domingo, 30 de outubro de 2011

A manutenção do sistema



«Se vogliamo che tutto rimanga come è, bisogna che tutto cambi.»


Tancredi Falconeri, sobrinho do Principe Fabrizio, em LAMPEDUSA, Giuseppe Tomasi di, Il Gattopardo, 1958


Informou o Prof. Paulo Guinote, em 24-10-2011, no seu blogue Educação do Meu Umbigo, relativamente à queixa do jornalista socratino-lurdínico Paulo Chitas por causa deste poste:

«O Ministério Público acompanha a Acusação Particular, por entender que nos autos foram colhidos elementos suficientes quanto á [sic] prática pelo arguido Paulo Jorge Alves Guinote de um crime de Difamação agravada, p.p. pelo disposto nos artºs 180º e 183º, nº 1 – al). a) e nº 2, ambos do C.P.P.»
Foi-me nomeado um defensor oficioso e tenho agora vinte dias para requerer a instrução do processo.
Eis o que é pretendido em defensa da honra:
Assim, nos termos dos Artºs 483º, 484º, 496º, nºs 1 e 3 e 497º do Código Civil, deve o Arguido ser condenado no pagamento ao Assistente de uma indemnização por danos não patrimoniais emergentes da prática do crime de difamação a fixar em montante nunca inferior a 10.000 Euros (Dez mil euros).
O Denunciante/Assistente apresenta cinco testemunhas (acrescentou duas à lista inicial), entre as quais uma anterior ministra da Educação.»
Se o Prof. Paulo Guinote quiser tem em mim uma testemunha abonatória da sua isenção e serviço público.

Já agora, será que a ex-ministra da Educação indicada como testemunha pelo queixoso é Maria de Lurdes Rodrigues? E, já agora, como é que após a derrota eleitoral do Partido Socialista, Maria de Lurdes Rodrigues ainda mantém o chorudo cargo, para o qual foi indicada por José Sócrates em Maio de 2010, de presidente da Fundação Luso-Americana (FLAD), cujos membros do Conselho Directivo, segundo o n.º 2 do art.º 8.º dos Estatutos, são nomeados pelo primeiro-ministro?!...


Pós-Texto (23:54 de 30-10-2011): Como lembrou aqui uma comentadora amiga, acresce que Maria de Lurdes Rodrigues foi acusada do crime de prevaricação pela 9.ª secção do DIAP (Departamento de Investigação e Acção Penal) de Lisboa, no caso dos dois contratos de João Pedroso com o Ministério da Educação para compilar a legislação portuguesa sobre educação, segundo noticiou o Sol, em 20-6-2011. E a decisão do Governo PSD-CDS de manter a socialista Maria de Lurdes Rodrigues à frente da FLAD, uma fundação na qual também participam os EUA torna-se ainda mais embaraçosa...

Limitação de responsabilidade (disclaimer): Maria de Lurdes Rodrigues - como João Pedroso e demais arguidos neste caso -, acusada pelo Ministério Público do crime de prevaricação, goza do direito constitucional à presunção de inocência até ao trânsito em julgado de eventual sentença condenatória.

* Imagem picada daqui.

26 comentários:

Ana Mendes da Silva disse...

A testemunha é , efectivamente, a arguida Maria de Lurdes Rodrigues:

O DIAP de Lisboa diz que Maria Lurdes Rodrigues, ex-ministra da Educação, a sua chefe de gabinete (Maria José Morgado) e o secretário-geral do Ministério da Educação (João Baptista) beneficiaram patrimonialmente João Pedroso por ser «uma pessoa do seu círculo de relações pessoais, profissionais e político-partidárias», subvertendo para o efeito a legislação da contratação pública.
Maria Lurdes Rodrigues, actual presidente da Fundação Luso-Americana por indicação do ex-primeiro-ministro José Sócrates, foi acusada do crime de prevaricação de titular de cargo político pela 9ª Secção do DIAP de Lisboa, coordenada pela procuradora Teresa Almeida. Igual crime, em regime de co-autoria, é imputado a João Pedroso, a Maria José Morgado e a João Baptista.

http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=22190

Ana Mendes da Silva disse...

Recomendo a leitura de uma das análise do PG e que fazem dele um alvo a abater pelo sistema:

O Problema Das Gerações Jotinhas é que passaram a maior parte da sua adolescência e início da idade adulta em formação política, intrigas para vencer eleições em associações de estudantes e a arranjar patronos para subir depois na cadeia alimentar do sistema político.

O seu trajecto escolar foi sempre marcado por uma prudente distância em relação às aulas e uma certa aversão à ocupação de tempo provocada pelo estudo. Muitos fizeram cursos, mas não interessa aprofundar o nível comparativo de militância na Politica e na Educação. Esta foi sempre parente pobre e cumprida, mais tarde ou mais cedo, como formalidade necessária para usarem o dr. antes do nome.

Até há uns tempos, estas gerações (que são em parte minhas contemporâneas) tinham alcançado o patamar dos parlamentos (é notável a capacidade de ex-líderes das jotas do centrão acabarem em Estrasburgo a organizar a vidinha, com destaque para as lideranças da JS), das secretarias de Estado e episodicamente a algo mais. (cont.)

Desde 2005 têm honras de chefia do poder executivo em Portugal e de ocupação de muitos dos cargos fulcrais na nossa vida política.


http://educar.wordpress.com/2011/10/26/o-problema-das-geracoes-jotinhas/

Anónimo disse...

Para demitir a Rodrigues ou ter o PS a votar a favor do Orçamento o Pede Passos tem de obter primeiro a autorização do estudante Sócrates neste momento assoberbado de trabalho a estudar a filosofia dos cordelinhos puxados.

Anónimo disse...

Na Ibéria Camorrica o Duarte já tinha sido ilibado por absoluta falta de provas.Tinham todas sido destruídas por ordem de Sexa.Quem tinha falado do caso já tinha sido condenado por difamação agravada a pagar uma indemnização de 5 milhões e 2000000 euros.Quanto à assassinada tinha igualmente sido condenada a título póstumo por obstrução e poluição da via pública.É assim que procede a Justiça de um país europeu e desenvolvido cheio de euros ao invés de uns atrasados pés descalços do Quarto Mundo.

José António Salcedo disse...

Paulo Guinote pode igualmente contar comigo.

Anónimo disse...

Não há dúvidas.Um filme bem sucedido provoca sempre uma continuação com um segundo,terceiro,quarto,etc...Em 2005 "o Grande Mentiroso" foi um sucesso de bilheteira.Pois aqui temos em 2011 "o Grande Mentiroso II".agora em HD e 3D.O sucesso é tal que até já foi encomendado ao Observatório de São Boaventura da Universidade do C. um estudo para determinar qual dos dois mentirosos mente mais depressa.O I foi rodado no cenário dantesco da lixeira da cova das Beiras.O II filmado nas profundezas fedorentas dos esgotos da linha de Sintra depois das 23 horas.O III está previsto lá para 15/16 e terá lugar nas entranhas das Minas da Panasqueira.Bancos , Fundações e Construtoras falidas já fizeram uma PPP para garantirem o financiamento destas super-produções exclusivamente nacionais.Os funcionários públicos e pensionistas só passam a receber 9 ordenados por ano.

Anónimo disse...

Enquanto não souber falar inglês técnico não sai da Fundação.Isso deve demorar mais ou menos o mesmo tempo necessário para pagar o empréstimo que contraiu para comprar a casinha.

Anónimo disse...

Evidentemente que a Luluzinha não sai de uma dos melhores tachos que existem em Portugal. Há muito que há um Tratado de Tordesilhas entre o PSD e o PS. São os irmãos-gémeos do Regime. O Regime está a esfarelar-se. Vai terminar tudo aos tiros. Aliás, a Alemanha e os do Norte da Europa acentuam a sua nova aliança com a Rússia e os países do Leste da Europa. Os do Sul a Europa irão chuchar na teta seca da miséria. Graças a Deus, estamos por volta de 1973.

Anónimo disse...

A prima do macaco Chitas:

http://economico.sapo.pt/noticias/socrates-nega-ter-telefonado-a-deputados-do-ps-para-voto-contra-o-oe_130136.html

Em declarações à agência Lusa, Teresa Pina, ex-jornalista da SIC e ex-assessora do primeiro-ministro, explicou que "a notícia é falsa".

"José Sócrates não tem, nem pretende ter, actividade política. José Sócrates lamenta a notícia, que não passa de uma instrumentalização do seu nome ao serviço de objectivos políticos que desconhece", acrescentou a porta-voz do ex-primeiro-ministro. Teresa Pina adianta ainda que o ex-primeiro-ministro não foi ouvido pelo jornal Público.

Anónimo disse...

Lá vamos voltar ao confronto entre os maiores pulhas da actualidade o Vasconcelos e o Padrinho Balsemão, com a arbitragem do Fernandes da Cofina.

Teremos grandes combates durante a próxima década. Mas, o sangue vai começar a bombar. Por enquanto, ainda dentro de cada coração.

Anónimo disse...

O Grande Vígaro desmentiu?
Então é verdade.

Anónimo disse...

A manutençao do sistema está garantida. Se o Pinto Monteiro tapou os outros, tambem é homem para tapar estes.

Anónimo disse...

Não tem saída.Está metido na lama até ao pescoço.
Dizem que quem entra para aquela associação já não pode sair.

Anónimo disse...

A Coisa Nossa.

Anónimo disse...

É preciso que alguma coisa mude para que tudo fique na mesma.

É ou não é?

Anónimo disse...

Frome ere não out,frum erre nubody mi tirra.Lulu say.

Anónimo disse...

Será que o PS quando, 2005, formou Governo substituiu de repente o militante do PSD que estava à frente da FLAD? Ao que consta o Dr ABC não se admirou por tal não ter ocorrido.

O Dr ABC desde sempre, e com grande estrondo, criticou os entendimentos entre o Governo Sócrates e o Governo Chaves. E agora que esses entendimentos aumentaram o Dr ABC fica caladinho da silva. O que se passa?

O Dr ABC, sempre que algum político socialista era acusado de algum crime, de imediato fazia o seu julgamento na praça pública. E agora que um político, e dos fortes, do PSD está acusado de cometer um horrendo crime, fica caladinho da silva?

Já sei, se os casos se reportarem a euros e implicarem socilistas o Dr ABC fica furioso e ataca. Caso os crimes sejam cometidos por laranjas e sejam de ordem for, o Dr ABC fica estático.
Tem todo direito de proceder assim.

Anónimo disse...

O Presidente do Supremo quer dar o golpe. E porquê? Quer meter no bolso o constitucional. Assim, o velho sinistro controlava a nação. Passava a ser mais poderoso do que o próprio Papa. Esta gente que demonstra total incompetência na gestão da coisa pública, sabe melhor do que ninguém governar-se a si e aos seus.

O que vale é que Portugal está na última fase de país ainda livre e independente. Aliás, a postura de Portugal vai deixar de ser de cócoras ou de joelhos, para ser deitado no chão, implorando umas migalhas.

O pulha do Campos demonstra completa insensatez contra Sr. Marques. Porque estará a ser insensato? Será por ser primo do Penedos-filho, também incontinente?

Anónimo disse...

"Se estamos no desemprego, temos de sair da zona de conforto e ir para além das nossas fronteiras".

Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Alexandre Miguel Mestre.

Estamos bem entregues com governantes desta categoria, não acha Dr ABC?

Anónimo disse...

"PJ propôs ao Ministério Público nova acusação de Isaltino Morais por corrupção"

Vale uma aposta em como se uma destas notícias aparecer relacionada com um amigo do Sócrates de imediato o Dr ABC desenvolve o tema com a sua costumeira cutilância?

Anónimo disse...

O Dr. Campos e os slides da KPMG denotam uma grande acutilancia.

Claro que os espertos acham sempre que os outros são estúpidos. O maior dos exemplos, estuda filosofia em Paris, à espera que a coisa volte para o lado dele. Engana-se. Quando quiser ir ao Teatro ver o Infante, cospem-lhe em cima. No mínimo.

Anónimo disse...

Gostava de saber como estuda filosofia,esse falsário.
Não sabe francês nem nunca mostrou aptidão para cunilínguas.
Mais um diploma martelado...

Anónimo disse...

Não tenho dúvidas que José Sócrates será um dos principais vultos da «nouvelle philosofie».

Ainda o vamos ver a dar aulas na Faculdade Clássica de Lisboa!

Isabel disse...

A escolha do Lampedusa não podia ser mais apropriada. Livro( e filme de Visconti) de culto!

Anónimo disse...

De; Silvino Potencio (*)
Aconselho os comentaristas deste tema ora em cima da mesa para debater... para bater e dar porrada mesmo!... dizia: lerem o Livro "Contos Proibidos" de Um PS desconhecido!... Está lá tudiiiiiiinho escarrapachado.
Boa Leitura
(*) Emigrante Transmontano em Natal (Brasil)

Anónimo disse...

Ó Transmontano,

O problema é conseguir esse livro. Eu já tentei encontrar e não consegui.


sabe onde se pode encontrar?