domingo, 5 de maio de 2013

Os novos coronéis da censura do poder

A Petição pela efetiva liberdade de imprensa na TVI já vai nas 1.436 assinaturas. Se concordar, assine! O abafamento do jornalismo de investigação nos média portugueses tem, neste caso exemplar, de ser denunciado e combatido. Sem liberdade de informação efetiva nos média não há democracia plena.

Recomendo a leitura da crónica de Eduardo Cintra Torres, no CM, de hoje, 5-4-2013 - «Ana Leal suspensa na TVI: ataque ao jornalismo» -, que repudia a perseguição pedagógica do jornalismo de investigação na TVI.

E, já agora, sugiro a leitura de dois postes do José, à Porta da Loja: «Como se chega a diretor de informação de um "país positivo"», de 3-5-2013, sobre a ascensão socratina de Paulo Ferreira ao estrelato da RTP, após episódio de filtragem de mail interno de um jornalista do Público para um seu colega, datado de cerca de dezassete meses antes, numa operação negra lançada pelos serviços socratinos, em 18-9-2009, a dez dias das eleições legislativas de 2009, no caso do que chamei «Operação Encomenda», e sobre a correspondente contratação pelo... diretor de Informação Paulo Ferreira do ex-primeiro-ministro José Sócrates para comentador residente da RTP (onde semanalmente expõe a sua ignorância técnica e cultural num programa panfletário repetitivo); e um outro poste, «A liberdade de imprensa atual», de 4-5-2013, que permite enquadrar este caso Ana Leal de perseguição interna da liberdade de imprensa e do jornalismo de investigação.

Estes episódios inserem-se numa mudança o controlo da liberdade de informação e de opinião nos média tradicionais, nas últimas décadas, em Portugal e no paíeses estrangeiros: o abafamento das notícias, das reportagens e das crónicas, prejudiciais ao poder, e a promoção de peças hagiográficas desse poder faz-se internamente, nas redações, através de editores de confiança, e com a cumplicidade das administrações dos média carentes de dinheiro e de crédito que o poder lhes fornece, direta e indiretamente, em troca desse controlo. Numa época de queda das receitas publicitárias e das vendas dos média tradicionais e de desemprego e de redução de salários dos seus empregados, uma grande parte dos jornalistas conforma-se, ainda que contrariados, com essa tutela política dos controleiros do poder nas redações (os josés-albertos-carvalhos-judites-de-sousa-antónios-josés-teixeiras-paulos-ferreiras...), em troca da manutenção do trabalho e da remuneração.

Em rigor, os coronéis de outro tempo funcionam hoje dentro das redações e riscam com lápis azul virtual o que a autocensura dos próprios jornalistas temerosos, e as tesouras do poder corrupto, não cortam. O quarto poder enfileirou no primeiro. Além dos desabafos dos mails e redes sociais, uma espécie das antigas conversas de café,  resta-nos o escrutínio público dos blogues.


Pós-Texto: GasparSchäuble, Blair e o novo pacote de austeridade desigual anunciado pelo porta-voz do Governo, Pedro Passos Coelho, em 3-5-2013, ficam para tratar depois, com mais tempo e distância.

13 comentários:

A AUSTENÁSIA disse...

IMPONDO A AUSTEUNÁSIA E O AUSTEURICÍDIO À EUROPA A ALEMANHA ESTÁ UMA VEZ MAIS A CAVAR A SEPULTURA DE TODOS OS EUROPEUS.UNIDOS CONTRA O PODER ALEMÃO OS EUROPEUS SERÃO OS MAIS FORTES!O DIA D IRÁ CHEGAR...

CONDE BARÃO disse...

Como não consegui ser cão fizeram-me conde-barão...ão....ão...quando corto e despeço fico com tesão...ão....ão...ão....








Funcionário do Estadão disse...

Não me tirem o brasão,que eu sou barão com a carteira do germão!

VESGO SAROLHO disse...

SOU SÓCRETINO DE GEMA,DE BUNDA DESPUDORADA,ENCHO QUE FARTO O BANDULHO,SEMPRE DE BOI NA MANADA.ASSIM SENDO POR CERTO,ANTES DE EM 2015 ATERRAR, VOU POR FIM NA CARREGUEIRA, COM O P.CARREGAR.

Anónimo disse...

Nada de novo. Já se sabe há muito, que na chamada classe dos encarteirados de jornalismo, predominam as prostitutas de alto gabarito. Não tem mal nenhum. Há até quem queira legalizar a prostituição, como forma de angariar mais impostos para os estados socialistas e saqueadores. Por isso é que muitos de nós, olhamos para media internacionais e para a blogosfera. Aliás, é muito mais importante ler os fóruns de vários jornais na Internet, do que o lixo que ainda se vende nas bancas. Não esquecer que tirando o CM e o JN, não há jornal diário que venda 30.000 exemplares. Estão todos falidos. Mas, dá sempre jeito ter um jornaleco ou uma rádio. Vejam lá se os Azevedos ou os Oliveirinhas abdicam de ter o seu jornaleco?! Nem pensar. Assim, fazem os tugas, que predominam na actual versão de Portugal, andar quais baratas tontas a olhar para as notícias. Lixo, o tuga papa lixo. Mas, quando o consumo de lixo passar de tóxico a factor de contaminação, o tuga esperto, vai abrir os olhos. Aí, será tarde, já Portugal será um protectorado de uma qualquer potencia média europeia. Não sei porquê o azedume contra os alemães, quando são os alemães que asseguram que os tugas tenham gasolina, medicamentos, bananas, leite e muitas outras coisas. Quero ver os tintins dos politiqueiros tugas a mandarem os alemães à merda. Se têm coragem, façam-no. Só que, dois dias depois, as gasolineiras venderão ar. Os alemães demonstraram com Chipre, que quem tem dinheiro manda. Quem vive do crédito, é um servo. O tuga, depois de ter saqueado pelo mundo inteiro, vai agora ser sugado até à última. É a vida!

Anónimo disse...

http://economico.sapo.pt/noticias/camara-de-lisboa-e-acusada-de-favorecer-bes_168446.html

Câmara de Lisboa é acusada de favorecer BES

Em causa está um contrato de cessão de créditos a favor da EPUL, segundo uma denúncia entregue na PGR.

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) foi acusada de favorecer o BES em detrimento do Santander Totta num contrato de cessão de créditos a favor da EPUL, segundo uma denúncia entregue na Procuradoria-Geral da República (PGR).

A entrega da denúncia e posterior envio ao Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) foram confirmadas à Lusa por fonte oficial da PGR e o alegado favorecimento ao Banco Espírito Santo (BES) é uma das muitas acusações feitas à Câmara.

Na operação em causa, a Empresa Pública de Urbanização de Lisboa (EPUL) pretendia ceder à banca um crédito que detinha sobre a CML e assim resolver algumas das suas dificuldades de tesouraria.

Para concretizar a operação, a administração da EPUL fez uma consulta junto da banca - incluindo nesta auscultação de propostas o Santander Totta e BES, e concluiu que a melhor proposta era a do Santander Totta, indicação que fez chegar à Câmara de Lisboa.

O alegado favorecimento ao BES na operação (de 5,751 milhões de euros que acabou por ser concretizada no final de 2012) resulta, segundo a denúncia, da exigência colocada pela CML de um visto prévio do Tribunal de Contas, no caso de o contrato ser assinado com o Santander - como pretendia a administração da EPUL, e de prescindir desse visto no caso do BES, que viria a concretizar a operação.

De acordo com documentos entregues na PGR para sustentar a denúncia, e aos quais a Lusa teve acesso, a CML através da sua vereadora das Finanças, Maria João Mendes, assinou a cessão de um crédito de 5,71 milhões por duas vezes, a primeira ao Santander, em 3 de Dezembro de 2012, onde apôs uma menção manuscrita "após visto do Tribunal de Contas", e depois com BES, em 20 de Dezembro, desta vez sem aquela restrição, "que se verificou não ser necessária", de acordo com a denúncia, tendo a operação sido concretizada com este banco.

XUXA SALGADA disse...

A OPA SALGADA SOBRE A XUXA É BRUTAL.OS COSTAS,A CENTRAL SINDICAL,A CAMÂRA,A COBERTURA MEDIÁTICA DA ONCOMING PARA FERRUGENTOS E SÓCRETINOS,LA PIOVRA SALGADA PREPARA A NOVA ONDA ROSA ONDE ESPERA ESPOJAR-SE LIVREMENTE À SOMBRA DA XUXA CORRUPTA COMO FEZ ANTERIORMENTE COM O EX-FUTURO FILÓSOFO COMENTADEIRO.HÁ MUITO ERAM CONHECIDAS AS LIGAÇÕES DA BESta COM O PODER SOCIALISTA DA CAMÂRA.TODOS FORAM PARA A CAMA COM A BESta.TODOS SÃO CULPADOS.NÃO VENHAM NO FUTURO A FAZEREM-SE DE INOCENTES...

CAMARADA JERÓNIMO disse...

Se é de "esquerda"não é patriótica.Se é patriótica não é de "esquerda".O Apache Jerónimo gosta de vender gatos por lebres....

General Custer disse...

O patriotismo dos comunistas consistiu em funcionar como guarda avançada do imperialismo soviético na nossa África e mesmo em Timor.
Fomentaram a guerra que ceifou muitas vidas e empurram o fardo para cima do fassismo,como se Salazar fosse nas caravelas apimentar o Adamastor.
Lutaram pela liberdade,estes bolcheviques,a liberdade que se vê em Cuba e na Coreia do Norte.
Estranhamente ou não,também receberam o Espírito Santo.

Anónimo disse...

Este blogue é só estúpidez. Isto é mesmo um país fraco de atrasados que tem governos a destruir a vida das pessoas e sites com bacoradas tolas como este que nada diz de jeito.
Só tenho pena das crianças e bebés deste país, pois irão sofrer muito e inocentemente às mãos de gente como as deste site e de governos como o de Sócrates ou o atual de Passos Coelho.
Quevão todos trabalhar, pois vocês vêm para aqui dizer o que dizem porque devem ter uma boa reforma do Estado. Eu sou empresário e pouco tempo tenhopara vir aqui ler bacoradas que não terão efeito nenhum sobre este mísero país.

O COMENTADEIRO disse...

Já abriste falência e agora vives de fazeres comentários destes na RTP.Vai vender brioches para o Intendente!

Anónimo disse...

Não se compreende que um empresário com tão pouco tempo venha a um blogue que detesta para dizer zero.
Estes comunas vivem destas patranhas de propaganda balofa encapotada.Agora têm vergonha de se assumir.

Anónimo disse...

Empresário? Só se for de vender banha da cobra na Braancamp, entre o Herman e o Diogo! Paneleirices, pois claro.