal#.UvpfN1R_uuk

Desde que a lei do aborto foi referendada, realizaram-se em Portugal quase cem mil abortos. O ano de 2011 foi aquele em que mais interrupções foram feitas, 20.480, resultante de um aumento em continuo desde 2008. A partir de 2012, o número de abortos tende a diminuir, contudo, os dados apresentados mostram que Portugal se encontra abaixo da média europeia.

Anónimo disse...

Agora, é que o Pacheco da Marmeleira, sai de cima.

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Politica/Interior.aspx?content_id=3681256

António Capucho expulso do PSD

Anónimo disse...

Filho duma grande puta (sem ofensa para a Senhora), pedófilo, traidor, gatuno, corrupto, traficante, etc., etc., etc.... Havemos de lhe cagar e mijar na campa! Panasca sem carácter, aventalado paneleiro!

Anónimo disse...

Badaró confessou,meses antes de morrer de cancro,que estando no apogeu da sua carreira na tv e recusando contratos do Brasil,foi afastado da RTP e nunca mais conseguiu trabalhar em Portugal.Tudo por ter feito um número cómico onde caricaturava este traste corrupto e pervertido.
É esta a liberdade que estes mafiosos e libertinos defendem.
Soares deve ir para o Panteão,sim.mas o seu túmulo deverá ser construído em forma de sanita,para que as gerações futuras não esqueçam o lixo que conspurcou a pátria e a levou à vergonha e esmola internacional.
As fortunas dos Soares e companheiros de descalabro,não dão páginas de jornal,ficam na penumbra,tal como os processos sujos que as originaram.
Os grandes defensores dos pobres ocultam os milhões.Tal como o lobo,caçam com pele de ovelha.
A imprensa corrupta não invade esse território sagrado.
Peerseguiram empresários como Champalimaud,Manuel de Melo,etc.
Os que enriqueceram usurpando o dinheiro do Estado português,dos portugueses,são acalentados e elogiados pela matilha mediática.

Lamas disse...

E sindicato dos jornalistas não disse nada. Nem ouvi ou vi qualquer comentador/jornalista insurgir-se com as declarações.
Olha se fosse o Cavaco, o Coelho ou qualquer outro da #direita" dizer isto? Caia o Carmo e a Trindade. São estas coisas que fazem o retrato do jornalismo tuga.

Anónimo disse...

Quadros da democracia à portuguesa: o Estado metido no bolso de uns poucos. Tudo o resto é paisagem.

http://www.noticiasaominuto.com/economia/167741/estado-deu-8-8-milhoes-para-fpf-pagar-divida-fiscal-de-clubes?utm_source=gekko&utm_medium=email&utm_campaign=daily#.Uvu3z_2cfWR

Anónimo disse...

Democracia ou Merdocracia ?