quinta-feira, 12 de abril de 2012

Raiz, rumo e liberdade


Confissão de Carlos Alexandre, em pausa do Terço da Farinheira, Mação, 7-4-2012
(publicada originalmente no blogue Ânimo, de António Colaço, que gravou a conversa,
e depois pela TVI, em 8-4-2012)


Íntima e dorida confissão da alma de um Português, o Dr. Carlos Alexandre. Palavras francas e valores raros: raízes, capelas e Portugal. A ousadia de pronunciar a palavra proibida de... Fátima. E a conclusão dura sobre a falta de rumo do País.

E dois notáveis postes escritos pelo José - «Carlos Alexandre, um juiz que o establishment não suporta» e «Isto é do caneco: a busca de um calcanhar de Aquiles» - sobre a perseguição movida ao juiz-presidente do Tribunal Central de Investigação Criminal de Lisboa (TCIC) pelo sistema - veja-se o artigo «Juiz Carlos Alexandre violou ou não o dever de reserva?», no diário i, de 10-4-2012 (republicado pela InVerbis).

Aparentemente, para aquém e para além do pretexto da falta de reserva do reservado juiz, o pecado do Meretíssimo Dr. Carlos Alexandre chega ao tipo mortal. Para lá da culpa do pecado venial de não ser venal e - com desprezo pela instrução tácita e a recompensa da quinquilharia - , não fechar os olhos, não tapar os ouvidos, não apertar o nariz, não cerrar a boca, não cruzar as pernas, nem parar o cérebro, o juiz terá incorrido num pecado mortal: invocou o nome da «obediência» em vão. Motivo, mais do que suficiente para se propor levar o caso ao Conselho Superior de Magistratura... Nota-se agora em Portugal uma perigosa tendência para abafar a cidadania e a liberdade de expressão com o pesado cobertor de um totalitarismo maçónico.

13 comentários:

Anónimo disse...

Nesta podridão só vicejam Cândidas,Morgadias,Pintos e Bodes.
Ai de quem fôr honesto!
Tantos partidos no parlamento e todos defendem a vigarice e a repressão dos homens honrados.
Já nem falo no facto de termos dois partidos comunistas no parlamento.
Impressionante.

Um governo de criminosos e facínoras disse...

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/actualidade/face-oculta-pardal-confirma-pressoes-de-mario-lino

Anónimo disse...

Tenho grande admiração pelo juiz Carlos Alexandre. Integridade e coragem.

Ainda há portugueses com tomates.

Anónimo disse...

A Ordem está á vista. Mais dia, menos dia, aparecerá num canal de televisão pela manhã, bem cedo.

Mesmo aqueles que amam a liberdade, como nós, anseiam pela Ordem. Vai-nos custar a liberdade. Mas, a presente conjuntura é demasiado ocupada por esbirros.

Os esbirros do momento, nem sequer são violentos. Os esbirros do momento são desordenados, e aproveitam o adormecimento, aparentemente eterno, de um Povo que já não se sente.

O Povo, tão apelidado e mencionado, assiste a tudo, sem sequer pestanejar. O mesmo Povo, que assistiu a mais de 40 anos de salazarismo. Tristemente e irónicamente, o Povo que aceitou Salazar, foi salvo por um bando de sindicalistas militares, desqualificados e sem ética de pátria, com uma ou outra excepção.

A irmandade maçon sabe que o Povo está perdido, e vende-se por uns fins de semana no Algarve ou no Recife. Pior, por um jogo do SLB ou por umas minis.

A luta vai ser na própria irmandade maçon. Há os que já vão açoitando os mais pilhos. Na irmandade já se assume que os interesses deles estão em causa, e só com Ordem se podem manter os seus interesses a prazo.

A Ordem está a chegar. Infelizmente.

Anónimo disse...

Este elemento da irmandade, expõe-se.

http://expresso.sapo.pt/esta-seguranca-social-e-um-massacre-geracional=f718252

Henrique Raposo (www.expresso.pt)

Esta segurança social é um massacre geracional
Se não se importam, o assunto das reformas antecipadas é um pormenor. Se não se importam, o futuro imediato é menos importante do que o seguinte pormaior: a longo prazo, a segurança social está falida e representa perigo para os sub-50. As pessoas que estão zangadas pelo facto de não conseguirem aceder a uma reforma antecipada são, apesar de tudo, privilegiadas. Porquê? Porque sabem que gozarão, mais aninho menos aninho, a sua reforma. Ora, eu não sei. Os trintões não sabem. E quem tem 40 e 50 também não sabe. Porque o dinheiro vai acabar. Porque não há renovação de gerações. Porque haverá cada vez mais reformados e cada vez menos trabalhadores. Aliás, a correlação já é assustadora: há 1,7 trabalhadores por cada reformado.

Por outras palavras, este sistema de segurança social é uma injustiça geracional, é um massacre para os mais novos. As gerações mais novas é que deviam andar a fazer barulho, porque este sistema beneficia quem tem 60 anos ou quem já está reformado. Neste sentido, não se percebe o ruído reivindicativo dos seniores. Esta boa gente gozará a sua reforma numa taxa que rondará os 70%/80% sobre a folha salarial. Em 2040, a minha reforma deverá andar pelos 30%. E, aliás, estou desconfiado que nem sequer terei reforma. Porquê? É ver os números: se nada for feito, este sistema de segurança social ficará sem dinheiro em 2030 . Eis um pormenor que não interessa a quem está com as ânsias de pedir a reforma antecipada aqui e agora. Porém, este é um pormaior que devia estar no centro das preocupações de quem tem, vá, menos de 60 anos.

E também é um pormaior que deve interessar a um governo sério e realista. Passos fez o que era preciso fazer. Mas o bloqueio das reformas antecipadas não chega. Deste governo não espero apenas medidas técnicas que resultam de um estado de necessidade. Desde governo espero um debate e uma reforma profunda da segurança social. Este sistema de saco coletivo (pay as you go) faliu, e é uma ameaça para as gerações mais novas: estamos a dar dinheiro para um buraco sem fundo. É preciso um sistema de pensões baseado em contas pessoais (na segurança social, ou em PPR privados). Eu admito continuar a pagar os dois sistemas (o atual e um novo), mas os meus filhos merecem viver num sistema completamente novo e justo.

Anónimo disse...

Apreço e respeito pelo trabalho do Sr. Dr. Juíz Carlos Alexandre.

Há que cerrar fileiras em redor de uma justiça com verdade. Doa a quem doer.

Carlos

Anónimo disse...

P.S.: não partilho da religiosidade do Sr. Dr. Juíz Carlos Alexandre, mas respeito obviamente a sua crença.

Carlos

Anónimo disse...

Tudo certo, Dr ABC!...
E como fica o zé trabalhador que vê no dia a dia os bolsos mais vazios e todos os direitos a desaparecer, sem apelo nem agravo? Coitado do zé trabalhador, está sempre a pagar as gorduras dos "catrogas", das EDPs, das PPPs, dos mais abastados que prosperam com a crise, etc, sem que o actual governo mexa uma palha para fazer frente a estes poderosos. Não foi isto que prometeu aquando na oposição. Pelo contrário mostrava-se horrorizado pela actuação dos socialistas e jurou a pés juntos que, rápidamente, atacaria os mais fortes. Puro engano. O Governo no dia seguinte a tomar posse atirou-se, que nem gato a bofe, às "gorduras" dos mais fracos e, depressa, esqueceu as dos mais fortes.
Uma miséria.
Uma desgraça, tamanha atitude.
Vai sair cara ao PSD, mas quando chegar o tempo do julgamento, não restará pedra sobre pedra no edificio dos trabalhadores. E são estes a pagar todas as contas. E os poderosos a rirem-se, a bom rir.
Uma miséria!...
E o Dr ABC, o que tem a dizer?

Anónimo disse...

Há uns quantos "fortes" que já vão pagando. O Teixeirinha, por exemplo, depois de deixar Portugal entregue à Finança Internacional, queria um tacho, ou um tachão. O Dr. Relvas cortou-lhe as vazas. Vai trabalhar para o Tarrafal, o Teixeirinha, deveria ser a pena mínima para um dos maiores responsáveis pela falência de Portugal. A cassette do camarada Zé Vígaro já está gasta. Tal como o João Vale Tudo está exilado em Londres, o Zé Vígaro está exilado em Paris. Do mal o menos, devreiam estar os dois degredados no Deserto do Namibe, com 2 litros de água. Mas, ainda assim, não podem ir beber um café à Praça de Londres, nem comer um gelado no Santini. Que pena! Ainda poderiam apanhar um Buíça, moderno, que os despachava de uma só vez.

Lágrimas de corcodilo disse...

"E como fica o zé trabalhador que vê no dia a dia os bolsos mais vazios e todos os direitos a desaparecer, sem apelo nem agravo?"

Como fica? Olha,vai perguntar ao responsável,a Paris.
No Largo dos Ratos devem saber responder pelo que fizeram estes últimos seis anos de saque e pilhagem.
Querias em oito meses e sem sacrifícios corrigir a merda que o teu partido fez?
Pois,milagres só Cristo.
Tens contudo alguma razão de fundo,mesmo sem dares por isso.
Quem devia pagar este descalabro socialista eram os autores da tragédia.Deviam ser presos e confiscados.
Só depois haveria legitimidade para exigir o sacrifício dos restantes.
Andaste por aqui anos a dizer que as dificuldades derivavam da crise internacional.Bastou mudar de governo e nunca mais te ouvi tal coisa.Agora a culpa é do PSD.
Trafulha!

Anónimo disse...

Caso dos sobreiros. Mais uma vitória do super juiz. A absolvição sentenciada pelos juízes "normais", mão apaga os 7 anos de penitência "decretados" pelo super juiz.

Caboclo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Fiquei pasmado com as palavras do JUIZ Carlos Alexandre ..então até hoje são raros os juízes que não se vendem ? quer dizer que 9 em cada 10 juizes com que nos deparamos são vendidos ..assim ? na cara ? confesso que é uma imagem que não consigo visualizar ..que tipo de óculos ..com que tipo de raios x ..poderíamos ver as suas verdadeiras faces ?
É que certas profissões não se compadecem da falta de espirito de missão .. o padre ..o médico ...o juiz ...são por excelência ..as profissões onde mais se exige .
Em primeiro lugar o padre..primeiro pq promete a si mesmo castidade uma vida inteira ..toda uma escassa existência ..em castidade..que martírio.......
Depois o médico ..que encara uma existência enfrentando a dor ..o sofrimento atroz ...aquele que mais precisa de ajuda na hora mais difícil .
E por fim o juiz ...que esgota uma existência escutando problemas e brigas e que tem que manter o equilíbrio interior tão afinado ...para jamais se deixar corromper ...nem por dentro ..nem por fora...

Cadê o espirito de missão??????